Eu, robô

Eu, robô Isaac Asimov

Resenhas - Eu, Robô

Bia L. 02/12/2023

A revolução
Se você veio aqui por causa do livro, não é a mesma história. Ainda assim, é um clássico da ficção e me surpreendeu com a qualidade da escrita e a facilidade de entendimento da história.

Tayenne.Lira 30/11/2023

O livro é muito interessante.
Trata de um futuro distopico onde temos muitos mundos paralelos e robôs sendo utilizados nas mais diversas funções. A leitura nos faz refletir sobre o atual uso das IAs e como podemos evoluir a humanidade.

Kay 29/11/2023

Instigante
Eu nem gosto de livro de contos. Mas eu adorei Eu, Robo. Os dilemas que Isaac Asimov vai introduzindo nesse livro, sobre a relação humana com os robos, é muito instigante. Mais até do quê as histórias em si, eu acho.

Hadassa 28/11/2023

"Apenas as máquinas são, de agora em diante, inevitáveis!"
Esse livro me conquistou mesmo antes de começar, quando o Howard perguntava pro Sheldon se ele já infligiu alguma lei da robótica para comprovar se ele é humano ou não. E agora que eu li, posso dizer que é um livro digno de ser mencionado em uma das melhores séries do mundo sim!
Eu estava perto do Enem e todo mundo falava que a redação podia ser sobre inteligência artificial e como eu tinha acabado de terminar Fundação, resolvi conhecer mais desse mundo que me envolveu desde a primeira história.
Obviamente, esse livro vai tratar da relação dos humanos com os robôs, e todas as suas implicações, com pontos de vista inéditos e através das mais diversas situações!
Foi uma leitura fluida, prazerosa e que com certeza merece a fama que tem! ?
Sim, para mim foi como ler vários episódios de the big bang o que confirma a teoria do maioral que o Sheldon é sim um robô! ??

Café 26/11/2023

Muitas reflexões
Asimov era muito a frente do seu tempo. Os contos nos traz uma visão de como pode ser o mundo com robôs, conflitos e dificuldade que podemos ter. Várias coisas me fizeram refletir com vista da inteligência artificial e como isso pode mudar a humanidade. Vale a pena a leitura.

Mirella 25/11/2023

Robôs : ameaça ou solução?
E segue a humanidade, desta vez com os robôs a seu lado. Robôs cada vez mais humanizados...
Penso eu que Asimov escreveu esse livro como uma forma de chamar a atenção sobre as mudanças futuristas e o que os robôs possam fazer, acaso sejam muito humanizados que possam se sentir melhor que os humanos e que possam vir a dominar o mundo. Sem as leis, seria um pandemônio. Os robôs vieram para ajudar os seres humanos em seus trabalhos e cuidados da casa, mas...quando a lógica e a emoção se unem em um cérebro positronico, o que poderia acontecer?

lorenz1 24/11/2023

Legal para quem curte ficção científica
é um livro que explora a relação entre humanos e robôs ao longo do tempo, a história apresenta casos em que robôs têm que tomar decisões éticas e mostra como a convivência entre máquinas e humanos pode ser desafiadora. ele aborda questões importantes sobre a inteligência artificial e suas implicações na sociedade e o livro é uma viagem fascinante pelo futuro, questionando o que significa ser humano em um mundo cada vez mais tecnológico. recomendo pra quem gosta do tema, eu achei a leitura um pouco complexa, mas o fato do livro ser em contos me prendeu mais :)

Felipenho 19/11/2023

Leitura necessária aos amantes de ficção científica
Eu Robô reúne 9 contos publicados por Isaac Asimov, onde, em cada um deles, o autor brinca com as leis da robótica de maneira genial.
Apesar de terem sido lançados no século passado, os contos trazem alguns temas muito atuais, os quais, por muitas vezes, estão nas entrelinhas.
Me diverti muito lendo, e pretendo, em um futuro distante, lê-lo novamente para saber se Isaac acertou alguma teoria sobre os robôs.
Esta foi minha primeira leitura em tempos, então demorei um pouco para ler (não estava conseguindo encontrar um momento para concluir o livro), e me arrependo muito de ter demorado tanto.

LeandroBKJ 17/11/2023

Clássico!
Um livro que junta todos os contos do início da carreira de Asimov e que trás ao leitor uma nova forma de enxergar a ficção científica por parte dos robôs!

ArthurmalariA 15/11/2023

Eu, Robô de Isaac Azimov trás nove histórias que passeiam pela história da robótica imaginada pelo autor. Aqui temos uma psicóloga de robôs prestes a receber uma condecoração dando uma entrevista para um jornal e contando histórias que vão desde robôs domésticos até robôs que manipulam a produção de suprimentos dos humanos para os proteger. Sinceramente eu não sou o maior fã de livros de contos, mas esse livro é bem dinâmico e você lê ele bem rápido, dado que são histórias interessantes. 6/10

thalesrafhael 13/11/2023

Tecnologia: avanço?
A imensa criatividade de Asimov de criar histórias envolvendo robôs e tecnologias é indiscutível, nesse livro ele consegue propor boas histórias a partir de um fio condutor muito interessante.
O que eu achei interessante ao analisar alguns desses contos é como o autor parece partilhar de uma visão mais complexa da relação humano-tecnologia. A visão dele não se resume a meramente condenar ou endeusar, mas algo que traça limites e transita entre os prós e os contras. Afinal, mesmo que de fato a tecnologia e os robôs sejam indiscutivelmente proveitosos para o avanço da humanidade, o homem sempre pode arrumar um jeito de estragar algo.

Mimylinha 11/11/2023

Divertido.
Uma leitura divertida e muito rica. Traz 9 contos sobre robôs e sua evolução junto a humanidade. Difícil acreditar que foi escrito em 1970, é muito atual e com uma linguagem fácil.

Amanda 10/11/2023

O Asimov é um dos grandes responsáveis por eu gostar de ficção científica, até hoje não li uma obra dele que não tenha gostado. Não é maravilhoso como a fundação, mas é bom. Muito legal conhecer as três leis da robótica e ver as suas aplicações em cada história. É uma leitura que fluiu bem, até pelo fato de serem contos, achei o livro bem amarrado e fascinante a forma como ele dividiu o mundo aqui. Recomendo!

annapatts 08/11/2023

Difícil falar desse livro
Achei o Asimov bastante a frente do seu tempo e visionário. Os contos são ótimos e me surpreenderam muito ! Devo confessar que não consegui adivinhar qual rumo a história seguiria? foi uma grata surpresa? não achei apoteótico, mas fez sentido pra mim . Livro favoritado ??

Leh 07/11/2023

A única coisa que me incomodou aqui foi a forma de contos, porém fez sentido quando li que os textos foram escritos de maneira separada e só depois transformados num livro. A escrita do Asimov é impecável e eu já estou doida pra conhecer outras obras dele. Creio que meu conto favorito acabou sendo o primeiro, Robbie. Apesar desse ter sido o robô mais primitivo acabou sendo também o mais "humano".