O Silêncio dos Inocentes

O Silêncio dos Inocentes Thomas Harris

Resenhas - O Silêncio dos Inocentes

Marcos 15/02/2024

Clarice, o silêncio finalmente te alcançou!
É um livro bastante intrigante isso ninguém pode negar. Clarice é uma protagonista que é persistente e determinada, por mais que seja uma estudante, ela é obstinada. O livro traça principalmente os seus traumas e seu passado. Já no meio criminal, ela é alvo de olhares sexistas e até mesmo não sendo levada a sério em vários momentos, mas nada disso a impede de buscar por respostas.

Para mim, o ápice do livro de fato são as conversas do Dr. Hannibal Lecter e Clarice, por incrível que pareça eu não estava nem ligando muito para o caso central, apenas ansiava pelas conversas dos dois. Eram conversas interessantes e que dá para se extrair bastante coisa. Uma coisa que o autor soube fazer nessas cenas é trabalhar a química e dinâmica desses dois personagens.

É um livro muito bom, não vou mentir, a escrita é até de certa forma, poética! O Thomas é um ótimo escritor e vale a pena ler de verdade, fico no aguardo para ler o próximo e os outros da série!

Mah 15/02/2024

Eu já tinha lido anos atrás, muitos anos atrás na verdade. E decidi fazer a releitura pq não lembrava mais da história.

A história tem uma vibe policia das antigas, gosto de ver como a história se desenvolve sem um celular disponível 24h por dias. Infelizmente esses tempos também trazer falas machistas daquela época, mas Clarice é forte o suficiente por nós.

O livro é tão bom quanto o filme.

Tatiana.Rondelli 13/02/2024

Um bom exemplo de suspense
Eu já conhecia o enredo de O Silêncio dos Inocentes porque é um clássico atemporal, como ler esse livro sem visualizar o Hannibal como Anthony Hopkins? Encarei essa leitura como a leitura de um clássico mesmo, e isso foi muito bom.
Não sou novata no gênero de suspense mas esse foi um exemplo de maestria na crescente do clímax da história. A alternância dos pontos de vistas tanto dos detetives, como do Lecter e do Assassino foi muito bem escrita.
Minha única ressalva ficaria na insistência de se reforçar a ideia de que o Gumb precisava e caçava apenas mulher gordas, a quantidade de vezes que ele repete a palavra "gorda" me incomodou um pouco.
Eu também levei um pouco mais de tempo do que normalmente levaria pra terminar um livro com pouco mais de 360 páginas, mas o encerramento foi realmente mto bom.

gabspittol 11/02/2024

Como mencionei na minha resenha de Dragão Vermelho, Silêncio dos Inocentes já foi adaptado para o cinema e inclusive foi premiado. Anthony Hopkins deu vida a Hannibal Lecter e para mim, o fez com maestria. E ele foi tão bom no seu papel que eu, até hoje, não consegui assistir a série, porque pra mim, só existe um Hannibal possível, nosso querido Anthony Hopkins. De qualquer forma, li o livro bem depois de ter assistido ao filme, e eu sabia que ia gostar, porque dos filmes, é meu preferido. E o filme é bem fiel ao livro, para minha surpresa. Uma coisinha aqui e ali são diferentes, mas são meros detalhes. Até porque não cabe tudo em horas de filme...
Aqui temos o protagonismo bem evidente de Hannibal, para quem se decepciona com o fato de ele ser coadjuvante no primeiro livro da trilogia. E nem vou falar de Clarice, porque é chover no molhado! Uma agente que, apesar de jovem, tem um faro aguçadíssimo e cheia de personalidade, perseverança e força. E vale ressaltar que na época relatada no livro, mulheres ocupando cargos importantes era uma coisa rara e ela foi alvo de falar machistas e abuso moral em diversas situações.
E acho que dizer qualquer outra coisa é encher linguiça. Uma caçada eletrizante, os diálogos entre Hannibal e Clarice nos fazem gostar do criminoso e ao mesmo tempo nos sentimos culpada por gostar dele. A gente até esquece que ele foi responsável por diversas mortes cruéis, a gente ignora o fato de ele quase ter matado Will no livro anterior, porque ele parece eloquente em todas as suas colocações. Recomendo para todos! E preciso dizer que a edição do box da Record está simplesmente perfeita e lindíssima!

