Cinquenta Tons de Cinza

Cinquenta Tons de Cinza E.L. James

Resenhas - Cinquenta Tons de Cinza

Julia2975 13/06/2021

50 Tons de Cringe
Quando eu comecei o livro senti que a história parecia ruim, mas quando terminei percebi que era ruim mesmo
Nicole.Niero 13/06/2021minha estante
Tô rindo muito KKKKKKKKKKKKKKKK

AhPandora 13/06/2021minha estante
"50 tons de Cringe" AMEI SJSKJSKSK
Tá aí um livro que eu não tenho vontade alguma de ler. Se um dia eu tive, foi provavelmente com 13 anos quando não tinha um pingo de noção. Certeza que se um dia eu desse a louca e começasse a ler, não passaria das primeiras 100 páginas!

tina0 13/06/2021minha estante
KKKKKKKK passo bem longe

Geyme Lechner 19/11/2012

Um "Crepúsculo" para maiores (com 50 tons de delírio...)
Bella/Ana é pobre e desajeitada. O cara é um deus grego, montado na grana, o super herói sem poderes, e pasmem: Está de olho na pobretona atrapalhada...!

As primeiras páginas de "Cinquenta tons de cinza" já deixam claro que é um: "Crepúsculo". Seu diferencial? No lugar de vampiros assexuados, o sexo está em todo lugar. Amém!

O excesso de sexo aqui (BDSM ou não) não é o problema, o que enche o saco é não conseguir materializar os personagens da obra. Eles literalmente não existem (ou só existem na cabeça da autora, que recriou um tipo de Bella e Edward para maiores). Ana, por um lado: Apaixonada, ingênua, indefesa, estupida... Grey, por outro: Dominador, poderoso, belo, enigmático... Historias de vampiros já torraram a paciência do leitor, então, o lance foi criar algo "DIFERENTE", mas ao mesmo tempo, completamente IGUAL.

O cenário mudou, mas os personagens continuaram os mesmos... Parece que os clichês literários não estão apenas na trama, em frases, em passagens... mas também nos protagonistas... Esses best-sellers já estão com receitinhas prontas e o pior é que o povo paga um pau para isso: Mulheres estúpidas e homens machos, sempre lindos, misteriosos, milionários... Uma ervilha no lugar do cérebro da protagonista... Diálogos vazios! Troca de e-mails completamente estapafúrdios, uma "deusa" dentro da personagem que supostamente a libera (isso é o que a autora quis mostrar, no entanto, para mim a tal deusa só conduz Ana ao caminho da torpeza, foi o artifício encontrado para “liberar” a personagem ao “Foda-se! Quero dar mesmo!”). Tosca total! A analogia da liberdade que a tal “deusa” proporciona, me fez lembrar aquelas velhas propagandas de cigarro, no estilo: “Free, uma questão de bom senso!”. No caso, da “deusa” na obra: é uma questão “Nonsense" a "libertadora" dos instintos mais imbecis de uma mulher. Só isso e nada mais.

O que eu realmente não consigo entender foi a escolha da autora em escolher uma garota com pensamento/comportamento de 12 anos, embora tenha 21 (virgem, que ainda usa chiquinhas, com uma inocência de mosca), para protagonizar um livro erótico, com sexo BDSM! Alguém me explica essa salada MIX? Até a centésima página parece um livro Teen, que se baseia apenas nos delírios de Ana descrevendo a beleza de Grey, seu corpo musculoso, seu maxilar quadrado, em como ele é lindo, sexy, maravilhoso (parece uma lavagem cerebral)... Em como se ruboriza por qualquer titica... blá blá blá Oco, oco, oco!!!

