Relíquias

Relíquias Tess Gerritsen

Resenhas - Relíquias

Juliana 13/09/2013

Eletrizante
Uma leitura eletrizante, é o primeiro livro que li da escritora Tess Gerritsen e confesso que adorei.
O livro é um verdadeiro quebra-cabeças, você precisa dar uma parada de vez em quando para tentar encaixar as peças.
Gostei muito dos personagens, você acaba se apegando e torcendo por eles. Só achei o livro meio parado no momento de algumas investigações e discussões, mas fora isso adorei.
Recomendo a todos que gostam de um thriller policial!

Tania 19/07/2013

Tess Gerritsen
Esta semana (23/11/12) conclui uma das leituras mais impressionantes que já fiz. Desde criança, tenho paixão por tudo relacionado à História e acalentava o sonho de me tornar historiadora, arqueóloga...
Enfim, nem sempre seguimos nossos primeiros planos, e viramos a esquina que nos leva a outros caminhos. Mas a antiga paixão ainda continua, afinal, é difícil esquecer os primeiros amores. O que não faltou foi estímulo; sou aficionada por filmes e documentários sobre Grécia, Maias, Incas, Astecas, Alienígenas do Passado e, claro, Egito.
A obra que devorei esta semana tem muito sobre esse assunto, pois trata de crimes envolvendo a arqueologia, múmias, enfim, relíquias do passado.
Estou falando de Relíquias (The Keepsake) de Tess Gerritsen, editado aqui pela Editora Record.
Tess Gerritsen acaba de entrar na lista dos meus autores preferidos. Relíquias foi o primeiro livro dela que eu li, e estou ansiosa para conhecer seus demais títulos. Assim, o absinto de hoje não é um personagem específico, mas sim o local onde esta história teve início e eu juro que um dia visitarei: Egito.
A autora, que abandonou a medicina para se dedicar à literatura, usa seus conhecimentos para enriquecer essa história que é puro suspense, com a qual vamos tentando decifrar os mistérios junto aos detetives, liderados por Jane Rizzoli e a patologista Maura Isles.
Essas duas personagens criaram um vulto tão grande que ganharam uma série própria na TV, onde ambas unem seus conhecimentos profissionais para solucionar os crimes mais bizarros. A série que leva o nome das personagens, já está na 4ª temporada nos EUA, mas infelizmente não emplacou por aqui.
Embora tenha muitas diferenças em relação aos livros, inclusive a descrição de alguns personagens, Rizzoli & Isles é uma excelente série policial.
Em relíquias, o aparecimento de uma múmia em excelente estado de conservação, porém não registrada, em um museu particular agita o mundo da arqueologia.
O que abala a todos, arqueólogos, egiptólogos é o fato de Madame X, como passam a chamar o achado, não se tratar de alguém que há muito fora conservado com as técnicas do Egito Antigo, com intuito de aguardar o retorno de sua alma, mas sim de alguém que viveu há pouquíssimo tempo. Madame X abre a cortina para um cenário bizarro de sequestros, assassinatos e perseguições.
Quando o novo curador do museu, Nicholas Robinson, que encontrou Madame X, resolve submetê-la a exames mais completos para revelar seus segredos, a patologista Maura Isles descobre que não se trata de um cadáver milenar, tanto pelas obturações quanto pela bala alojada em seu corpo.
A detetive Jane Rizzoli fica encarregada da investigação e começa explorar as relíquias do museu em busca de pistas. O que ela e sua equipe acabam descobrindo são outros objetos sinistros, dos quais ninguém sabe a origem. Aos poucos o mistério vai se revelando ainda mais macabro, por se tratar de um assassino que ainda está vivo e solto, e para piorar, ainda perseguindo novas vítimas.
Rizzoli e seu parceiro Barry Frost começam a lidar com evidências que não os levam a lugares específicos, muito menos a perceber que o alvo de seu assassino está muito próximo.
A assistente do Dr. Robinson, a egiptóloga Josephine Pulcillo, mostra-se extremamente abalada com as revelações que as investigações vão apresentando. Suas reações acabam sendo percebidas por Rizzoli e Frost, mas ambos têm visões diferentes para as atitudes da jovem.
Enquanto Jane tem certeza de que Josephine esconde mais do que revela, Frost, que passa por momentos complicados em seu casamento, acredita que as emoções da moça estão à flora da pele, como estariam as de qualquer mulher que tivesse suas chaves roubadas e encontrasse um novo cadáver preservado com perícia no porta-malas de seu carro.
Essa diferença de opinião vai estremecer a relação dos detetives, e nos levará a participar um pouco mais do dia a dia de ambos, nos tirando um pouco da tensão do caso.
Quanto a Josephine, após enfrentar essas situações, que revelam muitas coincidências com seu passado, fica entre permanecer na cidade e enfrentar seus medos, tentando se estabelecer de vez e a necessidade de fugir mais uma vez, para salvar a própria vida.
Tenho uma queda por histórias que tenham enigmas a serem resolvidos, adoro quebra-cabeças e encontro isso é abundância em Relíquias. Nesta obra, quando pensamos que tudo está resolvido, eis que a história dá uma reviravolta inesperada e lá estão os personagens mais entranhados no mistério do que nunca.
Houve momentos em que me pelei de medo, de verdade. Não acho que seja pela sensibilidade que vai aumentando com o passar do tempo, mas sim pela perícia dessa autora fantástica, que se revelou uma verdadeira relíquia para mim.
Resta-me agradecer ao Sr. Maurílio da livraria Eldorado por me indicar Tess Gerritsen. O problema é aguardar até poder ler O Cirurgião, que acabei de adquirir, outra obra da autora – na verdade, seu primeiro livro com a detetive Jane Rizzoli protagonizando. Tess veio para ficar, com certeza, haja vista a citação que vem na capa do livro, de ninguém menos que Stephen King: “Tess Gerritsen é leitura obrigatória em minha casa.” Aff!!! Quem sou euzinha pra contrariar, né tio King?

