Stolen

Stolen Lucy Christopher

Resenhas - Stolen

Fran 09/06/2013

"É difícil odiar uma pessoa depois que você a compreende."
Olá Caros Leitores!

Desde que li a sinopse deste livro sua história me chamou a atenção e criei uma alta expectativa para sua leitura. Não me decepcionei, ainda que ao seu final tenha ficado com vários sentimentos contraditórios. Aliás, devo dizer que esta é uma das características da história, uma mescla de emoções que te tomam durante toda a narrativa.

Conta a história de Gemma, uma menina de dezesseis anos que está no aeroporto de Bangkok com seus pais. Eles saíram de Londres e estão fazendo escala na cidade para viajarem ao Vietnam. Depois de uma discussão com sua mãe por causa do top que está vestindo ela se afasta para comprar um café.

Ela não tem a moeda local para pagar, nesse momento um homem se aproxima e se oferece para pagar. Ela aceita e o aguarda na mesa. Seu segundo erro. Gemma é drogada e levada dali. Acorda em um lugar quente e isolado do mundo, e a única pessoa ali com ela é homem do aeroporto, pelo qual em um primeiro momento ela se sentiu atraída.

"É difícil odiar uma pessoa depois que você a compreende."

Ele é Ty, um homem misterioso e bonito que ela acredita ser algum tipo de doente. Seu espírito é livre e tem um imenso amor por sua terra. Ela não consegue entender o que o motivou a sequestrá-la, tampouco acredita em seus motivos. Gemma terá que conviver com esse homem e aprender a viver em um local inóspito e completamente diferente de tudo que ela conhece.

Nessa convivência dos dois ela vai aprender muitas coias, irá se confundir mais a cada dia a respeito de tudo, principalmente pelos sentimentos que despertam seu algoz. Ela acabará sentindo algo por ele ou simplesmente isso seria consequência da solidão e da confusão em que está?

Logo no início do livro já temos uma definição da Síndrome de Estocolmo, que é quando uma vítima se sente próxima ao seu raptor e até mesmo crê nutrir algum sentimento por ele devido à situação em que se encontram. Diz – se que a pessoa se sente mais segura e a sobrevivência se torna mais fácil.

“E você falou. Sussurrou histórias sobre como o deserto foi criado, trazido à vida pelo canto dos espíritos da terra. Você me contou sobre como tudo estava entrelaçado, o mundo todo ao meu redor trêmulo como as asas de uma mariposa. Eu fechei meus olhos e deixei sua voz me embalar. Seu tom como o som de um rio fluindo.”

Gemma vai desenvolvendo a síndrome, enquanto nós leitores...

Continue Lendo: http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/2013/03/resenha-stolen-de-lucy-christopher.html

Linny 06/06/2013

Original e cativante
Esse livro estava na lista dos meus desejados há um bom tempo. Desde que li a sinopse pela primeira vez percebi que se tratava de uma história intensa pelo motivo de mostrar aspectos da Síndrome de Estocolmo e isso foi o que mais me chamou a atenção. No momento em que comecei a lê-lo notei que se tratava de um thriller psicológico mais leve e isso foi bem agradável, incomum de se ver e até um pouco surpreendente.
Stolen é narrado em primeira pessoa por Gemma, uma adolescente de dezesseis anos que está no aeroporto de Bangkok com seus pais esperando pelo seu vôo. No entanto, quando ela se afasta e vai até uma lanchonete, um rapaz bonito e charmoso se aproxima e lhe oferece um café; ela aceita e conversa com ele por algum tempo, sem nem ao menos imaginar quais são as suas verdadeiras intenções.

“ Ouvi você caminhando em minha direção. Tentei me encolher, tentei me afastar. Sentia tudo pesado. Lento. Meu cérebro funcionava e meu coração batia acelerado. Eu estava num lugar ruim. Isso eu sabia. Só não sabia como tinha chegado lá. Nem o que você fizera comigo.”

