Para Sempre Alice

Para Sempre Alice Lisa Genova

Resenhas - Para Sempre Alice

Ennio 25/07/2020

Para sempre Alice
Comecei o Para sempre Alice em 2016 e no mesmo ano (lido apenas 1/5) dei uma pausa. Há alguns dias recomecei, sem presunção, a leitura do início, pois já não lembrava. Cheguei até a comentar que o mesmo livro pode ter, em ocasiões e tempos distintos, uma interpretação e aceitação igualmente diferentes.

Fato é que, recomecei, gostei, porém o enredo ainda não tinha me arrebatado. Nova pousa. Esta breve, ainda bem! Novo recomeço (ou novo começo, apenas? Mas já era o segundo recomenço! Fico com o primeiro rs). Desta vez houve um amor a terceira vista, e a leitura fluiu.

Alice foi me conquistando aos poucos, numa gradação. Ela, professora universitária titular de Harvard, bem-sucedida profissional e pessoalmente vê sua vida e rotina mudarem completamente, aos 50 anos, ao receber um diagnóstico de doença de Alzheimer de início precoce. Mudam a vida profissional e pessoal, sobretudo as relações familiares.

Além do óbvio das transformacões, comuns com a rápida progressão da doença - no caso relatado na obra -, o que me prendeu foi a forma como a autora fez a construção das personagens: a protagonista, Alice; a antagonista, a Alzheimer. E a coloco com destaque, porque de fato ela teve esse tratamento.

A mensagem maior que extraí foi a de que, embora haja um diagnóstico e prognóstico reservados, mesmo que o indivíduo tenha, por exemplo, uma doença neurodegenerativa progressiva que, a grosso modo, "dilua" sua memória, sua essencial nunca desaparecerá.

Ps: "A mãe a havia consolado, dizendo que não ficasse triste pelas borboletas, porque o simples fato de a vida delas ser curta não significava que fosse trágica".

Diegomoscovis 10/07/2020

Emocionante!
"Seu lado mãe acreditava que o amor que nutria pela filha estava a salvo do caos de seu cérebro, porque vivia em seu coração."

"Temo com frequência o amanhã. E se eu acordar e não souber quem é o meu marido? E se eu não souber onde estou nem me reconhecer no espelho? Quando deixarei de ser eu mesma? Será que a parte do meu cérebro que responde por minha personalidade é vulnerável a esta doença? Ou será que minha identidade é algo que transcende neurônios, proteínas e moléculas de DNA defeituosas? Estarão minha alma e meu espírito imunes à devastação da doença Alzheimer?"

taylany.rodrigues 09/07/2020

Maravilhoso!
Este livro me arrancou muitas lágrimas mas também me fez sentir muito amor. A temática dele é incrível é necessária. A autora escreveu a obra com maestria e de forma muito real.
Não tem defeitos.
Simplesmente incrível!

Ebenézer 30/06/2020

Para Sempre Alice aborda de forma direta, simples e como uma família é surpreendida com a descoberta do mal de Alzheimer em sua manifestação tão precoce em um membro da família aparentemente fora do grupo/faixa de risco.
Apreciei toda a narrativa que constitui um incentivo inestimável para das circunstâncias adversas a que estamos sujeitos cotidianamente.
A vida realmente é impermanente pois tudo pode se modificar total e radicalmente em poucos instantes, e de modo permanente nos submete a realidades nunca antes imaginadas.
Para Sempre Alice é uma leitura rápida, porém bastante instigante e esclarecedora.

Sabrina - @linhaposlinha 29/06/2020

"A doença de Alzheimer era um monstro de um tipo completamente diferente. Não havia armas capazes de matá-lo."
Alice é uma professora e pesquisadora bem sucedida, admirada pelos seus alunos por sua inteligência e memória sendo capaz de citar referências bibliográficas de cor. No entanto, prestes a completar 50 anos, Alice começa a ter os primeiros sinais de Alzheimer.

"Eu sei o que estou procurando, mas meu cérebro não consegue chegar lá. É como se você resolvesse que queria aquele copo de água, mas sua mão se recusasse a pegá-lo. Você lhe pede com delicadeza, você a ameaça, mas ela não se mexe. Por fim, pode ser que consiga fazê-la se mexer, mas aí ela pega o saleiro, ou derruba o copo e derrama toda a água na mesa. Ou então, quando você consegue fazer a mão segurar o copo e levá-lo à boca, aquela coceirinha na garganta já passou e você não precisa mais da água. O momento da necessidade passou."

