Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Profissões para mulheres e outros artigos feministas Virginia Woolf

Resenhas - Profissões para mulheres e outros artigos feministas

bessaa 31/01/2023

Ótimo livro para começar a ler Virgínia Woolf. Simples entendimento dos assuntos abordados, rápida leitura e a visão feminina mostrada com liberdade e cheia de críticas. Adorei!

Cris 12/02/2023

12.02.2023
Achei a escrita e os temas difíceis de acompanhar. Não é uma leitura fluida, voltei várias vezes para entender o que estava sendo dito. E o leitor também precisa estar em um nível conhecedor da literatura. Falo isso citando exemplos.

NOITE DE REIS NO OLD VIC - Aqui nesse ensaio discorre sobre o leitor/conhecedor das peças de Shakespeare. Fala sobre os três tipos de classes que se dividem: os que preferem ler suas obras, os que preferem ver sua montagem no palco e os que vão do livro ao palco recolhendo o espólio e fazendo comparações. Quem nunca leu ou assistiu uma peça de teatro, poderá não entender muito bem.

NÃO ERA UM DE NÓS - Aqui comenta sobre a biografia de Shelley escrita pelo professor Peck. Mas quem foi Shelley? Para o leitor de literatura clássica sabe que se trata do grande poeta e que foi casado com Mary, a famosa escritora de O Prometeu Moderno ou Frankestein. Mas da forma como escreve, todos deveriam saber sobre quem está falando.

O HOMEM NO PORTÃO - Menciona que Dickens poderia ter escrito um personagem baseado na figura de Coleridge, assim como criou o Sr. Micawber. Tá, mas quem nunca leu Dickens sabe a qual obra pertence o Sr. Micawber? Graças a Deus eu li David Cooperfield e consegui entender esse ensaio.

Bom, esses são os poucos exemplos para quem quer ler esse livro de ensaios de Virginia Woolf.

Graziely8 15/02/2023

Virginia Woolf dominava a arte da escrita como ninguém. Sua ironia enriquece seus textos. Ademais, com seu talento ímpar conseguia transformar tarefas simples e corriqueiras em uma bela prosa poética.

taynna cavalcanti 17/02/2023

Profissões para mulheres e outros artigos feministas ?
Esse livrinho conta com sete ensaios da Virginia em que ela dialoga sobre a vida tradicional das mulheres.

já no primeiro ensaio, ?profissões para mulheres?, ela nos introduz o termo ?anjo do lar?, que tem origem em um poema bastante machista do crítico e poeta inglês Coventry Patmore.

o anjo do lar é aquela mulher ?extremamente encantadora. totalmente altruísta. excelente nas difíceis artes do convívio familiar. sacrifica-se todos os dias. se o almoço é frango, ela fica com o pé; se há ar encanado, é ali que irá sentar - em suma, seu feitio era nunca ter opinião ou vontade própria, e prefere sempre concordar com as opiniões e vontades dos outros. e acima de tudo - nem preciso dizer - é pura.?

Virginia nos conta que por muitas e muitas vezes as mulheres romancistas não conseguiam escrever (ou trabalhar em algum projeto qualquer de sua escolha) pois o anjo do lar as assombrava. ela relata que havia matado seu anjo do lar e caso não o fizesse, ele é que a mataria. ?arrancaria o coração de minha escrita.?

no ensaio intitulado ?a posição intelectual das mulheres? nos deparamos com trocas de farpas entre Virginia e Falcão Afável, pseudônimo de Desmond MacCarthy - crítico inglês e membro dos Apóstolos de Cambridge, sociedade secreta intelectual ?.
Falcão Afável afirma que ?com a possível exceção de Emily Brontë, nenhuma romancista fez até hoje um romance que se iguale aos grandes romances de homens.?
a resposta da Virginia foi publicada no jornal New Statesman, em que ela tenta incansavelmente explicar a este tolo que as mulheres poderiam ser tão grandiosas (ou até maiores) quanto os homens se tivessem ao menos oportunidade para tal, mas estavam ocupadas demais cuidando da casa e ?desde os primeiros tempos até o presente, dando a luz a toda população do universo.? ou seja, sendo anjos do lar.

esse livro é um ótimo ponto de partida para conhecer a Virginia ensaista e feminista, pois além das palavras ácidas (e vocé há de concordar, verdadeiras), ela nos faz imergir na luta da União das Trabalhadoras e mostra uma face mais voltada ao socialismo da época.

essa foi mais uma super leitura do @lendoautoras

Ehkew 25/02/2023

No geral foi uma boa experiência poder fazer a leitura desses artigos interessantes, que discutem o papel da mulher na sociedade, trazendo ideias como a mulher "Anjo do lar".  A Ideia da época de que as mulheres não foram importantes para a história, artes e etc por falta de capacidade intelectual e por escolha, fingindo demência total ao fato de que elas foram restritas  a esse acesso e sobrarem a elas somente o papel de mãe e dona de casa. Da cultura que acontece até hoje, de educar as meninas com mais proibições do que incentivo ao desenvolvimento delas e muitas  outras ideias levantadas. Também gostei de conhecer as figuras femininas abordadas.

