Ah, o Verão!

Ah, o Verão! Fernanda Belém

Resenhas - Ah, o Verão!

Fernanda 21/02/2014

Resenha: Ah, o Verão!
“Ah, o verão” possui uma história empolgante e mais ainda reflexiva. Retrata uma fase intensa de uma adolescente, analisando as incertezas, lamentações e encantos diversos. O verão e a paixão se unem em um universo encantador e marcado por elementos cruciais para uma ótima história.

Camila Garcia Campos, a Mila, acaba de completar 15 anos e está naquela fase de querer se divertir ao máximo com as amigas, sem se preocupar com nada. E o melhor, ela está de férias. O problema é que em vez de aproveitar esse momento perto das pessoas mais próximas, ela e seus pais viajam para Búzios – muito mar, sol, curtição... Que sonho! –, a fim de curtir o momento com outros amigos.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/02/resenha-ah-o-verao-nandabelem.html

Drika 27/08/2012

Como eu amo um romance assim...
Aquele inocente, carregado de ternura e descobertas, aquele que você gruda os olhos e fica o tempo todo dizendo: que fofo, que fofo...
Sim, eu sou daquelas que curtem romances infanto-juvenis, que denotam inocência, aqueles que te lembram o primeiro amor, os tempos da adolescência, as amigas, as férias de verão...

Quando a autora Fernanda Belém me ofereceu seu novo livro para ler, eu vibrei! Pois seu primeiro Livro Louca por Você é um dos meus favoritos, então comecei a ler cheia de expectativas! E para minha alegria, Fernanda Belém conseguiu se superar!

Durante vários momentos fiquei com ele aberto, lutando para não ler, DOIDA para saber o final, mas com aquela sensação de depressão de que ele ia acabar e eu ia morrer de saudade das personagens!

"AH, O VERÃO" é um romance cheio de vida! Traz Camila e Leandro como os protagonistas - que casal mais fofo!

Camila não quer ir com sua família passar as férias de verão na Região dos Lagos/RJ, faz bico, pirraça, mas não consegue convencer sua mãe. Ela quer ficar e aproveitar as férias com suas amigas de escola, e quem sabe, ter uma chance com o carinha pelo qual sempre foi apaixonada. Porém tudo muda naquelas férias, antes sem graça e monótona, a chegada de Leandro, um rapaz super lindo que irá tocar o coração da menina e ela vai desejar que aquele verão nunca mais se acabe!

Achei linda a história e fiquei apaixonada pelas personagens! São tão lindos, parecem que são reais... Tão reais que parece que eu vivi aquele Verão! E quem nunca viveu um amor assim?!

"Tenho que ficar alegre pelo que vivi e não triste pelo que vou perder". (Um quote que combina com o que senti).

Um livro leve, romântico, apaixonante, fofo e super gostoso de ler! Tenho certeza que vai ser um sucesso!

Parabéns a autora!
Cris Cullen 01/10/2012minha estante
Que delícia de livro!

Blog MDL 24/03/2014

Mila não pode acreditar na sua falta de sorte. Depois de tanto planejar o que iria fazer junto com suas amigas nas férias, seus pais simplesmente decidiram lhe comunicar que ela iria com eles para Búzios e não havia nada que ela pudesse fazer para mudar a decisão deles. Ela sabia que a batalha estava perdida, mas não iria deixar se abater tão fácil. Mostraria para seus pais toda a insatisfação que estava sentindo por ter que ir pra longe não só de suas amigas, como também do Rafa – seu amor, que ela queira que deixasse de ser platônico. Inconformada em ter que viver férias terríveis com a sem graça da Juliana, Mila se esforça para se manter isolada de tudo e de todos. Mas caminhando pelas ruas de Búzios e visitando as praias maravilhosas do lugar, logo ela nota que é impossível não estar bem quando tanta beleza está ao alcance de seus olhos. E é quando sua amiga do Rio lhe conta o que está acontecendo na cidade enquanto ela permanece fora, que ela nota que é uma baita tolice deixar de aproveitar a oportunidade que está tendo e logo passa a enxergar as pessoas que estão ao seu redor e que também podem lhe fazer feliz.

