Realidades adaptadas

Realidades adaptadas Philip K. Dick

Resenhas - Realidades Adaptadas

RodrigoRdeCarvalho 22/04/2020

Distopias Filosóficas
Os contos são magníficos, muitos deles bem diferente dos filmes que neles se inspiraram. O tema da natureza humana talvez seja o fio condutor de todas estas distopias, bem como o conflito de certa definição de ser humano como ser de liberdade e uma sociedade e constante conflito com essa liberdade. Para um professor de Filosofia como eu, ou qualquer entusiasta das ciências humanas, este livro é um prato cheio para refletir e trabalhar filosofia política e ética.
gabriella.malta 22/04/2020minha estante
Também estou achando sensacional!!! Quero ler tudo dele, o que mais você recomenda?

RodrigoRdeCarvalho 22/04/2020minha estante
Foi meu primeiro, tb quero ler tudo. Eu e minha namorada estamos lendo o "homem do castelo alto" juntos, mas não estamos gostando muito, achamos a série muito boa e o livro tem decepcionado. Talvez seja por termos visto a série primeiro. De todo modo não diminuiu meu desejo de ler outros livros. Recomendo muito a série de mesmo nome que se encontra no Amazon Prime.

gabriella.malta 23/04/2020minha estante
Já assisti a série e depois li o livro, não gostei muito quando li também, mas depois de passado um tempo comecei a gostar. O problema é que a proposta do livro é totalmente diferente, na série eles lutam contra o nazismo, no livro senti que o objetivo é simplesmente apresentar uma realidade alternativa, ele levanta o questionamento de como seria nossa mente se a história tivesse sido diferente, até que ponto tudo que acreditamos e defendemos hoje não é contaminado pela mídia ?americanizada?, depois de ler algumas entrevistas com o autor passei a apreciar bem mais a obra. Ele não costuma escrever sobre mocinhos e vilões.

Ade 19/04/2020

Tipo BLACKMIRROR...
Cada conto desse livro tem, além da temática futuristica envolvendo a humanidade, o tempo e as máquinas, reflexões profundas sobre o ser humano. A profunda questão que norteou a vida é obra de PKD: Sou humano? O que é ser humano? O que torna alguém humano?
Fora tudo isso, foi muito bom ver os textos originais que levaram às adaptações do cinema e perceber como, nos originais, as histórias tinham um ar um tanto mais sombrio, o que me fez lembrar das reflexões que fazia ao assistir a série BLACKMIRROR!
Rodrigo 17/05/2021minha estante
Na verdade Black Mirror é "tipo" PKD e não o contrário

André 03/04/2020

O livro traz 7 contos que acabaram sendo adaptados para o cinema, alguns bem famosos (o vingador do futuro e minority report), e é fácil entender pq tantas obras do autor são levadas para o cinema.

O ponto forte dos livros do Phillip K. Dick são os conceitos e questionamentos que ele fomenta. Não que os contos sejam parados e sem ação, pelo contrário, mas o marcante são os temas msm e isso facilita a transposição da ideia dos contos para as telas.

Questionar a realidade em que vivemos, desafiar nossas visões do que é um ser humano, se somos seres humanos realmente, reflexões sobre tempo e memórias, nossa relação com a tecnologia, até uma reflexão sobre destino, são alguns dos temas trabalhados.

Algo notável é que o autor, assim como em outros livros dele que já li, deixa que o leitor interprete a estória e tire a sua própria moral, sem querer forçar nenhuma interpretação como correta. Isso te faz pensar sobre o que leu sobre os temas, seus significados, o que permite um aprendizado.

De ponto negativo, o autor não consegue criar personagens femininas bem trabalhadas e em alguns contos elas são apresentadas de forma esteriotipada.

No geral, vale muito a pena ler essa obra. A leitura é rápida e dinâmica, sem nunca ficar maçante.

Alessandro Heverton 22/03/2020

Excelente
Matéria prima de muitos filmes, trás uma série de contos que estimulam e desafiam a imaginação, longe de clichês e com muitas reviravoltas. Cyberpunk e futurismo fervilham nas obras.

Isabela.Bodanese 16/02/2020

Resenha da Livraria Estrutural
Realidades Adaptadas é um livro da editora Aleph que reúne contos de Philip K Dick que foram adaptados para o cinema e se tornaram grandes sucessos de bilheteria, como O vingador do Futuro, Minority Report e Os agentes do destino.

O conto que inspirou a criação do filme Impostor, de 2001, estrelado por Gary Sinise, foi meu conto favorito do livro, apesar de bastante curtinho, a sensação de tentar adivinhar o final e estar constantemente em dúvida me agradou demais.

Nessa história, Spence Ollham é sequestrado por seu colega de trabalho, e levado para a base lunar para ser destruído, sob a alegação de ser um robô enviado com o propósito de explodir uma bomba para impedir a pesquisa que estava sendo realizada por eles.

