A elegância do ouriço

A elegância do ouriço Muriel Barbery

Resenhas - A Elegância do Ouriço

Ju 11/12/2022

A beleza neste mundo
Acabei este livro aos prantos.
A história fala sobre tanta coisa que, para mim, é difícil definir em poucas palavras.
Durante a leitura, acompanhei a vida dos moradores de um prédio de luxo pelos olhos de uma concierge e de uma garotinha rica, pensadoras profundas, Renée e Paloma, ambas vivendo solitárias em meio a um mundo onde não se reconhecem em ninguém, pelo menos, não a princípio.
Uma espécie de filosofia da vida cotidiana, com profundas reflexões sobre acontecimentos diários, que, em nossa rotina tão mecânica, pode soar como trivial.
Vou pensar um bom tempo sobre esse livro, esses personagens.

Raquel.Santos 12/06/2022

Lindo!
O que dizer desse livro? Lindo e encantador, na medida certa. De uma delicadeza apaixonante. Recomendo a todos que leiam. Inesquecível!

djoni moraes 01/07/2020

Filosofia e humor na dose certa
Neste livro acompanhamos duas personagens femininas que convivem paralelamente no mesmo prédio, mas que pertencem a mundos completamente distintos. No entanto, ambas têm o espírito inquieto, o que faz com que discorram sobre arte, a vida e a morte e sobre as mazelas da sociedade francesa, tudo com argumentos filosóficos e humor no ponto! A narrativa leva a um fim em que muitas coisas acontecem, mas nada do que eu imaginava. Me surpreendeu muito! Recomendo bastante este livro.
Le 01/07/2020minha estante
fiquei curiosa...

Andressa1007 10/12/2014

A Elegância do Ouriço de Muriel Barbery
Uma concierge isolada durante vinte e sete anos dentro de um edíficio parisiense e uma garota de doze anos prestes a fazer aniversário mudaram minha vida duas vezes. Na primeira, assistindo ao filme Le Hèrrison, quando não fazia ideia de que era uma adaptação da obra de Muriel Barbery e na segunda, ao ler a obra, com muitos detalhes que não apareceram no filme e, no entanto, enriqueceram mais ainda minha relação com essas duas personagens apaixonantes.

Nada me faz mais feliz do que imaginar que sim, um ser humano tão jovem pode começar a refletir aspectos da vida que, teoricamente, ele nem deveria supor que existam. Li algumas críticas negativas sobre A Elegância do Ouriço (Companhia das Letras, 2008) relatando que seria praticamente impossível uma menina tão jovem pensar a respeito da morte, da diferença de classes, da ignorância e de tantas outras facetas da vida.

Eu, que aos trezes anos já era uma "filósofa em constituição", digo que sim, é possível e digo mais. Para tal posicionamento diante da vida é preciso uma única qualidade seja qual for a idade que se tenha: sensibilidade. Paloma Josse usa de sua sensibilidade a favor da inteligência e olha ao redor com a profundidade que muitos, avançados em idade e alienação, tantas vezes não têm. Critica tanto sua família como a humanidade como um todo, reavalia as atitudes dos adultos como acha que eles mesmos deveriam reavaliar, escreve nos diários aquilo que não tem voz para dizer e aprende consigo mesma a não ser tão cruel e intolerante diante daquilo que não pode mudar.

Por outro lado, nossa concierge Renée, que tanto relutou contra sua própria natureza culta, que tanto se rebaixou diante das diferenças sociais, que tanto abdicou de suas próprias possibilidades por achar que elas nem mesmo existiam, começa a entender que a vida é maior que todas as convenções e encontra na amizade de Paloma e de Kakuro os primeiros sinais de acolhimento e reconhecimento. Dentro da literatura, arte, cinema e filosofia havia consolo e companhia e, durante anos, foi tudo o que ela teve como alimento e distração, mas ao voltar a se relacionar com o mundo do outro, Renée volta a se sentir no próprio mundo.

A Elegância do Ouriço é uma obra difícil, a narrativa é muitas vezes complicada, necessita atenção e talvez até um dicionário. Mas se você tiver paciência ou talvez, a tal da sensibilidade, vai provar de uma história incomum e vai notar que, enquanto vivemos nossos problemas no nosso mundinho de sempre, outras pessoas estão por aí refletindo talvez com uma capacidade que nós mesmos não tenhamos e outras podem sofrer com a indiferença que nós mesmos nunca sofremos. Portanto, se você não puder se colocar no lugar do outro essa menina de doze e essa mulher de cinquenta e quatro não farão a menor diferença na sua vida.