Uma das coisas que mais me encantaram em "Ah, o Verão!" foi a maneira despretensiosa com que a autora Fernanda Belém conseguiu evocar as minhas melhores recordações da época de adolescência e me fez embarcar nas férias deliciosas de Camila. Todo o receio que eu senti a princípio por imaginar que me sentiria deslocada em uma narrativa tão juvenil foi sendo quebrado aos poucos com a leveza do desenvolvimento do enredo. Apesar de ter tido alguns problemas com as birras infantis que a protagonista demonstra no início do livro, logo fui me sentindo a vontade entre os personagens e percebendo que as atitudes da Mila eram bem típicas de uma garota da sua idade e por isso não comprometia a minha relação com o livro. Por ser narrado em primeira pessoa, só termos o ponto de vista de Camila, porém a autora apostou em um detalhe que me fez ficar apaixonada: páginas do diário da personagem estão distribuídas por todo livro. Como até hoje cultivo o hábito de escrever em agendas, achei um detalhe muito fofo ela registrar seu cotidiano para jamais esquecer seus sentimentos e suas memórias.

E por falar em memórias, podem ter certeza que após esse verão recordações não faltarão para Mila. Ela que vai a Búzios cheia de receio de ter férias horríveis se depara com uma imensidão de possibilidades que se tornam ainda melhores quando ela se abre para a vida e permite que as pessoas a conquistem. A Juliana, por exemplo, é a típica nerd que as meninas adoram zoar, mas que reserva não só muita beleza, como também, características que a tornam uma personagem muito doce. No início ela é vítima da frieza da protagonista, mas logo ambas constroem uma amizade bacana de ser acompanhada. Mas o ponto alto dessas férias com certeza fica a cargo do Lê. Esse goiano que esbanja simpatia, conquista o leitor de modo instantâneo e nos deixa com um friozinho na barriga ao observar seu jeito carinhoso de agir com a Mila. Confesso que ao final do livro já estava tão rendida aos encantos dos personagens construídos pela Fernanda Belém que não pude evitar ficar um pouco triste por saber que ainda vai demorar um pouco até que eu tenha em mãos o segundo volume dessa série.

Mas se você, caro leitor, ainda tem dúvidas de que irá gostar do livro por ele ser juvenil, pode ter certeza de que mesmo que você não se encaixe atualmente nas situações vividas pelos personagens de “Ah, o Verão!”, certamente será acometido pelo mesmo sentimento de nostalgia que me pegou de jeito logo nas primeiras páginas desse livro fofo e encantador. Sem contar que você ainda poderá ver uma edição linda, que apesar de ser em folhas brancas, está impecável por ilustrar de modo perfeito as férias da Camila, de suas amigas e de seus respectivos amores de verão. Adorei!

site: http://www.mundodoslivros.com/2014/03/resenha-ah-o-verao-por-fernanda-belem.html

Mari | @PitacosLiterários 05/10/2015

Doces lembranças
Não foram poucas as vezes que me vi sorrindo feito boba para o livro.

Ah, o verão! foi uma viagem deliciosa ao passado, à adolescência. Relembrei as férias com meus primos e amigos na Região dos Lagos, os amores de verão, as mentirinhas bobas para ficar até um pouco mais tarde na rua com todo mundo e as amizades eternas que jurávamos aos prantos no último dia.

Um livro leve, divertido e um grande presente da Fernanda Belém para todos nós.

Se você tem 15 anos, vai se sentir a Mila. Se você tem 30, vai lembrar da Mila que foi um dia.

Aguardando ansiosamente Folhas de um Outono.

PorEssasPáginas 13/02/2014

Resenha Ah, o verão! - Por essas páginas
Pois é, eu estou totalmente na fase de ler romances adolescentes. Quando a Editora Valentina falou sobre “Ah, o verão!”, o primeiro livro da série As Quatro Estações do Ano, da Fernanda Belém, eu fiquei muito curiosa. Afinal, esse ano eu já li mais livros de escritores brasileiros do que de outros países. Por que não adicionar mais uma na lista?

Ah, o verão! acompanha as férias de janeiro de Camila Garcia Campos, ou melhor, Mila. Ela já tinha vários planos para sair com os seus amigos no Rio do Janeiro, mas a sua mãe é categórica: ela tem que ir a Búzios com eles e ficar lá durante os 15 dias. Ela acha um absurdo ter que fazer essa viagem e considera essa oportunidade um castigo. Afinal, Mila tem 15 anos e todas as emoções com essa idade são bem maiores do que deveriam ser. Ainda mais porque ela está apaixonadinha pelo Rafael, um menino mais velho da escola, e ela acha que poderia conhecê-lo melhor nessa época… Mas Mila vai descobrir que essas férias podem ser mais do que perfeitas!

