Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas?

Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas? Lemony Snicket

Resenhas - Quem poderia ser a uma hora dessas?

Felibalex 27/05/2021

O frescor de lemony Snicket
Esse autor é incrível e tem o poder de me transportar diretamente para a infância. Encontrar um livro dele, depois de muitos anos, é como mergulhar em nostalgia. O livro é para crianças, bem mais leve que as famosas desventuras, mas não perde em nada para o estilo do autor. Recomendo a leitura para todos e todas independente da idade. O autor é um gênio. Difícil agora será não completar a coleção.

Hanmi 02/05/2013

Amei
Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas? - eita, títulozinho grande - é o primeiro de quatro livros da série Só Perguntas Erradas e conta a história de um Lemony Snicket de 13 anos que é levado por sua tutora, S. Teodora Markson (O que S quer dizer? Vai saber. Lemony Snicket é o mestre em não nos deixar saber das coisas) à Manchado-Pelo-Mar, uma cidadezinha à beira-mar que não está mais à beira-mar. Sim, e lá vem Snicket para nos confudir outra vez.

Lá, Lemony e S. Theodora Markson tem que resolver o mistério de um objeto roubado que não foi realmente roubado (nem pergunte) e Lemony ainda tem que se comunicar com sua misteriosa aliada, que pretendia encontrar no dia em que Theodora meio que "raptou" Lemony na Casa de Chá e Papelaria Cicuta (creio que é esse o nome do lugar).

"Eu tenho que ler Desventuras em Série antes de ler QPSAUHD?" Não é obrigatório, assim como Os Heróis do Olimpo em relação a Percy Jackson & Os Olimpianos. Mas, assim como Os Heróis do Olimpo, seria muito mais interessante - faria muito mais sentido - se você lesse Desventuras em Série também, já que o livro contém pequenas passagens e personagens a respeito de DeS.

Daniel Handler, vulgo Lemony Snicket é, sem dúvida, um dos melhores escritores de quem eu já li. Sua narrativa te prende e é engraçada. Apesar de parecer confusa, não é, o que ele consegue fazer de maneira surpreendente. A história também é bem desenvolvida - bem é pouco! Handler/Snicket pensa em cada detalhe! Assim como em DeS, Quem Poderia Ser A Uma Hora Dessas? é cheio de mistério, confusões e passagens cômicas.

Os personagens também são super bem desenvolvidos, como Snicket têm essa capacidade incrível de fazer. Não há um personagem criado por ele que não tenha sua qualidade especial. Se tratando de Snicket, todos os personagens são pessoas interessantes/esquisitas/marcantes.

Uma das coisas que eu mais gostei neste livro é que Snicket conta como se nós já soubéssemos exatamente quem ele é, o que faz ali, qual a sua meta, et cetera. E só nas últimas páginas do livro você começa a entender o que diabos estava acontecendo por ali.

Esse é o tipo de livro que você não pode dizer muito senão estraga a história inteira. Então vou parar por aqui. Mas, juro, esse livro é mesmo muito bom. Não me arrependo, e estou esperando ansiosamente pelo segundo volume da série, When Did You See Her At Last?, traduzido literalmente como Quando Você a Viu Pela Última Vez?, pergunta que suponho que se refira a certa garota traidora (quem já leu, entende esta). Mas, conhecendo Snicket, não garanto nada.
Lais 04/07/2013minha estante
Você sabe aonde pode baixar esse livro?

Monge 29/01/2023

Independência?
Creio que o Snicket ainda nessa obra está falando sobre como ninguém presta atenção nas crianças. Nessa em específico, as crianças fazem muitas coisas que normalmente são para adultos, parece até certa independência. No entanto, é notável que os adultos só estão negligenciando mesmo, sendo irresponsáveis. A parceira do Snicket mesmo não dá crédito para ele por nada, sempre critica e no geral ele quem faz tudo só. Volto a afirmar que acho ótimo como ele narra as coisas, continua essa ironia mesclada com um pessimismo. No caso dessa obra, gosto também em como os fluxos de consciência se relacionam com questões importantes para o caso.