site: http://vandabooksetreasures.blogspot.com.br/2014/12/resenha-elegancia-do-ourico-de-muriel.html
BBJ 10/03/2015minha estante
Li o livro e você mencionou uma regra básica diante de um romance: colocar-se no lugar dos personagens, pois isso faz toda a diferença. Eu me coloco diante de um livro para adentrar um mundo que não é o meu e, portanto, não consigo avaliá-lo tecnicamente, apenas me sinto satisfeita quando um livro me leva a fazer reflexões mais demoradas do que o mero desenrolar do enredo ;)

Douglas.Valentin 14/04/2015minha estante
Estou lendo, mesmo sendo uma leitura exigida na faculdade ainda me sinto muito satisfeito de ter conhecido esse livro, me identifiquei muito com a garotinha que aos seus 12 anos já se questiona do sentido da vida e percebe a fugacidade que é a nossa existência, espero conseguir o exemplar original logo. ;)

Jamon 09/06/2021

Fazia tanto tempo que não lia um livro tão rápido quanto esse, me senti tão imerso na história, tão envolvido e nada me distraiu, um livro diferente do que leio, com muitas reflexões, realmente apaixonado com o que li

a.mafe 24/03/2023

Para quem gosta de converas filosóficas
Demorei um pouco para terminar, mas consegui, as duas personagens principais são maravilhosos, mulheres que tem um posicionamento crítico e curiosidade em saber

isa godoi 26/03/2023

Precioso
Comecei esse sem saber muito bem e até com um receio de não gostar ou de não ser fisgada pela história. Me enganei e que bom! Foi uma grata surpresa e com certeza foi uma leitura que me mudou e me marcou, se tornando meu favorito da vida.
Os personagens são tão complexos e reais. É divertido ver que a mudança acontece naqueles q se permitem minimamente viver essas alterações.
A inserção da ideia de fenomenologia rejeitada por Renée, contrariamente, vai se mostrando mais presente em sua vida, a partir das novas relações q se estabelecem e dos novos sentidos que vai atribuindo conforme vai se aceitando e também mudando.
O ambiente criado com pessoas de diferentes classes sociais e as reflexões propostas são sensacionais. Paloma é uma figura única e com grande peso nessa trama, no alto dos seus 12 anos, e com uma capacidade de reflexão e crítica muito além do imaginável, até mesmo para pessoas mais velhas.
Confesso q perdi algumas reflexões sobre arte e tal pq não consegui acompanhar o raciocínio. O bom é q numa releitura esses tópicos podem crescer.
O final me fez chorar e me atravessou de diferentes formas. Episódios pessoais vieram a tona, tornando essa experiência de leitura ainda mais especial, por me marcar emocionalmente e também por apresentar temas e reflexões (como existencialismo) aos quais me identifico atualmente.

Deca 01/10/2020

Encantador
A capa despertou a minha atenção e depois o título me deixou encucada. A elegância do ouriço (pensante)“conduz seus personagens e seus leitores às questões que nenhuma vida vivida a fundo deveria evitar – o tempo, e a eternidade, a justiça e a beleza, a arte e o amor”.

Com a leveza de sua escrita, Muriel Barbery nos faz refletir sobre essas questões, com os desdobramentos da improvável amizade entre Paloma Josse, a caçula de uma família rica e “intelectual”, que se lançou um desafio: ou descobre algum sentido para a vida, ou comete suicídio no seu aniversário de 13 anos. E Renée, a zeladora do prédio. Reservada e ranzinza, esconde seu amor às letras e às artes. Elas são as verdadeiras filosofas do prédio chique, em Paris.

Graças ao livro comecei a ler Leon (Liev) Tolstói e Anna Kariênina se tornou um dos meus romances favoritos (coração). Vocês também costumam ler os livros citados nas suas obras favoritas?

site: @sserialbooks

Pandora 09/02/2016

Eu tinha muitas expectativas em relação a este livro, então é natural que ele tenha me decepcionado um pouco. Difícil uma expectativa grande ser plenamente satisfeita. Gostei do início, dinâmico: a apresentação dos personagens, a alternância de pontos de vista entre duas mulheres tão distintas, mas não totalmente diferentes. Depois o livro fica muito filosófico e cansa. Mas o que me incomodou mais que a filosofia maçante de alguns trechos, foi a estereotipagem dos personagens: os ricos fúteis, o oriental sábio, a menina inteligente e introspectiva incompreendida pela família alienada. O trecho em que a suposta garota, tão superdotada, afirma saber o que acontecerá no futuro com seus colegas é tão pretensioso quanto generalista. Apesar das ironias, do humor francês, dos enxertos culturais, há um ranço durante toda a leitura, como se Renée, a zeladora culta que se faz de burra, fosse uma injustiçada; como se ela não tivesse o livre arbítrio de mudar a própria vida. Mas depois você entende o porquê e o livro sofre outra reviravolta, já quase no final. Final, aliás, que não me incomodou. Quero muito ver a versão cinematográfica, porque acredito que este texto funcione melhor no cinema. E no mais, adoro o cinema francês.
kamila victoria 12/02/2016minha estante
Quero ler!!!

