O Tigre de Sharpe

Resenhas - O Tigre de Sharpe

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Dani Carrara 15/10/2020

Sensacional.
Primeiro livro que li do cornwell, adorei. Amo um romance que tenha uma base histórica e esse livro é um prato cheio, além de ser mto bem escrito e detalhado. Mto bom!

"O poder não residia em ser amado; o poder residia em ser temido".

Renato 20/08/2020

Excelente
Adorei a história, texto muito bem escrito. Leitura te prende do começo ao fim.

Macartiney 17/05/2020

Aventura na medida
Me senti assistindo aos saudosos filmes de aventura da "Sessão da Tarde", que começavam a toda velocidade, depois dava aquele sono básico para mais tarde você acordar no final novamente envolvido com a história e saboreando-a.

Não é aqui que o auge de Cornwell está presente, mas vale pontuar que nosso Sharpe é e provavelmente continuará sendo um injustiçado da literatura tupiniquim.
Digo isso porque tem muita qualidade na obra.

E tem cada bomba com marketing nas alturas por aí que são autênticas porcarias se comparado a qualquer livro desse escritor.

A história em si eu curti mais os diálogos e os momentos da proximidade do perigo do que a ação/guerra/localidades, que apesar da riqueza dos detalhes, sua descrição achei cansativa de ler e entender.
O protagonista é carismático mas nada comparado ao de outras Crônicas

Por fim vou continuar nessa aventura. Vale a pena.

Vanessa Pipi 27/04/2020

Uma saga sensacional
Cores, cheiro, sons, este é Bernard Cornwell
Conheço as crônicas saxônica que sou super fã, daí pesquisei sobre outros livros dele e comprei está aventura de um soldado nas guerras napoleônicas... demorou um pouco pra engrenar, mas depois foi só aventura correndo solta... narrativa cativante de B.C. sempre presente a cada parágrafo! Continuo fã...
Bora continuar essa aventura, afinal só tem mais onze volumes (que eu tenha conhecimento)kkk kkk pode ter mais!

Vanessa Pipi 27/04/2020

Uma saga sensacional
Cores, cheiro, sons, este é Bernard Cornwell

Aline 03/02/2020

...
...

Niájera 26/08/2019

Deveria ser mais falado!
Sharpe meu amigo, você é INJUSTIÇADO! uma pena essa série não ser tão falada...que personagens fantásticos, um protagonista que vem crescendo de forma excepcional e um vilão que me fez ter ódio real oficial!!! Sobre dados históricos e em sem tratando de Bernard isso é chover no molhado, ficção com aulas de história. Vale a pensa conhecer o nosso amigo Sharpe!
Reader.. 26/08/2019minha estante
Se é do Bernard Cornwell, então o livro é muto bom!!! Isso é uma coisa que aprendi lendo o livros dele.

E pode me agradecer de novo, por ter te apresentado ele. hahaha

Niájera 26/08/2019minha estante
Obrigada Sig hehehe e você precisa conhecer nosso amigo Sharpe... Queria um feat Derfel e Sharpe, coloca na sua lista aí de 9873 livros rssss

J.Waters 26/08/2019minha estante
Realmente é muito boa essa série.

Reader.. 26/08/2019minha estante
Irei comprar ele sim, vou terminar de comprar As Crônicas Saxônicas primeiro.

Júlio 01/09/2019minha estante
Essa série é fantástica, já li todos! Ao ver tantos livros achei que em algum momento o autor iria se perder. Mas não! Ela fica cada vez melhor. Essa é minha série favorita e o Sharpe é o melhor personagem que já vi (li). Tirei todo o ano passado para ler todos os livros, não me arrependo e já planejo a releitura. E... Hakeswill..... ?dio sincero e verdadeiro! tanta reviravolta nessa série!!!

Lismar 09/06/2019

O Mestre da Ficção Histórica.
E comecei mais uma saga de Cornwell, dessa vez passada no final do século XVIII em meio ao conflito entre Inglaterra e Muçulmanos pelo controle da Índia.
E como não poderia deixar de ser, mais uma obra em que o escritor britânico possui um grande domínio na descrição de batalhas, cercos e estratagemas.
O herói da vez é Sharpe, recruta do exército britânico que faz o possível para sobreviver à guerra e ao tratamento implacável dos oficiais do Exército.
Como ponta pé inicial de uma saga longeva, creio que possui mais de 20 livros, a história começa a todo vapor, e continua num ritmo frenético, que prende a atenção do leitor até o fim.
Maldito Cornwell, fez-me interessar em mais um série longa.
Luiz Miranda 10/06/2019minha estante
Não me atrevi começar, muito livro.