Eu já fiz a resenha de alguns livros adolescentes aqui no Por Essas Páginas, porque apesar de já ter passando e muito dessa fase, eles acabam me cativando mesmo assim. Normalmente eles me lembram dessa fase tão boa onde a única responsabilidade que eu tinha era passar de ano na escola. E de todos esses livros, Ah, o verão! foi o único que tratou exatamente do início da adolescência. Mila ainda vai começar o ensino médio, então assuntos como vestibular e o futuro não são explorados. A autora realmente se importou com os questionamentos dessa fase e por isso eu tenho que fazer essa resenha pensando nessa faixa etária.

Ah, o verão! é realmente um livro muito bom. A Fernanda Belém narra de uma forma muito envolvente e com isso ela aproxima o leitor do texto. Os personagens estão completamente condizentes com a faixa etária e por isso eu acredito que eles dialoguem muito bem com os leitores da mesma idade. E para quem já passou dessa época, você consegue entender as atitudes deles. Por exemplo, mesmo quando a Mila é altamente rebelde com os pais, você entende que essa é uma característica muito comum dessa fase. Um recurso que a autora usou para entendermos melhor a Mila foi adicionar em itálico os pensamentos da protagonista. Era muito engraçado porque a Mila é muito sarcástica, mas ela tem aquele filtro que faz com que ela se segure e não fale muita coisa. Sem contar que tem momentos que ela realmente repete os nossos pensamentos como “Ohm!!! Ele não é um fofo?!”.

Aliás, durante todo o livro nós temos vários “Ooohm” (eu escrevo Awww!) e um romance realmente deve ter cenas que nos deixam assim! Toda essa parte foi muito bem desenvolvida e sem juras de amor logo quando os personagens se conhecem. Não tem como não se encantar com esse romance – que é como uma brisa fresca na beira da praia. Ele traz aquele sentimento bom de se apaixonar pela primeira vez.

Os protagonistas foram muito bem desenvolvidos e o Leandro inclusive me surpreendeu de uma forma muito positiva no final. Mas durante a leitura eu tive alguns problemas com outros personagens. Primeiro, a mãe da Mila parece ser um pouco rígida no início do livro, o que é normal considerando a idade da filha. Mas, do nada, sem nem conhecer os novos amigos da filha direito, ela muda completamente? E eles eram mais velhos. Acho que isso poderia ter sido descrito de uma forma mais gradativa. Outro problema foi que a Juliana, filha dos amigos dos pais da Mila, sofreu uma mudança muito rapidamente. Ela se vestia com roupas largas e com blusas com desenhos nerds, e na primeira vez que a Mila mudou o visual dela, BUM, ela aceitou e passou a se vestir assim sozinha. Se ela não se sentia confortável, era difícil imaginar que ela mudaria tão facilmente.

E a Editora Valentina arrasou na edição! O livro está LINDO! A parte da frente da capa e atrás representam o dia e a noite. Elas se completam, tem um significado no livro e ficou tão bonito! A única coisa que eu não gostei foi essa frase embaixo do título, normalmente não gosto dessas explicações. E ahhh o título é metálico e ele BRILHA!

O livro também está muito caprichado por dentro . Os títulos dos capítulos tem uma página só para eles com uma ilustração. E o cheiro do livro? Huuum! Eu sei que não sou a única louca que fica cheirando as páginas, mas o cheiro desse livro é muito bom!

A Mila escreve muito na sua agenda e todos esses trechos também são destacados. Eu gostei muito desse recurso, mas em alguns momentos, principalmente no início, ficou repetitivo. A Mila já tinha narrado para os leitores o que tinha acontecido e ela contava quase a mesma coisa de outra forma na agenda. Mas depois isso acontece com menos frequência.

Ah, o verão! é realmente um romance de férias e ele traz toda a leveza que essa experiência deve ter. É quase como se fosse um sonho bom ou aquele momento que você não sabe muito bem se é real ou não. E o mais importante de tudo é que Mila cresceu muito com essa experiência e isso foi lindo. Mal posso esperar para ler o segundo livro da série, Folhas de um Outono.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-ah-o-verao
Mariane Ferrari 24/02/2014minha estante
Eu adorei o livro, mas fiquei encucada com os mesmos detalhes que você citou. O que conta é que a Fernanda tem uma escrita muito envolvente e conseguiu me prender até eu descobrir o final da história.

