Bom-Crioulo

Bom-Crioulo Adolfo Caminha

Resenhas - Bom Crioulo

léo brito 23/07/2012

O livro e tratado o tema do homossexualismo tendo como foco a vida dos marinheiros, retratada, as vezes, como requintes descritivos.
Tem como protagonista o jovem amaro, negro esvrovo, homem forte e de boa indole, que foge da escravidao para a marinha. Ai conhece Aleixo, grumete que atrai o Bom Crioulo por ser exatamente o opsto, branco e fragil.
No entanto, Aleixo tambem e o ponto maximo do amor da portuguesa Carolina, que nunca havia conhecido o amor desinteressante e e atraida pelo espirito infatil do rapaz branco e puro.
O ciume interfere nesse triangulo amoroso, fazendo Amaro agir irracionalmente, como um animal diante do instinto selvagem, destruindo a sua unica razao de ser e de viver.
ANA VALÉRIA 23/07/2012minha estante
Gostei muito Léo, mas senti falta da sua opinião. Você gostou do livro, recomenda...?

Sonic 10/08/2012minha estante
Concordo com Ana Leo, vc fez uma boa sinopse do livro, isso não é ruim, mas por vezes não convence outra pessoa de ler. Abraços!

Ritinha 11/01/2013

Homoerotismo
A obra Bom-Crioulo de Adolfo Caminha, traz como tema a questão do homoerotismo, apresentado através da relação entre dois marinheiros: Amaro apelidado de Bom-Crioulo e Aleixo um jovem de 15 anos.A narrativa revela explora os sons, cheiros e imagens procuram transmitir ao leitor a vida cotidiana, costumes e valores morais daquela época.

Ali 26/03/2021

Obra naturalista de peso
Eu poderia ficar horas dissertando sobre a obra prima de Adolfo Caminha, e as mais diversas discussões a serem iniciadas em torno dela. Mas colocarei aqui que Aleixo é um tenebroso, interesseiro e xexelento! Amaro tem seus closes errados durante a obra, mas nada que eu não tenha passado um pano, hihi.

Indico a leitura pra quem gosta de leituras sobre a época da escravidão no Brasil, pra quem curtiu O cortiço, e pra quem gosta de passar raiva também!

Karoline67 13/10/2021

Bom demais!!
Li esse livro em 3 horas e é preciso que se diga: é um puta clássico. Envolvente e que faz você não largar o livro.
É importante, sobretudo, analisar a obra como um livro de época, perpassado numa cultura que não tinha superado o escravismo (o autor era abolicionista, inclusive) e muito menos a homossexualidade. Fatores, inclusive, não superados até hoje. Querer que um cara que escreveu no século XIX fosse um libertário e inocente e anacrônico.

Tendo essa consciência, o livro é incrível, com uma pegada envolvente, bem escrito, sensual e com final surpreendente. Vale demais a leitura e foi uma experiência maravilhosa!!

Paulo Victor 25/01/2015

Surpreendente
Bom-Crioulo é sem sombra de dúvidas uma verdadeira obra naturalista, um clássico pouco divulgado e comentado na literatura brasileira, porém, de grande importância para estudo da escola literaria a qual pertence. O romance conta a história de Amaro, um forte e temido marinheiro negro que se sente atraído sexualmente por Aleixo, um jovem marinheiro de 15 anos. Os dois passam a ter um romance e vão morar juntos na casa de D. Carolina, uma gorda senhora de meia idade, amiga de Amaro. Com o passar do tempo, devido ao trabalho de ambos, Amaro e Aleixo vão se distanciando e neste meio tempo D. Carolina passa a ter interesse pelo adolescente e o seduz, deixando-o apaixonado por ela.
Adolfo Caminha como um bom representante do naturalismo aborda na obra temas polêmicos para a época como o homossexualismo e o erotismo, porém de maneira sutil, sem exageros e descrições vulgares no envolvimento amoroso dos personagens. Um verdadeiro clássico que denuncia atos praticados e escondidos pela sociedade da época, Bom Crioulo é sem dúvidas uma das melhores e mais polêmicas obras do naturalismo no Brasil.