Judi ð» 26/02/2023

Virgínia Visionária
Este livro é uma espécie de compilado de manuscritos da Virgínia no decorrer de sua trajetória de escritora, colunista de jornal e crítica literária.
Considero uma leitura importante para visualizar os primeiros sinais de um movimento feminista, organização de mulheres e o contexto histórico que atravessam esses fenômenos.
Virgínia tem um caráter subversivo em seus textos, responde a críticos homens de forma sarcástica, o que torna tudo muito potente.

Noany0 14/03/2023

Esclarecedor
Retrato cru e ligeiro acerca das situações enfrentadas pelas mulheres no século XIX, Woolf traz importantes críticas e ponderações sobre as condições difíceis que as mulheres enfrentam na sociedade patriarcal nesses ensaios.
Bônus para as resenhas nas quais ela discute com autores/ jornalistas extremamente alienados em relação a real condição feminina e como ela responde com argumentos muito bem colocados à essa inferiorização intelectual feita com as mulheres pelos homens.
Boa leitura acerca das causas feministas, recomendo.

sofnaomi 09/04/2023

Mulher só se fode mesmo
a kinga escreveu o livro a tempos e até agora reflete o cotidiano de várias mulheres! eita como habla a mami

mirroredmind 04/05/2023

Virgínia Woolf, e sua sensibilidade afiada...
Nesses manuscrito feminista, Virgínia apresenta críticas combatentes ao machismo e ao sexismo, em resenhas e críticas. Essa obra apresenta principalmente, uma análise da estrutura vigente, e pontua fenômenos machista que predominavam nas obras de alguns autores homens, que associavam o gênero as obras.
Além disso, eu adoro que nesse compilado de manuscrito, Virgínia é muito irônica e descontraída, deixando a leitura confortável e acessível.
Gostei bastante do livro, é bem simples, porém muito pertinente para estudos feministas.

Cris 04/06/2023

Escrevi uma resenha e publiquei mas por algum motivo sumiu, então serei breve.
Muito bom, principalmente pelas ideias que existem se olharmos o tempo em que foi escrito. Além disso, a Virgínia Woolf escreve maravilhosamente.

AmandaFerronato 10/06/2023

Profissões para mulheres e outros artigos feministas
Um livro de rápida leitura composto por seis ensaios que retratam a dificuldade da inserção da mulher no mundo intelectual e profissional.

It's Gi (Taylor's version) 10/07/2023

A luta pelo direito das mulheres
É impossível não se encantar com a forma que Virginia Woolf escreve. É irônica, sensata, tem pitadas de humor e um excelente senso crítico.
As discussões sobre questões de gênero introduzidas pela autora são extremamente importantes e é triste ver que muitas coisas que aconteciam lá no final do século XIX e início do século XX em relação a misoginia e o machismo ainda estão refletidadas no século XXI.
No mais, recomendo fortemente a leitura desse livro!

cinnamongirl612 17/07/2023

Leitura rápida, porém importante
Uma breve coletânea de ensaios de Virginia Woolf, onde ela escreve sobre as dificuldades que as mulheres enfrentavam para exercerem profissões e serem respeitadas enquanto trabalhadoras. Interessante que ela não faz um recorte apenas de gênero, mas também de classe para discorrer sobre o tema, mantendo, como sempre, a caneta afiadíssima com uma escrita repleta de sarcasmo e ironia. Vale a pena reservar um pouco de tempo para essa breve leitura.

Karen 31/07/2023

Título nonsense
Trata-se de um apanhando de artigos, cartas e falas em programas de rádio da autora.
Pequenas jóias coletadas sobre impressões e opniões de um das grandes da literatura mundial.
Particularmente fico com os "capítulos" PERAMBULAR PELA RUA: UMA AVENTURA LONDRINA & NÃO ERA UM DE NÓS.
"... o verdadeiro eu não é nem este nem aquele, não está aqui ou lá, mas é algo tão variado e errático, que só quando soltamos a rédea de seus desejos e o deixamos seguir seu caminho sem impedimentos é que somos de fato nós mesmos?"