O incrível é que mesmo depois da primeira relação sexual (chegando a 200° página), onde Grey avisa que "fode com força", o livro continua parecendo juvenil... What? Isso mesmo, ele permanece no status quo. Um orgasmo aqui, outro ali, eles acabam de transar e transam de novo, eles acabam de gozar e gozam de novo... O sexo é tão apelativo que ao contrário de agradar, torra a paciência. Você não sabe se pula a parte dos diálogos e pensamentos de Ana (pois são enfadonhos e já os conhecemos desde a primeira página), se pula a parte do sexo (pois você não aguenta mais imaginar Ana se retorcendo, suando e explodindo a todo instante), ou se melhor: Fecha o livro e nunca mais o abre, pois descobre que não vale a pena insistir nos "Cinquenta delírios de E L James/Anastasia Steele".

"Cinquenta tons de Cinza" demonstra uma vez mais que nem para ser um "Best-seller", um livro não precisa, necessariamente, ter qualidade literária: nem instrutiva, nem informativa, nem NADA! Editores e escritores querem vender e sabem exatamente como fisgar os leitores de calças baixas - O fim justifica os meios! O mercado literário virou uma prostituta de batom vermelho, ou melhor, um profissional do sexo/livro.

Acredito que até para um romance erótico, o conteúdo deve ser interessante e atilado, com personagens fortes e reais. O sexo pode ser a muleta de um livro, mas não a cadeira de rodas!

E o pior que isso é uma trilogia. Fala sério!!! Prefiro a Bruna Surfistinha, que apesar de não surfar, traz ao leitor um sexo real... Sem loucuras bizarras, inerentes a cabeça (cheia de fantasias) de um autor “virgem”.

Ficção? Ok! Mas o tema é sexo pesado, BDSM no foco principal da trama, é o plano de fundo total! Um escritor que nunca cozinhou pode escrever um livro de receitas??? WTF!
Luiz Felipe 28/12/2012minha estante
Então a garota é inocente porque é virgem e usa chiquinhas? Isso mesmo?

Não concordo com esse pensamento de que virgindade é sinônimo de imaturidade.

Beta 17/01/2013minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkk maravilhosa a resenha!! E ainda por cima, morri de rir!!

Beta 17/01/2013minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkk maravilhosa a resenha!! E ainda por cima, morri de rir!!

Clara 27/02/2024

Tire da cabeça tudo oq já ouviu falar a respeito dessa história. Você só vai conseguir entendê-la depois que ler os livros.
Devorei um livro atrás do outro. A leitura é muito fácil, uma linguagem bem gostosa, esquema fofoca, sabe? Mas, na primeira vez que li, não me atentei a todas as questões q envolvem essa história.
São 05 livros: 50 tons de cinza, 50 tons mais escuros, 50 tons de liberdade, Grey e Mais escuro. Os três primeiros contados pela personagem Anastasia Steele e os dois últimos por Christian Grey. A autora foi muito esperta em dar voz ao personagem que fez a cabeça de muita gente.
A história vai além do sexo intenso, BDSM, algemas e chicotes. Conta a história de uma garota virgem que conhece um cara com traumas de infância e resolve "curá-los" ao seu modo, usando sexo como válvula de escape e controle de suas emoções. Porém, eles se apaixonam e o amor que sentem faz com q ele seja mais "dócil" com ela.
Como disse, da primeira vez q li a obra, fiquei encantada. Afinal, quem não deseja um final feliz? Porém, depois de alguns anos (tinha outros livros na fila, rs) resolvi reler para analisá-la completamente.
Da segunda vez, confesso q também fiquei feliz ao ler que tudo acabou bem no final, entretanto, as coisas não são bem assim. Christian Grey é um homem milionário, maníaco por controle e quer, inclusive, controlar os sentimentos das mulheres com quem se relaciona. Ele tem um padrão de comportamento para as suas submissas e, caso elas desobedeçam, ele as pune (ou compensa) através do sexo. O grande problema desses livros é a
romantização da relação violenta. E trata do tema como se fosse sempre acabar bem no final. Claro que toda mulher violentada acredita que será a última vez, que se fizer oq ele deseja vai ganhar a confiança do companheiro e ele vai mudar. Mas não é bem por aí.

