A casa das sete mulheres

A casa das sete mulheres Letícia Wierzchowski

Resenhas - A Casa das Sete Mulheres

Tati.Lima 08/10/2023

Simplesmente PER-FEI-TOOOOOO!!!
Q livro incrível! Simplesmente sete mulheres maravilhosas! Manuela, Rosário, Perpétua, Ana, Caetano, Antônia e Mariana, todas elas incríveis em sua vidas e dramas q viveram na Estância da Barra, por conta da Revolução. Com uma história q ressalta o protagonismo feminino, em um período em q ser mulher é muito complicado, a escrita flui maravilhosamente bem, eu amei. E todas elas tem seu brilho pessoal, mas a Manuela, é com certeza a minha preferida, ela é considerada uma mulher frágil e no final ainda louca, mas ao contrário se mostra intensa, determinada e sensível. Tem seus momentos marcantes na história, com a sua premonição sobre a guerra e principalmente seu romance e desilusão com o Garibaldi. Enfim, um livro incrível, emocionante e muito bonito. Eu amei, realmente ameeeeeeeei...???

Rani 06/10/2023

Muito bom, um pouco lento no começo mas depois que passa dos 40% flui melhor. A escrita é muito boa apesar de alguns momentos de confusão

Jessica.Laviere 04/10/2023

Uma viagem empolgante!!!
Tinha minhas ressalvas quando comecei essa leitura, por ser uma história de época e extensa, mas foi um delicioso vira página.
Tem drama, romance, e isso tudo acontece em meio a uma guerra.
A história é muito bem amarrada, com uma narrativa fluída.

Charmssss 03/10/2023

Esperar ou pelear?
É até meio difícil saber por onde começar essa resenha porque a autora cria neste livro uma história de ficção baseada em fatos reais. A história se passa em um período turbulento do Brasil, mais especificamente no sul do país, onde aconteceu a chamada Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos.

Quando pensamos em guerra, logo pensamos em armas, lutas e destruição. Mas o que acontece com aqueles que ficam em casa? Se somente os homens vão para a guerra, então o que acontece com as mulheres? Pois bem, é um livro sobre guerra, porém de uma perspectiva diferente. As mulheres esperam. As mulheres rezam, sofrem, choram e continuam vivendo.

Acompanhamos, então, a vida dessas mulheres, cada uma passando por um drama diferente: um amor, um coração partido, a perda de alguém muito querido e a solidão. E foi em meio a essa perspectiva tão triste, tão sofrida, que a autora conseguiu nos presentear com uma obra tão linda e tocante.

Juliana.Santos 27/09/2023

As inutilidades da guerra
Resolvi ler o livro pela fama da série da TV, apesar de ainda não ter assistido. Conhecia o contexto histórico pelas aulas na escola, e achei interessante a proposta apresentada, o ponto de vista daqueles que ficam para trás, aguardando o desfecho de uma guerra iniciada com tanta euforia e otimismo, mas finalizada após inúmeras perdas e com o propósito inicial a muito esquecido.
Fiquei curiosa em saber até que ponto os personagens eram fictícios e quais de fato existiram - por exemplo, Garibaldi teve um amor brasileiro antes de Anita?
Depois de tantos anos de forçadaconvivência, as sete mulheres da casa tiveram finais diferentes, mas todas viveram momentos iguais de perda, tristeza, angústia e pequenas alegrias. Além da longa espera.

Neide22 24/09/2023

Mais uma vez encantada com nossos escritores nacionais!
Letícia escreve muito bem e me transmitiu toda agonia que aquelas mulheres passaram nos dez anos que ficaram confinadas, esperando o fim da guerra. Me recordava com muito carinho da minissérie da Globo e agora tenho mais essa boa recordação do livro que originou a minissérie.

Somente Leituras 24/09/2023

A Casa das Sete Mulheres
Não foi uma guerra perdida, foi um grito de liberdade!
A história do meu Rio Grande do Sul, livro que mistura fatos históricos com ficção.
Favoritado.

