Eu, robô

Eu, robô Isaac Asimov

Resenhas - Eu, Robô

Sarah587 04/08/2023

Admito que esperava um pouco mais. Algumas histórias são até interessantes mas com o passar do tempo elas se tornam repetitivas e previsíveis...

Italo.Lima 31/07/2023

Um robô não pode causar mal a um humano...
Basicamente são "contos" que buscam nos mostrar como foi a criação dos robôs, seus funcionamento e como eles reagem as 3 leis e suas conflitantes.
Gostei da linguagem simples, histórias boas, e que te prendem, o final achei fraco mas que não tira a experiência, agora parto para o resto da saga??

Guilherme Dehon 31/07/2023

Eu, Robô...
Conheci a estória através do filme estrelado por Will Smith e achei bacana.

Pra variar, além do filme não ter nada a ver com a obra de Isaac Asimov, o livro é muito melhor.

O livro é composto por nove contos que se entrelaçam, e que, apresenta a evolução dos robôs através do tempos.

1 Robbie, 2 Círculo vicioso, 3 Razão, 4 Pegar o Coelho, 5 Mentiroso!, 6 Pobre Robô Perdido, 7 Fuga!, 8 Prova e 9 O Conflito Evitável.

(O 8 e o 9 foram os que mais gostei).

Também nos apresentam as Três Leis da Robótica:

"Primeira Lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal."

"Segunda Lei: Um robô deve obedecer às ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei."

"Terceira Lei: Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou Segunda Lei."

Em suma, é um livro muito bom, bem escrito, instigante, muito criativo.

Mostra capacidade do ser humano de criar coisas fantásticas para seu auxílio e comodidade, e como, de certa forma, ele se tornando dependente da sua criação.

Ivan Heng 31/07/2023

Um homem à frente de seu tempo.
Sendo uma coletânea de vários contos, o livro é muito gostoso e rápido de se ler. As histórias são maravilhosas, sempre trazendo discussões que continuam atuais mesmo depois de 7 décadas. Isaac Asimov é um gênio da literatura, sempre à frente de seu tempo, sendo neste livro que o mesmo menciona pela 1° vez as leis da robótica, achando que esse seria um elemento limitador de suas histórias, mas acabou surtindo o efeito contrário, trazendo maior complexidade as suas histórias e tendo um toque de criatividade para seus desfechos.

Aline221 31/07/2023

Interessante, mas não recomendo como introdução a Asimov
Eu comecei a ler Isaac Asimov com As Cavernas de Aço, saga dos Robôs (ainda não li tudo dessa saga) e não me arrependo! Apesar desse livro ser uma introdução ao universo dos robôs feito por Asimov, alguns dos contos, achei arrastados e com termos muito técnicos. E esse tipo de leitura não é lá muito atraente... Vale a experiência, mas sem dúvidas não é o melhor do autor (o que é compreensível já que ele começou com esses contos). Então, pessoalmente, eu recomendaria ter como primeiro contato do autor a saga dos Robôs. Sobre os contos, nenhum se tornou meu favorito, teve os que gostei mais e outros menos, mas só isso. Nada de excepcional.

Jeferson139 30/07/2023

Resenha - Eu robô
Para os amantes de ficção, leitura excelente para notarmos os avanços da máquina. O final é bem intrigante.

looh_36 30/07/2023

Eu, robô ou Os robôs e eu?
Tenho que confessar que estava esperando mais, mas também ando muito de saco cheio das coisas, isso foi um fator que arrastou a leitura, apesar de uma escrita muito boa. Além dos enormes capítulos, coisa que eu odeio muito.

Mas, não esperava o modo de como os personagens realizavam suas tarefas, principalmente quando notavam sobre os robôs, e como eles praticamente começaram a dominar certas áreas da população.

Isso é meio assustador, pois atualmente acontece algo do tipo.

Enfim, eu recomendo o livro, mas a pessoa tem que estar em uma vibe boa para ler.

Andressa.Kottvitz 30/07/2023

Divertido e inteligente
Eu adorei o robô vibe filósofo!
Livro muito interessante mesmo, um toque de humor com muita inteligência. A forma como o autor desdobrou as implicações das leis básicas dos robôs, a cada capítulo um mistério tão complexo, mas ao mesmo tempo tão simples... genial!
Os últimos capítulos são muito, muito bons mesmo.

jpedro3110 29/07/2023

"Eu, robô" Uma visão do futuro
Uma obra muito imersiva, ideal para leitores iniciantes e que se interessam por assuntos como Inteligência Artificial e Robótica.
Jessy Souza 29/07/2023minha estante
Uma leitura indispensável! ??

Juliaa13 29/07/2023

Susan Calvin
Meu primeiro livro do Isaac Asimov.
Criativo e visionário, brilhante o enredo que o autor criou.
O livro fala sobre o robôs e seu desenvolvimento na sociedade, com base em três regras fundamentais que envolvem a segurança humana.
A Susan é a personagem principal e minha favorita; ela é psicóloga de robôs. Muito inteligente.

Jessé 25/07/2023

Não é uma releitura do filme
? Sério, comecei a ler achando que era o livro do filme, mas depois me surpreendi de forma EXTREMAMENTE positiva. Apesar de serem contos separados, a forma progressiva em como foram organizados torna o livro coeso.
?O livro também me fez rir por seu tom irônico em certos pontos.
?Mas minha maior diversão foi tentar resolver os problemas colocados em cada conto antes da trama fazer isso.

Murasakibara12 23/07/2023

Eu, humano
Apesar da fama muitos não sabem que a evolução desse livro se da em contos entrelaçados por uma narrativa evolutiva (criada posteriormente aos próprios contos). Eu amei tanto o desenvolvimento técnico, como os personagens, os plots de ação e criação da tensão solucionavel, quanto as reflexões sobre o que é ser humano e o que significa ou pode significar a tecnologia na nossa sociedade. O mais engraçado é pensar em um utopia scifi acontecendo em 2003, e a maior parte das datas que o autor imaginou já chegaram kk.

Nicolle Grimaldi 23/07/2023

É um livro muito interessante de ler. Cada capítulo é um conto, o que acaba por deixar os capítulos muito longo, na minha opinião, os contos poderiam ter divisões de capítulos também,ajudaria muito na leitura. De qualquer forma, o livro em si é muito bom! Valeu a pena a leitura. O Autor era muito "pra frente" da época em que escreveu os contos.

Tuler 22/07/2023

Contos sobre robótica
Esse livro não tem nada a ver com aquilo que eu imaginava, achei que seria algo bem próximo ao filme que tem o mesmo título do livro e felizmente me equivoquei. O autor simplesmente te inseri em um mundo muito bem construído sobre robótica, as três leis, teorias, conspirações, dilemas... Incrível, Asimov é de longe o meu escritor preferido.
Miguel 24/07/2023minha estante
O filme e uma junção de vários livros, estou terminando de reler esse e vou ler os outros 8 livros

Vin89 19/07/2023

Adorei o livro
Achei muito interessante a leitura desse livro, a forma como as histórias eram relacionadas. Gostei também do próprio tema do livro e como tudo foi pensado, como as Três Leis da Robótica. Fiquei agora muito interessado a ler outras histórias de Asimov.