Nesse livro acompanhamos todo o desenvolvimento do mal de Alzheimer em uma mulher relativamente jovem, desde os pequenos esquecimentos comuns no dia a dia até a pior fase da doença. A autora nos proporciona uma visão da neurodegeneração tanto de quem está ao redor quanto da própria pessoa afetada. É um livro tocante que nos faz perceber o quanto impotente somos diante dessa doença. O que provoca uma sensação desanimadora.

Para Sempre Alice é uma história reflexiva e muito emocionante que nos mostra como podemos nos tornar frágeis de uma hora para outra e como devemos valorizar cada momento do presente. Me emocionei em várias passagens.

site: https://www.instagram.com/linhaposlinha

Mariana 29/06/2020

Um dos meus prefeiros
Alice é professora e pesquisadora bem-sucedida. Sempre gostou de planejar a vida nos seus mínimos detalhes. Sempre acreditou que poderia estar no controle. Perto de completar 50 anos, Alice começa esquecer. No início coisas sem importância, como onde deixou o celular, até que um dia durante uma corrida ela se perde a caminho de casa. Alice é diagnosticada precocemente com o mal de Alzheimer. Ela terá que reinventar, a cada dia, a própria vida, terá que conviver com a única certeza que parece lhe restar: a de que ela não será a mesma pessoa daqui a um mês.

Eu já li esse livro faz muito tempo (10 anos) e é um dos meus preferidos, tanto que já emprestei para muitas pessoas (a capa já está até velhinha). É um livro curto, mas com uma história incrível que faz você refletir e se emocionar. Para quem gosta de um bom drama super indico!
Obs: Tem o filme no Netflix, mas nem se compara ao livro. 🦋🦋🦋

flaviamaria 16/06/2020

Perfeito.
Para sempre Alice é uma leitura incrível e emocionante. Com certeza um dos meus livros favoritos.
O livro narra a trajetória de Alice, uma professora universitária renomada, ao descobrir que tem alzheimer precoce, aos cinquenta anos de idade. A narrativa faz o leitor perceber a realidade de conviver com alguém portador da doença, de como é ter essa doença e de como ela de desenvolve rapidamente, fazendo o paciente perder a si mesmo e a sua essência. É triste, muito triste. O livro me arrancou muitas lágrimas, principalmente no final, já que o livro apresentou um final um pouco diferente do filme (assisti primeiro o filme, coisa que raramente acontece) que me chocou mais ainda e me deixou com um tanto de frustração e tristeza.
Sem mais spoilers, quem tiver a oportunidade de ler essa história, não perca tempo e leia.

Tatiana Patrícia 13/06/2020

Para sempre Alice
O que uma doença faz na vida de uma pessoa?
Muito triste saber que o Alzheimer ainda não tem cura.
Doença maldita que acaba com os sonhos do doente e afeta a família toda.
Só que já passou ou passa por isso, pra compreender de fato, como é destruidor ter algum familiar com a doença.
Livro muito bem escrito, narrado de uma forma que dá a impressão de estarmos presenciando os acontecimentos!
Livro pra nos questionarmos: como estamos vivendo? Estamos vivendo ou apenas existindo?
Pra quem tem alguém próximo com esse mal, como estamos o tratando? Como alguém que não precisa de mais nada, pq amanhã não se lembrará de mais nada mesmo, ou como um ser, q apesar de tudo ainda tem sentimentos, desejos e vontade?
Uma super lição de vida, con toda certeza!

Ca Melo 10/06/2020

De cortar o coração...
Provavelmente muitas pessoas conhecem essa história por conta do filme, mas eu queria ter primeiro a experiência mais aprofundada com o livro. Eu recebi a minha edição por uma troca no Skoob no ano passado e nem tinha ideia de quando eu leria. Até que olhei o livro na minha estante, como quem não quer nada, e quem disse que eu conseguia parar de ler?