site: https://www.resenhasdagabs.com/

Predo21 11/02/2024

E os inocentes conseguiram o silêncio?
Eu não sei exatamente como colocar em palavras o que eu senti ao terminar esse livro. É uma história de cinema escrita cuja cada página me deixou na ponta da cadeira de tanta tensão. Clarice Starling é com certeza uma das melhores protagonistas da literatura e sua relação com Hannibal é espetacular. Não vejo a hora de continuar essa saga maravilhosa.

CINEMA ABSOLUTO! ?

Juju 10/02/2024

Uma obra-prima do cinema e da literatura
Clarice Starling é uma jovem e promissora aluna da Academia do FBI em Quântico, Virgínia. A princípio ela é procurada pelo chefe da Divisão de Ciência e Comportamento, Jack Crawford, somente para cumprir uma tarefa que ninguém deseja realizar. No entanto, com sua honestidade e franqueza Clarice acaba despertando o inesperado interesse de um indivíduo peculiar, o Dr. Hannibal Lecter. Através dessa estranha e incomum relação, ela recebe informações privilegiadas que poderão ser utilizadas para solucionar o caso do mais novo serial killer que aterroriza a população americana: Buffalo Bill. Assim, tem-se início uma caçada frenética e impiedosa que tem como objetivo localizar o assassino esquivo e misterioso antes que ele tenha a oportunidade de fazer uma nova vítima.

Eu sou completamente suspeita para falar qualquer coisa nessa resenha, porque realmente O Silêncio dos Inocentes foi para mim um grande marco na minha vida. Aos oito anos de idade, ainda uma criança inocente - rá! -, eu me sentei à frente da televisão de tubo na sala de estar e contemplei a tela com o maior interesse do mundo. O filme que meu pai assistia naquela noite era certamente inapropriado para crianças e exibia uma jovem e bonita Jodie Foster na pele de Clarice Starling, além de Anthony Hopkins como o fascinante Dr. Hannibal Lecter. É claro, que sendo eu tão pequena, não conseguia compreender ou mensurar a complexidade das cenas, falas e o desenvolvimento de uma trama brilhante. Mas foi a partir desse filme, nesse fatídico dia que eu me apaixonei por produções cinematográficas e essa paixão eu carregaria comigo até a idade adulta, ainda ouso dizer pelo restante da minha vida. Esse é o poder que O Silêncio dos Inocentes teve sobre a minha pessoa e até hoje revisito o filme, absorvendo novos detalhes que apenas tornam a experiência ainda mais completa e especial.
Portanto, ler a obra literária que baseou essa obra-prima do cinema, foi algo muito incrível e mágico. E eu posso afirmar que este é um dos raros casos em que o livro e filme são igualmente satisfatórios, à sua própria maneira.

Thomas Harris foi capaz de criar personagens únicos e singulares, com personalidades realmente multifacetadas, ricas, complexas e maravilhosas de se mergulhar a longo prazo. Seus vilões são simplesmente fenomenais, mas acho que ninguém nunca vai superar o Dr. Hannibal Lecter em grandiosidade, ousadia, classe e inteligência. Um personagem que bebe de diversas fontes, cuja história de origem é no mínimo muito interessante e divertida. Curiosidade: Lecter foi baseado em um médico da vida real que Thomas Harris conheceu durante uma entrevista em uma prisão. Em se tratando de Clarice Starling, eu acredito que o que nos desperta tamanha afeição é o sentimento de identidade que ela emana aos leitores. Clarice é uma garota simples, interiorana, inteligente e dedicada que não é perfeita, mas se esforça ao máximo e sempre dá o seu melhor. Ela não é desprovida de traumas ou limitações, mas passa por cima de tudo isso com sua lealdade e sua coragem. Nesse sentido, Clarice é muito parecida com pessoas que encontramos em nosso dia-a-dia, ela poderia ser eu ou você. Já Buffalo Bill desperta fascínio por outros motivos, o horror de suas ações e a teatralidade de seus objetivos é algo que nos leva a refletir sobre a natureza e a maldade humana. Tendo ele sido supostamente baseado em Ed Gein (um serial killer que removia partes de corpos femininos e as armazenava em sua residência para fazer móveis e peças de roupa que poderia utilizar), torna-se ainda mais curioso e peculiar e a forma como Harris desenvolve sua história entregando migalha por migalha é algo belamente angustiante. Alguns reclamam que o livro é um tanto arrastado ou longo demais para entregar uma conclusão deveras sucinta, mas eu discordo em partes, creio que tudo foi construído de uma forma meticulosa, perfeccionista e astuta que não visava somente entregar um desfecho alucinante, mas sim todo um desenvolvimento intricado aos seus personagens, também ao Dr. Lecter que mais tarde viria a se tornar o ponto central das obras de Thomas Harris. Enfim, sublime e genial.