Tícia 07/10/2012

NOTA: pra mim, é difícil falar de Cinqüenta tons de cinza sem colocar algumas palavras... como posso dizer... um tanto quanto pejorativas no meio do texto. Se você se sente desconfortável com esses vocábulos impudicos, te aconselho a largar essa resenha pra lá e ir comer um chocolate! ; )

Vocês não imaginam o quanto enrolei pra encarar Cinquenta tons de cinza.
Eu sempre marcava uma data para essa leitura com o sentimento otimista de “agora vai!”, mas meu cérebro me conduzia para lugares distantes e lá estava eu distraída com outros livros.

Acredito que aconteceu comigo o mesmo que aconteceu com muita gente: ouvi tanto comentário negativo que simplesmente não conseguia engatar a primeira. Pelo contrário, ia de ré.
Analogia podre, mas ilustra bem a coisa toda.

Assim sendo, depois de muito preterir, lá fui eu enfrentar a tarefa que julgava ingrata, mas com uma expectativa baixa. Baixíssima. Baixérrima.
Acho que isso me ajudou porque, como eu não esperava nada, o que viesse era lucro.
E gostei, acredita? Mas falo sobre isso depois.

É quase redundante mencionar sinopse, já que todo mundo sabe do que se trata mas, ainda assim, vou falar só um cadiquim da história.
Anastasia é uma universitária de 21 anos, virgem e um pouco ingênua (para muitos, infantil). Ela conhece o bilionário Cristian Grey, e baba no cara. A atração é recíproca e eles iniciam uma relação baseada em sexo.
Mas tem um detalhe: Cristian não faz amor. Ele fode com força e com toques de BDSM, um sadomasoquismo mais camarada.

Foder?
Sim, essa e outras palavras como “comer, trepar e meter” são frequentemente usadas pelos personagens e, como eu disse antes, se você se incomoda com linguagem chula, desista porque você não vai passar da centésima página.
Mas olhe o lado positivo: você contribuirá com a variedade linguística e seu léxico diversificará consideravelmente. O meu, por exemplo, está afiadíssimo. Depois desse livro, eu consigo construir um período composto por dez orações só de turpilóquios. Estou agradavelmente orgulhosa de mim mesma.

Bem, continuando, a relação segue um rumo diferente do previsto. Os dois começam a se apaixonar e Cristian, um dominador compulsivo e repleto de traumas, não sabe lidar muito bem com essa emoção. Primeiro porque não a conhecia; segundo porque não se achava digno de tal sentimento e terceiro porque ele não me encontrou antes. Eu o ensinaria rapinho, com muita eficiência.

A partir daí, tudo fica meio instável, imprevisível e confuso. Ana quer mais de Cristian, além de não aceitar as punições (fubecadas com direito a chicote, vara ou sei lá mais o quê) que dão extremo prazer a ele. E o que fazer diante dessa incompatibilidade se as emoções estão levando a melhor?
Eis o conflito.

A história é boa. Eu realmente gostei e consegui enxergar romantismo onde muitos só viram sacanagem. Fui envolvida pelo casal, pelos seus “dramas” e, mesmo com ressalvas, dei nota máxima.

Mas pra chegar a isso, eu que tive que relevar algumas coisas que muitos não conseguiram, claro. E confesso que em alguns momentos me segurei pra não utilizar da “tática Sapoler de saltar páginas” de minha amiga Flaveth.

Então, algumas coisas me irritaram, hã? Imensamente, e todas vindas de Anastasia. Quer um exemplo? Eu te dou pelo menos três:
1) trejeitos insuportáveis => morder boca, revirar olhos e ruborizar. Cinco vezes a cada dois parágrafos é demais.
2) deusa interior X subconsciente => Alguém tinha que explicar para a autora que isso cansa quando mencionado pela terceira vez. Que dirá na 45387ª!
3) limitação nas interjeições => de agora em diante, quem falar “puta merda” perto de mim corre um sério risco.