Pandora 12/02/2016minha estante
Vale a pena ler; mesmo que tenha me irritado em alguns momentos, o todo foi bom. Muita gente ama este livro!

Luísa Lui 29/07/2023

"Então é assim? De repente, todos os possíveis se apagam?"
Eu estava esperando muito deste livro e foi tão bom não ter minhas expectativas frustradas...Estou meio desorientada pela elegância do ouriço e a vontade é transcrever os tantos excertos que grifei e com os quais me emocionei. Resta aqui meu espanto e minha admiração pela capacidade da autora de construir enredos, personagens densos, beirar à insanidade em suas descrições existencialistas, mas sobre tudo, aguçar a emoção a ponto de pensarmos que linda loucura habitar no consciente de duas mulheres tão distintas e que, cada uma a sua maneira, nos trazem as verdades cruas sobre a vida. Não importam as hierarquias, o dinheiro, credo...o ser humano é genial em fantasiar sua superioridade por meio desses artifícios, para tentar se livrar do desespero que é entender a complexidade (e a futilidade, por que não?!) da existência e mascarar a verdade dolorida de que nada tem sentido. Favoritado. Favoritado mil vezes.
Luísa Lui 29/07/2023minha estante
sobretudo*

ac_rodrigos 12/09/2023

Esse livro fez minha alma ficar em silêncio por 30 segundos
Confesso que no começo eu não vi nada demais, inclusive enrolei pra ler, depois eu me obriguei a terminar ele, então me tornei uma espectadora silenciosa dentro da história, então tudo fez sentido, viver uma máscara de vida não é viver, podem existir camélias onde menos imaginámos, que podem mudar nossa visão do mundo e de si mesma e talvez seja isso a vida: muito desespero, mas também alguns
momentos de beleza em que o tempo não é mais o mesmo.

Joyce.Mayra 28/12/2022

A elegância está além do título
Acabo de terminar o livro, e estou abalada com o final, então nem sei se estou apta para dar minhas considerações finais, mas darei.

De início, achei interessante, mas com o virar das páginas comecei a achar chato, então estagnei no capítulo 9 por três meses? agora que voltei, terminei em dois dias.

Até mais ou menos as páginas de minha pausa, apenas acompanha-se a vida e compreende-se a personalidade, de cada personagem, após isso é que vem a tona tudo que o livro promete.

São muitos os detalhes, transcrever não faz sentido, além disso, bem sei que não cheguei nem perto de identificar todas as referências?

Mas como gostei de acompanhar o encontro desses personagens tão autênticos e distintos, poucos e belos encontros tão charmosos me deixaram com vontade de me juntar a eles.

Me encantei. E assim, fiquei imersa e despreparada, o que me fez levar uma rasteira das palavras.

Não esperava pelo final, parei por alguns segundos e reli, depois continuei sem parar para que pudesse acreditar.

Me baqueou, mas estou feliz de ter sido surpreendida.

Dessa forma, recomendo a leitura e espero que sejam mais pacientes do que eu, sei que se tivesse lido sem um intervalo tão grande, teria apreciado melhor esta obra.

Carine 08/02/2021

♥ "Mas, se tememos o amanhã, é porque não sabemos construir o presente e, quando não sabemos construir o presente, contamos que amanhã saberemos e nos ferramos, porque amanhã acaba sempre por se tornar hoje, não é mesmo?"

♥ "Quando me angustio, vou para o refúgio. Nenhuma necessidade de viajar; ir juntar-me às esferas de minha memória literária é suficiente. Pois existe distração mais nobre, existe mais distraída companhia, existe mais delicioso transe do que a literatura?"

Gabi 03/04/2020

ótimo livro!
aborda temas filosóficos, literários e artísticos de forma clara e leve. um dos melhores livros que já li.

fae.francine 02/04/2021

A Elegância do Ouriço
Que livro!

Demorei um pouco para entender a escrita, mas depois foi difícil largar.

Mergulhei no universo dos personagens e nos questionamentos que eles trazem. O livro é sarcástico, crítico e elegante... e tem muita lição boa para refletir e levar para a vida.

?A elegância do ouriço conduz seus personagens e seus leitores às questões que nenhuma vida vivida a fundo deveria evitar: o tempo, a eternidade, a justiça e a beleza, a arte e o amor.?