Moonlight Books 30/03/2014

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
Ah, O Verão! é o primeiro livro da série As Quatro Estações do Amor, da autora Fernanda Belém, publicada pela Editora Valentina, é um livro jovem e divertido, que vai agradar em todas as estações.

Quando comecei esta leitura, tinha acabado de ler um livro nos mesmos moldes, garota na faixa do quinze anos, que estava passando as férias de verão na praia, junto com a família e amigos, dilemas do primeiro amor, as crises desta idade…, enfim, tudo relacionado ao universo adolescente e fiquei surpresa como não há limites para explorar um mesmo tema, enquanto o primeiro que li não foi nada do que imaginei, este aqui foi além das minhas expectativas, foi uma leitura deliciosa e muito divertida. Mesmos moldes, mas um desenvolvimento totalmente diferente.

Camila estava cheia de planos para aquele verão, iria passar muito tempo com as amigas, badalar nas festinhas com a turma e finalmente conquistar o Rafael, mas os pais resolveram passar um tempo em Búzios na casa de amigos e ela teria que ir junto. Foi uma tempestade, mas mesmo contra sua vontade, Camila foi com os pais. Ela adotou a varanda da casa como seu cantinho particular, e lá ficava escrevendo em sua agenda sobre tudo que sentia e vivia, contudo, quando menos esperava, recebeu uma ligação da melhor amiga, para avisar que uma das meninas de seu grupo havia ficado com seu amado Rafael, aquilo foi um choque enorme, mas depois de chorar e por para fora a mágoa, Camila decidiu seguir em frente, fazer com que aquelas férias fossem as melhores de sua vida. Na companhia da mais nova amiga, Juliana, aqueles dias em Búzios foram inesquecíveis, especialmente quando o Leandro entrou na história.

Narrado em primeira pessoa por Camila, este livro nos traz uma das protagonistas mais alto-astral de todos os tempos e que gosta de pagar um bom mico. É uma leitura leve e fluida, que surpreende com sua vibe de bola pra frente, vamos viver a vida e tirar o melhor dela.

site: Leia o restante da resenha aqui, http://www.moonlightbooks.net/2014/03/resenha-ah-o-verao.html

Adriana @livrosedevaneios 28/10/2016

Ainda bem que O Livro Delas me apresentou a Fernanda, gostei tanto do conto "Por Acaso" e da Fê (uma querida!) que fui atrás do seu livro. O resultado já era esperado: simplesmente AMEI a história!
Resumidamente, o livro nos apresenta a Mila, uma gatota de 15 anos que se vê obrigada pela mãe a passar as férias de verão em Búzios, enquanto preferia ficar no RJ e curtir os mil planos já definidos pelo seu grupo de amigos e tentar se aproximar de um garoto mais velho da escola, por quem tem uma paixão platônica.
Chateada, Mila pensou que seu verão estaria fadado a ficar na companhia da filha sem graça dos amigos dos pais, sem grandes diversões, novidades, alegrias... Sem opção, ela encara a viagem e é surpreendida muito positivamente! Não contarei mais detalhes para instigar seu interesse pela leitura e vá por mim: vale a pena! Amei as inúmeras referências musicais e a menção à Gilmore Girls

Silvana - Blog Prefácio 06/03/2016

Esse livro conta a história de Camila, mais conhecida como Mila. É dia primeiro de janeiro e ela começou a escrever uma espécie de diário. Primeiro para poder reler quando ela for mais velha e segundo para praticar para sua futura profissão: ela quer ser jornalista. Mila acabou de fazer quinze anos, e faz aniversário em dezembro pertinho do natal e os espertinhos sempre dão um presente só. Ela é apaixonada por Rafael, um garoto do colégio que está indo para o terceiro ano e como ela passou para o primeiro, ela vai poder ver ele muito mais vezes, já que agora estão no mesmo prédio. Ela passou de ano direto e em vez de receber um prêmio, foi castigada em passar as férias com seus pais e com os amigos de seus pais e a filha chata deles, Juliana. E antes de irem viajar, sua mãe fez ela prometer que vai tratar bem a Juliana e não vai beijar nenhum garoto durante a viagem.

