Eu, robô

Eu, robô Isaac Asimov

Resenhas - Eu, Robô

Manu 01/09/2023

Que livro bom! É difícil acreditar que ele escreveu isso no século passado, quando agora nós estamos tendo várias das discussões que ele já trazia nesse livro sobre IA e robôs. O livro é muito bem escrito, com personagens interessantes e pautas super relevantes. Adoro as discussões morais acerca de robôs e tecnologia e o asimov fez isso muito bem. O final foi MUITO legal e estou super animada para ler Fundação e ver ele desenvolver mais o seu universo a partir das 3 leis da robótica.

Vanessa1139 01/09/2023

Marcou demais a minha infância, lembro de ficar pensando em como seria a vida quando os robôs vivessem entre nós como algo comum e corriqueiro, tentava chegar a alguma conclusão, se seria bom ou ruim. Até hoje não sei ao certo!

Pedro Picoli 29/08/2023

Livro além do incrível
Após concluir a leitura, a dúvida que fica é porquê não li antes. O livro é incrível, Asimov escreve muuuito bem, de um jeito que a leitura flui bastante. Nos emocionamos e somos apresentados com profundas questões éticas. Um dos melhores livros que já tive o prazer de ler.

Jefe 25/08/2023

Não sei se porque eu demorei a ler, mas me perdi no meio da história. Começou legal até metade depois não curti muito. Enfim, uma nota média porque não me prendeu na história.

LuHilst 23/08/2023

Susan é a maior.
O livro reúne contos, que seriam relatos de uma grande robopsicologa chamada Susan Calvin. Como todo livro escrito por um homem, transborda algum machismo nas entrelinhas. Ainda assim, toda fã de ficção científica deveria conhecer a doutora Susan.

Andreas.Caycedo 22/08/2023

Bem diferente do filme
Lendo isso após conferir a Trilogia Fundação, que se tornou uma das minhas favoritas de todos os tempos. Uma coletânea de contos sobre robôs bem interessante. Os melhores pra mim são o do robô telepata e do mistério quanto ao promotor ser um robô ou não.

Dory Aventureira 17/08/2023

Uma realidade tão próxima... mas também tão distante
Sempre senti vontade de ler esse livro pelo tamanho do impacto que ele causou na cultura pop quando pensamos em robôs, com uma escrita inteligente o autor traz diálogos lógicos sobre questões daquela sociedade, que parece ser fictícia, mas que consigo enxergar a nossa sociedade em alguns anos nela, acho que estamos num momento da tecnologia que esta começando a esbarrar com os temas abordados nesse livro.

femdrs 10/08/2023

História pra robô dormir
Como o próprio Asimov explica em seu comentário final, o pessimismo e a tensão ao redor do avanço da tecnologia e da dominação (para o bem, para o mau) das máquinas embalam, frequentemente, as histórias de ficção científica e é quase sempre natural esperar o desfecho convencional da submissão do ser humano, o criador, pelos robôs, a criatura.

(Mas isso não é mais um paralelo com Frankenstein, o Prometeu moderno. haha)

Fiquei surpresa, todavia, quando os contos de "Eu, Robô" tomaram caminhos opostos ao esperado e, no fim, revelaram-se uma espécie de fábula sobre a ascensão da inteligência mecânica não como um fim, mas uma continuação da evolução da sociedade, da civilização. Quase que como um ode ao potencial das máquinas, se bem administradas, claro, pelas cooperativas e pelas nações imperialistas que estão sempre cheias de boas intenções, rs. Infelizmente, é bom demais para sequer cultivarmos essa esperança e mais parece um conto de fadas - ou melhor, de robôs.

Me interessou muito a personagem que narra os eventos, uma "psicóloga roboticista", e como seu trabalho flerta com a recorrente questão sobre o funcionamento da "mente" de um robô, uma vez que se torna, como muitas vezes demonstrada aqui no livro, mais que uma ferramenta, mas um indivíduo. (ainda que não tenha seus direitos garantidos nos... Estatutos Regionais) A temática é abordada de forma criativa em alguns momentos, em outros não.

