A elegância do ouriço

A elegância do ouriço Muriel Barbery

Resenhas - A Elegância do Ouriço

Kelvin 14/06/2020

Perfeito
Como dizer o que achei desse livro no momento que choro tanto com este final?

Menos assim eu tentarei.
Conheci este livro com o seguinte resumo "é sobre uma menina que resolveu cometer suicídio quando completar treze anos." E assim que comecei a ler, percebi que sim era sobre isso, mas também era sobre tantas coisas.

É sobre filosofia, psicologia, psicanálise, política, biologia, arte... Mas além de tudo é sobre viver e morrer.

Tirei muitas lições e espero procurar o sempre no nunca. Afinal:
"Estar vivo talvez seja isto: espreitar os instantes que morrem."

Leiam o livro é muito bom.

Aninha 08/07/2020

Você não se conformará com o final
Um dos livros que mais mexeram comigo nos últimos tempos.
René, Manuela, Paloma, Kakuro... Personagens que me fizeram rir, chorar, lembrar do poder da amizade e na existência do amor.
É quase com conto de fadas filosófico.
E o final é arrebentar os corações.

bobbie 13/08/2020

Pelo sempre no nunca
Escrever sobre A elegância do ouriço é extremamente complicado, e fazê-lo com a leviandade de preencher uma resenha aqui beira a heresia. Começo pela trama: dois narradores nos contam a história: Paloma, uma menina de 12 anos, superdotada, rica, cuja mente privilegiada busca incessantemente o sentido da vida, sob o preço de desistir e tirar a própria vida no aniversário de 13 anos; Renée, viúva, 54 anos, concierge do edifício onde vive Paloma, um edifício que abriga apenas a nata da sociedade parisiense. Renée, contrariando seu status social, é uma mulher autodidata, que conhece a fundo arte, cinema, literatura. Contudo, devido a sua posição de pobre e proletária, ela se esforça ao máximo para manter-se incógnita aos olhos dos seus empregadores, numa autoidentificação vergonhosa às avessas: tem vergonha por ser culta e subserviente. A vida das duas muda radicalmente quando seus caminhos se cruzam, em função da chegada de um novo morador. O romance é profundo, filosófico, complexo. Por vezes, fica difícil fazer a suspensão da descrença e embarcar nas viagens metafísicas da menina de 12 anos. O final, porém, é extremamente tocante e vivo. Por fim, A elegância do ouriço nada mais é do que um livro que nos faz questionar qual o real significado da vida (ou mesmo se há algum significado e se isso deve nos incomodar), se faz algum sentido acreditar que alguns são melhores do que os outros, a ponto de justificar as diferenças de classes, se faz sentido se preocupar com sentido. Afinal, o que vale a pena? Se existe uma resposta, ela é: leia este romance.

Nysmaella | @literalmentenys 17/04/2020

Amei
Escrita fácil de avançar na leitura, apesar de que comecei a me empolgar do meio pro fim. Amei a forma filosófica do livro, é pura poesia.

Elis 08/01/2023

Incrível
Livro maravilhoso, amei as duas personagens narradoras, a incrível Renée com sua paixão por literatura, filmes, música e arte em geral, e a querida Paloma com toda sua criticidade acerca de tudo. Gostei bastante de como a história se desenvolve num fluxo bem leve. Não dei 5 estrelas pois achei o final muito "apressado", fora isso, o livro é sensacional, vale muito a pena ler.

"A lucidez torna o sucesso amargo, ao passo que a mediocridade espera sempre alguma coisa."

Gabi 03/04/2020

ótimo livro!
aborda temas filosóficos, literários e artísticos de forma clara e leve. um dos melhores livros que já li.

fae.francine 02/04/2021

A Elegância do Ouriço
Que livro!

Demorei um pouco para entender a escrita, mas depois foi difícil largar.

Mergulhei no universo dos personagens e nos questionamentos que eles trazem. O livro é sarcástico, crítico e elegante... e tem muita lição boa para refletir e levar para a vida.

?A elegância do ouriço conduz seus personagens e seus leitores às questões que nenhuma vida vivida a fundo deveria evitar: o tempo, a eternidade, a justiça e a beleza, a arte e o amor.?