site: http://asenvenenadaspelamaca.blogspot.com.br/2012/11/sexta-envenenada-reliquias.html

PolyFlores 26/06/2013

Não foi o que eu esperava
O livro não me prendeu, como aconteceu com os demais da série. AChei pouco envolvente, Dra. Isles apareceu na história mas n deu nenhuma contribuição. Achei tb muito previsível.

Lari 03/01/2013

Sensacional. Um romance policial com a cara de Tess Gerritsen que atrai sua atenção desde a capa, com uma sinopse instigante e com o conteúdo surpreendente a cada página virada.
Vale a pena cada minuto utilizado com essa obra!

Adolfo 03/01/2013

Simplesmente Tess!
Não é de hoje que sou um grande fã da Tess Gerritsen. Acompanhei desde o começo as publicações dela aqui no Brasil, e me encantei de primeira. Não é um simples romance policial. É história, conhecimento científico, fatos verídicos, etc. Além do saber escrever da Tess que é fantástico!
Em Relíquias, somos apresentados ao mundo da arqueologia, dos museus, múmias e etc. As pesquisas que a Tess faz para desenvolver um romance se apresentam logo nas primeiras páginas, nos revelando os pormenores do mundo arqueológico, os processos de mumificação e outros ritos antigos. Jane e Maura sempre brilhantes em suas deduções, e mais uma vez desnudadas em suas emoções. Relíquias não é a melhor obra da autora, mas mesmo assim prende o leitor do início ao fim, mesmo estando enquadrada na forma habitual da Tess: no começo uma apresentação superficial da trama, depois capítulos intercalando as descobertas de Jane e Maura e da(s) personagens adjacentes e um final cheio de adrenalina e reviravoltas.
Friso aqui a preciosidade de detalhes que é sempre presente nas obras da Tess. Esta marca é tão forte, que em certos momentos da narração o leitor sente o cheiro das coisas, a tensão no ar, os arrepios, enfim, como não poderia ser diferente, Relíquias também leva o leitor para dentro do livro, para viver a história. Isso é fantástico e a Tess sabe fazer como ninguém!! Livro altamente recomendado, mas para leitores de primeira viagem é bom ler alguns romances anteriores a estes para inteirar-se do que se passa com as personagens principais de um modo global. Recomendo O Pecador, Desaparecidas e O Clube Mefisto antes de Relíquias.

Araggorn 02/01/2013

Blog http://siriguelasaltitante.com.br
Relíquias é o sétimo livro com as adoráveis personagens da detetive Jane Rizzolli e a Dra. Maura Isles. Não que você não possa ler este livro, mas recomendo devorar os anteriores, pois Tess é uma das melhores autoras da atualidade na literatura policial e do suspense, misturando investigação policial e médica. Este livro não é diferente e se supera.
A Dra. Isles participa do escaneamento de uma múmia descoberta e todos se surpreendem ao ver que é uma mulher vítima de assassinato, pelo detalhe de um projétil de bala no osso da perna, logo, uma múmia autêntica não podia ser. É assim que a detetive Jane Rizzolli e seu parceiro Barry Frost são chamados para investigar um possível assassino que reproduz técnicas de conservação do corpo. Um ótimo suspense, no qual podemos conhecer mais de um personagem que ficava de pano de fundo - Barry Frost. Podemos, assim, conhecer seus dramas e observar como Jane Rizzolli gosta do parceiro. Vemos que ele é um parceiro perfeito para ela, juntamente com o apoio da bela Dra. Maura Isles. Tenso e bem estruturado!