Devo acrescentar ainda que durante minha leitura, oscilei entre a vontade de esganá-la por tanta chatice e, paradoxalmente, uma estranha empatia por seus conflitos. Ao contrário de muita gente, achei legal sua luta interna e bastante verossímil sua submissão aos caprichos de Grey, mesmo temendo e discordando de suas práticas. Conheço algumas mulheres que fizeram coisas bem piores por um homem.

E eu não poderia deixar de mencionar que muita gente reclamou da escrita. Entendo, aceito e respeito esse ponto de vista, mas eu tive uma opinião diferente. Vou me valer de algumas palavras do Alex do Skoob que, mesmo achando a história fraca, falou exatamente o que pensei sobre o enredo:

“... ele passa uma sensação de história contada por alguém, com todos os erros, imprecisões e partes vagas que alguém poderia cometer ao narrar uma história. Tentado ler sem o crivo técnico da análise literária, a história soa tão realista quanto a descrição da primeira noite de sexo com o namoradinho novo da colega da mesa ao lado, na manhã de segunda no trabalho. É como se Ana quase pudesse ser a sua vizinha doce, comum e infantil aos olhos de todos”.

Pra mim, foi exatamente isso: uma garota inexperiente e deslumbrada contando sua história, com toda a limitação de uma conversa vaga.
Ela é infantil, chata ou sem noção? Já vi personagens piores e isso não me fez desgostar da história.
Ajudou também deixar de lado análise literária, olhar crítico e até mesmo reflexões freudianas e moralistas como tenho visto por aí. Mesmo porque se eu o fizesse, seria a primeira pessoa a ser presa por falar abobrinha em doses cavalares.

No final das contas, eu realmente acredito que Cinquenta tons de cinza não é tão ruim quanto esculacham por aí e não é tão bom para que justifique tanto furor.
Se eu recomendo? Com certeza, desde que você inicie sua leitura sem pré-conceitos ou expectativas por um clássico digno de um Nobel literário.

E uma última coisa: as cenas eróticas são... alguém pode abrir a janela pra entrar um arzinho???

; )

CarlaC 08/10/2012minha estante
Eu sinceramente antes de ler nunca esperei um Nobel literário. Sequer leio autores Nobel. A minha estante aqui do skoob está repleta de livros cor-de-rosa e ainda assim eu acho que esse livro sequer chega a ter escrita mediana. kkkk Sobretudo tratando-se de um livro desse preço e de livraria. Mas vc já sabe qual é a minha opinião. Eu acho que essa história está muito mal escrita. kkkk

Quanto à sua opinião respeito totalmente, querida Tícia. E adorei ler a sua resenha. :)

Tícia 08/10/2012minha estante
POis é, Carlíssima.

Eu realmente não achei mal escrito. A trama é bem amarrada e não tem furos ou coisas mal explicadas.
O que pode acontecer, em um caso de um livro narrado em primeira pessoa, é termos um narrador chato, como muita gente achou, né?

Não tive problemas com o enredo ou com os personagens. (Fora a deusa interior)
Aliás, principalmente no segundo livro, os personagens foram bem construídos e a trama bem desenvolvida. E de forma bem natural.

Nós poderíamos ter opiniões mais diferentes????? kkkkkkk

Mas é assim mesmo. nunca um livro será unanimidade. Ainda mais quanto tá na mídia e todo mundo decide ler.

Vc nem pensa em acabar de ler o dito cujo? Tá, tá... parei. Não falo mais nada. kkkkkkkkkkkkkkk

bjoooooooooooooooo

CarlaC 10/10/2012minha estante
ihhh, quando eu implico com um livro fica complicado pegar nele de novo. Duvido que leia até porque já o troquei. :D

Bjs!!