Alessandra.Lemos 11/07/2023

Uma guerra infinita
Eu me senti, por muitas vezes, presa dentro daquela casa com aqueles mulheres. Vivendo o marasmo de esperar por notícias de guerra, ou mesmo, esperar pelo fim da guerra.
Me senti sufocada, em vários momentos!!
Só não é 5 estrelas porque chega um momento no meio de livro que as coisas começam a acontecer rápido demais e você já tá cansada delas dento de casa fazendo todo dia a mesma coisa.

ludagatha 27/06/2023

O livro da minha vida!
Os personagens são baseados em pessoas reais e a história se passa em momentos históricos reais também!
É ambientado aqui no BR mesmo e é um dos livros mais incríveis e emocionantes que já li
Completamente apaixonada por ele e leio sempre que posso ?

Thiago548 27/06/2023

A casa das sete mulheres.
Hoje terminei de ler esse livro espetacular, para mim muito especial pois sou gaúcho, e ler essa história do meu estado e dessa mulheres guerreiras, com uma uma força inacreditável.
O livro é longo e pode ser lento muitas vezes, mas é muito bom, cada momento você se prende e se apaixona, sofre, fica com raiva e feliz juntos com esses personagem.
Realmente vale muito ler.

Tirol 21/06/2023

Uma longa espera?
Esse é o tipo de livro que deveria ser explorado nas escolas, por tudo que apresenta, por sua importância histórica de tão importante período do nosso país. Excelente livro!

Cadmo 08/06/2023

Esplêndido
Eu tenho uma história com essa história. Pega a cadeira. Senta aí

Lá em 2002, eu operado de apendicite, pós operatório, faltando a escola, assistia a minissérie " a casa das sete mulheres ". Me encantei desde então. Descobri algum tempo depois que era um livro. Não tive acesso na época. Só vim ter acesso em 2018. O livro em outra edição, outra capa. Comprei naquela mesma época. Li ainda em 2018. Mesmo amor, ainda expandido. Vi nas linhas do livro ainda mais encanto nas história narrada. Que escrita linda, poética, sensível e tocante
Agora em 2023 decidi reler. Ainda assim o mesmo amor. Aquele amor guardado, jurado pra sempre, que só aumenta com o tempo. Aquele confinamento que as 7 mulheres sofrem na guerra, ainda tem mais força agora. Algumas coisas que não faziam tanto sentido Lá em 2002/2018 agora ganham total força.

Manuela te amo e te defendo. Te entendo demais quando tu tens um amor pra sempre e guarda ele. Se guarda pra ele. Agora que todos somos um pouco assim né?

Acho que nos meus quase 35 anos de idade, em que essa história me "persegue" desde os 15 essa foi a leitura, o encantamento mais forte que tive com o enredo, como ja falei outras coisas fizeram mais sentido agora do que tempos atrás.

Continua favorito, continua no meu coração , agora mais maduro e mais amor antigo, cultivado e regado.

Agora vou fazer o caminho inverso que fiz lá em 2002. Ver a minissérie novamente (...)
Vini 15/06/2023minha estante
Sempre tive uma vontade enorme de ler. Me conquistou só pela sua descrição.

Cadmo 16/06/2023minha estante
Leia. Você não vai se arrepender

ana 04/06/2023

Releitura
Eu sempre vou reler e amar como sempre. o livro, os personagens, a minissérie, a trilha sonora é totalmente meu xodó e meu conforto em qualquer época triste. eu te amo manuela até o fim.

Stella 18/05/2023

Sobre amor, espera e guerra
Romance, drama, morte e tragédia. É um livro sobre a espera das mulheres enquanto corre uma guerra que leva e traz tanta coisa, desde amores à loucura e solidão. A parte política é um pouco chata pra mim, algumas cartas têm a linguaguem muito rebuscada e difícil de entender, mas o livro é uma obra prima. São várias pessoas da mesma família tentando sobreviver e manter os sonhos vivos, apesar da esperança roubada pela restrição e mortes que as batalhas trazem. Ótima leitura.

01/05/2023

Como aprender sobre história do Brasil de uma forma aleatória? Aprendi mais sobre o pampa e sobre Rio Grande. Já comecei a ler o segundo livro.