A viagem é para a Região dos Lagos, especificamente para Búzios e mesmo indo obrigada, Mila não pode deixar de admirar a paisagem linda. Mas logo que encontra os amigos de seu pai e Juliana, seu humor piora em um instante. Como sua mãe quer que ela seja amiga de alguém que se veste tão mal? E as notícias não melhoram. Quando ela puxa uma conversa com Juliana, ela diz que foi transferida para a mesma escola que ela e que elas vão estudar juntas. Só faltava essa, como que o Rafael vai olhar para ela com essa menina brega andando atrás dela? E por falar em Rafael, tomara que ele não esteja de olho em nenhuma menina lá na festa do Bernardo, namorado de sua melhor amiga Dani. Mas seu desejo não vira realidade, no dia seguinte, Dani liga para contar que Rafael ficou com a Patricia, uma de suas amigas.

Camila quer morrer de desgosto e de raiva de sua mãe, porque com certeza, isso aconteceu porque sua mãe obrigou ela a viajar e ela não estava lá na festa. Mas pensando bem, o Rafael que se dane e ela vai aproveitar essas férias. Ela rasga a foto dele em mil pedacinhos e decide que vai encontrar alguém bem legal com quem ela possa se divertir durante esses quinze dias. E para isso ela vai começar mudando o estilo de Juliana. Ela insiste e Juliana acaba aceitando mudar o estilo e usar um pouco de maquiagem. E não é que a Juliana fica muito mais extrovertida com um novo visual e elas acabam se dando muito bem? E as coisas só melhoram, porque ela acaba conhecendo Leandro, um garoto lindo que está em uma casa pertinho da dela. O problema é que ele é mais velho e sua mãe não vai aceitar de jeito nenhum se ver os dois juntos.

Eu tenho esse livro aqui em casa faz tempo já, mas nunca me deu vontade de ler ele. Até comecei uma vez, mas parei no primeiro capítulo, achei a protagonista muito chata. Mas agora eu tinha que ler um livro de verão para o desafio, e olhando a estante, só achei esse parado lá. E não é que eu gostei bastante da história e já quero ler os outros livros da série, que pelo que eu entendi serão 4 livros um para cada estação do ano. O começo e bem chato mesmo com a protagonista se mostrando bem aborrecente, mas depois que ela resolve parar de dar chilique porque foi obrigada a ir para Búzios vejam só, a coisa melhora e eu acabei adorando a história. Ri muito, chorei outros tantos, me apaixonei, sofri junto com a protagonista e suspirei bastante pelo Leandro. Se fosse mais nova queria um namorado igualzinho ele. Gentil, romântico, atencioso, responsável e bem humorado. Quem não quer?

Mas o que achei mais legal, foi relembrar meus tempos de adolescente. Gente como é engraçado, e o pior é que todo mundo já passou por isso. Ao mesmo tempo em que está apaixonada e vai morrer se o garoto em questão não olhar para ela, no outro dia nem lembra mais que ele existe. E tão fácil se apaixonar e desapaixonar. E como era bom a única preocupação ser com o visual, se o cabelo estava bom, se a roupa estava combinando. Depois falam que a melhor idade é depois dos quarenta. Eu não concordo, a melhor idade é a adolescência. Enfim, eu recomendo o livro para quem quer um livro para se divertir. A escrita da autora é leve e flui hem. E sem falar na edição que mesmo sendo folhas brancas, está linda demais.

Janine 23/09/2015

Leitura rápida e deliciosa
Ah, o verão! Foi uma leitura deliciosa, e foi muito rapidinho de ler, quando comecei achei que eu não ia suportar a Camila, ela se achava, só reclamava com a mãe, e não queria saber de concordar com nada que os pais delas queriam! No comecinho também achei a narrativa e os diálogos meio forçados, mas acho que depois me acostumei, porque não me incomodou mais e acabei adorando a história! Foi um livro muito gostoso que me deixou com gostinho de quero mais.

Vanessa Vieira 26/11/2016

Ah, O Verão! - Fernanda Belém
O livro Ah, O Verão!, primeiro volume da série As Quatro Estações do Amor, da carioca Fernanda Belém, nos traz um romance juvenil fofo, regado por amores de verão, sol, praia e muita diversão. A história da Camila é bem fluída e descontraída e nos faz relembrar os nossos primeiros amores de adolescência e todo o gás e a fé que depositávamos neste tipo de relacionamento, sonhando com o felizes para sempre. Apesar de ter curtido bastante toda a nostalgia que a trama me proporcionou e a escrita da autora - bem detalhada e com um ritmo contagiante - me irritei um pouco com a protagonista e sobretudo com sua forma de agir.

