A elegância do ouriço

A elegância do ouriço Muriel Barbery

Resenhas - A Elegância do Ouriço

mfnpr 17/06/2023

Breves considerações
Me encantei pela escrita da autora. É de uma leveza e simplicidade daquelas de um dia bom, de rotina, suave. Mas a beleza nos detalhes é tanta! E isso é justamente uma das reflexões que a escritora traz enquanto conta parte da história e dramas de Renée, a concièrge (zeladora do prédio), e Paloma Jesse. O caminho de ambas se entrelaça com a vinda de um novo morador, sr. Kakuro Ozu. As personagens são apaixonantes!
Também a estrutura do livro é maravilhosa. A autora faz com que as personagens escrevam a própria história em pequenos fragmentos (2, 3 páginas).
Pra quem gosta de filosofia, literatura russa, cultura japonesa e pinturas, o livro traz algumas referências enquanto desenvolve a narrativa.

Refleti, ri, chorei. A vida é movimento. A Arte, o que há de eterno dentro dos sucessivos "nunca mais" que é o viver. E uma camélia pode mudar o destino.

"A elegância do ouriço", de Muriel Barbery, é uma obra de uma sensibilidade, inteligência, crítica e *elegância* ímpares.
Amei!

Gabi 17/05/2020

Ele começa intrigante e tem um final surpreendente. Te leva a reflexões existencialistas e te tira algumas gargalhadas (e para os mais sensíveis, algumas lágrimas).
Super recomendo.

Renata 21/06/2020

de uma beleza e sensibilidade ímpares
a elegância do ouriço é a representação exata do título: é a própria materialização da elegância. foi feito pra se degustar aos pouquinhos, como um chá bem quente no meio da tarde. é de enlevar o estado da alma ter contato com uma obra tão sublime assim.

explico.

o livro é narrado sob a ótica de duas personagens principais: a concierge de um prédio rico de paris, renee, e a adolescente de 12 anos, paloma, que mora nesse prédio com a família. de classes sociais distintas e de uma inteligência afiadíssima, as duas têm visões bem peculiares sobre a vida e o mundo, porém de uma sagacidade inigualáveis. e são essas visões únicas que tornam a obra esse fenômeno literário.

há de se ter em mente que a autora do livro é professora de filosofia, então, em grande parte da composição, há grandes digressões filosóficas elaboradas pelas protagonistas. e são esses momentos que merecem ser degustados vagarosamente e prazerosamente, absorvendo cada palavra com cuidado, pois carregam uma profundidade que não consegue ser absorvida num rápido passar de olhos pela página.

confesso que de início achei paloma uma menina rica mimada que não sabia o que era a vida de verdade. como ela mesma diz, seus hábitos eram a "racionalização de menina rica que quer bancar a interessante." porém, que alentador foi acompanhar a evolução da personagem ao longo do livro. e que deleite foi acompanhar a caminhada dessas duas mulheres.

esse não é um livro pra qualquer momento da vida. é preciso calma e estar no ânimo certo pra conseguir apreciá-lo a contento. no entanto, encontrando dentro de si a disposição necessária, essa se torna uma obra impecável e imperdível.

Cleane 28/06/2020

Esse livro me fez rir e chorar (raro um livro conseguir arrancar lágrimas de mim), um romance com viés filosófico, sobre arte, literatura, beleza, vida e morte, uma grande crítica aos rótulos fixados de forma tão automática pela sociedade (e isso nos inclui).

A obra possui duas personagens femininas extraordinárias (uma de 54 anos e outra de 12), de aparência comum mas de uma inteligencia e sensibilidade memoráveis.

Que livro, que sacadas, que humor genial, é tão sublime que tenho consciência que não compreendi ao máximo tudo o que o livro estava me oferecendo. A releitura será obrigatória e com grande prazer.

