Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Profissões para mulheres e outros artigos feministas Virginia Woolf

Resenhas - Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Caroline.Jacoud 21/02/2024

É preciso ?matar o Anjo do Lar??
Aqui temos reunidos sete ensaios de Virgínia Woolf, os quais ela questiona diversos pontos da sociedade na época, com relação a discriminação e apagamento das mulheres.

Anos luz a frente de seu tempo, Virgínia escreve de maneira destemida, compartilhando suas inquietações e, com isso, propondo grandes reflexões acerca dos papéis femininos desde lá impostos.

A autora, descreveu com propriedade sobre as dificuldades encontradas pelas mulheres que ousavam escrever, ainda que não por ambição, e sim por prazer, por respiro, por vida. Ela afirmou que "matar o Anjo do Lar" fazia parte da atividade de uma escritora e eu achei essa expressão incrível. Principalmente porque, em seguida, ela se questiona o que sobra após essa perda. Uma mulher livre? Não.

Sobra uma mulher perdida que se acostumou com a identidade que lhe foi moldada. Se acostumou tanto em ser "o outro" (Simone de Beauvoir bem disse) que agora desconhece a si mesma.

Há muitos anos mulheres vivenciam dois grandes desafios:
1º: Matar o "Anjo do Lar" (lembrando que essa expressão se refere a quaisquer performances femininas exigidas);
2º: Ao matar o "Anjo do lar" (caso consiga), lidar com a sensação de não pertencimento de si mesma, com os muitos fantasmas escondidos e descobrir quem se é de verdade.

Arrisco dizer que ler Virginia possa ser de grande ajuda rumo a essa descoberta (além de terapia, claro)!

Tori Rios 13/03/2024

Minha primeira experiência com Virgínia
A fim de completar minha lista de mulheres consagradas na literatura eu corri para os braços de Virgínia Woolf e não há arrependimentos

Nina â¿ 21/04/2024

DI-VA!
Minha primeira experiência com a Virginia... que pensamentos, que articulação de palavras, que ousadia! Agora NECESSITO ler "Mrs. Dalloway"!!!

Messias 21/04/2024

Uma das coisas que eu gosto de ler esses pequenos ensaios da Virginia Woolf é ver a gênese de seus trabalhos mais complexos. Nesse livro fica nítido o caminho que levou à escrita de "Um teto todo seu". Vale a leitura, especialmente para quem quer mergulhar mais na obra da autora.

andy84 13/05/2024

Ótimo
Esse foi meu primeiro contato com algo escrito pela virginia, e o que eu tenho a dizer é o tanto que ela era uma mulher progressista de época. Gostei de ler esses escritos delas e saber mais um pouco sobre a vida das mulheres europeias de Londres e entender mais daquela época com o que ela traz nos textos. Achei a escrita dela muito boa e fácil de se ler.