Todos os contos funcionam individualmente, mas é mais legal lê-los como conjunto, e entender como funciona as Três Leis da Robótica destrinchadas em cada dilema apresentado.

Ótima leitura.

Itallo.InAcio 09/08/2023

Esse livro é maravilhoso --sua leitura lhe faz aprofundar-se em sua imaginação-- seus personagens bem feitos, suas tramas e suspenses são muito bem colocados, fazendo-lhe, ler para saciar sua curiosidade de como irá acabar o capítulo

Gui 09/08/2023

Intrigante
Na obra "Eu, Robô" temos contato com vários contos, interligados por serem contados pela mesma pessoa e falarem sobre a mesma coisa: uma realidade na qual robôs quase humanos existem.
É inquietante ler essa obra hoje em dia, levando em conta que vivemos em uma realidade na qual a possibilidade de termos nosso modo de vida completamente mudado pelo avanço da robótica se torna cada vez maior.

Raquel.Ines 08/08/2023

Eu, Robô" é um livro de ficção científica escrito pelo autor russo-americano Isaac Asimov e publicado no ano de 1950. O livro é composto por uma coleção de nove contos que exploram as possíveis implicações do desenvolvimento da robótica e a interação dos robôs com os seres humanos.

A obra de Asimov popularizou as famosas "Três Leis da Robótica" que foram apresentadas pela primeira vez no livro e se tornaram um elemento básico da ficção científica sobre robôs. Essas leis seriam as responsáveis por manter a ordem entre humanos e robôs, como o próprio Asimov ressalta no posfácio do livro, ele fora responsável pela utilização da palavra robótica na literatura mundial. As leis da robótica são:

1º Lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal.

2º Lei: Um robô deve obedecer às ordens que lhe sejam dadas por seres humanos exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.

3º Lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre e conflito com a Primeira ou Segunda Leis.

O livro é ambientado no futuro, em uma época em que robôs inteligentes passam a ser comuns na sociedade. Os contos exploram vários aspectos da relação entre os humanos e os robôs, incluindo questões éticas e morais, como a responsabilidade dos criadores em relação às ações de suas criações, o papel dos robôs na sociedade e as complexidades da interação humano-robô. Nos fazendo refletir assim, sobre até onde a humanidade pode chegar.

A protagonista recorrente do livro é Susan Calvin, uma psicóloga robótica que trabalha na U.S. Robots and Mechanical Men, uma empresa líder na fabricação de robôs e única na fabricação de robôs com cérebro positrônico. Cada história apresenta um problema diferente que os robôs enfrentam e que requer a intervenção de Susan para resolver. As histórias vão desde o roubo de um robô, à criação de um robô com emoções e até mesmo a investigação de um suposto crime cometido por um robô.

Em cada conto conhecemos vários robôs, como por exemplo Robbie que é babá de uma garotinha e fica ao seu lado por vários anos, a ponto de a garota o considerar humano e tratá-lo como tal. Speedy, um robô mineiro que sofre alguns problemas durante suas escavações no espaço. Cutie, que trabalhava em uma estação espacial e acabou ficando fascinado pelas questões filosóficas a ponto de se tornar um pensador cético.Robie, um robô que consegue ler mentes, e é apaixonado por romances, entre outros.

"Eu, Robô" é uma leitura fascinante para os amantes da ficção científica, explorando as implicações da robótica e da inteligência artificial. O livro é considerado uma obra-prima de um dos maiores autores de ficção científica de todos os tempos e certamente vale a pena ser lido.

Conheça o meu blog
umlivroamigo01@bolgspot.com

rafaelimbiriba 06/08/2023

Meu primeiro livro do Asimov
O que falar dessa série de contos sobre robôs que o Isaac Asimov escreveu? Cada um deles com suas peculiaridades e tem para todos os gostos. Personagens carismáticos e uma visão de futuro que no mínimo é assustadora de saber que o Bom Doutor tinha sobre a robótica e o nosso mundo. É uma leitura muito mais do que obrigatória para todos os fãs de ficção científica e uma bela porta de entrada para outras grandes obras do autor como Fundação e a Saga dos Robôs.