RafaCésar89 25/10/2012minha estante
Ticia , suas resenhas são as melhores , o humor que você usa não está escrito ...

Quando li Cinqunta tons de Cinza , juro não fui por que era um best seller e todos estavam lendo e nem vi nenhum comentario nem negativo nem positivo , li por simples interesse meu mesmo e eu gostei , mas não gostei tanto pra dar 5 Estrelas aqui no Skoob , acho que faltou alguma coisa que com certeza apareceu em Cinquenta Tons Mais Escuros que dai sim pude classificar com 5 Estrelas e concordo com você alem de tudo a autora em Cinquenta Tons De Cinza Explorou um pouco do Romance , pelo menos Eu senti isso .. Enfim!

Parabens mais uma vez pela resenha !!!
Um BjO

Tícia 25/10/2012minha estante
Oi Rafa, valeu de novo! ; )
Eu gostei desse. Não sei se foi a expectativa baixa, mas acabei gostando.
Eu li sua resenha do primeiro e achei um barato vc, como homem, falar numa boa que gostou.

Mas com certeza o segundo foi melhor. Eu, que sou romântica de carteirinha, amei! kkkk

bjoooo

Regiane 03/11/2013minha estante
Apesar de eu ter classificado o livro com 3 estrelinhas, eu gostei da história e sua resenha expressou a minha opinião sobre o livro. Eu também não aguentava mais a "deusa interior" da Ana.
Bjo
Ps: Nunca ri tanto lendo uma resenha!:)

Tícia 09/11/2013minha estante
Oi Regiane,
nem me fala nessa deusa interior. Foi uma tentativa fraquíssima da autora em fazer graça.
bjooooooooooo

Camila663 29/04/2023

Demorei mais terminei, ja amava os filmes e comecei a ler os livros, gostei e n gostei ao mesmo tempo kkkkk

Tícia 20/06/2021

RESUMO:
Mocinha ingenuíssima encontra mocinho chegado nos “comer-te-ei na base da porrada”.
Mocinho cisma com criatura.
Inicia-se uma série desarvorada de fornicação.
Cena neutra pra fingir enredo.
Mais Coito.
Bocejo.
Outra cena neutra pra fingir conteúdo.
Cópula desenfreada.
Pula páginas.
Mais acasalamento-tapinha-não-dói.
FIM.
Nana 20/06/2021minha estante
"Comer-te-ei na base da porrada" EU VOU PASSAR MAL LKKKKKKLLLLLLLL

Tícia 20/06/2021minha estante
É mais ou menos por aí, nana.

Julia2975 20/06/2021minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk pqp

Nana 20/06/2021minha estante
PIOR QUE EU JA LI E É ISSO MSM KKKKKKKKKKK

Julia2975 20/06/2021minha estante
tb infelizmente já li essa obra prima, não sei pq insisto em me torturar desse jeito

Rodrigo 20/06/2021minha estante
Taí, a resenha se saiu melhor q o livro!

Rodrigo 20/06/2021minha estante
Agora que começou, queremos ler a resenha dos demais livros da série... Faça esse esforço pelos seus fãs...

Carlinha 20/06/2021minha estante
Nossa! Eu li pelo hype. E pior? na esperança de melhorar, li os seguintes também. Não vi vantagem? a típica história da mocinha desolada que pensa que um relacionamento tóxico desse vai transformar a vida dela. Sabe de nada inocente?

Carlinha 20/06/2021minha estante
Saudades dos Sabrina e Bianca da minha época?