Kéu 25/01/2014

Havia um vilarejo, uma garota e também um roubo.
"Dizem que em toda biblioteca existe um livro capaz de responder uma questão que queima como fogo em sua mente." (Dashiell Qwerty, pág 76)

Lemony Snicket teve uma educação incomum, uma juventude desconcertante e uma vida adulta desesperadora - como pudemos conferir em seus relatos recolhidos e publicados em "Desventuras em Série".

"Quem poderia ser a uma hora dessas?" é uma das muitas perguntas erradas feitas ao longo do livro, onde Lemony, então com quase treze anos, está recém ingressado em uma sociedade secreta e é aprendiz de S. Theodora Markson, que ocupa a colocação de 52ª melhor tutora em uma lista de 52 tutores. Mas Lemony a escolheu de propósito, para que possa realizar um trabalho paralelo, e juntar-se a uma aliada misteriosa. Enquanto isso, está preso na cidadezinha de Manchado-pelo-mar, com suas florestas de algas e suas cavernas cheias de polvos assustados que soltam tinta, para solucionar o roubo de um objeto que não foi roubado.

Estando ou não familiarizado com a escrita de Snicket, é possível se divertir com o tom noir utilizado, personagens exóticos e bem caracterizados e cenários melancólicos e decadentes.

"Este livro vai me ajudar a entender as questões não respondidas em Desventuras em Série?" e "Afinal, quem poderia ser a uma hora destas?" são perguntas erradas a se fazer. A pergunta correta seria: "Por que este livro ainda não está na minha estante?".

Suphie 27/02/2020

Um livro muito bom, pra quem curte desventuras essa é uma leitura indispensável pois conta um pouco sobre a juventude de alguns personagens da série. Li e recomendo, leitura fácil e rápida.

Lucas Canabarro 08/11/2019

Quem Poderia Ser a uma hora dessas?, primeiro livro da série “Só Perguntas Erradas”, escrito por Lemony Snicket e lançado em 2012 pelo selo Seguinte, da editora Companhia das Letras. O livro narra a infância do autor (de certa forma), quando ele, junto de sua tutora, vai para a cidade de Manchado-pelo-mar, com a intenção de resolver um grande mistério envolvendo uma estatueta.
A primeira vez que eu li esse livro foi (eu acho) em 2013, pouco depois do seu lançamento. Muito fã de Desventuras em Série, recorrer à nova série de um dos meus autores favoritos era meio que obrigação. Seis anos se passaram entre a primeira leitura e esse retorno e, antes de tirar o livro da prateleira, veio o pensamento de “ah, eu estou velho para esse tipo de livro. Eu vou ler achando um saco, tenho certeza. Eu leio coisas maduras hoje em dia! Não tenho tempo para literatura YA”.
Muitas vezes eu amo estar enganado.
Lemony é um autor que trás conforto para você. Um respiro, através de uma escrita leve e simples, que te diverte e cativa. Sua escrita melhorou, se comparada com Desventuras (que tinha uma escrita mais infantil, embora a temática fosse madura por diversas vezes), mas a essência ainda está ali: o cinismo, o sarcasmo, os diálogos rápidos e personagens bizarramente cativantes.
Nesse livro, ele sabe mais o que irá nos contar. Se em Desventuras ele iniciou contando sobre três irmãos órfãos, e aos poucos foi incluindo elementos que aumentavam a mitologia da história, em Quem Poderia Ser ele tem uma história já planejada para ter um fechamento, uma trama maior por trás daquela que ele nos mostra.
Acho que não posso fazer uma critica a fundo sobre a trama, ao menos, ainda não. Talvez ao término do quarto livro, com a história toda fechada, eu possa tirar conclusões. Mas, no total, é um livro divertido de se ler.

breno 10/12/2018

Só uma dica...
Para entender algumas teorias de desventuras em série é importante ler esse livro. No FANDOM americano do lemony snicket existe uma teoria que o grande desconhecido é a fera ressonante e que uma estatueta da mesma pode estar no açucareiro ( o que eu acho improvavel).
Indico para o fãs de carterinha de Lemony

Kymhy 13/04/2018

Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas? - Lemony Snicket
Um alerta para os fãs de Desventuras em Série: nesse livro vocês conhecerão mais da infância do famoso investigador que ficou no encalço dos três jovens órfãos que conquistaram os corações de muitos!

