Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Profissões para mulheres e outros artigos feministas Virginia Woolf

Resenhas - Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Sha 07/11/2022

Mulher foda ??
A Virgínia é incrível. Por mais que seja um livro curto, acredito que cada ensaio deve ser lido com calma, pelo menos pra mim, fez mais sentido assim!

Uchoa 27/10/2022

Wolf nunca decepciona
Apesar de ser um livro curto, ele entrega tudo que se propõe a entregar, mostra como fantasiamos o mundo e as coisas, absolutamente tudo que conquistamos veio pela luta de outras.

livi123 07/10/2022

Foi uma leitura interessante, a escrita é bem fluída e gostei bastante dos ensaios.
Virginia tem opiniões fortes, ela era uma mulher a frente do seu tempo. Desde de Mrs Dalloway eu tenho vontade de ler mais coisas da autora e esse ensaio foi bem diferente do que eu espera, mas me deixou com mais vontade ainda de ler as obras dela.

Perdida_nas_Estrelas 06/10/2022

Palavras genuínas!
A escrita de Woolf é maravilhosa; acabei começando minha jornada de leitura das obras de Virginia Woolf por este livro e provavelmente não vou me arrepender. Pois como não é uma ficção eu consegui absorver um pouco de como ela pensava e como era uma mulher que expressava suas ideias sem suavizá-las, de fato uma mulher empoderada e inspiradora.
O livro traz textos de Woolf relacionados ao feminismo, no sentido que a leitura lhe apresenta um discurso de Virginia, respostas suas a publicações machistas onde tais respostas também foram publicadas e nesse contexto podemos encontrar pensamentos totalmente revolucionários para a época, de fato apaixonantes.
Algumas pessoas recomendam fazer a primeira leitura de Woolf por algum ensaio e não pelas ficções, pois a autora utilizou-se muito do fluxo de consciência e talvez para alguém que não esteja acostumado a esse tipo de leitura pode não conseguir entender muito ou mesmo abandonar a leitura, pretendo ler em seguida Mrs. Dalloway e espero poder compreender. ?

lookingattheuniverse 05/10/2022

"Há um instinto masculino forte e inextirpável de quem uma jovem culta ou mesmo talentosa é o monstro mais intolerável de toda a criação".

Déborah 27/09/2022

Bom, mas?
O livro é bom, a escrita é muito fluida, muito ?simples? de ler. Mas a maioria dos ensaios não fez muito sentido, pra mim.

Não serão coisas que lembrarei daqui algum tempo, nem que marcam. O melhor ensaio é o que dá título ao livro, além dele, um ou dois ficarão na memória.

Entretanto, ainda pretendo ler algum livro da autora, pra conhecer melhor sua escrita, e seus livros.

eupoetizo 14/09/2022

Leitura proveitosa, o tanto que amei esses ensaios, encantei com os que retratam os escritores e poetas, quão bem é refletida a poesia.

losttoria 11/06/2022

Escrita de outro mundo!
Eu nunca tinha lido Virginia Woolf, ela era aquela autora que eu tinha grande admiração sem nunca ter lido uma palavra, e então eu li? E a admiração se tornou palpável, real, confirmada. Apesar desse ser uma coletânea de artigos seus, com muitos contextos históricos que eu nunca ouviria falar se não fosse por ele, eu achei um livro incrível, a Virginia tinha essa coisa nela sabe? Essa escrita que envolve mesmo você não sabendo muito bem do que ela ta falando, por vezes eu pensei ?de quem ela ta falando? quem é essa pessoa??, mas tudo que tava escrito era bom e por muitos momentos atemporal. Grande mulher!

Sabrina 16/05/2022

Meu primeiro contato com a Virginia, começar por esse livro foi uma boa escolha, pois, atiçou minha vontade para ler seus outros escritos enquanto romancista. Nesse livro a escritora faz uma série de resenhas e alguns discursos acerca das questões femininas, como o papel da mulher na literatura, entre outras coisas. Ela realmente se debruçava sobre essas questões e enquanto jornalista fazia criticas ferrenhas a visão dos homens acerca da literatura feminina. Um ponto baixo dos artigos pra mim, foi os elementos de ficção que ela trouxe pros seus discursos, alguns até se assemelham as narrativas, por isso os artigos se tornam um pouco cansativos de ler.

