Em busca de abrigo

Jojo Moyes

Resenhas - Em Busca de Abrigo

Lua 10/10/2023

O Primeiro Romance de Jojo Moyes
Não sabia. Foi por meio de umas resenhas aqui no skoob que, logo antes de começar a leitura, descobri que esse era o primeiro romance de Jojo Moyes, também traduzido em algumas versões como Retrato de Família.
O romance trata de três gerações: avó, mãe e filha. Todas as três teimosas, todas as três donas do próprio nariz. São histórias lindas que se entrelaçam e que trazem um ar de novela a um romance britânico.
Preciso confessar que das poucas leituras que tenho dessa autora esse não foi o meu preferido, não porque a história não é interessante, longe disso. Mas a narração é realmente diferente do que ela virá a ser em livros famosos como Como Eu Era Antes de Você ou mesmo em seu livro de contos Paris para Um.
Ainda assim é um romance que vale a pena ler, que tem muito a falar e, creio eu, foi um começo realmente para uma escrita que só veio a progredir após esse primeiro passo.

Nanda 31/08/2023

O livro é sobre relacionamentos, seja ele entre a família, entre mãe e filha, entre homem e mulher... gostei bastante do livro, mas sei que gostaria muito mais se ele tivesse capítulos menores.

Paula1735 29/08/2023

Os livros da Jojo moyes num geral não me prendem muito, mas como não consigo largar uma história ao meio, acabo dando continuidade e lendo até o final do livro. Essa história fala um pouco sobre "problemas" de família com um final gostosinho.

Maitê Kp 29/08/2023

Li vários livros da Jojo e esse não é um dos melhores. A história e um pouco enrolada? s estende bastante. As vezes dá muita raiva da adolescente e suas atitudes. Mas vale a pena a leitura. Leitura bem leve.

Marjory.Vargas 27/08/2023

Esse foi o primeiro livro da autora. Conta a história de três mulheres de uma mesma família: Joy, Kate e Sabine (avó, mãe e filha, respectivamente).

Kate está terminando mais um relacionamento amoroso, e seu relacionamento com a filha anda de mal a pior. Ela decide então mandar a filha passar uma temporada com os avós, que ela só viu uma vez, e com quem a própria Kate não fala há mais de dez anos.

A história nos é apresentada sobre o ponto de vista das três protagonistas. Então, em vários momentos me senti dividida. Ao acompanhar a história sendo narrada por Sabine, me compadecia da jovem e sentia sua rebeldia pela descaso da mãe e a dificuldade de se adaptar a rígida rotina da casa dos avós. Porém, ao acompanhar a história pela Kate ou pela Joy, conseguia entender suas atitudes e até ficava irritada com as birras de Sabine.

No geral, gostei bastante da leitura (Jojo é maravilhosa desde o início), porém senti algumas "pontas soltas" em certos aspectos da história. Achei que a conversa final entre Joy e Kate ficou inacabada com os acontecimentos finais.

"- Você era superzen naquela época.
Ele sorriu.
- Zen? É assim que chamam? Imagine... - Um grande e lento sorriso iluminou seu rosto. - Eu só aprendi a não me estressar com o que não podia mudar."

Mari 05/08/2023

Cativante
Não é um dos meus livros preferidos de Jojo, mas a história definitivamente me cativou! Ver o crescimento das 3 personagens me encantou e me prendeu a história! Gostei bastante!

Barbar@ 27/07/2023

Em busca de uma familia unida
Tive uma leitura lenta no começo e só ganhou ânimo da metade pro final onde a história se desenrolou.

A escrita demonstra flutuações dos tempos presente e passada com mudanças de narração. Fiquei desanimada no começo, mas depois melhorou.

Não ficou como um dos favoritos, mas foi legal

Melissa 11/06/2023

Sem sal
Nessa trama não me apaixonei por nenhum personagem, isso me deixa frustrada porque a trama é morna, não me prendeu, não via a hora de acabar logo!

Todos os personagens são meia boca, a velha avó é durona e fria, o avó tá doente caquético e fez merda no passado a ponto da gente não simpatizar com ele, a adolescente Sabine é chata como a maioria das aborrescentes (melhora um pouco quando começa a descobrir mais sobre a história da avó), a Kate também é uma mãe meio ruim, com péssimos relacionamentos e relação complicada com a filha e a mãe. Talvez os personagens mais interessantes sejam os coadjuvantes, como a mulher depressiva do hotel e o Tom, que também não chega a ser o mocinho que nos deixa suspirar e o envolvimento dele no final não me convenceu.

Sendo que também acaba do nada, tão anticlímax que a gente se pergunta quando termina o livro "Ah, é isso então? Acabou assim?"

Angelica75 30/05/2023

3,5 Bom
Bom para um primeiro livro, já com a característica marcante da JoJo Moyes de ter vários personagens e histórias acontecendo. Três mulheres, três gerações. Joy, Kate e Sabine, o livro é delas. Sendo uma família com todos os buracos que uma família pode ter.

Bom passatempo.

Giovana953 08/05/2023

Em busca de abrigo
Um livro incrivel que conta a história de três mulheres que não se conhecem verdadeiramente e c o tempo? vão se conhecendo melhor.
uma história forte e mto boa!!

Eduarda1074 18/04/2023

Livro bom, mas nada espetacular
Eu amo os livros da Jojo, mas esse, tive que fazer um imenso esforço pra conseguir terminar.

A história em si, é boa, mas muito cansativa. Poderia muito bem ter explorado a relação entre Kate e Joy, mãe e filha. Além do final não ter tido nadinha de emocionante/espetacular.

Mas, te faz questionar o quanto perdemos por orgulho e teimosia, que não nos levam a caminho nenhum, somente o do arrependimento.

Aninha 16/04/2023

Bom e ruim ao mesmo tempo
A história não é ruim, mas a forma como a autora desenvolveu não foi boa. A história me fez refletir muito, porém é uma leitura cansativa.

Marcela115 05/04/2023

Embora não tenha sido uma leitura completamente envolvente, foi agradável, tranquila.
Recomendo a leitura, mesmo em alguns pontos achando tediosa.

Ju Andrade 02/04/2023

Uma história de época bonita
Gostei do livro e gosto muito da escrita da Jojo, está longe de ser um livro maravilhoso mas tbm longe de ser ruim.
É uma história q demora a engrenar mas depois pega um rumo legal, assim como outros livros da autora mescla flashbacks com momento atual.
Devido parte da história ser de época tem atitudes dos personagens q me deixou com raiva (você saberá qual parte) mas qndo se pensa com a cabeça da época é possível "entendê-los" e respeitar as decisões tomadas.
Achei uma leitura leve, sem muitas perspectivas de reflexão (o que é maravilhoso as vezes)
Enfim, recomendo como uma história sem pretensões e sem muita expectativas.
Nay 02/04/2023minha estante
Nossa, eu quase comprei ele uma vez mas desisti pq vi falarem tão mal dele kkkk até hoje só li um livro dela e não foi aquela história incrível mas foi legal, aí fico receosa de arriscar em outros. Comprei 2 e espero que sejam bons. Esse daí tem muitas críticas, acredito por ter sido o primeiro.

nandapadilhas 21/03/2023

Cansativo
Confesso que custei a finalizar.
Achei uma leitura muito arrastada.
Personagens muito dramáticos, história com muita enrolação pra chegar em um desfecho.

Apenas nos capítulos finais a história acaba evoluindo e se tornando interessante.