O que mais gostei neste livro além do desenvolvimento foi a narrativa; além de ser diferente pelo motivo de Gemma contar tudo o que lhe aconteceu (e o que sentiu) como se fosse uma carta dirigida ao seu seqüestrador, todas as emoções dela antes e depois do rapto foram bem retratadas de forma que consegui sentir profundamente tudo o que se passava com ela; as suas angustias, medos, receios e até mesmo a sua compaixão para com o seqüestrador me pareceram bem reais e isso fez com que a leitura se tornasse mais prazerosa e cativante.
Outro ponto que apreciei foi o fato de não haver nenhuma violação sexual, violência ou algo do tipo, não que isso seja ruim em livros do gênero, eu até gosto de ler obras com temáticas mais fortes, mas creio que se tivesse algo assim em Stolen, dificultaria o leitor a entender o que causou o aparecimento da síndrome em Gemma.
Também gostei dos personagens, ambos foram bem desenvolvidos e descritos. Tyler, o seqüestrador foi o que mais me surpreendeu, pois ele é um personagem bom, carismático e sensível, no entanto ele também possui um lado sombrio devido a traumas do passado e por isso se tornou um jovem perturbado e carente de afeto. Já Gem foi uma personagem normal para idade e cresceu ao decorrer da leitura. Senti pena e compaixão por ambos e cheguei a torcer para que os dois tivessem um final feliz.

“Perguntei a mim mesma o que teria acontecido se não tivessem feito isso. Você ainda estaria correndo pela fazenda do seu pai, mais selvagem do que qualquer bicho? Teria desaprendido a falar? Mas talvez isso não tivesse importância para você.”

O único ponto que me desagradou foi o final, achei que tudo ocorreu muito rapidamente, como também não teve uma definição apropriada, me pareceu como se autora tivesse deixado algo passar de propósito, quase como se fosse haver uma continuação, mas acredito que não haverá; no meu ponto de vista poderia ter sido diferente.
Em resumo Stolen é um livro envolvente e único. Vale muito a pena ser lido principalmente por aqueles que apreciam o gênero. Só aviso aos futuros leitores que esta história pode causar sentimentos conflitantes... E pode ser que ao chegar no final, alguns percebam que se afeiçoaram e torceram pelo Tyler MacFarlane, assim como eu rs
Recomendo!

Carolina 05/06/2013

Pude ver opiniões bem divididas quanto ao enredo de Stolen, e mesmo passadas algumas horas após o término da leitura eu ainda me encontro dessa maneira: dividida.

A história é contada toda pelo ponto de vista de Gemma, dentro de uma carta que ela escreve para Ty, seu sequestrador. Nunca fui muito fã de livros escritos dessa maneira e tentava fugir de todos eles, mas Stolen me deixou extremamente curiosa e tive que abrir uma exceção.

A premissa de abordar a Síndrome de Estocolmo, ao meu ver, foi genial e completamente inusitada. Eu nunca tinha lido nada que tivesse qualquer coisa do tipo, mas achei tudo um pouco mal desenvolvido demais.

Ty sequestra Gemma com a desculpa de ser para seu próprio bem, sua salvação, e no decorrer das páginas é possível perceber as perturbações que ele tem dentro da cabeça. Esse motivo pra mim acabou sendo um pouco "WTF?". Fica mais sem sentido ainda quando ele começa a se explicar e quando ela começa a gostar, gostar de verdade, dele de uma hora pra outra. Não esperava um romance como os outros que já li, mas para uma garota sequestrada, vivendo no meio do deserto Australiano com um completo estranho e contra a sua vontade, eu esperava um pouco mais de floreio antes dela realmente perceber que se importava com ele.

Deixando de lado a parte crítica, o livro me emocionou. Me emocionou porque achei de uma delicadeza muito bonita a forma que ele a trata, mesmo sendo um cara bruto e que era agressivo as vezes. Me emocionou também (fora algumas partes que acabei pulando) a forma que ela descreveu pra ele o que ela sentia, sendo verdadeira quando não gostava e quando gostava dele.

Stolen foi uma surpresa boa pra mim, uma surpresa que demorei um dia pra ler e que me deixou um aperto no coração quando Gemma escreveu suas últimas palavras para Ty. Não foi o melhor final, mas não sei se poderia ter sido diferente. Acabei imaginando, anos depois, ele lendo o que ela escreveu e sorrindo ao lembrar dos dias que viveram juntos, longe de tudo.

Angela333 31/05/2013

Gemma e Ty
Gemma é uma adolescente normal esperando para pegar um voo no aeroporto de Bangkok com seus pais. Ao se afastar, conhece o charmoso e envolvente Ty, e nem imagina quais são suas reais intenções... Ele lhe oferece um café em que coloca algum tipo de droga. Confusa, ela é sequestrada e arrastada para o meio do deserto australiano. Ele a rouba para si, depois de anos a observando, e ainda espera que ela o ame. Os dias se passam e eles têm apenas um ao outro na imensidão vazia e escaldante do deserto, e Gemma começa a entender e conhecer Ty. É aí que os limites entre inimizade e compaixão vão ficando cada vez mais tênues..

