Bom-Crioulo

Bom-Crioulo Adolfo Caminha

Resenhas - Bom Crioulo

vênus 24/07/2020

Importante
É um livro muito importante por ser um dos primeiros a trazer a temática do romance homossexual no Brasil. No entanto, não me cativou e foi uma luta terminar de lê-lo.

fev 13/01/2021

Bom Crioulo, de Adolfo Caminha, é revolucionário por abordar uma relação entre homens em 1895, mas imprudente ao colocar um homem se relacionando com um adolescente. O que configura pedofilia. Isso é um vacilo.

Sinceramente, não sei vale destacar as partes em que o personagem principal, Amaro (Bom Crioulo), sofre racismo. O livro foi escrito pouco depois da "abolição" da escravidão no Brasil. Mas isso fica bastante explícito em várias passagens quando diminuem Bom Crioulo por causa da sua cor e tratando-o como selvagem.

A história narra a relação homoafetiva entre o ex-escravo Amaro, que depois de fugir entrar para o mundo da marinha fica conhecido como Bom Crioulo, e o jovem sulista Aleixo (muitas vezes citado como criança). Amaro se apaixona logo que vê o jovem de olhos azuis. Essa relação é bastante problemática. Não só por Aleixo ser menor de idade, mas também por ser abusiva. Eles alugam um quarto na pensão de uma portuguesa (D. Carolina) onde vivem sua história de amor que ao longo do tempo acaba sofrendo vários abalos.

Apesar do autor relatar a paixão do Amaro por Aleixo, a homossexualidade foi mostrada como anormal e quase que estritamente carnal.

Amaro, com certeza, é o melhor personagem da história. É bastante complexo.

A leitura é bem agradável e envolvente. No entanto, não nego que estava esperando outra coisa. Talvez uma relação mais bonita? Mas tenho que levar em conta a época em que o livro foi escrito. Mesmo acreditando que a obra tenha alguns problemas, acredito que a leitura seja interessante por abordar, mesmo que de forma torta, a relação homoafetiva e a homossexualidade em 1895.

Sabrina 03/05/2021

Bom Crioulo
Eu só ligo porque a escola obrigou? sim, mas valeu super a pena, é o primeiro clássico lgbt que eu leio, Amém muito a narrativa a escrita do autor, simplesmente perfeita.

Le Foltran 24/06/2021

livro indicado por Rita von hunty, adorei a leitura, mas ela é incômoda em muitos momentos.
leitura rápida, que reflete muitos pensamentos que podem inclusive serem utilizados para os dias atuais.

z..... 06/07/2021

Edição Martin Claret
Faz tempo que li. É obra naturalista com retrato pioneiro sobre o homossexualismo, tendo Amaro como protagonista. Apresenta relevância histórica, abordando realidades de seu contexto. Não gostei de nada e nem me disponho à nova conferida.
Horrível, detestei.
Registro breve, apenas para organização das leituras.

Resenha em Macapá, nos idos da vacinação contra a covid. No momento a vacinação na cidade está na idade de 40 anos para cima...

Arthur Sanches 07/07/2021

Ótimo livro! Ainda não havia lido nada parecido, um bom exemplar do realismo brasileiro. Vale a pena conferir!

Lu F. 07/08/2021

Imagina o ?cidadão de bem brasileiro? lendo isso em 1895?

Pois então, não gosto muito de romances naturalistas mas esse foi interessante de ler. É complicado e fruto de todos os preconceitos da época, mas de certo modo, é uma verdadeira tragédia (grega) brasileira.

Joao366 09/10/2022

Assim Caminha a Humanidade
Livro excelente para refletir sobre como a humanidade evolui devagar! No final do século XIX Adolfo Caminha publica um livro com protagonista negro e homossexual em um estilo literário do Naturalismo! E até os dias atuais essa temática ainda é considerada polêmica. Assim Caminha a Humanidade

soaresrai 23/10/2022

Se tornou o meu livro brasileiro favorito, aquela relação homossexual escondida, que fez meu coração bombear mais devagar.

Andressa 02/11/2022

Valeu a pena conhecer??
Decidi ler este livro depois de ter achado ?A Normalista? (Do mesmo autor ), a melhor leitura que fiz no ensino médio.?? porém, naquela altura eu já não era mais capaz de conectar da mesma forma a este tipo de livro. Ainda assim, não posso deixar de dizer que valeu a pena me dedicar a um livro? com temas tão importantes.??

Mey_mK 10/01/2023

iniciei a leitura já sabendo de toda história, então o final acabou não sendo realmente chocante, mas acredito que pela forma que foi escrito, não teria gostado tbm. pode ser devido a edição que li, mas no começo tinha uma escrita muito complexa que levou tempo para me acostumar. pela forma que ouvi falar esperava um romance bem mais romance(?), cenas e tals, mas tudo bem, vou acreditar que seja pela época que foi escrito