Vulgo Grace

Vulgo Grace Margaret Atwood

Resenhas - Vulgo Grace

judomings 17/12/2020

“Vulgo Grace” - Margaret Atwood
Grace é acusada por ser cúmplice de dois assassinatos e a única pessoa que poderia saber a verdadeira história é ela, já que seu parceiro de crime foi enforcado como sentença pelo crime, mas nem ela sabe o que aconteceu, porque não se lembra de nada. No contexto desse livro é explorado o início do do desenvolvimento da neurociência, e é o que acontece com Grace: o doutor investiga mais sobre ela para entender o que realmente aconteceu e como funciona a mente dessa jovem, lúcida, ambígua e sensata criminosa e nessa jornada conhecemos a vida de Grace em detalhes (menos o que ela não lembra).
Muitos dizem que o livro poderia ser menor e haver menos enrolação, e de fato, o livro não é rápido, devidamente fluido, mas a escrita utilizada é instigante e realmente faz vivenciarmos e experimentarmos da realidade de Grace através de detalhes que mostram a humanidade sem endeusamento, expondo verdades sobre a humanidade.
É interessante também o modo como a autora não coloca um ponto aleatório (literalmente), mas liga todos eles, ou seja, o livro é cheio de detalhes e é um deles que reside a grande questão: “Seria Grace um demônio feminino, um monstro sedutor, a instigadora do crime e verdadeira assassina de Nancy Montgomery ou seria uma vítima involuntária, forçada ao silêncio pelas ameaças de McDermott e por temer pela própria vida?” e assim como a senhora Moodie enfeitou a respeito da culpa de Grace, o que será que a própria Grace enfeitou a respeito de si mesma? Levando em consideração que a história é baseada em um caso real, mas houve uma romantização.
A própria história guarda seu segredo. E será que o livro é sobre quem é realmente o culpado ou sobre estarmos sempre em busca de determinar um culpado?

site: https://www.instagram.com/p/CIZDukZlUpT/

nmstoppa 17/12/2020

Que livro bom!!!! Ele não tem uma narrativa movimentada, mas a forma como a história é contata achei muito bom!!!!
O modo como vai contando a história da Grace achei excelente, a vida dessa menina também, o quão sofrida foi...

Eu assisti a série já quando saiu, e amei!!!! Mas prefiro muito mais o livro, recomendo ambos, e ainda estou em choque de ser uma história real!!!!!

TaynnA.Vieira 10/12/2020

Vulgo Grace
Achei simplesmente perfeito. Havia assistido a série e me apaixonei, virou tanto a minha série quanto o meu livro favorito.
A história de vida de Grace Marks é extremamente inspiradora. Acusada pelo assassinato de seu patrão e sua governanta, Grace sofre de um estado de amnésia que a impede de saber se realmente matou ou não essas pessoas. Com a importante ajuda do psiquiatra Simon Jordan, Grace revela momentos de dor e angústia que passou ao longo da vida, como a morte de sua melhor amiga Mary Whitiney que sofreu um aborto e a morte de sua mãe durante a viagem ao Canadá. Após uma seção experimental de hipnose, uma revelação chocante quebra esse ciclo de dúvidas e traz a reposta que todos aguardam: Grace é ou não culpada?

Pri 08/12/2020

Mary Witney
Margaret conseguiu escrever uma história fictícia belamente entrelaçada com a história real.

Sparr 06/12/2020

Margaret acabado com minha cabeça de novo
Já foi capaz de imaginar que por trás de todo ato de maldade exista uma história, que pode ou não mudar, conforme o ponto de vista. Mas qual dos lados é verdade? Onde mora a verdade e quantas faces ela tem? São questões que me vi abraçando durante a leitura. Grace não tem lembranças retilíneas e é necessário atenção para acompanhar seus pensamentos, ainda assim eles mostram retratos simples e pesados da sociedade à época. Algumas das coisas não mudaram. Uma personagem que vaga entre o imaginário, o espiritual e o real e te embala num misto de curiosidade e mistério. Não saio da leitura a achando uma pessoa insana, tampouco possuída. Mas uma pessoa muito inteligente à sua maneira, capaz de te fazer acreditar e ver aquilo que você deseja.

Marina Zanin 20/11/2020

Íntimo e intrigante
Ora plácida, ora fria. Seria Grace uma vítima ingênua ou uma psicopata calculista?
Margaret Atwood nos conduz com maestria por essa dúvida, desde as primeiras páginas e para além das últimas palavras.
Desde Dom Casmurro não sou corroída por tanta incerteza.

ismailde_ns 17/11/2020

Me intrigou demais, do jeitinho que eu amo

Dri F. @viagenscomlivros 14/11/2020

Já fazia um tempo que eu queria ler algo da autora, mas não estava com vontade de ler ?O conto da aia?, porque peguei um milhão de spoilers, então aproveitei que este está (pelo menos até a data do post), disponível no Kindle Unlimited, e me joguei.

Está história é baseada em fatos reais. Realmente houve uma Grace Marks, que foi condenada por participar do assassinato de seu patrão e da governanta da casa onde ela trabalhava, juntamente com um rapaz.
Eles são condenados a forca, mas ela consegue transformar sua sentença em prisão perpétua, e passa a prestar serviços durante o dia na casa do diretor da prisão.

