As Cavernas de Aço

As Cavernas de Aço Isaac Asimov

Resenhas - As Cavernas de Aço

Marcos.Leste 03/08/2022

Empolgante
Uma leitura empolgante, onde cada parte vai se encaixando para um final realmente inteligente e espetacular onde deixa um gosto de quero ler a continuação...

Carla 02/08/2022

Livro de investigação policial? Se for com ficção científica, sim. Obrigada Asimov pela graça concedida.

Camila.Estrela 01/08/2022

Fantastix
Eu não consigo achar imperfeições na obras de Isaac Asimvov é simplesmente genial e impossível de parar de ler.

@rodolfo_lab 30/07/2022

Série de livros começou muito bem
Excelente livro. Bem rápida leitura e muito explicativo. Já estou ansioso pra ler os outros livros sequentes.

ViníciusRyan 29/07/2022

Fazia um tempo que eu tava querendo ler esse livro, não sabia como seria a combinação do sci-fi com uma investigação, mas gostei bastante!
Gostei muito da dupla Bailey e Daneel, achei interessante que a partir que eles vão se aproximando mais o Bailey vai deixando de usar o ?R.? para se referir a ele.
Não sei realmente se vou deixar em 4 estrelas, no momento parece justo mas posso acabar aumentando.
Tô ansioso para continuar essa série!

Rita. 28/07/2022

Inesperado
Quero começar agradecendo a Isaac Asimov por este livro, simplesmente obrigada por ter feito algo assim. Nunca me interessei por ficção científica, e tenho certeza que depois desse livro vou passar a ler (quase) todas as 500 obras desse escritor.

No início, não damos nada pelo livro, mas o desenvolvimento e o final de fato me consumiram.

alexandreadscn 27/07/2022

O primeiro da trilogia dos robôs e meu primeiro contato com Asimov.
Posso dizer que foi uma experiência muito boa, o livro não parece que tem 300 págs pq a leitura voa. O fato de vc não precisar ficar voltando pra compreender os termos técnicos ajuda na fluidez.

marcosvinni11 24/07/2022

Dupla dinâmica ?????
Não tinha lido ainda nenhum romance policial no ano, e essa mistura de resolver o crime + robôs é perfeita. O Asimov cria um universo que tu super quer saber como o mundo chegou naquele ponto e para onde vai. Você até consegue entender os Medievalistas, sobre o medo de perder os seus empregos para robôs mas óbvio que eles mais ajudam a sociedade, porém sempre tem que haver um equilíbrio. Os personagens são muitos carismáticos (ainda mais o Daneel). Esperando pra ver o que vem por aí ?.

Junior 24/07/2022

ASIMOV, O mestre.
As leis de ASIMOV. 1° lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal. 2° lei: Um robô..........

Arthur.CAsar 23/07/2022

Início da Saga Robôs
Nesse livro, Asimov, dá mais um passo nesse universo futuristico e fantástico.
Podemos ver como tem sido o relacionamento entre humanos x robôs, e tb a ideia do recomeço da emigração humana no universo. Tudo isso em volto de uma trama de suspense muito bem amarrada e com um desfecho inesperado.

Carolina2972 17/07/2022

Bom mistério
No começo a leitura estava bem devagar, demorou até q eu pegasse o êmbolo da história. Mas foi um bom mistério.

Cynara.Maira 16/07/2022

Esse livro acho que ganhou a nota que teve pelo final porque achei que a construção de mundo demorou demais, parecia que nada de verdade acontecia até metade do livro. Mas quando acontece é tudo de uma vez kkkk, achei bem divertido e acho que vou continuar a serie dos robôs.

Eva 15/07/2022

Após um longo tempo de sofrimento...
Estava louca pra sair de uma ressaca literária tenebrosa de longa, e num surto de energia, resolvi começar esse por indicação do Victor Almeida. Então obrigada, Isaac Asimov, por tirar o ódio pela leitura do meu corpo!

"? É melhor seguir o próprio caminho para o inferno do que alcançar o céu pelo caminho dos outros, não é?"

Ambientado em uma Terra futurista, a jornada se inicia com o assassinato de um cara importante: um roboticista Sideral (vindo de outro planeta). O protagonista, Elijah, é o policial designado a solucionar o caso junto de um robô humanóide, nosso querido Daneel. A partir disso, vemos tudo se desenrolar. O livro tem bastante foco na apresentação desta versão tecnológica da Terra que nós, leitores, não conhecemos. São muitas informações novas, algumas difíceis de entender. Eu mesma não entendi várias delas, mas não foi uma coisa que atrapalhou minha experiência. Pelo contrário, foi tudo muito interessante. Os cenários, o protagonista, seu parceiro robô, apreciei cada momento com eles.

"O que é beleza, ou bondade, ou arte, ou amor, ou Deus? Estamos sempre à beira do incognoscível, sempre tentando compreender o que não conseguimos compreender."

Mas como nem tudo são flores? tenho minhas críticas. As relações interpessoais do Elijah deixaram bastante a desejar. Ele tem uma esposa e um filho, mas o vínculo que existe entre eles não é tão bem desenvolvido, na minha opinião. Para exemplificar, senti mais química entre ele e o Daneel (UM ROBÔ) do que entre ele e sua família. Algumas ações do Elijah nos mostram que ele se importa com a Jessie e o Ben, mas para quem está lendo, eles não são relevantes (principalmente porque a Jessie é chata à beça, minha nossa). Se eles se machucassem ou morressem, o único incômodo que nos causaria seria de forma indireta, através da tristeza do próprio Lije. Não sei se eles irão aparecer nas sequências, mas se a resposta for sim, espero que isso seja melhorado.

Enfim, esse foi o primeiro livro que li do autor, e também a primeira vez que li uma ficção científica desse tipo, com robôs. Fui de forma despretensiosa, e saí desse livro muito empolgada. Me livrei da ressaca e ainda achei uma história incrível! Eu recomendo pra quem tem paciência para momentos de descrições e fluxos longos de pensamento. A resolução do caso e da história foram tão bons que qualquer pequeno incômodo valeu a pena. Animada para continuar a série.

Max 14/07/2022

Segundo romance que leio deste autor, gostei muito mais desse com base na descrição de mundo que tem, porém ainda assim não foi o suficiente para me encantar nem com a escrita nem com a história.
Tentarei ler um livro de contos do Asimov para ver se acho melhor, pois os de romance aparentemente não curti.