O Tigre de Sharpe

Resenhas - O Tigre de Sharpe

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ed.Costa 29/06/2022

Sharpe!
Primeiro volume da série ?As Aventuras de um soldado nas Guerras Napoleônicas?, O Tigre de Sharpe nos apresenta a seu personagem principal, Richard Sharpe.

Sharpe é um simples recruta, analfabeto e insatisfeito, lotado no 33º Regimento do exército britânico que se encontra em missão na Índia, com o objetivo é derrubar o Sultão Tipu, aliado do exército francês, para tomar Seringapatam, importante rota comercial daquele período.

O livro começa com Sharpe fazendo planos de desertar do exército, em companhia de Mary, uma viúva que viaja com o exército, desde a morte de seu marido.

Todavia, acusado de insubordinação pelo sargento Obadiah Hakeswil, é condenado à pena de duzentas chibatadas. Só que, no meio do castigo, acaba sendo escolhido para uma perigosa tarefa: infiltrar-se no exército inimigo e resgatar um oficial de alta patente que havia sido capturado pelas forças do Sultão Tipu, detentor de uma informação crucial para o exército inglês.

É nessa missão suicida que Richard ?Dick? Sharpe, se torna uma peça importante para os planos do exército britânico, ganhando a admiração e confiança de personagens como o Duque de Wellington, Arthur Wellesley, 1.º Duque de Wellington e David Baird, que realmente existiram e tiveram papéis de destaque na campanha inglesa contra Napoleão Bonaparte.

O ápice da narrativa é a Batalha de Seringapatam (1799), onde os britânicos conseguiram uma vitória decisiva depois de romper as paredes da fortaleza de Seringapatam, matando o Sultão Tipu.

Uma batalha escrita em detalhes, conduzindo o leitor a uma experiência incrível, como se fosse parte da narrativa, o que somente Cornwell é capaz de fazer.

Um livro imperdível, que vale à pena conferir!

Danilo Rafael 09/06/2022

Um ótimo início para uma saga
Somos apresentados a um mundo em transição. Costumes e armas antigas em conjunto com a pólvora, onde a miséria da vida medieval não se afastou dos ingleses.
Início forte, com um boa ilustração de como eram batalhas na época, assim como tudo o que e quem são necessários para a manutenção e sobrevivência do exército.
A apresentação da cidade, seus defensores e seu sultão foi muito bem feita, respeitando o seu real legado. A introdução do nosso herói foi igualmente bem sucedida.
Por fim, quase tudo se resolve e novas oportunidades são apresentadas. Meu pensamento ao ler a última página deste livro foi "até logo sharpezinho".

Gustavo 24/05/2022

Muito bom.
"Neste primeiro volume da série, Sharpe, fingindo-se de desertor, deve penetrar a cidade do sultão e fazer contato com um espião escocês aprisionado. Se for bem-sucedido, ganhará suas divisas de sargento. Se fracassar, será entregue aos cruéis executores de Tipu ou aos seus tigres devoradores de homens. Neste mundo exótico e misterioso, um passo em falso significa a morte."

Douglas.Castro 15/05/2022

Perfeito
Primeiro da serie, muito bom, recomendo, autor é um dos melhores em Cronicas e romances, top demais!!!

Manu 26/04/2022

Bernard Cornwell é realmente um escritor fenomenal! Essa série de livros dele é realmenre muito boa e com muitas descrições de batalhas, mas eu ainda prefiro batalhas com armas medievais do que com armas de fogo.

Arthur803 30/12/2021

Livro padrão Bernard Cornwell de qualidade
Estava a muito tempo querendo ler esta série de livros do Sharpe, desde que acabei as Crônicas do Rei do Inverno, tudo por uma questão de estilo de escrita do autor, isso me criou a vontade de conhecer suas outras obras, tanto a série do Sharpe quanto as outras.