"Quando me angustio, vou para o refúgio. Nenhuma necessidade de viajar; ir juntar-me às esferas de minha memória literária é suficiente. Pois existe distração mais nobre, existe mais distraída companhia, existe mais delicioso transe do que a literatura?"

"... o ritual do chá, portanto, tem essa virtude extraordinária de introduzir no absurdo de nossas vidas uma brecha de harmonia serena (...) a insignificância nos cerca. Então, bebamos uma xícara de chá. Faz-se o silêncio, ouve-se o vento que sopra lá fora, as folhas de outono sussurram e voam, o gato dorme sob uma luz quente. E, em cada gole, se sublima o tempo."

"o gato é um totem moderno"

E tem adaptação, filme: O porco espinho!

Alessandra 24/07/2020

A elegância de uma vida
Um livro complexo, triste, cheio de reflexões de vida com base em filosofia e existencialismo. Confesso que teve algumas partes do livro que me cansou com tantas reflexões, a história é muito boa, a narrativa coerente e os personagens são interessantes, mas a trama demora muito a acontecer.
A Renee uma das narradoras é zeladora de um elegante prédio de classe alta em Paris, teve uma infância difícil, nas mesmo assim não deixou de aprender sobre a vida. Leitora voraz, consumidora de arte, ela é auto didata e tem uma inteligência extrema, mas ela esconde isso de todos que a conhece por medo e receio de ser excluída ou ridicularizada na sociedade, então ela escolhe ter uma vida dupla, escondida, consequentemente muito triste e árida. Eu senti muito a tristeza dela ao longo de toda narrativa.
A outra narradora é a Paloma, uma menina de 12 anos que é super dotada e também esconde isso da família. Ela não vê sentindo na vida dos adultos pois todos os exemplos que tem a sua volta são um desastre, por isso decide que ao completar 13 anos ira se suicidar. Também senti a personagem triste e abandonada.
As duas tem muito em comum, um segredo em comum, mas demoram a se encontrarem e se ajudarem.
O sobro de luz no livro é o Sr. Ozu, ele ilumina o caminho escuro e sombrio de Paloma e Renee e fará toda diferença na vida delas. Sr Ozu aqueceu meu coração de todas as maneiras possíveis.
Quando acabei o livro chorei horrores, o livro foi triste do começo ao fim e tem um final trágico, mas sai da leitura com muitas divagações sobre a vida: sobre a forma que escolhermos viver, sobre as pessoas que escolhemos ter ao nosso lado nesta caminhada, sobre ser feliz aceitando realmente quem você é, sobre olhar o outro verdadeiramente, sobre, sobre, sobre.....

Keully.Faro 05/08/2023

Elegante
Ouriço um bicho elegante cheio de espinhos, que se defende o tempo todo e não mostra o seu interior, por quê? Teme a felicidade?

Não importa a hierarquia, o prazer em emergir tal blasfêmia para o outro é de extrema acidez e assim a sociedade vive em sua estrutura arquitetônica recheada de poder, esmagando os que acreditam serem inferiores e se esquecem que o nível superior está além, o maior poder é a capacidade de compreender, respeitar e enxergar o que ninguém mais vê.

"O que importa, não é morrer, é o que se está fazendo no momento de morrer".

Quando se descobre que está pronto para amar!

