Bom-Crioulo

Bom-Crioulo Adolfo Caminha

Resenhas - Bom Crioulo

Giu Vitoria 21/09/2022

Original?
Definitivamente se for para avaliar a história e apenas isso, eu não gostei. Achei doentio, relações tóxicas, um livro racista, personagens muito escrotos, a situação toda é meio nauseante.
Da minha parte foi uma leitura obrigatória pelo colégio, e sendo um seminário tive que avaliar muitos pontos que vão além da história para poder apresentar, e é daí que eu tirei a minha segunda estrelinha. O livro é uma obra naturalista, e esse movimento traz toda essa perspectiva mais "casca grossa da sociedade" pra literatura, além de ter sido um livro EXTREMAMENTE original e em certo ponto achei bem corajoso do Adolfo Caminha lançar essa história, envolvendo vários "temas proibidos", que são tabus até hoje! Querendo ou não, é um diferencial para a época e encaixa bem no naturalismo, meudeus o livro é de 1895!!!
Sim, achei o livro racista, achei algumas cenas meio nojentas, achei esses relacionamentos de diferenças de idade ABSURDAS e definitivamente a forma como o Aleixo foi usado, como tanto o Amaro como a Carolina de certa forma foram como "pais" para ele em certo ponto, trazendo comida, roupa lavada, companhia, segurança, uma espécie de família pro menino, tudo isso pra mim foi muito bizarro. A forma como descreveram o Amaro, como se fosse bicho, isso me incomodou bastante. Como já disse, a história não me agradou muito, mas sendo uma história com todo esse peso que vem junto NÃO DÁ pra não levar em consideração toda essa carga histórica e as demais características. E esse final? Fiquei triste, não gostei muito de nenhum personagem mas achei esse Aleixo muito usado, muito manipulável e carente nessa história. Não sei se entra em "plot twist" mas eu pelo menos não tava esperando.

Joao366 09/10/2022

Assim Caminha a Humanidade
Livro excelente para refletir sobre como a humanidade evolui devagar! No final do século XIX Adolfo Caminha publica um livro com protagonista negro e homossexual em um estilo literário do Naturalismo! E até os dias atuais essa temática ainda é considerada polêmica. Assim Caminha a Humanidade

soaresrai 23/10/2022

Se tornou o meu livro brasileiro favorito, aquela relação homossexual escondida, que fez meu coração bombear mais devagar.

Andressa 02/11/2022

Valeu a pena conhecer??
Decidi ler este livro depois de ter achado ?A Normalista? (Do mesmo autor ), a melhor leitura que fiz no ensino médio.?? porém, naquela altura eu já não era mais capaz de conectar da mesma forma a este tipo de livro. Ainda assim, não posso deixar de dizer que valeu a pena me dedicar a um livro? com temas tão importantes.??

Babi 08/12/2022

Divisor de opiniões até hoje.
O "Bom Crioulo" causou polêmicas em sua época e causa até hoje. Em sua época, no século XIX, por retratar um relacionamento entre dois homens; hoje, aos olhos do século XXI, pela forma como foi retratada e o racismo e homofobia óbvios. Apesar disso, creio que seja essencial ler a obra com olhos críticos e perceber que naquela época Amaro e Aleixo, especialmente sob a tendência naturalista, não seriam lidos socialmente de outra maneira, mas que ainda sim é o primeiro romance da literatura brasileira a abrir espaço para um homem negro, gay e pobre, espaço que até hoje é escasso.

Não consegui dar 5 estrelas porque achei a história corrida, mas, independentemente da minha opinião pessoal, o livro é um clássico e vale a pena ser lido e revisitado em qualquer tempo.

Rafael 25/12/2022

Uma obra revolucionária e atual
Jamais pensei que fosse encontrar algo tão contemporâneo em um livro escrito nos idos de 1895. Para minha grata surpresa, foi com o que me deparei ao ler essa obra fantástica e divertida que é "Bom Crioulo". O livro é fluido, bem escrito, com enredo envolvente e bastante polêmico ao narrar um quase triângulo amoroso entre um jovem, um marinheiro e uma portuguesa de idade já "avançada" para a época. Caminha entrelaça os destinos dessas personagens de forma magistral, trazendo à tona aspectos da sociedade daquele tempo e das dificuldades vivenciadas, já naquele tempo, por negros, gays e mulheres. Amaro, o Bom Crioulo, sofre uma nova escravidão ao fugir da senzala e cair nas sevícias da marinha. Aleixo e Amaro ainda padecem com o preconceito por conta de sua homossexualidade. Carolina, por sua vez, é menosprezada por sua condição de mulher, já sem préstimos ao atingir seus 38 anos de idade. Personagens que, como disse no início, me parecem saídos da última novela que passou na TV, pois as coisas continuam do mesmo modo, embora já tenham se passado mais de 200 anos! Gostei muito da ousada proposta de Caminha ao escrever esse livro e me deleitei com sua prosa faceira. Vale a pena a leitura.

Mey_mK 10/01/2023

iniciei a leitura já sabendo de toda história, então o final acabou não sendo realmente chocante, mas acredito que pela forma que foi escrito, não teria gostado tbm. pode ser devido a edição que li, mas no começo tinha uma escrita muito complexa que levou tempo para me acostumar. pela forma que ouvi falar esperava um romance bem mais romance(?), cenas e tals, mas tudo bem, vou acreditar que seja pela época que foi escrito

Flavitta81 14/06/2023

Abrindo o caminho do Realismo.
Este livro me fez reviver os bons momentos de leituras realista feitas anteriormente. Retrata a vida como ela é e mostrou questões sociais polêmicas para a época. Um toque importante sobre a liberdade sexual.

Nicole.Delfrate 20/07/2023

Um bom clássico para começar
Bom crioulo é um livro curto, não diria que é de fácil leitura principalmente para quem não esta acostumando, tem muitas palavras difícil e termos sa marinha, mas aos poucos você vai pegando o significado e se acostumando com o modo de escrita, recomendo super.

ytalodamata 17/09/2023

Bom crioulo
Sinceramente? não foi uma leitura que me cativou. Eu o li com muito fogo no olhar - realmente com vontade - mas a história em meio aos mares apagou minha chama por esse livro. Os personagens são cativantes. Tinha tudo para vingar, mas de certa forma não vingou.

maria 23/10/2023

Sei la que nome dar
Na escola houve uma apresentação sobre esse livro no ano passado e eu quis ler pois achei interessante ser o primeiro livro gay do brasil. até que gostei...

Lana310 08/12/2023

Um livro que li meio que por obrigação, não foi uma leitura prazerosa (muito pelo contrário rsrs) mas a complexidade do sentimentos e emoções dos personagnes principais me intrigou o que deixou o livro mais interessante