Gabi Guerra 11/06/2020

Um sempre no nunca
Eu estou derretida após a leitura dessa obra maravilhosa.
Preciso assumir que no começo não compreendi a beleza do livro. No entanto, não sei exatamente quando, eu me peguei viciada na narrativa e apaixonada.
Faz tempos que não choro lendo. Pra ser sincera, evito dramas, mas estou profundamente grata por essas lágrimas.
Que livro maravilhoso!

?Refletindo sobre isso, está noite, com o coração e o estômago em migalhas, pensei que, afinal, talvez seja isso a vida: muito desespero, mas também alguns momentos de beleza em que o tempo não é mais o mesmo. É como se as notas de música fizessem uma espécie de parênteses no tempo, de suspensão, um alhures aqui mesmo, um sempre no nunca?.

djoni moraes 01/07/2020

Filosofia e humor na dose certa
Neste livro acompanhamos duas personagens femininas que convivem paralelamente no mesmo prédio, mas que pertencem a mundos completamente distintos. No entanto, ambas têm o espírito inquieto, o que faz com que discorram sobre arte, a vida e a morte e sobre as mazelas da sociedade francesa, tudo com argumentos filosóficos e humor no ponto! A narrativa leva a um fim em que muitas coisas acontecem, mas nada do que eu imaginava. Me surpreendeu muito! Recomendo bastante este livro.
Le 01/07/2020minha estante
fiquei curiosa...

Jamon 09/06/2021

Fazia tanto tempo que não lia um livro tão rápido quanto esse, me senti tão imerso na história, tão envolvido e nada me distraiu, um livro diferente do que leio, com muitas reflexões, realmente apaixonado com o que li

Pandora 09/02/2016

Eu tinha muitas expectativas em relação a este livro, então é natural que ele tenha me decepcionado um pouco. Difícil uma expectativa grande ser plenamente satisfeita. Gostei do início, dinâmico: a apresentação dos personagens, a alternância de pontos de vista entre duas mulheres tão distintas, mas não totalmente diferentes. Depois o livro fica muito filosófico e cansa. Mas o que me incomodou mais que a filosofia maçante de alguns trechos, foi a estereotipagem dos personagens: os ricos fúteis, o oriental sábio, a menina inteligente e introspectiva incompreendida pela família alienada. O trecho em que a suposta garota, tão superdotada, afirma saber o que acontecerá no futuro com seus colegas é tão pretensioso quanto generalista. Apesar das ironias, do humor francês, dos enxertos culturais, há um ranço durante toda a leitura, como se Renée, a zeladora culta que se faz de burra, fosse uma injustiçada; como se ela não tivesse o livre arbítrio de mudar a própria vida. Mas depois você entende o porquê e o livro sofre outra reviravolta, já quase no final. Final, aliás, que não me incomodou. Quero muito ver a versão cinematográfica, porque acredito que este texto funcione melhor no cinema. E no mais, adoro o cinema francês.
kamila victoria 12/02/2016minha estante
Quero ler!!!

Pandora 12/02/2016minha estante
Vale a pena ler; mesmo que tenha me irritado em alguns momentos, o todo foi bom. Muita gente ama este livro!

Alana 05/02/2023

Não tenho palavras pra esse livro, acho que terei uma ressaca literária daquelas.

Simplesmente, lindo, poético e delicado. Esse é um daqueles que a gente não quer esquecer por nadaaa nesse mundo. ??
Elaine A. de 05/02/2023minha estante
Amo demais esse livro.

Alana 06/02/2023minha estante
Ele é perfeito demais!!!!

Paola.Palliano 17/02/2023

Um dos meus livros preferidos da vida
Comecei a ler despretensiosamente e me encantei. São tantas reflexões que esse livro nos traz que só lendo pra entender. Faz um tempo que já li, mas as vezes ainda me pego pensando em algo dito pelas personagens principais. Com certeza é um livro pra se guardar na memória.

a.mafe 24/03/2023

Para quem gosta de converas filosóficas
Demorei um pouco para terminar, mas consegui, as duas personagens principais são maravilhosos, mulheres que tem um posicionamento crítico e curiosidade em saber