spoiler visualizarDiego.Nicolau 09/02/2017
Resumo
As Armas da Persuasão - Robert Cialdini, PhD
Os seres humanos, assim como os animais, tem gatilhos que acionam formas de comportamentos padronizados. Pois nossa mente precisa ser rápida para identificar padrões.
Uma das formas é identificar estereótipos para pessoas ou situações.
Se não tivéssemos esses gatilhos, ficaríamos paralisados, pois levaria muito tempo para analisar CADA situação.
Gatilhos mentais são como Leis para o nosso cérebro. Conhecendo ou não, eles estão sempre em funcionamento em todos os momentos e regem boa parte de nossos comportamentos perante as situações.
Quanto mais ficamos conscientes dos gatilhos mentais, mais fácil dominaremos uma conversa ou um processo de negociação ou barganha.
1. RECIPROCIDADE
Ninguém gosta de ser considerado uma pessoa ingrata ou aproveitadora.
Há uma tendência de retribuir tudo aquilo que recebemos. Pois a maior parte dos códigos de conduta da humanidade exclui aqueles que e não retribuem o que recebem.
Somos programados para retribuir aquilo que recebemos: Sorrisos, críticas, gestos de carinho, Etc.
Antes de pedir algo ao seu cliente, ofereça algo, entregue algum valor, proporcione uma experiência.
Exemplo: Promotores de amostra em supermercado. Marcas que demonstram seus produtos gratuitamente convertem muito mais consumidores do que aquelas que não proporcionam esta experiência.
2. COMPROMETIMENTO/COMPROMISSO DE CONSISTÊNCIA
A maior parte das pessoas mantém sua posição após um comprometimento.
Quando me comprometo publicamente a fazer uma atividade, eu instintivamente preciso fazer isso FAZER SENTIDO perante os outros.
O comprometimento publico gera um gatilho não apenas de benefício próprio (como emagrecer x kilos ou correr X km), mas também de cumprir o que foi prometido em prol da imagem perante as outras pessoas.
3. APROVAÇÃO SOCIAL
As pessoas tendem a adotar um comportamento adequado, a partir do momento que este é adotado pela maioria.
Esse é um dos atalhos mais utilizados pelo nosso cérebro, pois economiza muita energia focal perante as escolhas. Por exemplo: Se a maior parte das pessoas de minha convivência compram determinado produto ou serviço, eu tendo a comprar também, afinal de contas, se a maioria comprou, é porque deve ser bom.
Mas esse é o gatilho natural que nosso cérebro executa, pois nem sempre isso é verdade quando falamos de marketing, pois as empresas ou pessoas que conhecem esse gatilho utiliza ele exclusivamente para este fim, levando o possível cliente a ter uma impressão errada do seu produto. Exemplo: Casas noturnas que deixam pessoas em fila do lado de fora, mesmo sem ter muita gente dentro, para gerar a imagem de que aquela é uma festa badalada e desejada. Assim, cuidado ao ser levado "pela manada".
Somos seres sociais, então tendemos a seguir as pessoas ao nosso redor. Logo, se eu tiver um depoimento de uma pessoa próxima a mim sobre um produto ou serviço, naturalmente olharei esse produto ou serviço com bons olhos.
4. AFEIÇÃO, AFINIDADE OU EMPATIA
É a característica que o ser humano tem de gostar de tudo que é semelhante, lhe ajuda ou lhe presta um elogio.
Exemplo: Os gerentes de banco se vestem de terno e gravata, pois o publico que mais lhes renderão investimentos e movimentações se vestem dessa forma.
Então entenda como seu cliente se veste e como ele gostará mais de você, como ele se identificará mais com você. Nos identificamos por aqueles que são mais parecidos conosco.
Como empreendedor, crie afinidade com seu público. Seja gostado por ele. Se comunique conforme ele QUER OUVIR.
5. AUTORIDADE
As pesquisas mais antigas já falavam sobre o comportamento de compra das pessoas. Os seres humanos tendem a aceitar, obedecer, comprar produtos de pessoas e empresas daqueles que possuem mais diplomas, certificados, credenciais e premiações.
Exemplos: Diploma do médico, oscar de filmes, pessoas de sucesso atreladas as marcas.
Automaticamente linkamos uma imagem ao sucesso (ou fracasso). E tendemos a imitar imagens de sucesso e autoridade.
6. ESCASSEZ
O ser humano valoriza muito mais um produto quanto ele é raro, escasso.
Mostre que seu produto é requisitado (honestamente) e deixe claro que se aquele cliente não o quiser, outro irá querer.
É um dos primeiros princípios da economia é o da Oferta e Demanda. Tendemos a dar mais valor àquilo que "quase ninguém possui".
Porém use o gatilho quando o produto ou benefício REALMENTE é escasso.
Se uma promoção tiver um prazo limitado, respeite esse prazo.
Utilize com cautela e respeito cada um desses gatilhos e armas, respeitando seu cliente e colocando veracidade neles. Pois caso não seja, pode ser uma arma contra você.