Acho que a minha experiência se deu principalmente pela escrita envolvente da autora Lisa Genova. Em pouco tempo eu lia quase 60, 70 páginas de uma só vez. O que também é surpreendente, visto que por acaso descobri que a autora é neurocientista e trouxe diversos aspectos sobre a doença de Alzheimer, inclusive tem vídeo dela no TedTalks.

E difícil não admirar o trabalho dela também como escritora de romances! O livro é narrado em terceira pessoa e cada capítulo corresponde a um mês, o que nos faz acompanhar o desenvolvimento da doença num curto espaço de tempo.

A doença de Alzheimer é uma das doenças que eu mais emocionalmente tocada quando leio sobre. Essa é uma doença que não significa apenas o esquecimento, mas essencialmente a identidade de um ser humano. Para sempre Alice me tocou ainda mais por trazer um caso raro da doença: quando atinge a pessoa precocemente. Alice acaba de completar 50 anos e precisa lidar com essa realidade que acaba com a sua vida. Ser diagnosticada com uma doença degenerativa e fatal faz com que esta mulher passe a perder todas as suas conquistas, principalmente as profissionais. Assim como a autora, Alice é cientista renomada da Universidade de Harvard, ela tem livros sobre as suas pesquisas e dá diversas palestras em todo o mundo, justamente na área da Linguística.

>>> Resenha completa no blog!

site: https://abookaholicgirl.wordpress.com/2020/06/02/resenha-para-sempre-alice-de-lisa-genova/
Geovana Rodrigues 10/06/2020minha estante
Tem tempo que quero ler esse livro, mas falta coragem. Minha vó paterna tem Alzheimer, e foi meio precoce também. E vem avançando rápido. É tão triste ver a pessoa se perdendo. Ela já não me reconhece, as vezes o meu pai. Acaba com a pessoa e despedaça os que a cercam

Ca Melo 11/06/2020minha estante
Poxa Geo ??

Ester 29/05/2020

Sinceramente, eu chorei horrores lendo esse livro. Essa leitura flui de uma maneira... E quando você se depara, lá está você, mergulhando livro a fora.
Me encanta a forma que Lisa trouxe a história de Alice. Como ela mostra o quão importante são os laços familiares, e que a vida deveria ser vivida intensamente. Eu simplesmente ADOREI. Ainda estou tentando discernir essa leitura. E já espero por mais livros desta autora.

Bru.knutz 25/05/2020

Ótimo!!
Amei e indiquei pra todas as minhas amigas!! Além de um ótimo livro também traz bastante conhecimento sobre Alzheimer, impacto psicológico/social para quem tem e também para a família. Recomendo!

Manuela.Cavalcanti 24/05/2020

Precisamos falar sobre o Alzheimer!
[SPOILERS LEVES]

Para Sempre Alice é um livro extremamente delicado ao olhar o Alzheimer e a trajetória com que a doença afeta a vida do paciente e da família e de amigos próximos. Realmente, a doença mental reformula a vida de todos aqueles que vivem ao redor, seja do marido que precisa cuidar da esposa, quanto dos filhos que se deparam com a dúvida "será que o gene do Alzheimer também está em mim?".

O mais admirável do livro, no entanto, é a maneira com que a autora Lisa Genova trata de encarar a doença nas páginas do seu livro. Alice, personagem principal, é diagnosticada e em todo o período vemos como ela luta contra os esquecimentos e os lapsos de memória. É agoniante, revoltante de ver, mas, ao mesmo tempo, é igualmente importante entender que não se pode desistir. Pessoas diagnosticadas ainda no primeiro estágio do Alzheimer são instantaneamente tratadas como "incapazes", mas serão elas mesmo? Alice consegue perceber quando cochicham sobre ela, consegue ver a repulsa do marido em algumas situações (o distanciamento amoroso) e entre outros detalhes que mudam na sua vida. Para fechar com chave de ouro o discurso da personagem no final é simplesmente perfeito.

É tocante e confesso que me senti um pouco abalada ao ler o livro, precisei pausar a leitura algumas vezes e me recuperar psicologicamente. Acredito também que, quem se interessar pelo tema, deve assistir a um documentário chamado "Vivos Por Dentro". É perfeito!

Manuela.Cavalcanti 24/05/2020

Precisamos falar sobre o Alzheimer!
[SPOILERS LEVES]

Duda 22/05/2020

É uma história muito interessante que te prende do começo ao fim