O livro "As aventuras de Sharpe" conta a história de um soldado de baixa patente do exército britânico, trazendo a visão do que seria um batalhão nessa época, as dificuldades de uma guerra além do medo de morrer, e é claro, o enredo por traz das batalhas e artimanhas do personagem pra conquistar oque ele quer/precisa.

A maneira que a história é contada é perfeita, as descrições de ambiente, sensações, pensamentos e personagens foram na medida certa, e nada além disso, muitos autores pecam e acabam fazendo uma obra redundante e maçante simplesmente por pesar muito em descrições infinitas e sem a menor captação do leitor, e felizmente, não foi esse o caso.

Animado com os vários outros livros que vem por ai, a expectativa foi atendida.

Renata 13/12/2021

Primeiro livro que li desse autor, narra as aventuras de um soldado do exército inglês na guerra napoleônica, primeiro volume da série que já deixa uma expectativa grande pelos próximos volumes.
Ps. Contém descrição de torturas.

Jessé 18/11/2021

Bom.
Achei um livro divertido, e como disse antes, o Sharpe é um personagem muito carismáticos. É um livro bem aventura mesmo, igual aqueles filmes do Indiana Jones dos anos 80. Mas não gostei tanto, ao ponto de querer encarar uma série de 25 livros.

Bernard Cornwell é aquele escritor que todo mundo adora menos eu. Não que eu odeie?? na verdade eu até gosto quando leio alguns dos seus livros, mas eles nunca me empolgam o suficiente pra querer devorar todas as suas obras.

Por enquanto o Sharpe fica por aqui mesmo. Quem sabe no futuro( acho meio difícil) eu leio mais um volume.

Vinícius 26/10/2021

Confesso que não estava muito empolgado no início e demorei pra embalar no livro, o começo é um pouco parado e é diferente das outras obras do Cornwell que tanto me prenderam.
Eu gostei da leitura, mas não sei se leria novamente.

Gabriel 10/10/2021

Mais um livro ótimo do mestre Cornwell
Mais um livro do Cornwell, quarto do ano (e totalmente diferente dos outros que li). Nessa história, vamos acompanhar o soldado Richard Sharpe, do 33º Batalhão das Forças Britânicas, na empreitada para conquistar Misore, o Estado indiano comandado pelo Sultão Tipu e seu exército, apelidado de "tigres".

Um romance de batalha ótimo, com várias tramas secundárias tão boas quanto a primária. Cornwell sempre consegue descrever batalhas magistralmente, algo difícil, já que é complicado construir uma atmosfera e cenário de guerra sem torná-la enfadonha ao contar os detalhes.

A nota histórica no final do livro e a parte em que o autor comenta as referências são muito legais, dão um contexto ótimo e claro.

Seguirei lendo esta "pequena" série composta por 13 livros. Quando terminarei? Ninguém sabe kkkkkkk.

Joao.Felipe 28/09/2021

Vale a pena
Para ajudá-lo a entender se este livro é bom para você, irei revisá-lo falando sobre seus prós e contras.

Prós

- É fácil ver que Bernard Cornwell estuda muito para seus livros, você aprenderá sobre armas, personagens históricos importantes, a cadeia de comando do exército e batalhas reais.
- o autor tem personagens históricos fictícios e reais interessantes, cheios de personalidade.
- O ritmo é perfeito, este livro é um vira página que você não consegue parar de ler.
- Cornwell tem AS MELHORES descrições de batalha que já li.

Contras

- Você não tem muito background para os personagens, talvez o escritor nos dê mais nos próximos livros, mas neste, basicamente aprendemos o que eles faziam antes da guerra.
- O personagem principal faz de tudo, é bom em tudo, é um cara super fodão. Mesmo gostando dele, às vezes é demais!

4.25

Paiva 14/08/2021

Com certeza Sharpe é o meu novo herói!
Personagens, cenário, contextualização... Tudo perfeito.
Recomendo demais essa aventura e história inebriantes.
Não vejo a hora do próximo
Fabricio268 14/08/2021minha estante
Também li recentemente. Excelente! Não sei porque demorei tanto para iniciar essa série.