bia | @biatalendo 08/02/2024

Errei, fui mlk
Impressionante como eu fiquei embasbacada por tanta, mas tanta genialidade e complexidade dos personagens e da trama e do formato desse livro, mas não ter curtido tanto por conta do ritmo demorado que eu peguei. Vai ser releitura, com certeza.

priscila.carelli.58 07/02/2024

Teria o filme superado o livro?
Um dos raros casos em que o filme é tão bom ou melhor que o livro. Ainda assim, vale a leitura. Minha única ressalva é que o desenvolvimento é muito longo para um desfecho tão curto. Senti falta de que a motivação do assassino fosse melhor explorada.

Leandro423 06/02/2024

Contém possíveis spoliers
Ótimo livro, em um caso raro em que o filme é extremamente fiel a obra original, inclusive os diálogos são precisos, muito bom mesmo... quem assistiu ao filme é ler esse livro irá notar como é preciso.

Sei que é uma obra de ficção, mas a personagem de Clarisse merece um Nobel da paz pela paciencia com a senadora, com o secretário de justiça, com a filha da senadora... o povo chato.

O claro, a representação de Hannibal Lecter, é extraordinário os diálogos e a construção do personagem... muito bom mesmo.

Borgesclick 04/02/2024

Esqueci de atualizar
PUTA MERDA QUE LIVRO BOM.
Uma leitura muito saborosa, adorei a degustação.
Queria poder sentir as mesmas sensações de lê-lo pela primeira vez novamente.
Acho que é o primeiro livro que leio que tem essa temática, meio.. true crime.
É muito bom, de fato.
O filme desse livro é meu favorito da coleção Hannibal, também gosto muito da saga de filmes, me faz sentir arrepios.
Agora que terminei de lê-lo, quero poder assistir o filme novamente.
A única coisa que eu pontaria como ruim são as páginas serem BRANCAS, mas tudo bem, meu olho se acostumou.

Só tenho a agradecer a mulher que estava desapegando desse livro e que resolvi pegar.

Muito obrigado ao autor, por fazer uma protagonista mulher e mostrar um pouco dos desafios do dia dia de uma mulher.

I love Hannibal ?

Cayo.Fellype 01/02/2024

Finalmente consegui terminar rsrs quase dois meses depois. Lógico que teve toda questão de férias com a famílias e tals, mas esse livro não funciona tanto cmg. É bom, leitura simples, mas não consegui fluir tão bem com a leitura. Mesmo assim, vale a pena ler esse clássico.
gilmarpsicologo 02/02/2024minha estante
Eu amo esse livro ?

brenobebeto 02/02/2024minha estante
Dragão vermelho é o melhor

gilmarpsicologo 02/02/2024minha estante
Nossa verdade!!!! Tinha esquecido

Rinaldo 30/01/2024

Silêncio dos Inocentes
A história. Hanibal Lecter e toda sua sagacidade, um homem e sua maldade, psicótica
Um clássico do suspense policial.

ChristeF 28/01/2024

Só um livro maravilhoso assim pra proporcionar um grande clássico para o cinema. Consagrou Hopkins como um dos meus vilões favoritos.

brunaevelyn 23/01/2024

Eu amei a leitura, achei o livro muito bem construído e a história também é muito atrativa!!!
Amei