Carcereiros Drauzio Varella

Resenhas - Carcereiros

Gabriel.Sousa 08/07/2021

10/10
Leitura que me fez refletir muito sobre o nosso sistema prisional, Drauzio é exemplo para muitos que se dizem ser cristão ( ele é ateu) tê-lo como referência.

Iara.Borges 07/07/2021

Mais um livro excelente! Dessa vez o Dr Drauzio nos mostra mais sobre a experiência dos carcereiros, mas ainda com muito foco nas condições das cadeias de SP e em sua precariedade, mostrando como essa atinge não só a massa carcerário, mas tb os funcionários. Ansiosa pra ler o Carandiru.

Ale 05/07/2021

Através de sua própria vivência, trabalhando como médico voluntário no sistema prisional paulista, Drauzio Varella apresenta uma realidade diferente daquela que assistimos nos telejornais.
Por meio das memórias dos carcereiros com quem trabalhou, Drauzio relata a rotina profissional dos trabalhadores, o ambiente caótico e inseguro que ocupam e como o Estado (não) investe em segurança e qualificação para o exercício desta profissão dentro dos presídios.

Ricarda Caiafa 30/06/2021

Realidade Dura
A realidade nua e crua dos profissionais que trabalham nos presídios e penintenciárias são narradas nessa obra de Drauzio Varella. Ao longo de sua jornada de 23 anos atuando como médico nesses lugares, ele conheceu e fez amizade com diversos funcionários. Viu morrer alguns, em uma realidade que é cruel e pouco conhecida pelo mundo fora das grades Todos os dias, a sensação de medo e insegurança toma conta de cada um desses homens que ele conheceu, que estavam ali na lida diária ao lado de criminosos que dividem celas e vidas em situações sub humanas, onde a lei é uma lei própria, particular.

Drauzio nos mostra nesse livro um pouco da vida e cotidiano dos agentes peninteciários, a união entre eles, a tensão em que vivem dia a dia e como isso afeta sua relações com amigos, familiares, com o mundo fora das grades.

É um livro que me trouxe diversas reflexões do início ao fim, sobre os sistema carcerário, sobre como as pessoas de fora do sistema pouco ou nada se importam com quem está ali, seja presidiário, trabalhador ou familiar. O sistema é bruto. Mas ainda há pessoas, sentimentos, famílias, corações, humanidade.

Bruna 24/06/2021

Amei tanto
Eu gostei demais desse livro! Os livros do drauzio fluem muito bem e tem capítulos curtinhos com personagens sempre muito interessantes. Eu gosto mto!

Vanessa.Perin 23/06/2021

Muito bom...
Primeiro livro que leio do Dr Drauzio, gostei muito, leitura fluida e envolvente. Parece q estava conversando com um grande amigo no bar.
Passei a admirá-lo ainda mais, com certeza vou ler outros livros.

deb_xavier 22/06/2021

Drauzio, assim como fez com "Estação Carandiru", apresenta de forma realística o outro lado das grades. Durante a leitura pude entender que o polo bom-mau nem sempre é tão explicíto quanto dizem ser, tudo depende do contexto e de outras dimensões inconscientes.
Gostei bastante da escrita dele e das histórias.

PedroGui 11/06/2021

Drauzio Varella perfeito
Adoro a maneira com que o Dr. Drauzio conta essas histórias. Me senti numa mesa de bar conversando com o mesmo.

Por ser um livro com diversas histórias, há momentos em que você não se empolga tanto com algumas delas, porém isso é exceção. No final, cada história tem algo a denunciar e/ou ensinar.

Recomendo muito!

