Bom-Crioulo

Bom-Crioulo Adolfo Caminha




Resenhas - Bom Crioulo


209 encontrados | exibindo 196 a 209
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 14


Mey_mK 10/01/2023

iniciei a leitura já sabendo de toda história, então o final acabou não sendo realmente chocante, mas acredito que pela forma que foi escrito, não teria gostado tbm. pode ser devido a edição que li, mas no começo tinha uma escrita muito complexa que levou tempo para me acostumar. pela forma que ouvi falar esperava um romance bem mais romance(?), cenas e tals, mas tudo bem, vou acreditar que seja pela época que foi escrito
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Flavitta81 14/06/2023

Abrindo o caminho do Realismo.
Este livro me fez reviver os bons momentos de leituras realista feitas anteriormente. Retrata a vida como ela é e mostrou questões sociais polêmicas para a época. Um toque importante sobre a liberdade sexual.
comentários(0)comente



Nicole.Delfrate 20/07/2023

Um bom clássico para começar
Bom crioulo é um livro curto, não diria que é de fácil leitura principalmente para quem não esta acostumando, tem muitas palavras difícil e termos sa marinha, mas aos poucos você vai pegando o significado e se acostumando com o modo de escrita, recomendo super.
comentários(0)comente



ytalodamata 17/09/2023

Bom crioulo
Sinceramente? não foi uma leitura que me cativou. Eu o li com muito fogo no olhar - realmente com vontade - mas a história em meio aos mares apagou minha chama por esse livro. Os personagens são cativantes. Tinha tudo para vingar, mas de certa forma não vingou.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



maria 23/10/2023

Sei la que nome dar
Na escola houve uma apresentação sobre esse livro no ano passado e eu quis ler pois achei interessante ser o primeiro livro gay do brasil. até que gostei...
comentários(0)comente



wild.ivy 03/12/2023

Temas importantes!
"Bom-Crioulo" é uma leitura interessante quando levamos em consideração que foi uma das primeiras obras brasileiras a retratar a homossexualidade abertamente. De um lado temos Amaro, o "Bom-Crioulo", e do outro Aleixo, um rapaz de 15 anos (sim!) por quem Amaro passa a nutrir um "amor" com pitadas consideráveis de obsessão. É uma história trágica, cheia de amargura, violência e ódio, impulsos que vão se tornando cada vez mais presentes em Bom-Crioulo, conforme sua relação com Aleixo vai se despedaçando. Por outro lado, a história também é permeada por críticas contra o sistema escravocrata, seguindo os pensamentos do autor.
Pelos temas abordados e pela poética escrita de Caminha, vale a pena, embora a narrativa tenha deixado a desejar, com um final súbito, confuso e muito ?????
comentários(0)comente



Lana310 08/12/2023

Um livro que li meio que por obrigação, não foi uma leitura prazerosa (muito pelo contrário rsrs) mas a complexidade do sentimentos e emoções dos personagnes principais me intrigou o que deixou o livro mais interessante
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



gabriel2752 11/01/2024

Esse livro foi tão bem eloborado no que se refere à escrita que nas minhas atualizações só consegui transcrever alguns trechos que me deixaram bobo com a forma como Adolfo descreve os sentimentos - ou instintos - dos seus personagens.
É muito evidente e interessante de perceber que sempre, em quase todas as ocasiões, que afloram sentimentos, ou apenas em descrições introdutórias de alguns personagens, há associações com comportamentos animalescos - naturalismo por óbvio. E isso nos guia para uma leitura que é difícil ver esses personagens e sentir apreço por eles, já que são muito envoltos nesses instintos animais, além da clara reação desses ao seu meio, influenciando-os o máximo que pode.
Dito isso, tadinho do amaro meu deus ele é um coitado fruto da escravidão que consegue sua liberdade na marinha fazendo trabalhos braçais pesados e conhece e se apaixona pelo aleixo que TRAI ele e HUMILHA ele com uma pessoa q é muito importante pro Amaro dona carolina sua cretina
comentários(0)comente



nani 17/02/2024

Interessante
Para um livro do século 19 a leitura é bem fluída, a história não é como eu imaginei. acabei pegando um spoiler do final kkkkkj e achei q seria mais detalhado, até pq, os detalhes são características do estilo naturalista, o escritor podia ter explorado mais isso.

por ser de 1800 e pouco é cheio de esteriótipos e pré conceitos. achei bem real e fidedigna a maneira como o escritor abordou aqui certas coisas

é um livro interessante, e tem muitos tópicos a serem debatidos
comentários(0)comente



zeqhugo 13/03/2024

O que poderia ser.
O início é bom, ótimo. A rotina na corveta é dura, realista e ao mesmo tempo oferece uma visão do trabalho livre brasileiro que pouco se fala. Ah se o livro inteiro fosse sobre as histórias na corveta. Ah se o livro inteiro fossem as descrições e ótima contextualização. Ah se o livro inteiro fosse uma desculpa para aprender. Mas é, é até os seus primórdios acabarem, e depois encara um romance que não tem desculpa para ser assim, não importa a época.
Uma coisa é inovadora, a ideia do "the prettiest boy in the world", que parece bem notável aqui. Um jovem tão lindo e com características femininas que traz o pior de todos que o rodeiam. Ou talvez essas eram só as impressões que o bom tinha do grumete, visto como o mesmo era sim um predador.
Gosto de coisas que me incomodam, mas esse livro fez só isso, incomodar. Fica óbvio depois de um tempo. Mas gosto que é um unreliable narrator.
comentários(0)comente



Lari 28/05/2024

Que livro difícil de ler, mds achei que nunca ia terminar mesmo sendo um livro tão curto. Minha vontade é dar uma estrela, mas reconheço a importância histórica e o peso que uma obra retratando assuntos como esses carrega.
comentários(0)comente



209 encontrados | exibindo 196 a 209
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 14


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR