A elegância do ouriço

A elegância do ouriço Muriel Barbery

Resenhas - A Elegância do Ouriço

Bru 22/03/2022

"A sra michel tem a elegância do ouriço: por fora, é crivada de espinhos, uma verdadeira fortaleza, mas tenho a intuição de que dentro é tão simplesmente requintada quanto ouriços, que são uns bichinhos falsamente indolente, ferozmente solitários e terrivelmente elegantes"..

Histórias que se misturam e fazem sentido. Leitura profunda, reflexiva.

Gustavo.Martins 25/03/2022

Le concierge
O livro foi uma surpresa interessante, temos uma concierge num prédio de ricos em Paris, que consome belas obras, grande literatura e esconde isso numa carapaça de pessoa ignorante. Tinha tudo para ser pedante, com referências nada amigáveis e acesso restrito de cultura. Mas tenho que dizer que é divertido, Reneé e Manuela são personagens muito queridas, a menina Paloma tem uma irônia interessante, e Ozu é o grande catalisador desse livro, que da um caminho narrativo claro e que permite a evolução das duas, Reneé e Paloma.

O final é trágico e me incomoda um pouco: "você não é sua irmã", bem, na prática, faltou um destino diferente.

Fica aí ainda como recomendação (obrigatória): ler Ana Karenina e outras obras de Leon, o gato-autor de Reneé.

Daniela742 26/03/2022

Sensível e reflexivo
A releitura desse livro me fez ver tanta coisa! Como é bom revisitar esses personagens, essa história e poder interpretar de tantas outras formas, com o olhar que tenho agora, as reflexões que permeiam a história.

Acredito que sempre vai ter um lugar especial no meu coração, pois mexe demais comigo, pelas sutilezas e sensibilidade. Acredito também, que a Elegância do Ouriço nos mostra uma nova forma de encarar o mundo, além do superficial, com um olhar atencioso e curioso quanto ao que há ao nosso redor.

Além disso, os personagens são extremamente carismáticos. A vontade é de sentar junto e beber uma xícara de chá e conversar sobre as mais variadas coisas, rodar o mundo e esquecer do tempo.

Mari 13/04/2022

Uma carta de amor para literatura
Com muitas referências literárias, aprendemos sobre o amor e saber apreciar a beleza da vida que está nos detalhes.

sleepyintgarden 24/04/2022

absolutamente lindo
esse livro conta a história de renné,que apesar de ser zeladora em um prédio de ricos,destaca-se por sua intelectualidade,e paloma,uma pré-adolescente que de tanto se opor à sua família,a quem pouco considera,planeja se suicidar,pondo fogo em seu apartamento.a escrita é magnífica, de teor filósifo e bastante complexo. me vi muitas vezes em renné. ela entendeu que a vida é feita de beleza e que esta pode ser encontrada em cerimônias de chá da tarde,em conversas,em amizades,enfim... no mais simples. pouco concordei com paloma. muitas vezes a achei uma rebelde sem causa. e daí que a família dela não era exatamente o ideal? pelo menos eles amavam ela. sobre o senhor ozu: o que falar de alguém tão interessante? a cultura,a intelectualidade,a elegância... ele me transmitiu tudo isso e muito mais. torci muito pela união dos dois,mas tudo o que posso dizer é que o final me surpreendeu(e não de um jeito bom).definitivamente uma das melhores obras que já li na vida.

luni 04/05/2022

Um dos melhores livros que eu já li na vida, sem exageros. Escrita impecável, desenvolvimento de personagens absurdo e a costura dos comentários tem caimento perfeito. Quando terminei fiquei 20 minutos refletindo sobre as últimas páginas, e ainda não sei muito o que falar.

Mima 30/05/2022

Um sempre no nunca
Terminei a leitura , em suspiros ....
O coração apertado, com as palavras e os sentimentos e todos os sentidos que afloram , pensando na beleza da vida e da morte .
O fora -do -tempo dentro do tempo .
Eu sinto que vou carregar , essa leitura dentro de mim , por muito tempo .. . ...
Eu não tenho palavras para descrever....
Só faço um apelo , leiam .