Spence então se vê diante de uma terrível situação, na qual precisa arrumar um meio de provar a todos que não foi substituído, a fim de salvar sua própria vida.

Gostei demais do livro em todos os aspectos, são ótimas histórias e a edição da Aleph está formidável. Recomendaria facilmente a um amigo.

Se você também é um grande fã de ficção científica, não deixe de conferir a série que publiquei sobre esse livro no meu Instagram @livrariaestrutural. Espero te ver por lá.

Guilherme Lopes 16/02/2020

Ler PKD é sempre uma viagem, é incrível como ele dispunha de uma imaginação rica e como cada história pode se tornar um grande universo se o leitor mergulhar de cabeça. Fiquei impressionado com a quantidade de filmes que adaptaram de seus contos.

Yuri 07/02/2020

Rei dos contos
Como sempre Philip arrasando nos contos

Sabryelle Torres 25/09/2019

Neste livro de contos de Ficção Científica, temos sete histórias que discutem várias ideias pertinentes a uma sociedade que se desenvolve cada vez mais aliada a tecnologia. "O que faz um humano ser considerado um 'ser humano'?"; "Inteligência Artificial: companheira ou inimiga?"; "Viagens no tempo seriam benéficas para para humanidade?". Philip K. Dick flutua sobre essas premissas e oferece ao leitor muito mais do que histórias para se entreter, mas também para refletir e temer.
Os contos são pequenos e a escrita é objetiva. Recomendo para quem está começando nesse gênero.

Matheus945 24/07/2019

Nota 3,9
Gostei bastante dos contos desse livro, mas acredito que eu fui esperando uma coisa e me deparei com outra. Esperava que fosse ter questionamentos filosóficos quanto o que é ser humano, ou sobre a humanidade por si só, mas o que o autor entrega é só a superfície desses questionamentos. Acredito que por ele ter entregado tão explicitamente os acontecimentos no texto, não nos permitiu refletir sobre a história em si.
O que eu gostei bastante foi a escrita bem fluida e de fácil entendimento do autor, todos os cenários que ele explicava eu conseguia de fato imaginar e a criatividade dos contos é inegável (os plot twists eram ótimos!). Uma pena que ele não tenha vivido para ver suas adaptações pro cinema.

Allan Tancredo 14/04/2019

Incrível
Esse livro é uma viagem a uma mente brilhante e perturbada. Instiga a várias reflexões. Recomendo.

Maiani - @minhavidaforadeorbita 21/03/2019

A ideia dessa coletânea é genial; juntar os contos do K. Dick que serviram de inspiração para filmes. Obrigada Editora Aleph por essa preciosidade! São 7 contos, cada um com introdução falando sobre o filme que originou, e sinceramente, recomendo que vocês assistam aos filmes após a leitura (fiz isso e foi um ampliador de horizontes!)

Não vou falar dos contos em si, pois por serem curtos, qualquer detalhe que eu contar será spoiler, mas em todos é possível perceber o viés filosófico que o Dick coloca em sua obra, destrinchando temas como humanidade e realidade. Em alguns isso é bem explícito, como em “Lembramos para você a preço de atacado” e “Impostor”.

Em contos como “O relatório minoritário” e “Segunda variedade” (inclusive, o último parágrafo desse conto é de uma genialidade comparativa sem igual) a questão da tecnologia/humanidade é muito bem trabalhada.

Ao acabar a leitura de cada um deles, a gente fica um tempinho digerindo aquilo que acabou de ler e pensando, como algo escrito a trinta, quarenta anos atrás, pode refletir tanto a sociedade em que vivemos. Confesso que gostei mais de alguns do que outros, mas de forma geral, é um livro excelente e pra quem quer conhecer a escrita do K. Dick, acredito que é uma boa porta de entrada.

“A existência de uma maioria implica, logicamente, uma minoria correspondente.”

“Talvez o mesmo tivesse ocorrido durante a peste. Quando aparecia uma mancha em alguém, a pessoa provavelmente também era morta, sem um instante de hesitação, sem provas, com base apenas na suspeita. Em tempos de perigo não havia alternativa.”

Emilia Yumi 17/02/2019

Contos de sci-fi, todas utilizadas em filmes de ficção científica.
Coletânea de sete contos, todos usados como pontapé para o desenvolvimento de vários filmes de ficção científica de sucesso. Alguns que destaco...
1- Lembramos a você a preço de atacado. Um cara tem o sonho de conhecer Marte e irá a uma empresa para implantar uma memória de viagem e deseja apimentar as coisas se tornando um agente especial em missão... Utilizado no filme Vingador do Futuro.
4 - Relatório Minoritário. Utilizado no filme Minority Report com Tom Cruise. Em um futuro, a polícia consegue prever o crime e prender o "criminoso" antes que ele faça tal ato... Faz você pensar... ele seria criminoso se ainda não cometeu o crime?
5 - O Pagamento. Do filme homônimo com Ben Affleck. Um técnico, após um contrato de dois anos, tem a sua memória apagada e espera receber um montante considerável de pagamento, mas... recebe um saco com algumas bugigangas... como um pedaço de fio, uma ficha de jogo quebrada, um canhoto de depósito... além de ser perseguido pela polícia...

Dos 7 contos esses foram os meu preferidos... Quem não conhece o autor, esse livro é um ótimo começo!!!

Biblioteca Álvaro Guerra 29/01/2019

Realidades Adaptadas
"Quando quero conhecer a obra de algum autor já consagrado e com vários livros publicados, sempre vou atrás dos mais finos ou dos contos, e foi assim com o Philip K. Dick, pois como estou na minha saga de desbravamento da ficção científica, logo recorri a essa obra recheada de grandes ideias. Fiquei bastante contente, pois na orelha já indicava esse livro como um ótimo começo para os não iniciados na obra do Dick, portanto, comecei com o pé direito."

Leia a resenha completa acessando este link: http://www.apenasumvicio.com/2016/11/resenha-realidades-adaptadas.html

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-7657-134-6

davidplmatias 30/12/2018

Tudo que se espera
Tudo que se espera de um scifi. Inteligente, inventivo, original, cativante, te faz pensar no pós leitura. Muito legal conhece as histórias que deram origem aos filmes clássicos do scifi.

pehlma 16/08/2018

Terminei de ler esse livro já tem quase um mês e tinha esquecido de escrever minhas impressões sobre ele. Porém, como dizem os antigos, antes tarde de que mais tarde.

Essa coletânea de contos, até onde sei exclusiva do povo brasileiro, é uma genial sacada da editora que reúne os contos mais famosos que inspiraram filmes.

A qualidade da escrita de PKD é algo a parte. Ácido, direto e certeiro nos pontos que deseja abordar, o velho Phillip raramente decepciona.

De todos os contos só 1 que não me agradou muito, falarei um pouco de cada mais abaixo.

Recomendo assistirem aos filmes antes dos contos, pois terão a mesma sensação que eu tive, que é a de ver como 20 ou 30 páginas conseguem entreter melhor que 2 horas de áudio visual rs.

Lembramos para você a preço de atacado
Conta a história de uma empresa que consegue inserir memórias 'falsas' nas pessoas mediante pagamento. A reflexão maior é também o slogan da empresa, que diz implantar a memória tão profunda que nenhum detalhe passa despercebido. Combinemos que dificilmente uma memória 'natural' se mantém intacta por muito tempo rs.
Esse aqui foi meu conto preferido.

Impostor
É basicamente a história de um infiltrado que se torna uma cópia exata de outra pessoa. Minha reação inicial foi: “Esse conto é maravilhosamente derretedor de mentes. Estou tendo orgasmos mentais."
Passou um tempo e a sensação continuou rs.

Segunda variedade
É um conto irritantemente incrível. Conta uma história meio pós guerra onde a humanidade desenvolveu máquinas para caçar seus inimigos. É a clássica história onde as maquinas tomam contam e assumem o controle.
Ele te leva numa jornada clichê e nada surpreendente. É basicamente mais do mesmo até a última página, mas é na última frase que o desgraçado do PKD mostra o quão genial ele é. O conto nunca foi sobre o que você acha que é, e só terminando é que você percebe. Malditos autores sensacionais kkkkk

O Pagamento
É um conto interessante, é um suspense melhor que muito thriller completo por aí. Um homem que perde a memória descobre que seu ela do futuro lhe deixou várias dicas para ele recobrar a memória.
O final é meio bleh mas é legal num geral. Gosto da escrita do PKD pq ela é direta e sem muita enrolação, principalmente nos contos.

Minority Report
Rapaz, Minority Report é um conto sensacional. De cair o cu da bunda, como dizem por aqui. Adaptado pro cinema pelo Spielberg, já dá pra saber que ele não iria colocar a mão em coisa ruim.
A história gira em torno de uma tecnologia criada para prever crimes. Com isso em mãos, a segurança consegue agir antes que o mesmo aconteça, o que traz a reflexão: Um crime que ainda não foi cometido, pode ser considerado crime? Pensar em fazer algo, é o mesmo que fazer?
Maldito né? kkkkkk

Equipe de ajuste e O Homem Dourado
São os únicos contos que não gostei. Eles não são ruins, só achei meio raso demais. Comparado aos outros é bem fraco.
A primeira é a história é sobre um homem que percebe a ‘matrix’ e tenta fugir de ser derrubado pelo sistema. Quem desperta merece ser aliado ou eliminado?
O segundo é sobre uma criatura que supostamente é a evolução do ser humano.

Realidades Adaptadas - Philip K. Dick
Nota: 9,5/10

site: https://resenhanaestante.blogspot.com/2018/08/resenha-realidades-adaptadas-philip-k.html