Tícia 21/06/2021minha estante
Julia, é pq a gente comeu cocô. Só pode ser isso

Tícia 21/06/2021minha estante
Rodrigo, já te faço a resenha:
Livro 2: coito
Livro 3: coito

Tícia 21/06/2021minha estante
Carlinha, tá danado hoje em dia. :/

mumis ð 25/06/2021minha estante
EXATAMENTE ASSIM ABSYSBWYDBWHDBWJ TÔ MORRENDO

Tícia 26/06/2021minha estante
Num é Murilo? kkkkkkk

Alice 12/04/2021

Gostei.
Confesso que comecei a ler com um pouco de receio porque eu não tinha gostando nem um pouco do filme. Mas como sempre os livros são milhões de vezes melhores que os filmes. Me entreguei bastante a essa leitura e fluiu muito bem. Gostei da história, gostei dos personagem e gostei da escrita. Nada melhor que um romance né?!

?Eu estou chorando por algo que eu nunca tive. Que ridículo.?

Carol Felizardo 01/06/2020

Superestimado
Livro com uma história fora da realidade. Chega a ser surpreendente por ser tão irreal. O machismo está presente no livro do início ao fim. Muito barulho por pouco!
Juan.Caio 01/06/2020minha estante
Concordo

Beto 27/02/2015

Nada de novo para quem já leu conto erótico de internet...
Tentei ler, de verdade, para poder falar mal, mas tentei. Não consegui... Primeiro por ser truncado, mal escrito mesmo. Segundo porque eu me sentia uma tia solteirona lendo aqueles livros pornôs de jornaleiro. Até baixei o original em PDF para ver se o problema era uma tradução ruim, e não era. Em inglês também é mal escrito. Depois disso é que vim a descobrir que o livro começou como uma fãfiction do Crepúsculo. A escritora, fã dos vampiros, resolveu escrever um conto mais apimentado sobre a Bella e Cullen. Sim, originalmente Grey era Cullen e Ana era Bella. Com a febre do crepúsculo não é difícil imaginar que o livro, mesmo escrito por uma fã sem talento, fez sucesso entre os outros fãs. E por conta do sucesso na internet acabou chamando atenção de um editor, que sabiamente soube onde fazer propaganda: revistas de mulher. E investiu pesado. Não se falava noutra coisa. Centenas de matérias pagas em quase todas as revistas de mulher.

Já li conto erótico de de internet, por isso posso dizer que tecnicamente ele é mais mal escrito do que muitos outros. Em termos de enredo, não possui nada de novo que justifique esse frisson todo.

E entrando num mérito mais pessoal, entendo menos ainda o motivo do orgasmo coletivo. Ao removermos o dinheiro, a beleza e o poder o que sobra? Um homem machista, controlador ao extremo (as fãs dizem que é protetor) e violento (ou sádico, se você curtir BDSM, coisa que, na verdade, Grey está longe de ser). Mas a maioria esmagadora das mulheres que conheço odeiam homem controlador, gostam menos ainda de machistas, e uma porcentagem menor não é lá chegada a tapas. Diante disso só posso tirar uma conclusão: desde que haja dinheiro, beleza e poder, pouco importa se o homem é machista, controlador ao extremo, e sádico.

A história é mais do mesmo (dos contos eróticos de internet): trata-se de um homem lindo, pintudo, e que faz a mulher ter orgasmos com uma facilidade surreal; até ao perder a virgindade Ana goza. Parece até um adolescente contando suas proezas numa sala de bate papo da internet. É literatura de baixa qualidade do ponto de vista técnico e da construção dos personagens. Existem livros eróticos infinitamente melhores.
Bel Silva 05/04/2015minha estante
Você conseguiu colocar em palavras tudo que eu pensei! Até agora não consegui achar nada que justifique o fato desse Grey ser tão cobiçado. E o livro é realmente muito mal escrito, Nas primeiras páginas não acontece absolutamente na-da!! Só os pensamentos chatos dela o tempo todo. Muito chato, esperava mais pela fama que tem.

Julia 10/04/2015minha estante
Agradeço por escrever uma opinião que condiz tão bem com o meu meu pensamento. Realmente a história é chata, mal escrita, a trama cheia de furos e clichês e os personagens completamente sem carisma. Enfim, uma completa perda de tempo! Ainda não consegui compreender como isso pode ter feito tanto sucesso. :/

Rick 15/04/2015minha estante
Realmente eu também não consigo entender esse frisson! Livro mal escrito e tao chato de ler! Não indicaria a nenhum amigo meu!