Caroliny 31/05/2022

Um sempre no nunca
?(?): porque é uma questão de tempo e
de rosas. Porque o que é bonito é o que captamos enquanto passa. É a configuração efêmera das coisas no momento em que vemos ao mesmo tempo a beleza e a morte. Ai, ai, ai, pensei, será que isso quer dizer que é assim que temos de viver a vida? Sempre em equilibrio entre a
beleza e a morte, o movimento e seu desaparecimento?
Estar vivo talvez seja isto: espreitar os instantes que morrem.?

Raquel.Santos 12/06/2022

Lindo!
O que dizer desse livro? Lindo e encantador, na medida certa. De uma delicadeza apaixonante. Recomendo a todos que leiam. Inesquecível!

Marcelo.Alencar 16/06/2022

Perfeito
Nota máxima para um romance maravilhoso. Chocado com tanta beleza. Uma obra para ser lida em êxtase de pensamentos e reflexões.

Há muito que aprender sobre tudo em ?A elegância do ouriço?! Um sempre no nunca.

KarinaSil 05/07/2022

A elegância de Renée
Um livro maravilhoso, um começo um tanto complicado de entender, até me situar. O contexto filosófico fez isso, mas depois a historia fica muito boa adorei conhecer Renée e Paloma.

Talita | @gosteilogoindico 17/07/2022

Meu primeiro romance filosófico lido?!
Esse livro despertou inúmeras sensações em mim. Um livro triste, ao mesmo tempo alegre e ao mesmo tempo (extremamente) reflexivo.
Gostei muito muito dessa leitura.
Em um momento futuro quero reler para sentir de novo essas sensações.
Na metade do livro, eu me desconectei um pouco. Mas depois eu não conseguia parar de ler.
Vale muito a leitura!

Isaac 18/07/2022

"Já que minha fome não podia ser aplacada no jogo de interações sociais que eram inconcebíveis por minha própria condição (...), ela o seria nos livros" (p. 45)
Foi difícil para mim resenhar essa obra, porque para mim o que prevaleceu foi a experiência de leitura imersiva nas ideias das duas protagonistas, a sra. Michael e a pequena Paloma.

Alternando capítulos da perspectiva das duas, entramos no fluxo de consciência delas na qual a autora descreve toda a inteligência, a sagacidade, a visão aguçada que elas apresentam, seja por meio da crítica as aparências sociais, seja ao levar o leitor a imergir na contemplação do belo nos eventos e coisas mais banais possíveis, como o ritual do chá. A autora nos faz mergulhar no oceano complexo da alma dessas personagens e fazer com que nos identifiquemos com dilemas, sentimentos e aspirações que são universais apesar do tempo e do lugar.

O plot twist no final é emocionante. Contudo, o leitor precisa ir para a leitura para viver o caminho, o trajeto, pois definitivamente não é o enredo que mais importa aqui.

"Nunca vemos além de nossas certezas e, mais grave ainda, renunciamos ao encontro, apenas encontramos a nós mesmos sem nos reconhecer nesses espelhos permanentes" (p. 153)

Leonardo Lemes 19/07/2022

A ELEGÂNCIA DO OURIÇO
Gostaria de escrever muita coisa, mas resumo em dizer que se a beleza literária fosse única e material, para mim, seria esse livro. Um enredo monstruoso de tão belo. Páginas alimentadas com filosofia, política, arte, psicologia analítica, linguagens, críticas sociais e muito existencialismo. Duas narradoras ocupando espaços diferentes, descrevem o mundo e rebatem culturas, costumes e as incongruências da vida com uma audácia venerável. Obrigado, Muriel Barbery, por essa obra de arte. "Refletindo sobre isso, esta noite, com o coração e o estômago em migalhas, pensei que, afinal, talvez seja isso a vida: muito desespero, mas também alguns momentos de beleza em que o tempo não é mais o mesmo. E como se as notas de música fizessem uma espécie de parênteses no tempo, de suspensão, um alhures aqui mesmo, um sempre no nunca."