Mariana 29/04/2013

Stolen
Li esse livro muito rapidamente. Não esperava que fosse gostar tanto, mas (ufa) gostei muito mesmo. Difícil não me encantar com esse vilão. Será que tenho tendência a ter a Síndrome de Estocolmo? Rs. Sério. Posso perceber o tamanho desequilíbrio e desespero que leva uma pessoa a seqüestrar outra. Mas fora isso, o carinha é todo fofo com ela e começa a tentar conquista-la com as coisas que ele acredita, que ele gosta, com a vida que ele está acostumado a levar, na terra, vivendo na natureza e sobrevivendo dela. No final, me peguei querendo “esticar” o livro. Queria que determinados momentos durassem um pouco mais. Eu estava curtindo o clima e por isso mesmo, foi tão chocante como as coisas de desenrolam no fim.

Lanne 06/04/2013

Ty, é o melhor sequestrador do mundo!!
E se eu dissesse que o livro acabou na melhor parte, vocêS acreditariam?

Como uma escritora pode escrever uma estória tão linda e não por um fim? Porque ele acha que eu tenho que deduzir o que aconteceu? Eu tenho uma leve ideia do que aconteceu, mas e depois? Eles ficaram juntos? PORQUE???!!!

Paula Pupio 21/03/2013

Stolen- Carta para o meu sequestrador
Gostei do livro, mas pra mim o final não foi o que eu queria, só que o livro teve um final justo pelos fatos ocorridos, foi uma leitura viciante não consegui parar enquanto não acabou.
O livro é uma carta que Gemma escreve para Ty o seu sequestrador, ela conta tudo o que sente para ele nesta carta, tudo com detalhes.
Quem teve a síndrome d Estocolmo fui eu e não a Gemma, no fim de tudo eu é que estou confusa e apaixonada pelo Ty, quero muito um outro livro.
Meus sentimentos são um misto, uma confusão.

Resumo:
Gemma é uma adolescente normal esperando para pegar um voo no aeroporto de Bangkok com seus pais. Ao se afastar, conhece o charmoso e envolvente Ty, e nem imagina quais são suas reais intenções. Ele lhe oferece um café em que coloca algum tipo de droga. Confusa, ela é sequestrada e arrastada para o meio do deserto australiano. Ele a rouba para si, depois de anos a observando, e ainda espera que ela o ame. Os dias se passam e eles têm apenas um ao outro na imensidão vazia e escaldante do deserto, e Gemma começa a entender e conhecer Ty. É aí que os limites entre inimizade e compaixão vão ficando cada vez mais tênues.

kathy kristine 13/03/2013

"Você me viu antes que eu visse você. No aeroporto, naquele dia de agosto, você tinha aquela expressão em seus olhos, como se quisesse alguma coisa de mim, como se a quisesse há muito tempo. Ninguém nunca tinha me olhado assim, com tanta intensidade. Isso me perturbou, me surpreendeu, eu acho. Aqueles olhos azuis, bem azuis, um azul gelado, olhando para mim como se eu pudesse aquecê-los. Eles são muito poderosos, seus olhos, você sabe disso, e muito lindos também. Você piscou rapidamente quando olhei para você, e se virou para outro lado como se estivesse nervoso... como que se sentindo culpado por estar observando uma garota qualquer num aeroporto. Mas eu não era uma garota qualquer, era? Foi uma boa representação. E eu acreditei nela. É engraçado, mas sempre achei que podia confiar em olhos azuis. De certa forma, eu achava que eram sinceros. Os mocinhos têm olhos azuis. Olhos escuros são para os vilões... O Ceifador, o Coringa, os zumbis. Todos têm olhos escuros. "

Bem o livro é ótimo , mesmo sendo o primeiro dessa autora e ela já ganhou vários prêmios por ele e seu melhor "vilão " de todo mundo.

Bem ... Gemma é uma garota normal cheia de problemas em casa e pela falta de atenção dos pais. Num dia lindo e problemático depois de uma discussão no aeroporto com seus pais ela decide se afastar deles e beber um café. Mas ela conhece Ty um cara lindo de bom porte físico , cabelos alourados , pele bronzeada da cor de terra e olhos azuis gelo. - Descrevi como li no livro.
"Você me acompanhava desde Londres. Eu tinha visto você na fila do check-in, com sua pequena sacola. Tinha visto você no avião. E agora lá estava você, no aeroporto de Bangkok, sentado"

E depois desse café ela é afastada de tudo e de todos que ela conhece.