Cleuzita 24/04/2022

Um bom livro que merece ser lido.
Virgínia Woolf consegue, através dos sete ensaios que compõe esse livro, levantar questionamentos necessários sobre as tradicionais posições femininas na saciedade. Recomendo a leitura.

aureamariasf 23/04/2022

agradável
Meu primeiro contato com algo escrito pela Virginia, gostei da escrita dela e pretendo ler as outras mais famosas obras dela. Nesse livrinho tem muitas citações, Virginia analisa e seus argumentos são bastantes sólidos e coerentes. No geral é interessante e só incomodei-me com relação às citações mesmo, tem uma galera que ela fala que eu não faço a mínima ideia de quem sejam. Mas é uma leitura muito válida, mesmo sem pegar todas as referências é nítido o que ela quer argumentar em cima delas.

Jhanade 17/04/2022

Virgínia Woolf é incrível
Em tão pouco tempo mais uma leitura dos escritos da Virginia Woolf. Acho que vai entrar para a lista de autores preferidos que eu cismo em não criar

Pois muito que bem, neste livro de 106 páginas Virgínia nos prende em cada linha, nos fazendo reler seus parágrafos de tão bem estruturados e elaborados.

Uma mulher de uma escrita sensível e ao mesmo tempo lhe pegando pelos ombros e sacundindo para a realidade, o que a propósito ela faz com ela mesma em um dos 7 ensaios.

Aqui ela vai falar sobre a capacidade e impedimento da mulher não só na escrita mas em outras artes, o matar o tal Anjo do Lar, o olhar sensível e o se colocar diante lutas diferentes de mulheres para ela quase invisíveis, veja só que coisa não. O como duas mulheres totalmente de vidas e pensamentos diferentes se encontram e seu conviver diverso vai as unindo e de certa forma as modificando, Ellen Terry que habitando um único corpo consegue e pulsa ser tantas mulheres diferentes.

O livro é curtinho em páginas e extremamente rico em reflexão, análise e paralelos que podemos estabelecer até os dias atuais. Não vou me alongar muito pois vou preparar uns vídeos para os pontos que achei mais interessantes e que não cabem todos aqui.

bella 02/04/2022

foi uma leitura bem diferente do que costumo fazer, mas gostei muito!
a virginia woolf é impressionante, a maneira como ela consegue fazer as palavras dela soarem atemporais é incrível.
ameii

Geovanna.Holanda 31/03/2022

Genial
Virginia Woolf era uma autora que demorei para ler porque imaginava que seria uma leitura complexa ou difícil, que teria que consultar o dicionário várias vezes, mas não. A linguagem é simples, as críticas dela coerentes e forma de explicar genial. Já gostava dela só conhecendo sua história, agora com sua escrita, passei a gostar mais ainda. Acho que é um bom livro para começar na escrita dela e já identificar se é o tipo de escrita que gosta.

O primeiro texto falando sobre as profissões da mulher no contexto e época dela é muito interessante, visto que ainda há muitas semelhanças com a sociedade atual.
Gostei muito.

Adriely.Yamamotto 22/03/2022

Excelente
Ao todo são sete artigos sobre mulheres em diferentes aspectos.
O artigo "A posição intelectual das mulheres" foi, de longe, o mais intragável de todos. Não pela Virginia, claro, mas pela motivação da sua resposta. Homens se sentindo ameaçados em tantos níveis pelos feitos das mulheres sempre se amparam no mesmo discurso de superioridade masculina e/ou inabilidade feminina.
O mais triste é que essas palavras não são estranhas pra nenhuma mulher em 2022. Ainda somos deslegitimadas e questionadas o tempo todo e sob várias circunstâncias.
Ainda existe um caminho tão longo a nossa frente. Ainda existem tantas de nós sendo convencidas de que são tão pouco. As vezes, nós mesmas.
Mulheres, lutem! Uma canção, um romance, uma pintura, sobreviver no dia a dia, isso também é luta e também é resistência.