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-quem-poderia-ser-a-uma-hora-dessas-lemony-snicket/

Isabela 31/12/2022

Snicket em sua adolescência é mais divertido do que nunca
Depois de sete anos, resolvi pegar pra reler esse livro e afirmo ter sido a melhor escolha possível.

Lemony é tão engenhoso que eu me diverti muito com as piadas, trocadilhos e quebra-cabeças durante a leitura.

Amarillyss 13/11/2021

Achei esse livro por 10 reais em uma livraria da minha cidade e pensei que poderia me tirar da ressaca literária. ( E realmente funcionou.)

O final não respondeu todas as perguntas, mas pelo que eu sei essa é uma característica do autor e não me incomodou.

Acho que são quatro livros e eu pretendo ler os outros.

Jadna 16/07/2014

Quem poderia ser a uma hora dessas? - Lemony Snicket

Me desculpem por isso que eu vou dizer mas terminei Desventuras em Série pedindo pra morrer.
Percebi que o mesmo que muita gente gosta no Lemony Skinet é simplesmente o que eu detesto.
Personagens e situações em que só acontece desgraça e injustiça,onde o protagonista geralmente imponente vai sendo jogado pra lá e pra cá sem poder fazer quase nada. E o tom do Lemony é sempre de deboche,como se ele sempre tivesse dizendo: a vida é assim mesmo,só acontece coisas ruins e se tá achando ruim simplesmente vá ler outro livro.

Pra muitos isso pode ser uma ótima sacada e muito inteligente da parte dele,mas também não faz com que seja menos torturante ler os seus livros.

Só tentei com mais esse porque achei que o problema era com Desventuras em Série,que a quantidade de livros fez com que a história ficasse massante,repetitiva e etc,mas não,o meu problema é com o Lemony mesmo,embora pelo visto só eu não goste desse estilo dele.

site: https://twitter.com/Jadna_Rocha

Biah Sampaio 23/09/2022

Adorei
Adorei o estilo do livro, a escrita e as personagens.
Esse estilo de história meio investiva, organização secreta, me cativa muito.
Ansiosa para ler o segundo

eduarda 24/11/2021

Rápido e interessante
Livro suuuuper rápido e gostosinho de ler. Não vou negar que lembra bastante desventuras em série, o que pra mim é um bom ponto hehehe

Vale a pena ler, ansiosa pra leitura do resto da saga

Júlia 07/04/2015

As aventuras de Lemony Snicket
Bem, acho que eu sou meio suspeita pra falar dessa série, como uma grande fã dos livros de Daniel Handler (ops, Lemony), e tendo um blog cheio de referências a Desventuras em Série espalhadas por toda parte (toda parte mesmo), mas mesmo assim, posso afirmar com absoluta certeza que Só Perguntas Erradas é uma das séries de livros mais empolgantes que eu já li.

Pra começar, Só Perguntas Erradas se passa no mesmo universo de Desventuras em Série, mas isso não significa que é preciso ler uma série para entender a outra, apesar de que, quem já leu Desventuras em Série, pode identificar diversas referências, citações ou até mesmo aparições de personagens queridos (nada de citar nomes, porque seria spoiler), que mesmo curtas, são bem marcantes, além do tradicional formato da história em treze capítulos, marca registrada dos livros de Lemony.