Leitura certa!

Mila 28/10/2012

Ótimo!
Como sempre, amei!
Tess Gerritsen se supera, se renova.
O trabalho de pesquisa que ela faz é digno, pois além de prender nossa atenção, ela nos prende a respeito do assunto tratado.
Recomendo!

Valdirene.Perez 09/09/2012

De todos os livros da Tess, esse é o mais fraco, mais óbvio, não chega a ser ruim, a história é interessante, mas faltou conteúdo.
Talita 09/11/2012minha estante
de todos que eu já li, achei esse o mais previsível. Não tive muita surpresas, a não ser a irmã que apareceu no fim.

Fabi 06/01/2014minha estante
Um dos livros mais previsíveis que eu já li na vida.

Vinha.Souza 23/10/2017minha estante
Dos livros que li Reliquias, foram muitos, foi o pior. A trama não convence. De início parece que vai ser interessante mas se perde do meio para o final.

Valdirene.Perez 23/10/2017minha estante
Concordo com voces.

Duan Baptista 02/09/2012

Perfeito! Admito que a sinopse não me chamou muita atenção, mas eu comprei pq se tratava de TESS! E ela foi maravilhosa como sempre! Mais um que dou NOta 10.

Gabriel Silva 22/08/2012

Novo livro de Tess Gerritsen, minha deusa, chega arrebentando.

Quando vi que a Editora Record tava lançando esse livro, comprei na mesma hora e já comecei a ler.

Sério, se você não leu ainda, não sabe o que está perdendo.
Livro totalmente incrivel.

Mas se você não conhece a Tess ainda, saiba que pra chegar nesse livro, deve antes ler:
O Cirurgião (2º melhor livro dela)
O Dominador

5º Desaparecidas
6º O Clube Mefisto
7º Relíquias

Gabriel Silva 29/08/2012minha estante
Isso Mesmo.. Depois q postei q vi q troquei a ordem.. Mas nem lembrei de vir aqui trocar KKKKKKKKK

Kah 29/08/2012minha estante
kkkk Só postei pra que se alguém quisesse ler não errar a ordem!! Eu "troquei" Pra você! ;)

Duan Baptista 02/09/2012minha estante
Livro muitooOOoo Bom! Acabei de ler hj e não me decepcionei em nada! Muito bom mesmo! Depois do fraco O DELATOR e decepcionante SUPOSTAMENTE CULPADA, eis que a editora Record (diferente da Harlequin) lança aqui este ano os fantásticos VIDA ASSISTIDA e em menos de um semestre RELÍQUIAS. Livros mais que perfeitos, espero que até final do ano lancem A GAROTA SILENCIOSA.

Gabriel Silva 03/09/2012minha estante
Ah Dan, Concordo contigo. Editora Record tá se superando. No mesmo ano terem 2 livros da Tess lançados no Brasil é demais pro meu Coração.
The Silent Girl espero ansiosamente.. Tenho grandes expectativas com esse livro.

Aliás, que livro de Tess não deixa assim?
KKKKKKKKKKKK

Duan Baptista 03/09/2012minha estante
Tess é tão boa que me fez abandonar o Harlan Coben literalmente. Ah... E a Record tb tem um livro sensacional chamado Traição da Karin Alvtegen, um suspense muito bem elaborado, uma ótima indicação ^^

Gabriel Silva 04/09/2012minha estante
HEHEHEHE Eu também abandonei Harlan Coben. Sei lá, perdeu a magia..
Uia, Vou procurar ler ele sim :D vlw pela indicação

Ananda 10/12/2012minha estante
ei, vc está dizendo que devemos ler esses livros primeiro pq é a continuação ou dá pra entender começando por Relíquias? Porque eu ganhei esse livro e quero começar a ler o mais rápido possível...

Fabi 02/11/2013minha estante
Ananda, eu li hoje sem ter lido os outros, e dá para entender perfeitamente. As poucas referências a eventos passados não são muito importantes na estória, pode ler sem medo. Por outro lado, deu pra perceber que há uma evolução no relacionamento entre os personagens recorrentes, então para curtir esse aspecto deve ser melhor começar do primeiro.

Cyntia 04/12/2019minha estante
Os livros da TG começam quente, não é aquele livro que começa frio e vai esquentando, não! Ela te pega na primeira página e você vai até o final na adrenalina. Sensacional!