O Tigre de Sharpe

Resenhas - O Tigre de Sharpe

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Daniel 14/03/2012

Excelente
Bernard Cornwell é o cara...
Que série fantastica, já esta em 21 livros e eu vi uma entrevista dele dizendo que tem mais por vir...

Ana (PopHD) 03/10/2011

O Tigre de Sharpe é aventura digna de herói de cinema (www.pophd.com.br)
Gosta de ler ficção histórica? Então, muito provavelmente, você já deve ter ouvido falar de Bernard Cornwell. E se não ouviu (e não leu), não sabe o que está perdendo. O britânico, radicado nos Estados Unidos, é um dos melhores autores do gênero na atualidade (se não for o melhor). O autor se tornou conhecido por aqui graças a suas duas trilogias, As Crônicas de Arthur e A Busca do Graal, contudo, foram as histórias sobre Sharpe que fizeram sua fama internacional.

O Tigre de Sharpe conta a história de Richard Sharpe, os primeiros anos no exército do recruta inglês que mal sabe a idade que tem, órfão e de origem miserável, que se alista no 33º Regimento do Rei, apelidado de Havercakes (os biscoitos de aveia) para não ser morto, e vai parar na quente e inóspita Índia em 1799 no cerco a fortaleza de Seringapatam, controla pelo poderoso e esperto, Sultão Tipu que tem o peculiar costume de alimentar seus tigres de estimação com inimigos e traidores.

Pensando seriamente em desertar, juntamente com Mary, viúva de um sargento, ele cai numa armadilha montada pelo sargento Hakeswill, sujeito nojento que inveja o jovem recruta pela sua aparência e sorte com as mulheres, e acaba sendo condenado a duas mil chibatadas.

Contudo, a sorte de Sharpe muda, mas nem tanto, quando ele e o jovem tenente Lawford são enviados numa missão suicida: eles precisam se infiltrar como desertores em Seringapatam, descobrir as fraquezas da fortaleza e, de quebra, resgatar o chefe de inteligência da Companhia das Índias Orientais, o coronel McCandless, tio de Lawford, antes da invasão das tropas britânicas.

Este é o primeiro volume, publicado no Brasil, da série As Aventuras de Sharpe. A Editora Record tomou o cuidado de lançar a série pela ordem cronológica de acontecimentos dos livros, já que Cornwell ainda escreve as histórias de Sharpe sem seguir uma cronologia específica.

O Tigre de Sharpe é uma aventura de tirar o fôlego, recheada, como não podia deixar de ser, de elementos e lugares históricos, indo da organização dos exércitos britânicos, com o seus vários regimentos, oficiais, táticas de combate, ao modo de vida de população hindu, que vivia espremida na guerra por poder. Muitos dos personagens são figuras históricas verdadeiras, o que só deixa o livro ainda mais interessante.

FábioR 23/02/2011

Terminei o livro. Não vejo a hora de começar o segundo livro.

O tigre de Sharpe, muito boa leitura, mais uma grande obra de sir. Bernard Cornwell.

Abraço

Tulliu Cardia 24/03/2010

Olhando de um modo geral, eu gostei. Mas como já li outros livros de BC, sei o potencial que os livros dele têm. Continuo preferindo "As crônicas de Artur" e "Crônicas Saxônicas".
A história é legal, mas achei alguns acontecimentos um tanto forçados. Porém, pra quem gosta de Cornwell, recomendo.

site: https://www.wattpad.com/user/TulliuCardia

Yuske 01/01/2010

Um soldado muito interessante !!
Quando peguei para ler o tigre de sharpe, após ler a sinopse do mesmo parecia ser um livro bom e interessante. Acabou que me surpreendeu de tal forma tão positivamente que hoje é uma das séries favoritas, com suas tramas sempre bem tramadas, intrigas, guerras, fatos históricos e personagens muito bem construídos e cativantes.
Indico a todos que gostam de livros de guerra e aventura.

Michelly 24/12/2009

Sharpe entra em cena e nós mantêm viciados para os mais de 20 livros da série.

