Não Há Dia Fácil

Não Há Dia Fácil Mark Owen...

Resenhas - Não há dia fácil

Joao 24/12/2022

Não há dia fácil
Que raiva, eu tinha escrito um monte sobre o livro, mas a internet caiu e perdi tudo. Enfim, leiam esta obra, pois não se arrependerão. O autor não se contenta em nos contar tão somente sobre a Operação Lança de Netuno (responsável pela morte de Bin Laden), ele vai muito mais afundo.

Querem política? Tem também, ainda mais quando o assunto é guerra.

Querem risadas? A depender do senso de humor, darão ótimas risadas ao lerem as brincadeiras realizadas. Confesso que deixar sair uma bela risada quando eles estavam correndo para o Black Hawk.

Mark Owen não é um soldado qualquer, ele é o cara! Participou de inúmeras missões, como, por exemplo, o resgate do Capitão Philipps (tema de filme). Além dessa missão, há várias outras presentes no livro. Ou seja, a obra não diz respeito a um episódio apenas, vai além.

Além de operações, Owen fala um pouco de política, como já mencionei, mas também nos conta como são os trâmites para se tornar um Seal, bem como dá detalhes sobre o dia a dia deles.

O livro é bom, de verdade. Dá para ler em 1 semana, até menos. Trate-se de uma leitura muito gostosa. Por fim, deixo, aqui, dois pensamentos que gostei muito:

1 - Não se limite a estar vivo, mas viva por um objetivo maior do que você. Seja útil para sua família, sua comunidade, seu país;

2 - O único dia fácil foi ontem.

ClAcio 03/10/2022

Operação Lança de Netuno.
O livro é basicamente dividido em duas partes: até o capítulo oito, o autor conta suas experiências para adentrar nas equipes militares; a partir do capítulo nove, ele fala sobre a complexa operação para localizar Osama bin Laden, e, logo em seguida, temos o maior atrativo da obra, o que, obviamente, me fez se interessar pelo livro: o pré, a execução e o pró da Operação Lança de Netuno, iniciada no dia 1° de maio de 2011.

É interessante saber que o autor, chefe de equipe na operação que resultou na morte do ex-líder da Al-Qaeda Osama bin Laden, também participou da missão de resgate do capitão Richard Phillips, em 2009, cujo acontecimento se tornou bastante popular pelo filme protagonizado por Tom Hanks "Capitão Phillips?, de 2013.

Por vezes, o autor discorre sobre os acontecimentos com muito bom humor, como na passagem envolvendo o bastão de comando ou quando relata que ele e os companheiros se divertiam ao designar atores para o filme sobre a missão Bin Laden, dizendo que ninguém seria interpretado por Brad Pitt ou George Clooney.

O livro causou polêmica na época em que foi lançado por exteriorizar acontecimentos que o governo dos EUA não queria que fossem divulgados, como o fato de que a operação foi usada politicamente por Obama e o tratamento dado ao corpo de Bin Laden, contrariando o discurso oficial dos EUA, de que o corpo teve tratamento digno antes de ser sepultado no mar.

?Não se limite a estar vivo, mas viva por um objetivo maior do que você. Seja útil para sua família, sua comunidade, seu país.?

Ane Spada 14/09/2022

8.5/10
Apaixonada como sou por operação e buscas militares esse livro me surpreendeu muito. O sentimento americano de defender a pátria é muito bem representado no livro. Também é um livro muito histórico e consegui contextualizar com os fatos que aprendi.
Fiquei com gostinho de saber mais no final sobre o desfecho da vida do autor, mas mesmo assim, entregou um ótimo final.

Helmer 27/07/2022

Que livrooooo!!
Pra quem curti livro sobre guerra, sobre militares... Esse exemplar é perfeito.
Livro excelente, fotos bem realistas.
Indico de olhos fechados.
Aaahhh, não posso deixar de falar do título: perfeito.

Dani 01/02/2022

Não curti muito. Excesso de detalhes muito específicos sobre equipamentos e táticas, e mesmo que tenha fotos fica difícil imaginar a situação.

Luiz.Ricardo 17/12/2021

Aguente até a próxima refeição
A obra narra com certos detalhes a rotina de um Navy SEAL do exército americano (elite das forças armadas que tem a fama de ter um dos treinamentos mais difíceis do mundo). Este grupo foi responsável pela captura e morte de um dos terroristas mais procurados à epoca, Osama Bin Laden, e o autor descreve tal missão com propriedade, pois estava lá.

