A elegância do ouriço

A elegância do ouriço Muriel Barbery

Resenhas - A Elegância do Ouriço

RafaCarta 03/12/2021

Surpreendente! Um dos meus livros da vida. Uma
Narrativa inteligentíssima e cheia de surpresas. Confesso quero início foi um pouco difícil, mas depois fluiu muito bem.

César 21/12/2021

Um ouriço elegante, encantador e um tanto sensato
O livro vai contar a história de duas interessantes moradoras do luxuoso prédio de n° 7 da Rue de Grenelle. A primeira delas é a concierge (zeladora) Renée, que por fora se esforça pra parecer uma pessoa ranzinza e ignorante, mas esconde uma grande sensibilidade para a filosofia, arte e literatura. A segunda, a jovem Paloma, uma menina com inteligência acima da média que se sente muito insatisfeita com o inevitável destino previsível dos adultos, e para escapar dele pretende se suicidar no seu aniversário de treze anos, a não ser que encontre algo que a faça mudar de ideia.

Tudo começa a dar uma movimentada quando se muda para o prédio o sr. Kakuro Ozu, um ricaço japonês que desperta a curiosidade dos demais moradores. Em seu primeiro contato com Renée, ela acaba cometendo um deslize e soltando comentários aparentemente cultos demais para uma zeladora. Ele nota e mais tarde confidencia a Paloma, que também acredita que a sra. Michel não é o que aparenta ser. Então passamos a acompanhar a improvável aproximação desses três personagens tão distintos e ao mesmo tempo um tanto parecidos.

A elegância do ouriço é um livro de uma sensibilidade ímpar. A autora trata de temas delicados com surpreendente leveza e franqueza. O livro possui um humor bastante refinado e aborda também muitas questões sociais, além de debater filosofia, arte, literatura e cultura japonesa.
Sem dúvidas uma das melhores leituras do ano, com o um final inesperado e marcante pra quem lê e provavelmente irá levá-lo pra vida.

Samfer 30/12/2021

Cara, fiquei num nivel extremo de excitação e euforia quando entendi o titulo da obra aparece dentro do enredo. Meu cérebro explodiu. Se vc deseja algo puro, moderno e sempre quis ler algo da literatura francesa eu super recomendo esse livro. A escrita é bem simples. Você se afeiçoa muito facilmente aos 3 personagens. Fiquei abismada e triste com o final em que levo uma frase comigo para todo sempre:"se morrer é não ver mais quem amamos, então morrer é muito triste".

Sol Belchior 01/01/2022

Recomendo (e peguem seus lencinhos ?).
"Aí vai, portanto, meu pensamento profundo do dia: a primeira vez que encontro alguém que procura as pessoas e que vê além. Isso pode parecer trivial, mas acho, mesmo assim, que é profundo. Nunca vemos além de nossas certezas e, mais grave ainda, renunciamos ao encontro, apenas encontramos a nós mesmos sem nos reconhecer nesses espelhos permanentes."

#MurielBarbery

Esse livro foi uma das BOAS escolhas feitas em 2021, que transbordaram pra 2022.

Amanda 18/01/2022

Impactada. Na verdade, foi uma leitura que me tocou. Não de início imediato.. mas não demorou muito pra mexer com meus sentimentos e pensamentos. A linha tênue em não querer parar de ler mas querer aproveitar cada pagina com a devida atenção.
Amei. Senti muito. E os meus livros preferidos sempre são os que me despertam sentimentos.

RaíssaSwiatovy 20/01/2022

Poético, profundo e filosófico
Demorei muito para terminar essa leitura, e não me arrependo. Há livros que precisam ser mastigados, engolidos e digeridos, e este é um deles. Não pode ser simplesmente engolido.
É incrível como a vida dos personagens se torna importante, instiga a vontade de saber mais sobre eles e o porquê de serem assim, de pensar como pensam.
E cada capítulo explica isso, traz à tona os demônios e as belas camélias sobre o musgo.
Tanta filosofia, belas reflexões, poesia pura e nua. Personagens verdadeiros, e também, a clandestinidade que todos carregamos em algum momento, ou uma vida toda.
Essa história entregou muito mais do que eu esperava, e no final, me fez triste, porém imensamente feliz.

