Bom-Crioulo

Bom-Crioulo Adolfo Caminha

Resenhas - Bom Crioulo

Mey_mK 10/01/2023

iniciei a leitura já sabendo de toda história, então o final acabou não sendo realmente chocante, mas acredito que pela forma que foi escrito, não teria gostado tbm. pode ser devido a edição que li, mas no começo tinha uma escrita muito complexa que levou tempo para me acostumar. pela forma que ouvi falar esperava um romance bem mais romance(?), cenas e tals, mas tudo bem, vou acreditar que seja pela época que foi escrito

Flavitta81 14/06/2023

Abrindo o caminho do Realismo.
Este livro me fez reviver os bons momentos de leituras realista feitas anteriormente. Retrata a vida como ela é e mostrou questões sociais polêmicas para a época. Um toque importante sobre a liberdade sexual.

Nicole.Delfrate 20/07/2023

Um bom clássico para começar
Bom crioulo é um livro curto, não diria que é de fácil leitura principalmente para quem não esta acostumando, tem muitas palavras difícil e termos sa marinha, mas aos poucos você vai pegando o significado e se acostumando com o modo de escrita, recomendo super.

ytalodamata 17/09/2023

Bom crioulo
Sinceramente? não foi uma leitura que me cativou. Eu o li com muito fogo no olhar - realmente com vontade - mas a história em meio aos mares apagou minha chama por esse livro. Os personagens são cativantes. Tinha tudo para vingar, mas de certa forma não vingou.

maria 23/10/2023

Sei la que nome dar
Na escola houve uma apresentação sobre esse livro no ano passado e eu quis ler pois achei interessante ser o primeiro livro gay do brasil. até que gostei...

wild.ivy 03/12/2023

Temas importantes!
"Bom-Crioulo" é uma leitura interessante quando levamos em consideração que foi uma das primeiras obras brasileiras a retratar a homossexualidade abertamente. De um lado temos Amaro, o "Bom-Crioulo", e do outro Aleixo, um rapaz de 15 anos (sim!) por quem Amaro passa a nutrir um "amor" com pitadas consideráveis de obsessão. É uma história trágica, cheia de amargura, violência e ódio, impulsos que vão se tornando cada vez mais presentes em Bom-Crioulo, conforme sua relação com Aleixo vai se despedaçando. Por outro lado, a história também é permeada por críticas contra o sistema escravocrata, seguindo os pensamentos do autor.
Pelos temas abordados e pela poética escrita de Caminha, vale a pena, embora a narrativa tenha deixado a desejar, com um final súbito, confuso e muito ?????

Lana310 08/12/2023

Um livro que li meio que por obrigação, não foi uma leitura prazerosa (muito pelo contrário rsrs) mas a complexidade do sentimentos e emoções dos personagnes principais me intrigou o que deixou o livro mais interessante

gabriel2752 11/01/2024

Esse livro foi tão bem eloborado no que se refere à escrita que nas minhas atualizações só consegui transcrever alguns trechos que me deixaram bobo com a forma como Adolfo descreve os sentimentos - ou instintos - dos seus personagens.
É muito evidente e interessante de perceber que sempre, em quase todas as ocasiões, que afloram sentimentos, ou apenas em descrições introdutórias de alguns personagens, há associações com comportamentos animalescos - naturalismo por óbvio. E isso nos guia para uma leitura que é difícil ver esses personagens e sentir apreço por eles, já que são muito envoltos nesses instintos animais, além da clara reação desses ao seu meio, influenciando-os o máximo que pode.
Dito isso, tadinho do amaro meu deus ele é um coitado fruto da escravidão que consegue sua liberdade na marinha fazendo trabalhos braçais pesados e conhece e se apaixona pelo aleixo que TRAI ele e HUMILHA ele com uma pessoa q é muito importante pro Amaro dona carolina sua cretina

nani 17/02/2024

Interessante
Para um livro do século 19 a leitura é bem fluída, a história não é como eu imaginei. acabei pegando um spoiler do final kkkkkj e achei q seria mais detalhado, até pq, os detalhes são características do estilo naturalista, o escritor podia ter explorado mais isso.

por ser de 1800 e pouco é cheio de esteriótipos e pré conceitos. achei bem real e fidedigna a maneira como o escritor abordou aqui certas coisas

é um livro interessante, e tem muitos tópicos a serem debatidos

zeqhugo 13/03/2024

O que poderia ser.
O início é bom, ótimo. A rotina na corveta é dura, realista e ao mesmo tempo oferece uma visão do trabalho livre brasileiro que pouco se fala. Ah se o livro inteiro fosse sobre as histórias na corveta. Ah se o livro inteiro fossem as descrições e ótima contextualização. Ah se o livro inteiro fosse uma desculpa para aprender. Mas é, é até os seus primórdios acabarem, e depois encara um romance que não tem desculpa para ser assim, não importa a época.
Uma coisa é inovadora, a ideia do "the prettiest boy in the world", que parece bem notável aqui. Um jovem tão lindo e com características femininas que traz o pior de todos que o rodeiam. Ou talvez essas eram só as impressões que o bom tinha do grumete, visto como o mesmo era sim um predador.
Gosto de coisas que me incomodam, mas esse livro fez só isso, incomodar. Fica óbvio depois de um tempo. Mas gosto que é um unreliable narrator.

Lari 28/05/2024

Que livro difícil de ler, mds achei que nunca ia terminar mesmo sendo um livro tão curto. Minha vontade é dar uma estrela, mas reconheço a importância histórica e o peso que uma obra retratando assuntos como esses carrega.