Em Defesa de Jacob

Em Defesa de Jacob William Landay

Resenhas - Em Defesa de Jacob

Samila_ 01/09/2020

Krl
Uau que livro senhoras e senhores
E esse final????
Mds de tirar o fôlego
Um livro instigante, te faz pensar muito sobre o sistema judiciário, sobre o caráter das pessoas, infelizmente bem trágico.

Mona A. 09/10/2020

3.5 talvez??
Eu gostei da história, realmente gostei. Me envolvi, queria saber no que ia dar, desconfiei de tudo e de todos e, por ter me apegado a algumas migalhas que o autor nos dá durante o desenrolar, não fiquei exatamente surpresa com o final, apesar de ser um final bem forte.

Mas além de ter sentido uma enfraquecida na narrativa em alguns momentos, algo me incomoda e não sei nem afirmar se é real: achei que o livro tem um certo recheio de comentários e descrições machistas e preconceituosas. Não é exclusividade não, mas fiquei especialmente incomodada com as descrições das mulheres, que até quando são elogiosas, me renderam umas reviradas de olhos. Talvez esteja pouco tolerante hoje em dia, não sei...

Bia 22/01/2021

O que foi esse final.
Não sei se estou com raiva, surpresa,indignada sei lá só que minha cabeça deu um nó ...não gosto de finais abertos odeio não ter certeza isso me incomodou... A narrativa é super rápida você simplesmente não consegue parar as descrições do julgamento são impecáveis o autor realmente atingiu o objetivo dele se foi nóis deixar aflitos e sem saber de nada até a última linha,ótima escrita personagens diferentes e com peculiaridades que nos faz questionar o que faríamos ?!.

M£R¥ 31/08/2020

O livro é essensacional, mas para mim ficou faltando o depoimento do Jocob.(era necessário ouvi lo)

Gui Balestiero 03/09/2020

Fui sem muito expectativas, e me surpreendi.
Em alguns momentos a leitura é maçante , e alguns plots chegam a ser desnecessários.

No entanto o saldo final é extremamente positivo. Vale a leitura.

@Renanlandim22 24/01/2016

Em defesa de Jacob
Sempre que gosto muito de um livro, fico com dificuldades pra escrever, sem saber bem por onde começar. Esse é um desses casos. Então começarei pelo básico: primeira obra que leio de William Landay, e me impressionei. O autor da um show. Muito bem escrito, desenvolvimento suave e agradável, leitura leve, enredo muito bem amarrado, transição de cronologia feita sempre de maneira bastante natural. Pouco é o que se pode criticar sobre a escrita.

Em termos de enredo, de início ele pode parecer um pouco cliché para quem está habituado a romances policiais e coisas do gênero. Lembro-me de ler um de Harlan Coben que tinha uma premissa bem semelhante. Porém, avançando um pouco na leitura a história se diferencia e se mostra única e peculiar. Por todo o desenvolvimento o autor consegue avançar em seu enredo, que é imprevisível o tempo todo, e ainda deixar o leitor sempre com uma "pulga atrás da orelha".

O modelo de escrita, que se aproxima do suspense de tribunal é muito interessante e bem encaixado. As transcrições do grande juri são bem colocadas, e a narração em primeira pessoa é feita com perfeição. O fato do narrador ser promotor/advogado e ainda um envolvido direto no caso traz duas vertentes narrativas (técnica em alguns momentos, sentimental em outros) que são bem exploradas.

Para terminar, o final merece um parágrafo sozinho. Já li muitos contos policiais, é meu gênero favorito. Isso faz com que, por experiência, eu quase nunca seja totalmente surpreendido por um final. Nesse caso fui. Não esperava de jeito algum o que as últimas 50 páginas reservaram. Vou me conter por aqui para evitar spoilers, mas indico esse livro demais. Vale a pena conferir!

Gabriela.Lopes 05/05/2021

Um pouco decepcionante
Eu assisti a série e quando descobri que tinha o livro corri para ler, mas infelizmente minhas altas expectativas não foram correspondidas. A história é realmente muito boa mas o livro em si nem tanto. As narrações muitas vezes exageram na hora das descrições dos personagens e dos lugares. O autor me fez ter a impressão de estar lendo um livro didático sobre direito durante o julgamento no livro e tornou a história um pouco cansativa. No geral é uma história boa mas que não foi bem desenvolvida

Ket 24/08/2020

O Anjo malvado?
Em "Em defesa de Jacob" vamos acompanhar a história do promotor Andy Barber que toma para si a incumbência de investigar o assassinato de Ben, um garoto de 14 anos, colega de escola do seu filho Jacob. Porém, logo após o inicio das investigações, Andy é tomado de surpresa quando evidencias encontradas na cena do crime indicam que o seu amado Jacob pode ter tido algo a ver com o crime. Em uma reviravolta, Andy passa de Promotor do caso, para pai do Réu!

Esse é um livro que vai brincar muito com nossa percepção do ser humano e nossas crenças na bondade que achamos ser intrínseca de crianças e jovens. Será mesmo? Contado em primeira pessoa pelo Andy, defensor ferrenho do filho, em vários momentos da história nossa lealdade muda de lado. Assuntos como o gene assassino e a maldade são levantados ao longo da narrativa e servem de base para que nós leitores escolhamos um veredicto. Jacob por sí só é um personagem que nem sempre eu consegui defender durante a história. Sua frieza e aparente falta de empatia me fizeram pender para o lado culpado várias vezes! E o próprio Andy é um personagem de quem eu duvidei desde o inicio: ele destila uma arrogância impossível de ignorar. Seus ataques constantes à Promotoria (do qual ele fez parte durante anos), nem sempre me pareciam apenas uma defesa do filho e sim uma soberba em relação a sua superioridade como Promotor. No fim das contas, na minha opinião, pai e filho eram iguais.

O final da história dá uma volta de 360 e nos entrega uma surpresa enorme! Gostei muito da narrativa e o enredo fluiu maravilhosamente. Só não levou nota máxima porque eu senti a falta de um foco maior na mãe de Jacob, Laurie, que é extremamente importante para o plot principal.

Carla 24/08/2020minha estante
Sua resenha me fez querer ler esse livro para ontem.

Ket 24/08/2020minha estante
Oi Carla! Obrigada, indico muito este livro. Se você ler, quero saber o teu veredicto sobre o Jacob!

Mari 01/05/2021

Embora tenha visto a série no ano passado, o livro me prendeu do início ao fim.

O autor foi muito habilidoso em manter a dúvida até o fim sobre o Jacob, mas no final percebemos que isso não é o mais importante da história, mas sim como a acusação afeta a família toda. O final surpreendente é coerente com tudo o que foi contado até então.

Os capítulos do julgamento são o ponto alto do livro.

Em suma, um ótimo suspense! A série foi bem fiel à história.

FelpsMoura 21/08/2020

Meh
Esse livro foi muito hypado, não gostei desse final, mas eu dei 3 estrelas por causa do começo, que prende bastante e eu gostei

Sula 30/08/2020

?O objetivo de um julgamento é alcançar o resultado certo, o que exige recalibrações constantes durante o percurso, como um veleiro ziguezagueando contra o vento.?