Renan 30/08/2009

Nota máxima.
Assim como Cornwell escreve bem sobre a idade média, podemos ver que ele escreve muito bem para a a era napoleônica também. "O Tigre de Sharpe" é um ótimo livro que retrata muito bem as estratégias, comportamentos, táticas, batalhas e a história dessa época não tão antiga. Além disso, Richard Sharpe é um ótimo personagem. Imaginar que a série de Sharpe possui 21 livros com essa qualidade faz o leitor sentir que terá uma grande história pela frente durante sua vida.
Manini 01/07/2012minha estante
O Cara fez 21 Livros somente sobtre este tema, e ainda em paralelo ainda escreve cronicas saxônicas, e esse cara é bom mesmo? os liros são bons mesmos.

Maeve 31/05/2009

cornwell me vicia! Bom, sou historiadora e as pesquisas dele são fabulosas,no entanto o que mais me fascina nesse livro e nos outros do autor é a incrível dinâmica das "cenas" de ação que ele constroe. Nunca vou esquecer dos techos onde Sharpe luta, as palavras são montadas de uma maneira tão exata que produzem uma imagem clara na minha cabeça, com cores, movimentos e sons. Posso ver nitidamente cada tiro de rifle e sentir a excitação de cada batalha!!! Meu encantamento com Cornwell vem da sensação de participar das histórias.

Wanderlei 04/05/2009

"O tigre de Sharpe” é o emocionante livro de estréia protagonizado pelo oficial britânico Richard Sharpe (Um herói com a perceptível marca Cornwell : anti-heróis com defeitos humanos), que participará de conflitos na costa de Portugal e Espanha até a derrota do exército napoleônico em Waterloo.A narrativa empolgante do autor faltou um pouco neste livro, mas não de todo. O final ficou marcado por uma série de acontecimentos heróicos que o deixam um pouco hollywoodiano, mas nenhum destes realmente impossível de ter acontecido. Neste livro, o personagem principal é realmente o herói, acompanhado por um escudeiro trapalhão (embora não torne nenhuma passagem engraçada) num ambiente hostil a sua presença e caçado por seus próprios companheiros. Felizmente Sharpe ainda tem muito a se mostrar nos 8 livros seguintes e, por ter a assinatura de Bernard Cornwell, eu não vou perdê-los.

Amarante 27/04/2009

primeiro livro de Bernard Cornwell e primeiro livro que li da serie as "Aventuras de Sharpe". Me impressionei com o estilo do autor. Otima série. recomendo

Melão 20/03/2009

O inicio da aventura.
O personagem principal é o Sharpe, Richard Sharpe, ele se descreve como um infeliz, um orfão que não teve sorte na vida e resolve entrar para o exercito para ter um local aonde cair morto e ter o soldo diário de rum.

Nas Indias, Sharpe está a serviço de sua Majestade sob ordens do sargento Haskewill, que por sinal odeia o Sharpe. Após um desendentimento, Hakeswill resolve armar uma armadilha para Sharpe, com isso ele é sentenciado a 2mil chibatadas.

Um amigo do Sharpe que possui um alto posto fica sabendo do fato e propoem que Sharpe faça uma missão suicida, fingir de desertor e entrar como espião no exercicio indiano e assim começa a historia do primeiro livro.

O primeiro livro é hilariante, nessa missao suicida do Sharpe, vai com ele um oficial do exercito como acompanhante, um tenente, mas eles tem que fingir que são apenas soldados de fileiras, e no começo o Sharpe precisa ensina-lo como os soldados falam, agem e até mesmo lutam, proporcionando boas risadas.

Apesar do Sharpe ser o personagem principal, as Aventuras de Sharpe tem o plano de fundo o Sir. Arthur Wellesley, mostrando todos seus triunfos até se tornar um grande general derrotando Napoleão em Waterloo.

Lucas 05/02/2009

História sem fim
Diferentemente de sua outras obras, nas aventuras de Sharpe B. Cornwell cria uma história com possibilidades infinitas de continuidade, já que essa série possui cerca de 20 livros já lançados no Reino Unido, fora as produções cinematográficas que são inspiradas em suas aventuras. Resta-nos apenas torcer para que sejamos agraciados com o lançamento das obras que faltam no Brasi.

Paccelli 28/01/2009

personagem
...o Sharpe É o personagem do Cornwell, a despeito da força de um Utrhed ou Darfell Cadarn...

1 | 2 | 3 | 4 | 5