"De repente as coisas mudaram. Comecei a me sentir mais lenta, enquanto tudo ao redor ficava mais rápido. É realmente impressionante o que um pouco de pó pode fazer."

A narrativa é em forma de uma carta então ela flui rapidamente e consegui ler em um dia. Já li 3 vezes. E a cada lida eu odeio , me choco e me sinto dividida com a estória. Lucy Christopher faz com que você fique dividida. Sem saber o que é certo ou errado ali e até mesmo você poderia sentir o que Gemma sente. Você fica em cima do muro. Você odeia e também acaba gostando do Ty . Ele é inteligente com um problema que até agora não identifiquei . Só que ele tem muitos problemas com a sociedade e que odeia como as pessoas ficam presas em coisas como escritórios e internet rrsrsrs . Para ele é o mesmo que ficar na prisão. E o sequestro foi pensado e detalhado nos mínimos detalhes. A localização, quartos, roupas, saneamento básico , etc. Você chega até se assustar com o tanto de coisas que esse cara fez , como fez, para deixar tudo pronto para Gemma . Ty é um cara... embora não tenha estudo e escreva errado, ele é inteligente e estrategista do seu jeito.

Eu já tinha lido livros sobre sequestros e até estupros como o livro MENINA MORTA VIVA. Que é muito pesado que tem de tudo um pouco do inferno. E uma coisa a mais que me fez gostar de ty é que ele nunca chega a beijar ou estuprar Gemma. É como se só sua companhia bastasse. Só estou avisando isso pra vcs não pensarem que ele é um estrupador ou algo assim. Estou acalmando vcs . Ou seja, o livro não é pesado, Ty nunca chega a realmente machucar Gemma ou bater nela . O livro mostra a estória deles naquele fim de mundo e vc começa a ver que eles começam a viver juntos. E por isso que vc fica em cima do muro. Por que vc começa a se imaginar no personagem e se perguntar e agora ? O que é isso que eu sentindo ? Realmente um livro envolvente e chocante que eu recomendo !

karine 04/02/2013

Difícil, bonito e profundo.
Assim como o deserto em que se passa a história, ela em si é complexa, difícil de se ler, devido à angústia e confusão de sentimentos a cada página. Mas, por outro lado, é profunda e linda. Não sei o que escrever para fazer jus a ela. Não é para ser analisada, é para ser sentida. Ty raptou meu coração nesse livro. Ele é como a terra, misterioso e cheio de significado, hostil para quem não o entende, profundo para quem descobre seus segredos. Não tem como não odiá-lo. Não tem como não amá-lo. Vou pensar nessa história por anos a fio; triste - porém linda. Está na lista dos meus preferidos por sua ousadia e genialidade.

Neuma lee 26/01/2013

O quê posso dizer deste livro... Simplesmente fantástico.
Nossa nunca imaginei amar tanto o vilão, se era o vilão, fiquei confusa "ty" era super fofo, e mistérioso , assim como gemma fiquei tentada a descobrir seus segredos, numa fúria li o livro em apenas um dia para me decepcionar no fim. É falei decepção... Sei quê disse quê era fantástico lá em cima, talvez eu seja igual o "ty" e tenha dupla personalidade ou sei lá o quê... Talvez a autora nao quis deixar o livro polémico. o livro é uma carta da garota para seu "adorável" sequestrador. Contando como se sentiu do início ao fim do sequestro. Como ficou confusa com seus sentimentos. Como o amou e o odiou ao mesmo tempo. Essas coisas. Trata da síndrome de estocolmo mais como não fala muito,deixa pra lá. Eu amei e odiei o livro, ou ao contrário. Tanto faz... Não deixem de ler. E a autora deveria pensar seriamente em fazer um livro com o ponto de vista do sequestrador. Nossa seria magnífico. Beijos.