Tudo o que Camila tinha planejado para o verão era curtir suas férias ao lado das amigas, regado por festas, clubes, churrascos, praias, baladas e tudo o mais que tivesse direito. E, claro, Mila não queria perder a oportunidade de se aproximar de Rafael, o garoto do colégio de quem há tanto tempo ela está interessada. Porém, nem tudo sai como o planejado e sua mãe já havia arquitetado um plano: passar a temporada de férias em Búzios.

Além de não colocar em prática suas artimanhas para angariar o coração do Rafael, Mila terá que conviver com Juliana, uma garota totalmente o oposto dela e de suas amigas. Inconformada, ela segue para Búzios afirmando que estas serão as piores férias de sua vida, mas o destino se encarrega de lhe reservar uma grande surpresa...

O verão em Búzios acaba lhe reservando novas amizades, sensações, sentimentos e muitas presepadas. Mila vivencia um verdadeiro amor de verão em meio ao pôr-do-sol e ao brilho das estrelas do local, que se tornará único e especial...

Ah, O Verão!, se mostrou um livro gostoso, envolvente e com aquele leve cheirinho de brisa do mar. As descrições de Fernanda Belém sobre a beleza do local, bem como sobre os pontos turísticos e a culinária praiana foram exuberantes e quase que palpáveis, fazendo com que realmente saboreássemos toda a magia e encanto presentes no enredo. E, claro, o amor de verão vivido por Camila nos transporta para aquele tempo de nossa vida onde cada segundo tinha um significado especial e mágico, proporcionando um clima de nostalgia envolvente. O que me desagradou foi o comportamento da protagonista, que se mostrou em grande parte da história mimada e muito rude e grossa com a sua mãe. Narrado em primeira pessoa por Mila, de forma leve e descontraída, o livro se mostrou uma leitura perfeita para aquela tarde ensolarada de domingo.

Camila é uma adolescente de quinze anos que vive um amor platônico por Rafael, um rapaz que nem ao menos notou que ela existe. Ela faz de tudo para chamar a atenção dele, mas todas as suas tentativas são frustradas. Rodeada de amigas, ela mal pode esperar pelo verão para curtir suas férias e tentar novamente chamar a atenção de Rafael. Porém, quando fica sabendo que sua mãe planejou uma viagem para Búzios, a garota entra em parafuso e afirma para tudo e para todos que aquelas serão as piores férias de sua vida. Porém, o que seria um pesadelo se mostrou um sonho lindo e colorido, tornando a vida de Camila mais alegre, dinâmica e descontraída. Confesso que achei a personagem muito mimada e que não gostei nada da forma como ela tratava e se relacionava com sua mãe, de um jeito bem áspero e arrogante. Quando o Leandro entra em sua vida, Camila fica extasiada e passa a ter muitas melhorias em seu comportamento, mas nada que tenha me feito sentir aquela apatia especial pela personagem.

Leandro se mostrou um personagem encantador e apreciei a forma como o romance dele e de Mila vai se descortinando. Ele vai conquistando a adolescente pouco a pouco e o clima de paquera entre os dois é contagiante. Por mais que os dois jovens morem em partes diferentes do Brasil, eles curtem cada dia como se não houvesse amanhã, tornando cada momento entre eles incrivelmente especial. Gostei muito da Juliana também, que surge na trama de forma tímida e sussurrante e que acaba se tornando uma nova pessoa. Com a ajuda de Camila, nota-se que a jovem se tornou mais confiante e segura de si e apreciei o seu desenvolvimento e posterior amadurecimento dentro da trama.

Resumidamente, Ah, O Verão! é um livro que fala de amor, amizade, descobertas e auto-valorização, com aquele misto de surpresa e paixão. A trama nos foi apresentada com tanto sabor e magia que é praticamente impossível não querer conhecer Búzios e todas as suas belezas, delícias e encantos e quem ainda não viveu aquele amor de verão, vai desejar com cada fibra de seu ser desfrutar da mesma sensação de Camila e Leandro. Apesar de não ter me afeiçoado totalmente à protagonista da trama, fiquei inebriada pelo enredo e gostei demais dos personagens secundários da história. A capa é bem descolada e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e ilustrações fofas no miolo do livro de bilhetes e páginas de agenda. Apesar das pequenas ressalvas, não deixo de recomendar.

site: http://www.newsnessa.com/2016/11/resenha-ah-o-verao-fernanda-belem.html
Nati 27/11/2016minha estante
Comprei o e-book desse livro na amazon e está há algum tempo esperando ser lido, depois dessa resenha o livro entrou na listinha de férias.