Livia.Oliveira 30/07/2020

Livro maravilhoso, reflexivo, profundo...
O que dizer desse romance filosófico que nos traz uma leitura tão profunda e complexa? Esse livro nos apresenta várias reflexões do nosso dia a dia, introduz o sentido da vida, morte, amor, amizade, família. A história é narrada sob a ótica de duas personagens inigualáveis, cada uma com suas peculiaridades: de um lado temos a concierge de um prédio luxuoso de Paris chamada Renee e do outro, temos a adolescente de 11 anos, Paloma que mora no prédio com a família. A narrativa vai nos contar a perspectiva pessoal de alguns personagens que moram nesse recinto. Outro importante personagem que não posso esquecer-me de enaltecer é Kakuro Ozu, que acaba por iluminar o caminho tortuoso e sombrio da vida dessas duas narradoras, fazendo uma total diferença na vida de ambas. No começo, a leitura não estava fluindo muito porque em vários momentos a autora descreve sobre arte, música, autores/artistas clássicos, ou seja, em várias passagens temos muita filosofia , existencialismo e pouco dialogo dos personagens. Os momentos que mais gostei e me fez avançar nas paginas foi quando os personagens se conheceram e se conectaram uns aos outros, e começamos a visualizar uma linda amizade se formando. O final do livro foi muito surpreendente e arrasador. “Estar vivo talvez seja isto: espreitar os instantes que morrem”. Nota 4
Vinicius.Borges 30/07/2020minha estante
???

Lidíssima 23/07/2021

Único defeito da Elegância do Ouriço é que ele acaba. E que acabe da forma como acaba. Amo livros com finais surpreendentes. E com certeza o fato dele ter um final assim também contribui para que ele seja um dos melhores livros lidos.
Mas essa surpresa é tão surpreendente que deixa a gente triste e feliz ao mesmo tempo. Esse livro é sobre pessoas, sobre a beleza que as pessoas têm o poder de levar para vida das outras.

Denise.Pereira 17/09/2020

Um tanto pretensioso
Gostei da leitura, o livro traz reflexões interessantes mas também achei meio pretensioso.

ClassicosLidos 13/10/2020

A Elegância do Ouriço
Um livro maravilhoso, de uma delicadeza, sensibilidade e profundidade enorme.

Thaís 17/10/2020

Não esperava grandes coisas desse livro e me surpreendi demais. A história que, supostamente, é simples, é também muito linda.

Larissa Abate 25/11/2020

Inesquecível
Um livro lindo, sensível, filosófico, real. Uma história sobre classes sociais, amizades, vidas totalmente distintas que se encontram, tempo, eternidade, finitude.
Sobre arte, literatura, música e tudo o que faz da nossa existência algo suportável.
Fecho esse livro submersa nos meus próprios pensamentos profundos e à procura dos sempre no nunca, da beleza neste mundo. Uma das melhores leituras da minha vida.

Amanda Salomone 01/12/2020

É um livro muito denso, de muita filosofia e pensamentos sobre a arte, a beleza, a sociedade e o humano. A segunda metade do livro é bem melhor encaminhada e conduzida. O final é tocante e sensível!

Clarispectiana 28/12/2020

A elegançia do ouriço de Muriel Barbery
Conheci o livro após assistir o filme "O porco espinho", que retrata o filme. Eu me apaixonei pelo filme e livro, pois versam sobre coisas que eu amo, como:

> Uma narrativa que tem Paris como plano de fundo.

> Personalidade forte dos personagens, principalmente da protagonista.

> É uma história que versa sobre a morte, e a busca por essa ideia de morte. (E isso me encanta)

> Discuti e aborda sobre livros, filmes, musicas, desenhos, a arte como um todo.

Não sei como expressar a emoção de ter lido e assistido. Acredito que vocês também vão se encantar pela historia.

LuAsa.vidor 06/01/2024

A surpresa mais feliz que eu tive em muito tempo
Difícil achar palavras para descrever esse livro que, surpreendentemente, se tornou um dos favoritos da minha vida.

Amei passar uns dias no número 7 da Rue de Grenelle, ora na mente da zeladora inteligente e amante de literatura russa que se finge de simples, ora nos pensamentos profundos de uma moradora de 13 anos, uma menina prodígio, que pretende se suicidar.

Esse livro dá conta de tudo: com capítulos curtinhos e bastante fluídos, traz reflexões excelentes, diálogos maravilhosos, muita ironia e a tradução de sentimentos e emoções de forma impecável.

Trata-se de uma obra tão rica que parece inevitável a certeza de deixar escapar reflexões importantes ao longo da leitura, deixando a vontade de reler várias vezes. Amei do início ao fim.