Flávia 13/05/2015minha estante
Resenha mais bem humorada que já li! kkkkk

Taltos 22/05/2015minha estante
Pelo que se vê na internet, acho que a única coisa que fez as mulheres pirarem ao ler esse livro foi imaginar o Matt Bomer no papel de Christian Grey. Porque a trama toda é sofrível.

Jéssica 02/06/2015minha estante
Disse tudo!!!

Marllon 25/06/2015minha estante
Livro ruim dá porra

Cintia 02/10/2015minha estante
quem ficou decepcionado com 50 tons de cinza vai chorar de desgosto ao ler "gray" é pior do que o primeiro

Ohaio_minen 27/04/2021

Minhas observações
Eu amei, exceto pelo fato de achar meio controversa a personalidade de Cristian em alguns momentos
Mas super amei a ideia de que mesmo alguém como ele que sofreu bastante na infância, estava disposto a enxergar o mundo de uma maneira que não era acostumado, por nunca ser apresentado a esse mundo além do sexo e da BDSM
Ansioso para terminar suas sequências ???
Paulo 27/04/2021minha estante
O segundo volume é muito bom, explora ainda mais os traumas de infância do Christian, além de a trama ser bem mais movimentada. Acho que da trilogia, "Cinquenta Tons Mais Escuros" é o melhor.

Ohaio_minen 27/04/2021minha estante
Perfeito, já estou garantindo o segundo livro para ler ??

patita 07/08/2012

Romance?! Adulto??!!!!! Acho que perdi alguma coisa...
O tal de Grey é uma criatura assustadora que, na minha opinião precisa de ajuda profissional. A Ana... minha nossa... estou dando risada, não sei se de raiva ou por seu tão engraçado ao relembrar. Que jovenzinha sem graça, perdidinha, maria-vai-com-as-outras. Eu ficava indignada com toda aquela submissão dela e, em muitas passagens, torci para que o Grey a esganasse e a tal da Deusa Interior. Dos outros personagens não dá pra falar muito pois devem ter umas cinco falas cada, no livro todo. rs
O resto é todo cenas de sexo cansativas com vocabulário chulo e termos degradantes. Nada excitante, sensual, erótico ou interessante sobre o mundo sadomasoquista. Só pornografia mal escrita. Nada de errado no fato do personagem amarrar a guria e fazer o que eles fazem no quarto vermelho. Afinal, entre quatro paredes vale tudo, só depende do casal e não é da conta de ninguém. Nada de errado também em tórridas cenas de sexo. Mas, por favor, que sejam bem escritas! Dei uma estrela só porque os e-mails que eles trocam salvam o livro da desgraceira total. Caso contrário não daria nenhuma.
Dizem que a continuação é bem melhor mas não sei o que dá pra se esperar. Talvez entre um psiquiatra na trama...
Sou muito mais Crepúsculo, que pode ser um livro bobinho como muitos dizem, mas é vendido como literatura infanto juvenil e é exatamente o que diz ser. Apesar de achar que a Meyer não é uma boa escritora, a estória flui bem e dá vontade de continuar a ler.

