A casa das sete mulheres

A casa das sete mulheres Letícia Wierzchowski

Resenhas - A Casa das Sete Mulheres

Ohana Taís 07/02/2020

Guerra dos Farrapos em profundidade
Foi a leitura que parecia que nunca chegava ao fim. Embora seja muito bem escrita e de fácil compreensão, é repleta de expressões da época e da terra gaúcha. Talvez essa demora para finalizar a obra seja mais um fator que Letícia usou ao seu favor para expressar com profundidade o que demonstra na obra: espera, mais espera e muito vazio.

Essa poderia muito bem ser uma história que falasse sobre como os homens revolucionários foram fortes, aguerridos e bravos nessa luta que durou quase 10 anos. Acompanhamos parte da trajetória de Bento Gonçalves e seus homens nessa guerra, mas, o que nunca é falado ou mostrado se torna o principal cenário dessa obra: a longa espera recheada de sentimentos nas entrelinhas das fiéis mulheres da família Gonçalves: Caetana, D. Ana, Maria Manuela, Perpétua, Manuela, Mariana e Rosário. D. Antônia, da Estância do Brejo e irmã de Bento, também participa ativamente dessa longa jornada.

Desde que a família Gonçalves sai de Pelotas para a Estância da Barra em Camaquã, a guerra põe fim aos bailes para dar lugar às rezas, aos bordados, a necessidade de manter tudo em ordem para a volta incerta dos seus homens. Nisso, amores e desamores, tristezas e pequenas alegrias, passeios e comilanças, mortes e ferimentos, desafios aos padrões da sociedade e, acima de tudo, o famoso sexto sentido, por meio de sonhos, minuanos, fogos e sensações são apresentados com maestria.

Talvez eu ainda não ame essa obra como um dia vou amar, mas talvez seja por ainda não ter digerido completamente todas as 516 páginas, que mostraram que a Guerra dos Farrapos não foi exatamente como a cultura gaúcha tem o costume de exaltar. Vale muito a leitura!

Biblioteca Álvaro Guerra 13/02/2020

A Casa das Sete Mulheres é um romance escrito pela autora gaúcha Letícia Wierzchowski, lançado em abril de 2002. O livro levou à produção de uma minissérie com o mesmo nome, exibida pela Rede Globo no ano seguinte.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501063304

Rafs 18/02/2020

Não sei definir...
É difícil definir esse livro. A escrita da autora foi impecável, porém, se tratando de 1835 é totalmente compreensível que eu tenha encontrado dificuldade de interpretar certos acontecimentos ao longo da leitura. Me inconformei diversas vezes com o racismo e machismo muito presentes e bem descritos ao longo da estória, reação totalmente normal visando que estamos em 2020 e tendo nascido neste século encontro dificuldade em aceitar que esse tipo de coisa acontecia/acontece.
Me peguei perdida em alguns momentos pois a estória oscila de um personagem para outro muito rapidamente, ora pensava que estava com a Rosário mas na verdade, era sobre Manuela, hehe.
Apesar de tudo, ao final, estive grata por ter tido a experiência de poder ler essa obra e aprender pouco mais sobre essa parcela da história do país em que vivo. Esperava muito mais romance do que guerra, mas se paro para pensar, a vida é isso, não é mesmo?

Jader 27/02/2020

Excelente ficção histórica, muito bem estruturada, personagens bem construídos e escrita fluida.

Aline.Bottega 08/03/2020

Lindo. Emocionante. Arrebatador.
" ... e muito já anseio pela chegada deste outono. Quero ver as folhas secas pelo chão. Quero o vento úmido e as nuvens pesadas e a chuva que há de lavar tudo isso. Quero que tudo o que é cinzento abandone minha alma e se instale no céu e desabe sobre o campo." Misturando ficção com realidade, com uma linguagem poética única, a autora nos envolve nessa história do começo ao fim. Com certeza, um dos melhores livros que já li.

Luiza Boldt 11/04/2020

Livro muito bom, onde entramos na revolução farroupilha mas sem estarmos focados somente nos confrontos, mas sim acompanhando mais a vida de quem está do lado de fora na espera de entes queridos que estão lutando.
Achei muito interessante a alternância entre a história e as cartas da Manuela.
Só não foi 5 estrelas porque a Manuela em si me decepcionou um pouco, gostaria que ela tivesse tomado algumas decisões diferentes.

Alessandra.Lemos 11/07/2023

Uma guerra infinita
Eu me senti, por muitas vezes, presa dentro daquela casa com aqueles mulheres. Vivendo o marasmo de esperar por notícias de guerra, ou mesmo, esperar pelo fim da guerra.
Me senti sufocada, em vários momentos!!
Só não é 5 estrelas porque chega um momento no meio de livro que as coisas começam a acontecer rápido demais e você já tá cansada delas dento de casa fazendo todo dia a mesma coisa.