Vanessa Vieira 28/11/2016minha estante
Fico feliz que tenha gostado da resenha. Obrigada!

Fernanda 21/09/2019minha estante
Oiii...

Você sabia que o Folhas de um Outono já foi publicado? Você pode comprar o meu novo livro na minha lojinha!

Https://www.livrosfernandabelem.com.br

Passa lá para você conhecer!

Www.livrosfernandabelem.com.br

Para comprar lá na loja, estamos com a opção de boleto e de todos os cartões pelo mercado pago. Se você nunca tiver feito uma compra com o mercado pago/mercado livre, eles pedem algumas confirmações de segurança por email. Se já tiver comprado, a compra é aprovada rapidinho. Com boleto é simples tb e não precisa confirmar nada.

Ah, e se quiser que o livro seja enviado com dedicatória, é só avisar no campo "mensagem".

Vou amar saber que meu livro vai voar para a sua casa!

Beijosss

Juliana @jaliagoraesuavez 16/07/2014

Só leia se você tiver, no máximo, 16 anos.
Uma história bem pré adolescente.
Não é ruim. É um bom livro, mas para a faixa etária certa.

Vanessa Sueroz 12/07/2016

Neste livro vamos conhecer Camila, uma menina de 15 anos que esta começando a escrever um diário sobre sua vida. Ela faz aniversário perto do natal e sempre recebe só um presente. É apaixonada por Rafael, um gatinho da sua sala. Foi uma ótima menina durante o ano e para compensar seus pais estão lhe dando a pior férias da sua vida na companhia da filha chata dos amigos deles Juliana.

A viajem é para a Região dos Lagos em Búzios e mesmo o lugar sendo lindo Mila não esta muito empolgada. Quando as coisas não poderiam piorar ela descobre que Juliana vai para a mesma escola que ela. Seu namorado foi para a festa do amigo Bernardo que é namorado da Dani, melhor amiga da Mila e eles esta morrendo de ciúmes.

Claro que Mila culpa a mãe pelo namorado estar sozinho em uma festa e dar bola para outras meninas, mas ela dá a volta por cima e parte para se divertir. Depois da decisão ela realmente começa a se aproximar de Juliana e conhecer a menina.

Resenha completa:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/ah-o-verao/

Três Leitoras 03/04/2015

Resenha: Ah, o Verão!
Atire a primeira pedra quem nunca teve férias de verão inesquecíveis!!!!

Esse foi um dos livros que literalmente comprei pela capa e vou logo avisando, não me arrependi!

última coisa que Mila queria naquelas férias era viajar com os seus pais e ficar longe das suas amigas, das programações que elas haviam feito e também do cara por quem ela era totalmente apaixonada: Rafael. Porém, querer nem sempre é poder e sua mãe a arrastou para a viagens de férias.

Mila tem 15 anos, é uma menina cheia de sonhos, que adora escrever na sua agenda... E é escrevendo na sua agenda que temos a oportunidade de conhecer a cada página lida um pouco mais sobre ela.

Durante as férias ela terá a companhia da Juliana, que para a Mila é uma menina sem sal, sem graça e de péssimo gosto para roupas. Ela vai determinada a não ser amiga da Juliana e muito menos andar com ela pelas ruas e prais de Búzios.

Mas a última coisa que ela imaginava era que tudo que ela planejou foi por água abaixo e as coisas mudam justamente quando Dani, sua melhor amiga, liga para contar que o Rafael ficou com a Patrícia, uma amiga delas. Mila sente como se o "mundo tivesse caído" e o que me surpreende é que ela percebe rápido que não adianta chorar por um cara que pouco a tinha notado e ela resolve viver as suas férias de forma intensa.

Ela se permite conhecer a Juliana e elas acabam se tornando, aos poucos, amigas. Logo, a Gi, uma amiga da Juliana, junta-se a elas nessa viagem de férias e as coisas ficam mais animadas.