Bava 09/05/2019

Bem bom
Esse livro veio parar nas minhas mãos por acaso. Ele é muito interessante!
Em primeiro lugar é óbvio que o autor é um conhecedor/pesquisador de história. Consegue inserir um personagem fictício numa história verdadeira, preservando alguns personagens que realmente existiram e criando outros auxiliares para desenvolver uma bem estruturada trama.
Claro que o personagem principal tem papel crucial no desenrolar dos fatos sem descaracterizar o contexto histórico real.
São 20 volumes e eu li esse primeiro. Já vi onde isso vai me levar...
Existe também uma série que foi criada baseada nesses livros, para quem prefere. E o protagonista é o queridão Sean Bean. Ai, ai... é pouca vida para tanta coisa boa!

site: https://vidanadaperene.blogspot.com/2019/05/o-tigre-de-sharpe.html

Lybio 07/03/2019

Excelente livro, bons personagens, ótimas sequencias e uma ficção com uma ótima base histórica, amei

@solitude_e_books 27/08/2018

Nunca Spoiler
Ao término deste livro a única coisa que pensei foi por que não vejo muita gente falando dessa série, que livro bem escrito ,dos que eu li do Cornwell(que foram 14 livros) esse tá entre os três mais bem elaborado com visões de ambos lados da batalha.

Quem ainda não deu oportunidade a essa série tá perdendo tempo. Fiquei muito animado para ler as continuações....que não são poucas rsrsrs

Zatto 06/10/2017

Ficção Histórica de primeira qualidade!
Tive a oportunidade de terminar este livro mês passado e achei relevante fazer um review por aqui já que esta área anda meio parada. Estou lendo o quarto livro no momento e restam 17 para o fim da saga (ainda bem!).
Quem já conhece Bernard Cornwell através de As Crônicas de Artur, Crônicas Saxônicas e etc, já está acostumado com o nível da narrativa que ele consegue imprimir em seus livros. Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade, estou certo de que será uma experiência satisfatória.

Conviver com os pensamentos do soldado Sharpe durante a leitura foi realmente enriquecedor. É incrível como valores são inerentes à pessoa e Sharpe consegue demostrar desejos simples inegociáveis, intrepidez, confiança e muita determinação. A realidade nas entranhas do exercito Britânico e o pensamento coletivo que guiava os soldados de linha de frente foram pontos que me chamaram atenção, muitas vezes ao ver filmes, imaginava que as guerras desta época eram tão burras, algumas fileiras de homens atirando de um lado e outros do outro. Caiam e logo após a saraivada, os que sobreviviam só se preocupavam em recarregar seu mosquete ou fixar sua baioneta, imagino que a vida e a morte eram uma loteria. Então o que realmente segurava estes homens para não fugirem? Ou de se abaixarem quando as saraivadas viessem? Ou mesmo de procurarem abrigo e não simplesmente ficarem como uma parede humana atirando como loucos? A resposta está no desenrolar do livro, onde estes e outros pontos históricos conseguem ser replicados na ficção para que tenhamos uma compreensão maior das estratégias da época.
Outro ponto era a logística na guerra, o comércio que os acompanhava provendo suprimento, prostitutas e bebidas para soldados com espólios, o alimento necessário para alimentar os soldados e famílias que os acompanhavam na vanguarda. Confesso que não fazia ideia da multidão de bois, galinhas, mendigos, mulheres com filhos, velhos etc que acompanhavam o exercito pois muitos não tiveram escolhas tão somente sobreviver das migalhas.
Ao ler o livro percebe-se que o exercito era uma organização opressora e de onde o sujeito não via mais escapatória uma vez que entrasse. Os soldos eram ridículos e a possibilidade de crescimento ínfima. Não gostaria de ter nascido naquela época!

Bruno 23/09/2017

A Primeira das muitas aventuras de Sharpe
Com o Tigre de Sharpe, Bernard Cornwell utiliza sua pesquisa histórica minuciosa combinada com excelentes descrições e personagens diversificados, para iniciar a saga do Recruta Sharpe.

O livro narra a história do confronto entre o exército britânico e as forças do Sulltão Tipu da Índia. Sharpe, é um recruta do exército britânico, amado por seus companheiros e odiado por seus superiores, os quais adora provocar, o Sargento Hakeshil em especial. Contudo, Hakeshil está disposto a jogar sujo para se livrar de Sharpe.

Nos personagens, Bernard Cornwell mostra toda a complexa rede de personagens que compõe a trama, cada personagem com suas personalidades, gostos e desgostos. Essa diversidade gera diferenças internas entre os grupos, aquecendo as discussões e dando um clima de tensão durante os diálogos.

A narrativa, seguindo o padrão Cornwell, é incrível. Descrição precisa dos acontecimentos, através de uma detalhada pesquisa histórica e uma narração dinâmica e imersiva, em especial, durante as batalhas. Dependendo da atenção durante a leitura, é possível ouvir os golpes, tiros e gritos dos combate caóticos.

Deixei para falar da história por último, pois ela é simples, rápida e boa. Entretanto, as características narrativas, misturadas com toda a rede de personagens, torna a história ainda mais interessante e empolga o leitor.

O tigre de Sharpe é uma leitura simples e rápida, para que qualquer um possar ler. Recomendo muito para aqueles que pretendem conhecer o trabalho de Bernard Cornwell, provavelmente o maior escritor de ficção histórica da atualidade.

Sil 13/01/2017

Engraçado
Nunca imaginei que fosse dar algumas risadas nesse livro, gostei bastante, mas ainda não decidi se vou ler a série inteira.

Débora 02/03/2017minha estante
Kkkk gostei da parte me apaixonou por elas ...... dependendo do personagem masculino tbm me apaixono rs. Gostei da resenha estou pensando em começar a ler, só um pouco desnimada por ter que comprar tantos livros a série é enorme neh

Débora 02/03/2017minha estante
*apaixono