João 20/07/2021

O tigre de Sharpe - Bernard Cornwell
O primeiro livro das aventuras de Sharpe é muito legal!
O livro te prende do início ao fim, a descrição das cenas de batalha são excelentes e os personagens são carismáticos.
Bernard Cornwell consegue combinar um enredo ficcional incrível com um contexto histórico muito verídico. O autor estudou muito para escrever a obra e uma nota histórica no fim do livro esclarece o que é ficção e o que não é.
Para quem gosta de aventuras, ação e guerras, esse livro é um prato cheio!

Daigo.Nascimento 03/07/2021

É uma leitura densa e não deixa a desejar. Só tenho uma objeção sobre este livro, a narrativa em um único momento cria uma fuga que é incorporada como reviravolta (não vou dizer o que pelo fato de futuros leitos verem como spoiler). Mas é um ótimo livro, usa história como ambiente e cria personagens incríveis no processo, trazendo reflexões sobre guerra e humanidade que perpassam os ideais de bem e mal mostrando a nós como somos, sem maquiagem. E mostra a linha tenui entre um soldado heróico e um tirano homicida, trazendo a ideia de que tudo tem seus tons, alguns mais coloridos que outros, mas tons. Encerro aqui me pequeno artigo.

Rub.88 30/12/2020

O Recruta e o Sultão
No livro O Tigre de Sharpe do escritor britânico Bernard Cornwell fala sobre o cerco e invasão da cidade indiana de Seringapatam. Fato histórico que aconteceu em maio de 1799 e foi realizado pela então famigerada Companhia da Índias Orientais, organização mercantil que tinha poder militar e governamental para ditar as regras comerciais em mais da metade do mundo conhecido.
Sharpe é recruta do trigésimo terceiro regimento leve e pensa em desertar do exército. Aos 22 anos só entrou nessa conversa de carregar mosquetes pesado e marchar nos confins infernais da Terra para não ir para a cadeia. Preso por roubo preferiu, o que agora não parece ter sido uma ideia brilhante, servi ao rei inglês, mas não com muita lealdade. Isso seria pedir demais. Perseguido por um sargento maluco e perverso que está de olho na sua mulher, Sharpe é acusado de uma transgressão e vai para o chicote. A pena é interrompida no começo, mas levou umas boas lambadas no lombo. É requisitado para uma missão secreta. Se infiltrar na cidade fortifica indiana e consegui informações importantes com um prisioneiro de alta patente. Mesmo analfabeto, Sharpe é mais esperto que a maioria e isso inclui os mais graduados. Com um parceiro todo certinho e bem nascido encaram a empreitada sem muitas chances de sucesso. Como desertores e passando por teste de confiabilidade bem raso, entram no exército francês que serve ao Sulão Tipu, governante amado e temido que é mulçumano, respeita o hinduísmo, e tem uma fixação animalista com tigres. Tudo que ele tem leva o totem do tigre ou as cores do felino descomunal. Alguns animais dessa espécie também aparecem e são alimentados com prisioneiros. O cerco a cidade se fecha e os comandantes querem atacar uma parte da fortaleza que parece mais frágil. Tipu propositalmente deixou a mostra esse ponto fraco para ali armar uma armadilha para os ingleses. O trabalho de Sharpe é levar essa informação ao seu antigo exército e assim se tornar sargento.
Muita coisa acontece. As coisas vivem dando errado. Planos são emendados durante o percurso. Revezes inesperados. Traições. Batalhas de canhão e foguetes rústicos. Fumaças e chão lamacento de sangue. Atos de coragem e covardia abjeta que são necessárias como contraponto uma da outra. O arco do livro não muda muita coisa da literatura que conheço de Cornwell.

1 | 2 | 3 | 4 | 5