Lidiane 06/02/2022

Que livro lindo, parece uma poesia. Dei umas boas risadas, mas chorei muito também. Esse eu super indico!!!

Let 09/02/2022

Leon
Impossível não torcer por este romance e não querer um gato para colocar o nome de Leon. Paloma, uma pré-adolescente que vive em meio a uma família rica e fútil, infelizmente com pensamentos ruins e tristes. Um final inesperado e surpreendente.

Willian.Santos 12/02/2022

Livro com foco em detalhes do cotidiano.
O livro faz um excelente detalhamento de acontecimentos do cotidiano. Não é o tipo de leitura que eu escolheria, mas com certeza há muitas pessoas que gostam do tema.
Quanto à escrita, achei interessante, com riqueza de detalhes e trazendo à tona relevâncias do cotidiano que geralmente passamos despercebidos.

Gabs 18/02/2022

esse livro é simplesmente impecável! eu amei cada segundo de leitura e saído querendo devorar a literatura russa haha

Yas 28/02/2022

Sensível e maravilhoso
O que eu posso fazer dessa leitura sensível e delicada? Cheia de reflexões transformadoras, com uma crítica social e a eterna busca pelo que movimenta o mundo: acolhimento e afeto. Esse livro é de um liricismo absolutamente FABULOSO. É narrado por duas personagens distintas, mas complementares. É delicado, filosófico em prosa, agradável. Ambientado na minha cidade preferida do mundo, Paris ?, acompanhamos a concierge de um edifício, que não é o que aparenta, e a inteligente filha de um dos moradores. Além das aparências e da busca pelo mundano há muito que você não pode ver - e às vezes um simples ato de sutileza pode mudar tudo.

lilimonetta 08/03/2022

comecei esse livro no turbilhão de finalização de tcc: abandonei... retomei... abandonei de novo... sentei em uma noite e terminei as últimas 100 páginas de uma vez. fui muitas desde o início da leitura, muita coisa se transformou em mim nos últimos tempos, mas sei que a minha versão de hoje tem vontade de dar 4 estrelas, algumas discussões sobre arte me incomodaram um pouco, outras guardei com carinho.

Biblioteca Álvaro Guerra 09/03/2022

Uma crítica a sociedade e um convite ao pensamento, mas em tom humorado, filosófico e repleto de belíssimas palavras. Como diz a própria quarta capa, o livro nos leva a refletir que nenhuma vida vivida a fundo deveria evitar: o tempo e a eternidade, a justiça e a beleza, a arte e o amor.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535911770

Bru 22/03/2022

"A sra michel tem a elegância do ouriço: por fora, é crivada de espinhos, uma verdadeira fortaleza, mas tenho a intuição de que dentro é tão simplesmente requintada quanto ouriços, que são uns bichinhos falsamente indolente, ferozmente solitários e terrivelmente elegantes"..

Histórias que se misturam e fazem sentido. Leitura profunda, reflexiva.

Gustavo.Martins 25/03/2022

Le concierge
O livro foi uma surpresa interessante, temos uma concierge num prédio de ricos em Paris, que consome belas obras, grande literatura e esconde isso numa carapaça de pessoa ignorante. Tinha tudo para ser pedante, com referências nada amigáveis e acesso restrito de cultura. Mas tenho que dizer que é divertido, Reneé e Manuela são personagens muito queridas, a menina Paloma tem uma irônia interessante, e Ozu é o grande catalisador desse livro, que da um caminho narrativo claro e que permite a evolução das duas, Reneé e Paloma.

O final é trágico e me incomoda um pouco: "você não é sua irmã", bem, na prática, faltou um destino diferente.

Fica aí ainda como recomendação (obrigatória): ler Ana Karenina e outras obras de Leon, o gato-autor de Reneé.