Bom-Crioulo

Bom-Crioulo Adolfo Caminha

Resenhas - Bom Crioulo

Yohan8 27/12/2023

O Wattpad salva vidas e eu posso provar
Eu estava na minha, vendo o perfil do Wattpad Clássicos até que vi esta maravilha aqui.
O contexto histórico de uma época escravocrata, racista, e de "brinde" denúncia do escritor sobre o que acontecia na marinha envolta da "Revolta da Chibata" faz esse livro merecer ser um dos revolucionários brasileiros.
E para mim a leitura foi tão fluida que devorei este bagulho em umas horinhas.

Eduardo Emerick 28/12/2023

Trata-se, provavelmente, do primeiro romance brasileiro envolvendo a temática LGBT. Sendo da era naturalista, é de se esperar tragédias e fatos cotidianos de uma vida bem real.
Gostaria de outro fim, mas entendo a cabeça do escritor.
Maravilhoso Adolfo Caminha!!! Sou um grande fã de sua obra.

Mauricio.Chichinel 21/01/2024

É preciso considerar o período histórico.
O livro é bom, mas é meio difícil não problematizar, por isso, é sempre importante colocar na cabeça que esta história é do século XIX.

De um lado, temos um amor proibido, um personagem obsessivo e abusivo. Do outro, um outro personagem carente, tóxico e que usa disso pra ter sempre alguém o paparicando. Surge um terceiro elemento que também só pensa em si mesma.

A leitura é meio termo. Temos horas muito boas, mas ao mesmo tempo uns parágrafos arrastados e descrições longas. A linguagem não é fácil, mas é interessante ver como eram tratados os gays e negros no século passado. O que salva nisso tudo é que o livro é curto.

A pergunta que fica é: ?você indicaria esse livro?? E eu respondo que ?sim?, pois mesmo se você não gostar, claramente vai ter absorvido algo.

Ninfa saltitante 12/08/2021

Apesar de ser um livro que eu só li para a escola até que foi bem interessante, só é muito estranho ver um livro meio erótico gay homofóbico.

Saphy 29/08/2013

Literatura Homo
Demorei para começar a ler esse livro, e quando comecei - de verdade - a lê-lo não me arrependi. Comecei á noite e terminei pela manha mesmo (Dormi antes de terminá-lo).
É um bom livro, suave; pode se dizer assim.
Há o relacionamento entre Amaro (Bom-Crioulo) e Aleixo. Apesar de que em algumas partes achei que Adolfo Caminha foi meio preconceituoso, mas percebi que talvez tenha interpretado errado, mas deixei para lá e continue a leitura.
O livro conta o relacionamento entre os dois e os sentimentos de um homem por outro, além dos pensamentos de ciúmes e adoração de um pelo outro. Há uma enorme reviravolta no final e é bem chocante.
Recomendo!

Wagner 17/10/2016

COMO UM COPO D'AGUA

(...) A gente é como um copo d’água: vai-se enchendo, vai-se enchendo, até não poder mais!

in: CAMINHA, Adolfo. Bom crioulo - Martin Claret

Vitor.Canestraro 24/08/2018

Corajoso
Bom-crioulo seria corajoso nos dias atuais, imagina-se no tardar do séc. XIX? Só por tamanha coragem bem vale a leitura, a mais, graças ao delicioso desenvolvimento da narrativa e sensualidade bem postos nesta tragédia rápida e inesquecível.

Tiago 29/06/2020

A pior leitura do ano até agora e o livro mais contraditório que já li.
Únicos pontos positivos, ao meu ver, foram algumas descrições bonitas do ambiente e a "ousadia" do autor de representar uma relação homoafetiva naquela época. Entretanto, de resto, para mim, o livro foi um desprazer: não houve um aprofundamento digno dos personagens (seria muito interessante saber mais sobre o passado de Amaro e abordar o racismo), a paixão entre os dois é superficial e até mesmo abusiva, a história em si me causou preguiça, decepção e nenhum tipo de envolvimento. O valor histórico dele se dá só pelo pinguinho de representatividade e a colocação de dois homens em uma relação breve, pois muitas passagens são racistas (tratando o negro como um animal, uma fera) e homofóbicas (descrevendo a relação homossexual como patológica, uma vez que o autor baseou-se na ciência da época para construir a narrativa e seguir o movimento naturalista; além de sempre comparar Aleixo com a figura feminina).
Mesmo deixando os valores da época de lado, o livro continua sendo, para mim, em aspectos literários, raso, jogado e porcamente desenvolvido.
Gostaria de acreditar que Caminha escreveu a obra com o intuito de promover a representatividade, mas me pareceu muito mais uma tentativa de fazer sucesso com o tema e chocar o público ao explicita-lo em uma história sem profundidade.

Iziteshi 03/08/2020

Leitura interessante numa perspectiva de análise histórica e sociológica. No entanto, quanto a história em si, foi-me de pouquíssimo agrado. Por razões muito bem desenvolvidas em resenhas aqui postadas deixarei de comentá-las. Creio ser desnecessário desenvolver um texto dizendo as mesmas coisas, com apenas palavras mais ou menos diferentes.

bieber 04/08/2022

bom crioulo
considerado um dos primeiros romances sobre homossexualidade do ocidente, a obra de Adolfo Caminha aborda temas essencialmente naturalistas. a trama se constrói a partir da relação de dois marinheiros, Amaro e Aleixo, e aborda seus conflitos, inadaptações sociais e angústias que geram o trágico desfecho da história. em suma, o clássico é uma ótima leitura para aqueles que querem explorar a literatura naturalista brasileira.
?Não havia jeito, senão ter paciência, uma vez que a natureza impunha-lhe esse castigo?.

Thiago 06/07/2021

um anti-romance
De modo a não exprimir o fato da homossexualidade neste livro ser tratada por uma visão zoológica e homofóbica, e o racismo exagerado da época permear cada parágrafo do livro, Bom-Crioulo é, muito menos que um romance, uma história sobre posse e de desejo mórbido.
As personagens se desenrolam de forma animalesca e suas ações são desumanizadas ao cômico, a empatia pelos atores deste minúsculo ato do começo ao fim se degrada, e ao fim, temos o sentimento de que nada restou da inocência deles.
Ainda assim, o livro funciona como um marco necessário no naturalismo/realismo e como um clássico polêmico "escondido".

Felipe.Lopes 17/07/2021

A idiossincrasia de um homem "livre"
O autor apresenta-nos a história descrevendo a ambientação como um retrato, uma quadro que descodifica e fornece uma quantidade abissal de informações e que nos prepara para grande parte do trama da história.
Após formular as primeiras páginas da história, conhecemos melhor Amaro e o porque se encontra em tal situação.

Eu li este livro esperando mais, mas reconheço que foi muito bom, ainda mais para a sociedade que lhe foi entregue.
Acho que o que Amaro buscava, ele nunca conseguiu de fato. Ele ansiava a liberdade, mas encontrou a escravidão; ora na marinha, ora com seus sentimentos.
Talvez amar o grumete não foi de tão ruim para Amaro. Ele pelo menos amou alguém.
A edição do livro que li, têm notas da editora que me botou nos trilhos da história (o que eu achei ruim! Ora, se eu estou lendo, devo mesmo ser levado a interpretação que eles querem que eu tenha - mesmo embora seja o que eu autor tenha querido?) Algumas notas, embora, tenham me ajudado a enteder melhor alguns capítulos e o prefácio me orientado sobre o que eu iria ler.
O final, para mim, ficou um pouco confuso, entretando tenha entendido o porquê.