Acho que o grande problema de alguns livros escritos para "adultos" é que os personagens são adultos somente na faixa etária. As mulheres pensam e se comportam como se fossem adolescentes o que as torna ridículas. No caso deste livro em especial acho imperdoável, pois ele é vendido como outra coisa, mas ele é basicamente um romance "mulherzinha" , o que não seria problema se fosse vendido como tal. Eu mesma leio muitos desses romaces água com açúcar e gosto pois não espero demais deles. São livros para pura diversão e todos sabem que é assim, que não acharão nada de extraordinário ali e que, basicamente, a estória é muito próxima de muitas outras estórias desse mesmo tipo.
Agora, um livro que é vendido como um fenômeno, como algo original e se mostra um Crepúsculo para adultos que continuam sendo adolescentes é deprimente. É isso: este livro é um Crepúsculo com cenas explícitas de sexo e sem vampirinhos. O que me causa grande estranhamento pois várias fanfics de Crepúsculo foram escritas e havia toda uma questão de direitos autorais e não sei mais o que sendo discutidas no caso de alguém querer publicá-las. Foi o caso de Russet Moon, uma fanfic que, se não me engano, quase foi publicada mas teve sua venda barrada por esta questão de plágio, direitos autorais, etc.
Tenho portanto algumas dúvidas:
1. Como será que E. L. James conseguiu publicar algo tão descaradamente Crepúsculo?
2. Como teve esta permissão?
3. Sendo este livro baseado numa fanfic (para não dizer copiado), quem escreveu esta fanfic? Esta pessoa que escreveu, caso não seja a autora do livro, está ganhando algo com isso?
4. E o que Stephanie Meyer está ganhando com isto? Naturalmente deve estar ganhando algo (que não deve ser pouco) já que tal publicação foi autorizada.
Talvez estas questões respondidas expliquem o marketing esmagador feito com relação a este livro. Se alguém souber a resposta de alguma delas ou tiver opiniões a este respeito será ótimo se puderem tentar me esclarecer.
E mais: Quando a saga Crepúsculo foi lançada as pessoas a achavam incrível. Depois de um tempo, a saga passou a ser desprezada, com muita gente falando mal e jogando pedras, como um tipo de literatura menor. Se quem não gostou de Crepúsculo disser que gostou de Cinquenta tons de cinza será pra morrer de rir...

Quero deixar bem claro que não que o livro não preste, eu não gostei dele mas tem quem goste. Mas critico o fato de ele ser vendido como algo que não é. E, por favor, que a autora afogue a Ana e faça outra guria menos sonsa tomar o lugar dela
Kaissa 08/08/2012minha estante
Tava com vontade de ler, mas como eu analiso os livros de um modo bem parecido com o seu, acho q descartei rapidinho. Ri muito da frase :''Talvez entre um psiquiatra na trama...'' .

Juh Avila 16/08/2012minha estante
Uau! Resolvi ler umas resenhas para descobrir do que se tratava essa nova "febre". Pelo jeito temos uma maneira parecida de selecionar leituras, então...Você me convenceu. Vou poupar meus reais para algo mais do meu interesse...

Mateus 17/08/2012minha estante
Bem que achei o escárceu ao redor do livro grande demais para uma história que nem parece ser tão legal assim... Deu pra dar risadas com sua resenha e sentir seu desgosto pela obra, hehe.

Silvia 23/10/2012minha estante
Aprendi a duvidar da mídia, quando o assunto é livro, e Cinquenta Tons de Cinza está no alge, por isso nem me aventurei, agora eu amei a série crepúsculo, principalmente os livros: 1, 2 e 4. Talvez por ter sido a primeira saga vampiresca que eu li.

Marina516 05/10/2022

Esse livro começa mais ou menos e fica bom só no meio, quando chega no final você fica QUEEEEEEEE COMO ASSIM? E foi assim que terminei esse e comecei o próximo, perfeito mesmo! Super recomendaria, é só pra quem gosta MESMO
Luh 05/10/2022minha estante
Eu amo!

Vanna.Sousa 05/10/2022minha estante
Já li umas três vezes. Amo!

Jac 26/09/2020

Vale a pena tentar se encaixar ao outro?
Diferente do filme da pra extrair melhor os sentimentos da Anastasia em relação a tudo que acontece.

Confesso que ri em algumas partes kkk e tem mais um batalhão de coisas muito erradas mas não me arrependo de ler não.

É uma boa distração e demonstra além do sexo uma forte ligação entre os dois e como o amor é arrebatador.