No primeiro ato do livro a narrativa simples te mantém engajado, ficamos sabendo um pouco sobre o árduo processo de ingresso nos Seals, os laços que se forma entre os soldados, os inúmeros treinamentos e a rotina incerta: A distância de casa, da família e não saber em que parte do mundo você estará na próxima semana arriscando sua vida pelo país te faz pensar que realmente não há dia fácil.

Um ponto interessante é a descrição que o autor faz ao participar do resgate ao Capitão Phillips, sequestrado por piratas Somalis. Resgate este que inspirou um filme de mesmo nome estrelado por Tom Hanks.

No segundo ato, entramos naquela parte do livro que o vende: a preparação da missão e captura do líder da Al-Qaeda. Aqui o presságio do evento te deixa grudado e você não para até a conclusão. A descrição daquele 2 de maio de 2011 em Abbottabad é satisfatório, tenso e assustadoramente real, cru. Inclusive, ao final do livro há esquemas elucidativos da propriedade onde o Osama se encontrava e da missão lança de Netuno.

Há mais referência ao cinema! Nosso narrador gasta algumas páginas comentando sobre a agente da CIA que investigou o paradeiro do Bin Laden por 10 anos, o cérebro por trás da missão. O trabalho dessa agente é melhor explorada no filme "a hora mais escura" de 2012. Vale a pena ver o longa após a leitura.

Por fim, considero um bom livro, bem narrado e objetivo ao que se propôs. Há muitas coisas que ficam nas entrelinhas, como os horrores da guerra, o militarismo norte-americano, o forte senso de pertencimento a um grupo (soldados) e a geopolítica envolvida neste acontecimento que foi um dos desdobramentos do ataque às torres gêmeas.

Mila Araujo 16/11/2021

Excelente leitura! Rápida,fácil e verdadeira. Rotina da vida de um Seal, o orgulho de servir ao País. Um pouco desse mundo descrito de forma clara e simples.

Tauã 30/10/2021

A história
Muito bom o livro, recomendo bastante, conhecer um pouco mais dessa história pelo ponto de vista de quem estava lá nesse momento história é incrível, porém o livro conta apenas o ponto de vista dos EUA o que é totalmente aceitável pois esse é o objetivo do livro entretanto me despertou a curiosidade de também entender o ponto de vista do lado afegão.

Daniel 03/08/2021

Ótimo livro
O livro é uma boa forma de entender um pouco mais do mundo das Forças Especiais, tanto na parte dos treinamentos, quanto na parte das missões reais. Para um militar, é uma boa forma de entender como atuam algumas especialidades, o que orienta bastante a carreira. Em alguns poucos momentos o autor demonstrou também a dificuldade em conciliar as missões com a sua vida pessoal. Dessa forma, um militar deve pesar na balança os ônus e os bônus de seguir por esse caminho tão singular.
Além disso, o livro demonstrou a importância de um ensaio, levando-se em consideração todas as possíveis situações de contingência, e de um elevado nível de profissionalismo.
Por fim, de forma mais abrangente, o autor nos ensina que devemos sempre buscar objetivos maiores que nós mesmos, até porque isso nos move como seres humanos, nos motiva e nos mantém sempre ativos, melhorando.
Gostei bastante desse gênero e espero ler livros semelhantes. Um próximo farol seria Sniper Americano.

Aécio de Paula 24/06/2021

Não Há Dia Fácil - Mark Owen, Kevin Maurer
Um membro da equipe Seis do Seal conta como foi a Operação Lança Netuno, que resultou na morte de Osama BIn Laden. Ele também conta do começo do livro até a metade a sua vida como combatente e as operações que participou. O restante do livro é a descrição da captura do Osama. Livro interessante, gostei.

Juliana.Franz 13/06/2021

Gostei, livro de ação, que relata como foi a morte de Osama Bin Laden. Foi interessante conhecer um pouco sobre a vida de um Seal, seus treinamentos e como foi a missão que terminou com a morte USB.
LOSK 20/06/2021minha estante
??

Rbraga 10/06/2021

???????????????????????????????????????????????????

Sídnei 26/04/2021

Ótimo livro
A verdadeira história sobre a operação lança de netuno que culminou na morte de bin Laden.