Júh 10/01/2013

Hahaha não é bem uma resenha,só queria falar que simplesmente amei o livro, foi um dos únicos livros que li que me deixou confusa,as vezes me sentia meio culpada como a Gemma por gostar do Ty,enfim virou um dos meus livros preferidos :)

Anna 08/12/2012

Stolen - Raptada
Esse livro se tornou o meu livro preferido ! Quando vi na estante da Leitura logo me chamou atenção, como assim a uma menina raptada coseguiria se apaixonar pelo seu sequestrador ? Mas para a minha surpresa, durante a leitura do livro eu também me apaixonei pelo Ty e as vezes ficavam com raiva da Gemma por odiá-lo. Cheguei até a cogitar a ideia de que gostaria de ser sequestrada pelo Ty. Meu Deus que doidera!
O livro tem uma riqueza de detalhes incrível, e o jeito como a autora Lucy Christopher escreve o livro nos dá a impressão de estar dentro dele. É realmente impressionante ! Não tem como alguém não gostar de Stolen !
Rafaela1101 20/12/2012minha estante
kkkk também pensei em ser sequestrada pelo Ty, ele parece o "homem dos sonhos". Impossível não gostar dele!

Psychobooks 21/07/2012

Classificado como 4,5 estrelas no Psychobooks

Desde seu lançamento nos EUA em 2009 esse livro está na minha lista de desejados, entrou na minha cesta de compras inúmeras vezes, mas sempre acabava deixando-o por alhum motivo que não me recordo. Fiquei muito feliz com o anúncio de seu lançamento no Brasil e desde então, estou ansiosa pela leitura, mas ao mesmo tempo receosa em me decepcionar. Ainda bem que não me decepcionei. Nem um pouco.

Gemma está fazendo uma escala no aeroporto de Bangkok com seus pais, após uma breve discussão sobre o top que ela estava vestindo, ela se afasta dos pais para comprar um café, sem ter dinheiro em notas para entregar ao caixa, um homem com olhos azuis hipnotizantes e vagamente familiar, se oferece para pagar a bebida. Envolvida com a conversa e atraída pelos olhos azuis como o mar, Gemma é drogada por seu algoz e levada para longe de sua família e amigos. Ao acordar, ela se vê em um pequeno quarto com o homem do aeroporto, que se apresenta como Ty e sente muito calor.

Ty levou Gemma para o deserto da Austrália, aparentemente sem nenhuma interferência humana por kilômetros de distância, ele a mantém ali contra sua vontade, cuida de suas necessidades e não a força a fazer nada que não queira, desde que continue naquele local com ele.

A leitura é uma verdadeira montanha russa de fortes emoções. A princípio fiquei com raiva de Ty, o achava desprezível e covarde, mas assim como Gemma, fui me afeiçoando a ele, que não chega a ser o monstro que eu pensava que fosse, mas também não é nenhum mocinho inocente perdidamente apaixonado, ele é, definitivamente, doente.

Os pais de Gemma sempre trabalharam muito e a deixavam um pouco de lado, ela não sabe dizer se isso era proposital ou apenas faz parte da característcas deles, aproveitando-se dessa deficiência emocional, Ty usa a seu favor qualquer tipo de brecha que encontra na vida de Gemma, afinal, ele sabe muito mais sobre sua vida do que ela pensa.

A narrativa é feita em terceira pessoa, na forma de uma carta que Gemma escreve ao Ty, não sabemos a razão dessa carta e nem como esse sequestro se resolve até chegarmos às últimas palavras do livro. A forma como a autora escreve é fascinante, deixa o leitor completamente envolvido com o enredo, aflora sentimentos conflitantes com a razão, eu me senti como Gemma, fui me afeiçoando aos poucos ao Ty, desenvolvendo a Síndrome de Estocolmo com a protagonista, sem me dar conta do que estava acontecendo.

O tema principal é o desenvolvimento da Síndrome de Estocolmo, se você não sabe o que é isso, vou copiar uma parte de um artigo da Wikipédia para vocês:

As vítimas começam por identificar-se emocionalmente com os sequestradores, a princípio como mecanismo de defesa, por medo de retaliação e/ou violência. Pequenos gestos gentis por parte dos captores são frequentemente amplificados porque, do ponto de vista do refém é muito difícil, senão impossível, ter uma visão clara da realidade nessas circunstâncias e conseguir mensurar o perigo real. (...)
É importante observar que o processo da síndrome ocorre sem que a vítima tenha consciência disso.

Leitura mais que recomendada, mas já aviso aos futuros leitores, vocês terão sentimentos tão conflitantes quanto os de Gemma e quando voltarem a realidade, irão perceber que se afeiçoaram e torceram por Ty.

Visite: www.psychobooks.com.br