Ah, o Verão!

Ah, o Verão! Fernanda Belém

Resenhas - Ah, o Verão!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

LALA LITERARIOS 23/07/2021

Nem tinha terminado e ja tinha favoritado, achei um livro super fofinho, com um romance adolescente bem cliche, a escrita é facil de entender e o livro é leve e fluido, eu ameii...
E faz parte dos livros as quartros estações do amor..

Esse é o primeiro de 4 livros ja começei o próximo

15/02/2021

Decepção
Estava esperando muito mais. Me decepcionei completamente. Não consegui me conectar com ninguém, os diálogos são fúteis e rasos, os personagens mal desenvolvidos..... Infelizmente

PorEssasPáginas 13/02/2014

Resenha Ah, o verão! - Por essas páginas
Pois é, eu estou totalmente na fase de ler romances adolescentes. Quando a Editora Valentina falou sobre “Ah, o verão!”, o primeiro livro da série As Quatro Estações do Ano, da Fernanda Belém, eu fiquei muito curiosa. Afinal, esse ano eu já li mais livros de escritores brasileiros do que de outros países. Por que não adicionar mais uma na lista?

Ah, o verão! acompanha as férias de janeiro de Camila Garcia Campos, ou melhor, Mila. Ela já tinha vários planos para sair com os seus amigos no Rio do Janeiro, mas a sua mãe é categórica: ela tem que ir a Búzios com eles e ficar lá durante os 15 dias. Ela acha um absurdo ter que fazer essa viagem e considera essa oportunidade um castigo. Afinal, Mila tem 15 anos e todas as emoções com essa idade são bem maiores do que deveriam ser. Ainda mais porque ela está apaixonadinha pelo Rafael, um menino mais velho da escola, e ela acha que poderia conhecê-lo melhor nessa época… Mas Mila vai descobrir que essas férias podem ser mais do que perfeitas!

Eu já fiz a resenha de alguns livros adolescentes aqui no Por Essas Páginas, porque apesar de já ter passando e muito dessa fase, eles acabam me cativando mesmo assim. Normalmente eles me lembram dessa fase tão boa onde a única responsabilidade que eu tinha era passar de ano na escola. E de todos esses livros, Ah, o verão! foi o único que tratou exatamente do início da adolescência. Mila ainda vai começar o ensino médio, então assuntos como vestibular e o futuro não são explorados. A autora realmente se importou com os questionamentos dessa fase e por isso eu tenho que fazer essa resenha pensando nessa faixa etária.

Ah, o verão! é realmente um livro muito bom. A Fernanda Belém narra de uma forma muito envolvente e com isso ela aproxima o leitor do texto. Os personagens estão completamente condizentes com a faixa etária e por isso eu acredito que eles dialoguem muito bem com os leitores da mesma idade. E para quem já passou dessa época, você consegue entender as atitudes deles. Por exemplo, mesmo quando a Mila é altamente rebelde com os pais, você entende que essa é uma característica muito comum dessa fase. Um recurso que a autora usou para entendermos melhor a Mila foi adicionar em itálico os pensamentos da protagonista. Era muito engraçado porque a Mila é muito sarcástica, mas ela tem aquele filtro que faz com que ela se segure e não fale muita coisa. Sem contar que tem momentos que ela realmente repete os nossos pensamentos como “Ohm!!! Ele não é um fofo?!”.

Aliás, durante todo o livro nós temos vários “Ooohm” (eu escrevo Awww!) e um romance realmente deve ter cenas que nos deixam assim! Toda essa parte foi muito bem desenvolvida e sem juras de amor logo quando os personagens se conhecem. Não tem como não se encantar com esse romance – que é como uma brisa fresca na beira da praia. Ele traz aquele sentimento bom de se apaixonar pela primeira vez.

Os protagonistas foram muito bem desenvolvidos e o Leandro inclusive me surpreendeu de uma forma muito positiva no final. Mas durante a leitura eu tive alguns problemas com outros personagens. Primeiro, a mãe da Mila parece ser um pouco rígida no início do livro, o que é normal considerando a idade da filha. Mas, do nada, sem nem conhecer os novos amigos da filha direito, ela muda completamente? E eles eram mais velhos. Acho que isso poderia ter sido descrito de uma forma mais gradativa. Outro problema foi que a Juliana, filha dos amigos dos pais da Mila, sofreu uma mudança muito rapidamente. Ela se vestia com roupas largas e com blusas com desenhos nerds, e na primeira vez que a Mila mudou o visual dela, BUM, ela aceitou e passou a se vestir assim sozinha. Se ela não se sentia confortável, era difícil imaginar que ela mudaria tão facilmente.

E a Editora Valentina arrasou na edição! O livro está LINDO! A parte da frente da capa e atrás representam o dia e a noite. Elas se completam, tem um significado no livro e ficou tão bonito! A única coisa que eu não gostei foi essa frase embaixo do título, normalmente não gosto dessas explicações. E ahhh o título é metálico e ele BRILHA!

O livro também está muito caprichado por dentro . Os títulos dos capítulos tem uma página só para eles com uma ilustração. E o cheiro do livro? Huuum! Eu sei que não sou a única louca que fica cheirando as páginas, mas o cheiro desse livro é muito bom!

A Mila escreve muito na sua agenda e todos esses trechos também são destacados. Eu gostei muito desse recurso, mas em alguns momentos, principalmente no início, ficou repetitivo. A Mila já tinha narrado para os leitores o que tinha acontecido e ela contava quase a mesma coisa de outra forma na agenda. Mas depois isso acontece com menos frequência.