Rani 06/10/2023

Muito bom, um pouco lento no começo mas depois que passa dos 40% flui melhor. A escrita é muito boa apesar de alguns momentos de confusão

Vicioouss 20/07/2020

Um livro bom, ainda melhor que a minissérie, baseado em fatos reais

Kayrine Vitória 12/02/2021

Lindo
Que obra bonita, forte e delicada, histórica e romântica, triste e ao mesmo tempo arranca sorrisos involuntários. Letícia Wierzchowski foi extremamente pontual ao escrever.

Giovanna 22/08/2020

Amei, Amei!
Como descrever uma obra tão incrível? Estou maravilhada.
Eu confesso que iniciei a leitura sem muita vontade, parecia um livro longo, cansativo, sem graça, mas me ENGANEI profundamente. A medida que avançava nas páginas a história ficava ainda melhor.

São 10 capítulos contando os 10 anos da guerra dos Farrapos dentro da família do general Bento Gonçalves.

Eu fiquei bem envolvida com a história e com os personagens. Sofria as consequência da guerra junto com eles como se fossem da minha família.

Foi uma experiência muito boa e com certeza vai para a lista dos meus favoritos.

Garcia 18/12/2020

"Mortos da nossa terra, que apenas estão do outro lado, que acreditam num sonho, ou lutam, por dinheiro ou glória, junto aos imperiais. Será que um deles, um que seja, foi nosso conhecido, frequentou nosso saraus, esteve em nossa casa tomando um mate com meu pai, foi amigo de Antônio ou é enamorado de uma das minhas irmãs? Não há como sabê-lo…"

De 1835 a 1845 aconteceu a Revolução Farroupilha, uma luta entre latifundiários do Rio Grande e o Império brasileiro. Para proteger as mulheres da família, o líder do movimento, general Bento Gonçalves da Silva, resolve isolá-las em uma estância afastada dos pontos de combates. A guerra tinha expectativa de ser curta e com outros objetivos no início, porém, dez anos se passaram e as vidas das sete mulheres confinadas na Estância da Barra se transformaram com a solidão, a perda de familiares e a descoberta de paixões.
A casa, propriedade de D. Ana Joaquina da Silva Santos, fica cheia quando as seis mulheres da família chegam com as crianças menores. Maria Manuela traz as filhas Manuela, Rosário e Mariana e, Caetana a filha Perpétua. Inicialmente a dinâmica é amena e cada uma ocupa-se com bordados ou leituras de livros, porém, todas ficam apreensivas com as notícias que chegam das batalhas e algumas perdem entes queridos.
As sete mulheres têm experiências diferentes, mas, ao mesmo tempo, iguais dentro daquela casa. Os filhos menores crescem cercados de apreensão e medo sobre seus parentes voltarem ou não da guerra e alguns desses filhos mudam-se para a Estância enquanto crianças e chegam a lutar nos conflitos quando atingem a idade necessária.
A autora narra dez anos de história, intercalando trechos em terceira pessoa sobre a dinâmica na Estância da Barra e nos confrontos, o diário de Manuela (escrito desde o início da Revolução até anos após seu fim), além de trazer cartas e bilhetes trocados entre os personagens principais. A escrita é fluída, a ambientação é muito bem feita e as situações descritas são verossímeis. Uma ótima ficção histórica que acredito se firmará como um clássico nacional. 5/5.

site: https://www.instagram.com/p/CI893B5jEIc/

carlanagy 05/11/2022

Um pouco da história do Brasil
Uma das partes mais interessantes do livro é conhecer um pouco mais sobre essa parte da história do Brasil, mas no geral achei que o livro tem um ritmo lento. As personagens são interessantes mas é triste acompanhar a rotina delas sempre esperando por notícias.

Milena 06/01/2021

Traz a história gaúcha mais para perto
Eu como gaúcha, amo descobrir mais sobre as histórias que envolvem o pampa gaúcho.

O livro tem guerra, romance, drama, fantasmas, filhos bastardos, amores proibidos, tudo o que encanta o leitor. E a autora soube como ninguém dose bem a parte da ficção e parte real, fez com que a história ficasse mais palpável, mais próxima da realidade e encantadora. Pois eu como uma apaixonada por história ainda mais a que se passa no meu Estado fiquei encantada com cada detalhe.

Os dois livros dessa trilogia vão ser leituras obrigatórias para mim, não sei quando, mas em algum momento irei ler esses livros, pois me apaixonei pela escrita da autora.