O grande lance da história toda é descobrir se Grace teve ou não participação nos crimes, já que há testemunhas de que ela estava no local do crime, mas ela alega não se lembrar de muita coisa daquela noite.
A história é quase toda em cima das conversas que Grace tem com o Dr. Jordan, um médico recém formado que acredita que se desvendar se Grace participou ou não do crime, vai conseguir abrir a instituição psiquiátrica que ele sempre quis. Ela vai contando sobre sua vida, e vamos conhecendo momentos bem difíceis que ela passou desde muito criança, já que na época do crime ela tinha só 16 anos.

Eu adorei a escrita da autora, mas confesso que esperava mais da história. Achei a narrativa um tanto maçante, o livro é bem grande (mais de 500 páginas) mas a história se arrasta em muitos momentos, com muitas passagens que não precisavam ser tão esticadas ou até mesmo personagens que parecem estar ali por estar só.

Achei o final dada pra história meio vago, parece que foi jogado ali meio que só é isso e pronto, e acabou o livro.
Eu sou meio chata pra finais mau explicados, então talvez seja mais um incômodo meu do que um problema.

É uma história que envolve sim, você fica presa nas páginas e muito curiosa sobre o que realmente aconteceu; e para quem nunca leu nada da autora ou amou O conto da aia e quer ler mais algum dela, eu recomendo!

Ah e tem uma série na Netflix que ainda não assisti mas quero. Vou ver se começo essa semana e depois trago minhas impressões por aqui. Você já viu??

Se gostou dessa resenha venha conhecer o meu Instagram literário @viagenscomlivros
Lá você encontra resenhas, dicas de livros e e-books em promoção, lista por gêneros, autores e editoras, dicas de séries e filmes e muito mais!

Luis.Gengibre 14/11/2020

Tinas, colchas e retalhos
Recebi esse livro de presente de uma amiga que tenho em alta estima, porém, por mais que tenha levado mais de um ano para lê-lo, acho que encontrei esta obra prima no melhor momento possível.
A autora leva seu tempo para construir uma narrativa, onde entra em equilibrio com seu próprio estilo e uma emolução das convenções de obras que abordariam a sociedade do século XIX. Como um conto tudo simplesmente parece encontrar seu lugar e propósito, e antes que perceba a narrativa que poderia ser mero mergulho poderá afogar-lhe em uma correnteza traiçoeira.
Como não conhecia nada da história de Grace Marks fico feliz que essa seja a obra a introduzir-me a esta, pois a ficção histórica de Atwood me proporcionou o suficiente para construir o interesse sem tomar nenhum fato por verdade absoluta.
Um livro excelente para ler com calma e com pressa, o que é raro.

hannanza 13/11/2020

culpada ou inocente?
o livro é baseado na história real de grace marks, que aos 16 anos, foi acusada e condenada por ter participado do assassinato do seu patrão e sua governanta. inspirado nessa história e sobre a famosa dúvida que pairava a época, culpada ou inocente, margaret atwood escreveu o livro.

o livro é narrado em 1ª pessoa em forma de fluxo de pensamentos. a narrativa é bastante imersiva, bem descritiva e repleta de detalhes. por isso, considero uma leitura densa, inclusive demorei para ler, mas, em contrapartida, muito interessante também.

o ritmo do livro é lento, porém a cada capítulo que eu lia, queria saber mais e mais da história. eu simplesmente amei a experiência ao ler. e grace marks é tão intrigante, que após 2 dias de ter terminado essa leitura, ainda fico pensando se ela realmente era culpada ou inocente.

enfim, leiam!!! foi o primeiro livro que eu li da autora, e, com certeza irei ler outros!

Mariana.Laranjo 13/11/2020

Diferente
Depois de "O conto da aia" e de "Os testamentos" - pelos quais assumo minha devoção irremediável -, comecei a leitura com expectativas muito altas. De qualquer forma, assumo que me decepcionei... por muitas vezes maçante, tive que desbravar à força várias páginas, afinal a história se estagnou em certos momentos. Mesmo assim, baseada na realidade, Margaret usou seu amplo conhecimento para descrever com maestria os detalhes e para revelar suas crenças ao longo da trama; dentre algumas das passagens que tive que deixar registradas: "É lamentável não termos o conhecimento necessário para curar esses desafortunados aflitos. Um cirurgião pode abrir um abdome e exibir o baço. Músculos podem ser retirados e mostrados a jovens estudantes. Mas a psique humana não pode ser dissecada, nem o funcionamento do cérebro, colocado na mesa para exibição."

Renata.Grasiele 05/11/2020

Já pus na minha lista da Netflix!
O livro começou bem parado, achei que para quem não tem paciência de esperar chegar num momento interessante, tende a desistir. Como não desisto fácil de leituras, segui e não me arrependo. Apesar das confusões dos nomes semelhantes entre alguns personagens, o livro é interessante, ainda mais que se trata de baseamento da realidade.

juliapassos14 05/11/2020

Envolvente
O livro retrata a trama de Grace Marks, uma criada acusada de assassinato. A história é contata por meio de cartas, relatos, memórias e consultas com seu médico. Achei bastante envolvente, tentando até os últimos capítulos entender se era de fato culpada ou não.