Ah, o verão! é realmente um romance de férias e ele traz toda a leveza que essa experiência deve ter. É quase como se fosse um sonho bom ou aquele momento que você não sabe muito bem se é real ou não. E o mais importante de tudo é que Mila cresceu muito com essa experiência e isso foi lindo. Mal posso esperar para ler o segundo livro da série, Folhas de um Outono.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-ah-o-verao
Mariane Ferrari 24/02/2014minha estante
Eu adorei o livro, mas fiquei encucada com os mesmos detalhes que você citou. O que conta é que a Fernanda tem uma escrita muito envolvente e conseguiu me prender até eu descobrir o final da história.

clara arca 10/12/2020

tão amorzinho esse livro?
no início tinha pegado um nojinho da Camila mas n tem como, a leitura fluiu tão bem que fiquei até triste de ter acabado rápido
(já doida pra ler a continuação)
lido em um dia e só não é 5 estrelas por pouca coisa
super recomendo!
um livro nacional maravilhosoooo

Camila Reis 31/07/2020

Fazia tempo que eu queria ler esse livro , é uma história adolescente porém com personagens super fofos que vão amadurecendo durante a história

Victoria877 05/04/2020

AH, O VERÃO
4/20?-"Ah, o verão "-Fernanda Belém
5? ? 256páginas
Eu achei a história muito fofa, um romance tão ...??
Toda vez que eu viajo e to meio sentimental eu sempre penso nisso, eu lembrando da historia e as minha paranoias juntos eu riu!!!??
Se você é fã de um romance, você vai gostar muito desta historia!?
Ela já tem o 2° livro lançado e já estou querendo muito ler!!!!

Uhuuu! Enfim, férias! Camila (ou Mila para os íntimos) estava preparada para curtir com as amigas o verão carioca. Festinhas, clube, praia, noitadas, churrascos... ufa! E Mila também não queria perder a oportunidade de se aproximar e conhecer melhor Rafael, o menino com quem tanto sonhava. Mas como na vida nem tudo são flores, a mãe de Camila já havia bolado outra ideia para o mês de janeiro: viajar. O destino? Búzios.

Além de não poder colocar em prática o plano arquitetado para conquistar o coração do Rafa, Mila também teria de conviver com Juliana, uma menina que era o oposto de todas as amigas do seu grupo. Arrasada, partiu para Búzios (fazer o quê?) acreditando que aquelas férias seriam as piores da sua vida. Ela só não imaginava que...

Que onda aquele verão reservava para ela? Novas amizades, calor, praia, gargalhadas, micos homéricos e muitos, muitos frios na barriga e arrepios no pescoço. Quem nunca viveu um amor de verão descobrirá com a Camila como é passar por essa experiência que dá uma vontade danada de viver de férias para sempre. Quem sabe como é, com certeza terá um prazer enorme em relembrar aquele pôr-do-sol e as noites estreladas de um verão inesquecível.

Três amigas, dois corações apaixonados e um romance inesquecível. Ah, o verão promete!

jubs 07/01/2022

Um romance de verão
Um livro muito gostosinho pra ler no verão
Todo o livro acontece durante uma viagem para a praia, ambientalizado no Brasil e assim como o cenário, os personagens e a autora também são nacionais.Com um escrita bem fluida e descontraída, a autora conseguiu mostrar bastante da evolução dos personagens e ficou muito legal!!!

Tatiane 13/05/2023

Esse livro tem bastante altos e baixos, o começo meio desanimado, mas quando engata no romance bobo se torna atrativo, trazendo personagens amados, expectativas de leitura, ódio de outros personagens, e então vai chegando ao fim e você vai se cansando, pra ter um extra no final e ficar AWN

Mari | @PitacosLiterários 05/10/2015

Doces lembranças
Não foram poucas as vezes que me vi sorrindo feito boba para o livro.

Ah, o verão! foi uma viagem deliciosa ao passado, à adolescência. Relembrei as férias com meus primos e amigos na Região dos Lagos, os amores de verão, as mentirinhas bobas para ficar até um pouco mais tarde na rua com todo mundo e as amizades eternas que jurávamos aos prantos no último dia.

Um livro leve, divertido e um grande presente da Fernanda Belém para todos nós.

Se você tem 15 anos, vai se sentir a Mila. Se você tem 30, vai lembrar da Mila que foi um dia.

Aguardando ansiosamente Folhas de um Outono.

Bia 01/09/2021

O livro me encantou, amei a mila. O livro trás uma reflexão muito bom, principalmente pros adolescentes. Uma coisa q me incomodou bastante foi a romanização do envolvimento da mila com o leandro, ela tem 15 anos e ele 18, fora isso amei. A escrita da autora é bem leve, amei a ideia de escrever em agenda, irei roubar a ideia.

08/05/2021

Passa tempo
Clichê que não contém nada de inovador, mas vale como passa tempo.....

Entendo que cada livro tem seu público alvo, então acho que a autora entregou o que prometeu com essa história

Apesar de ter gostado do desenvolvimento da personagem alguns trechos da história, principalmente o começo, são bem arrastandos.

Li um trecho do 2? livro e achei a proposta muito boa.

Primprim... 16/03/2024

Ah,o verão!
Misture as praias de Búzios,novas amizades noites estreladas e muita azaração.
Nossas férias,o que não vai faltar é beijo na boca!

Nossa amei esse livro,sério ele é muito bom.
O casal é muito fofo e chega dá vontade de ser a Mila e ter também um Leandro kkkk.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6