Mas se você, por um infeliz acaso, ainda não leu Desventuras em Série (e deveria), e gosta de um bom mistério, saiba que o primeiro livro, "Quem poderia ser a uma hora dessas?", está repleto deles. A história acompanha nosso amado Lemony Snicket, já adulto em Desventuras em Série, mas aqui com quase treze anos, como membro de uma misteriosa organização. Como parte de seu aprendizado, Lemony é encaminhado para um tutor para ajudá-lo a solucionar crimes. Então, ao lado de sua ilustre tutora S. Theodora Markson (o que o S quer dizer?), o menino vai para a misteriosa cidade de Manchado-pelo-mar (que por acaso, não fica à beira-mar) para solucionar o roubo de um objeto desaparecido. Mas, durante a sua estadia nessa estranha cidade, Lemony acaba percebendo que há muito mais mistérios envolvidos nesse roubo do que ele imaginava.

Narrado em primeira pessoa pelo próprio Lemony Snicket, o livro também apresenta outra marca registrada de Daniel Handler (quer dizer, Lemony), que são os personagens muito bem desenvolvidos. É claro que toda história que se preze tem bons personagens, mas no caso dos livros dele, todos os personagens são essenciais. E quando eu digo todos, eu quero dizer todos mesmo. Desde o protagonista até os personagens secundários, cada um tem uma personalidade marcante e bem definida. Ninguém aparece por acaso, e todos eles são bem introduzidos na história. A jornalista aventureira Moxie Mallahan, a misteriosa Ellington Feint, os fofos irmãos Belerofonte, e até mesmo os divertidos policiais Mitchum. É impossível não amar cada um deles.

E é claro, Lemony Snicket, que é absolutamente um excelente protagonista. Lemony não é o típico personagem que se recusa a aceitar o seu fardo, ou que demora milhares de anos para encontrar respostas, ou que trata os seus assuntos com uma lerdeza irritante (sim, Percy, essa foi pra você), mas ele é sim um garoto esperto e sagaz, sempre pronto para enfrentar o próximo perigo, mesmo que não queira realmente enfrentá-lo. “Fique assustado depois” é o que ele sempre diz (apesar de que, com tantos perigos um atrás do outro, acaba não sobrando muito tempo para ficar assustado mesmo). Mas Lemony sempre consegue contornar seus obstáculos com sua ironia e seu sarcasmo usuais, que o tornam um personagem super divertido e amável.

Os mistérios são realmente empolgantes, e sempre levam a conclusões inimagináveis. Cada vez que você pensa que finalmente desvendou um mistério, mais fatos misteriosos ocorrem, desencadeando ainda mais situações misteriosas, e conduzindo a mais mistérios que você nunca teria esperado antes, levando a uma conclusão totalmente inesperada e surpreendente. A história ainda é acompanhada de incríveis ilustrações, que conseguem transmitir bem o ar misterioso que permeia a narrativa. Ah, eu já falei que tem muitos mistérios?

A cidade de Manchado-pelo-mar é o cenário perfeito para essa história. Repleta de lugares perigosos, habitantes suspeitos, e sempre rodeada com um clima de suspense apavorante. Muitos perigos aguardam o nosso destemido protagonista, que mesmo um aprendiz, consegue se virar muito bem em uma cidadezinha como essa. Já a sua tutora Theodora? Bem, digamos que nem tanto. Talvez o maior mistério de toda a história seja a própria tutora, com sua cabeleira indomável e seu vocabulário complicadíssimo. Mas por que cargas d’água Lemony Snicket escolheria essa mulher para ser sua tutora? Esse também é um outro mistério, que remete a uma outra cidade, um museu e uma aliada possivelmente em apuros.

Então, no final da história, alguns mistérios ainda ficam em aberto para as próximas sequências, deixando aquele irresistível gostinho de quero mais, que te faz sair correndo para ler o próximo livro. O único defeito (se é que se pode chamar assim) que é possível encontrar em “Quem poderia ser a uma hora dessas?” é que ele é muito pequeno. Você termina rapidinho e já fica com saudade. Mas, felizmente, essa é uma série de quatro livros, e a sequência “Quando você a viu pela última vez?” já aguarda ansiosamente a sua leitura.

Bem, e aqui eu termino a resenha desse livro extraordinário, e eu espero que tenha gostado. Muitos mistérios te aguardam com Lemony Snicket em Manchado-pelo-mar.

Resenha do blog Mundo Sereno ;)

site: www.serenomundo.com