Continue lendo no link

site: http://tresleitoras.blogspot.com.br/2015/03/resenha-ah-o-verao.html

Kenia 06/10/2015

Quero chorar! Estou sentindo um bolo na garganta. Minha mãe não entende nada, se compreendesse alguma coisa, não teria ma trazido para cá. Ela acabou com as minhas esperanças."

Chegou as férias de verão e Mila está com tudo planejado pra curtir com suas amigas e pra quem sabe conhecer melhor o Rafa, por quem tem uma paixão platônica.
O que ela não contava era que sua mãe decidiu fazer uma viagem em família, o que claro, incluía Camila. Ela não gostou nada disso e mostrou um comportamento bem típico de adolecente. Ficou insatisfeita e bem mais quando soube que sua companhia durante as férias seria a Juliana, filha de um casal de amigos dos pais. Para Mila, Juliana era chata e sem graça.
Mesmo a contragosto, Mila vai para Búzios. Como essa birra não ia durar para sempre em um lugar tão lindo, ela acaba mudando de postura e começa a aproveitar suas férias.
Mila e Juliana acabam se aproximando, e a primeira descobre que a nerd não é uma pessoa chata, ela só não sabe se vestir e tem vergonha de se soltar um pouco mais.
Mas o ponto alto dessas férias fica a cargo do Lê. Um goiano super simpático, que trata a Mila de forma tão carinhosa, fazendo a adolecente se encantar e perceber que o que ela sente pelo Rafa não se compara ao que estava rolando entre eles. As férias dela não poderiam ser mais inesquecíveis!
O bacana desse livro é que Mila vive essa experiência e a retrata em uma agenda. O livro alterna suas aventuras e depois ela escrevendo as memórias na agenda. Uma ótima recoradação para quem cultivou esse mesmo hábito na adolescência. O livro vem sempre com as páginas da agenda.

Esse livro é parte da saga As Quatro Estações do Amor, e acredito que o segundo volume está a caminho!
Recomendo aqueles que queiram reviver suas lembranças e amores da adolescência. É um livro fofo e super bacana.
A Fernanda continua com a escrita bem fluida e dinâmica, de linguagem jovial e super atual.

Gabi | @ps_gabih 13/03/2017

Acontece que o amor da vida da Mila vai estar passando as férias com suas amigas, enquanto ela vai tá em Búzios. (Adolescentes exagerados Kkkk)

Mila vai para a viagem torturante e lá descobre que uma das suas amigas a apunhalou pelas costas e ficou com o fulaninho que ela gostava. Ai sim o mundo de Mila deu uma guinada.

Mila passou a curtir bastante a viagem, fazer novas amizades, descobrir novos amores e etc. Ela finalmente começa a viver verdadeiramente o verão sem pensar no que ficou pra trás.

No começo Mila e seu exagero adolescentes estava me dando nos nervos, mas ai o Leandro aparece na história e temos uma evolução da protagonista. Ela cai em si, e eu agradeço por isso kkkkk

Eu gostei bastante, e pretendo ler o do outono quando surgir uma oportunidade
Lu Oliveira 14/03/2017minha estante
Eu fiquei um pouco desapontada com esse livro

Gabi | @ps_gabih 15/03/2017minha estante
eu só achei mt adolescente Lú. Adolescente é muito extremista, aí eu me irritava um pouco kkkkk

Lu Oliveira 15/03/2017minha estante
Foi um pouco disso também... Mas achei que o tema poderia ter sido melhor explorado, que ficou faltando alguma coisa... Tanto que dei o livro pra minha enteada.

Gabi | @ps_gabih 15/03/2017minha estante
acho que até hj não foram lançados as continuações né? :( .. Acho que pode ter faltado um desfecho em relação a amizade dela com a menina que ficou com o fulaninho. O livro deixou tudo bem aberto para as continuações, mas nem vi ou outros livros, acho que não foi lançado

Lu Oliveira 15/03/2017minha estante
Eu procurei pelas continuações e não encontrei nada. Pode ter sido por isso que não curti. Achei que ficou muito vago...

Danielly.Galdino 18/04/2017minha estante
Como faço pra ler online não acho em lugar nenhum!!!

Fernanda 21/09/2019minha estante
Oiii...

Https://www.livrosfernandabelem.com.br

Passa lá para você conhecer!

Www.livrosfernandabelem.com.br

Vou amar saber que meu livro vai voar para a sua casa!

Beijosss