Brenda Santos 10/06/2021

DESAFIO LITERÁRIO 2021
Leitura nº9

Num geral, o livro é passível da mesma crítica de ?Estação Carandiru?: sinto que a narração acontece tentando ser ?neutra?, o que não faz o menor sentido para um texto que aborda questões como o Sistema Penitenciário. De qualquer forma, houve certo posicionamento quase ao final do livro, mesmo que em meio a discursos um pouco contraditórios. Outro ponto: muitas vezes as questões são apresentadas de maneira individualizada, como se tudo fosse uma simples guerra entre indivíduos ? esse é o problema em se contar histórias de pessoas específicas para se falar de todo um sistema: é preciso ter cuidado, porque a linha da responsabilidade para com a qual se aborda o assunto é tênue. Fora os pontos citados, pelo menos nesse o Drauzio ficou com menos holofotes.

Storil 07/06/2021

Carcereiros
"Depois de 23 anos frequentando cadeias, não faz sentido especular como eu seria sem ter vivido essa experiência; o homem é o conjunto dos acontecimentos armazenados em sua memória e daqueles que relegou ao esquecimento. Apesar da ressalva, tenho certeza de que seria mais ingênuo e mais simplório. A maturidade talvez não me tivesse trazido com tanta clareza a percepção de que entre o bem e o mal existe uma zona cinzenta semelhante aquela que separa os bons dos maus, os generosos dos egocêntricos. Conheceria muito menos meu país e as grandezas e mesquinharias da sociedade em que vivo, teria aprendido menos medicina, perdido as demonstrações de solidariedade a que assisti, deixado de ver a que níveis pode chegar o sofrimento, a restrição de espaço, a dor física, a perversidade, a falta de caráter, a violência contra o mais fraco e o desprezo pela vida dos outros. Faria uma ideia muito mais rasa da complexidade da alma humana."

Isadora Stéfany 07/06/2021

Carcereiros
Esse foi o primeiro livro da trilogia "Estação Carandiru" que eu li. Foi uma leitura boa, mas às vezes chata e monótona. No entanto, possui uns relatos que nos fazem pensar e pontos de análise crítica que são muito pertinentes, assim como vários posicionamentos do Dr. Dráuzio.

Emi 25/05/2021

Carcereiros - Drauzio Varella
Esse livro, assim como Estação Carandiru e Prisioneiras, é escrito por meio das histórias que Drauzio ouviu nas prisões. Por meio da visão dos funcionários dos presídios, ele retrata com excelência a (sobre)vivência nesses ambientes. É um livro um pouco massante, porque os relatos, por vezes, são cansativos, apesar de curtos. Mas, no geral, gostei dele e o indico para todos que gostariam de conhecer melhor essa realidade, assim como indico Estação Carandiru e Prisioneiras, do mesmo autor.

Amanda 17/05/2021

Carcereiros de Drauzio Varella
Ler um livro do Drauzio me gera sempre a sensação de estar com ele em um boteco escutando seus casos.

Ele tem a elegância, empatia, um modo de narrar o que ocorreu de maneira quase imparcial, sutilmente coloca a sua visão sobre alguns pontos e na maioria das vezes me faz dizer "Sim, é verdade. Eu também acho".

Trabalho tocante.

Brenda 17/05/2021

Sensacional
Como sempre, vindo do Dr Drauzio, um livro espetacular! Humaniza os carcereiros mas também mostra que são os únicos que conseguem colocar ordem numa cadeia com moral e respeito, sem violência. Não cheguei a ver a série na globo mas o livro é muito bom!

Larissa Freitas 06/05/2021

Impecável
Drauzio é sempre impecável em seus livros. Os relatos das histórias são sempre com muita empatia. Nunca em acordo com os atos ilícitos. Mas nunca em desacordo com a humanidade. Gosto do jeito que ele relata de maneira leve, de maneira que nós conseguimos nos sentir próximos a essas pessoas do livro. Coincidentemente, terminei este no dia da chacina acontecida na favela do Jacarezinho. E cada frase de reflexão do Drauzio sobre nosso sistema de guerra com o crime fica ecoando na minha cabeça. Até quando... até quando... uma leitura que nos transporta para fora da nossa bolha. Se todos fizéssemos isso, certamente, o desfecho da história seria melhor.
Volto a dizer... impecável.