Carlos 16/08/2021

⁣Olá leitores. Hoje venho falar desta obra que é considerada por alguns como um dos primeiros romances sobre homossexualidade da história de toda a literatura ocidental. Sobretudo um romance Homossexual interracial.⁣
⁣⁣⁣
Publicado em 1895 o Bom Crioulo foi alvo de grande oposição na sua época. isso porque Protagonista negro e a homossexualidade não eram temas abordados e muito menos aceitos na época . E o livro traz exatamente isso. um protagonista Negro, Amaro um escravo foragido que entra para a Marinha, que tem relação afetiva e sexual com Aleixo, um jovem grumete branco de 15 anos e que faz parte da mesma tripulação. Então já se imagina o alvoroço que a obra causou na época. ⁣⁣⁣
⁣⁣⁣
A narrativa acompanha o personagem Amaro, um ex-escravo que presta serviços à Marinha e que, em determinado momento, apaixona-se pelo jovem Aleixo. O romance perpassa por dois locais: no navio (também chamado de Corveta), que em muitas vezes está em alto mar, e na Rua da Misericórdia, localizada na periferia do Rio de Janeiro.⁣⁣⁣
É na rua da Misericórdia que Amaro irá alugar um quartinho para viver com Aleixo quando em terra, e lá que conhecemos uma outra personagem, D. Carolina , que mudará o rumo da história.⁣⁣⁣
⁣⁣⁣
Importante ressaltar que o autor seguia o caminho do movimento francês iniciado por Émile Zola,o movimento naturalista. Em poucas palavras o Naturalismo tinha como fundamento observar e retratar o cotidiano mais simples e humilde. Os naturalistas também acreditavam que os seres humanos eram como animais. Que nosso caráter e destinos são traçados pela hereditariedade e pelo ambiente e que não temos controle nossos instintos mais primitivos.⁣⁣⁣
⁣⁣⁣
No livro isso vem na figura de Amaro, O Bom Crioulo, que tem uma vida levada por impulsos, instintos e certa agressividade ( quando sobre o efeito de álcool).⁣

São tantos aspectos desta obre que mereciam ser destacados, porém o espaço para tal é curto. Uma obra que merece ser lida por inúmeros motivos e um deles é o fato de, mesmo hoje, ser uma das poucas obras em que temos um protagonista que é Negro, gay e da classe operária.

BabiMaria 07/11/2022

É um livro clássico e muito bem escrito, gosto do desenrolar das cenas e das descrições, mas é um livro que é bom ler com um olhar mais crítico, observando cada contexto. As cenas possuem um grande impacto, são sinceras e não são nada romantizadas.

Carol 17/01/2022

Esse livro não é sensual, ele é sexualizado.. parece uma edição especial de acasalamento do Animal Planet. Que mania é essa de sempre mostrar Aleixo como uma figura feminina??? Foi aqui q começou começou sexualização de um homem negro?? Eu entendo que certas coisas faz parte do contexto da época, mas mesmo assim ninguém percebeu que aquilo não era uma boa ideia???? Rolou praticamente um estupro (se pá nem foi praticamente), gordofobia descarada. E QUE FINAL HORRÍVEL. Esperava mto mais. Nem vou citar o racismo no geral pq se não eu escrevo uma bíblia. E que racismo seletivo em Dona Carolina?! Tb não vou envolver questões LGBTQIA+ aqui pq não estou a fim de me irritar mais.

Enfim, NÃO LEIAM ESSA PORCARIA.

Matheus656 24/07/2020

Uma obra importante da literatura brasileira, principalmente por se tratar do primeiro romance homossexual da literatura moderna.

Manú 22/09/2022

***
Considerado um dos primeiros romances homossexuais da história. Amaro o " Bom crioulo", ex-escravo fugido, em busca de liberdade, recrutado pela marinha conhece o adolescente Aleixo, jovem grumete de olhos azuis. Completamente apaixonado pelo efebo e levado a loucura pelos ciúmes e sentimentos de posse.

Alícia 10/09/2022

uma obra importante, trágica e cheia de discussões
O Bom-Crioulo é uma obra naturalista de 1895. O livro foi escrito pelo autor Adolfo Caminha e é considerado um dos primeiros romances homossexuais brasileiros, apesar de existir contradições sobre a abordagem dessa sexualidade: É homossexualidade? É bissexualidade? É um retrato da zoomorfização? Muitos negam a abordagem da homossexualidade, afirmando que foi uma forma do autor demonstrar a zoomorfização, pois seria como a selvageria, um lado animal do personagem Amaro. Mas, sinceramente, dando uma opinião agora, acredito que a intenção tenha sido realmente retratar um relacionamento real, embora pareça chocante, porque a homossexualidade e pessoas lgbtqia+ sempre existiram, só não era tão aberto e abordado quando hoje em dia, pois se hoje existe preconceito, imagina só numa época tão distante em que ainda tinhamos o negro apenas como escravo. Mas é claro que o relacionamento homossexual retratado nesse livro não é perfeito e possui uma série de preconceitos enrustidos, mas temos que considerar a época em que ele foi escrito.
Nós vemos no Naturalismo e aqui no livro O Bom-Crioulo, uma visão desmascarada da sociedade, retratando prostituição, injustiça social, podridão, entre outros assuntos que traz uma realidade de forma direta e sem filtros. O Bom-Crioulo traz uma visão nua crua da homossexualidade, da escravidão e da sociedade. Inclusive, o contexto da escravidão aqui nesse livro é um fator importante, pois determina o perfil de Amaro e indica o futuro de Aleixo.