Norwegian wood

Norwegian wood Haruki Murakami

Resenhas - Norwegian Wood

renatinha 23/02/2022

não sei direito como descrever o que eu senti com esse livro porque é um sentimento q eu nunca tinha sentido antes com um livro. ele me fez pensar mais profundo em uns pensamentos que eu já tinha. é um pouco difícil de diferenciar onde o personagem e suas ideias se distanciam do autor, pois como diz na sinopse, a ficção tem traços autobiográficos, e o personagem é meio nojento em questão se hiper sexualização do corpo feminino. mas em geral, é um livro muito bom com uma escrita ao mesmo tempo calma e ágil.

nicarddoso 22/02/2022

"aos domingos, eu não dava corda em mim mesmo"
esse livro deixou algum tipo de ferida em mim.
preciso de um tempo pra pensar sobre ele. um novo favorito, talvez?

(...)

volto aqui semanas depois pra dizer que ainda penso muito nesse livro e o mesmo aperto no peito ainda não sai de mim toda vez que penso nele.

anna 18/02/2022

Eu esperava outra coisa desse livro, mas foi uma das melhores quebras de expectativa que já tive. A expectativa do amor romântico e a realidade de uma solidão angustiante em todos os personagens e a transição dolorosa da adolescência pra vida adulta foi o que mais me marcou. É com certeza um livro que eu quero reler no futuro, tenho certeza que vou achar tanta outra coisa dentro do mesmo. (MAS NÃO PRECISAVA DE TANTO SEXO PRA QUE TANTO SEXO PUTA Q PARIU WATANABE PARA DE METER EM PELO MENOS UMA)

duda 15/02/2022

desde que terminei a leitura não consegui parar de pensar sobre esse livro, se foi um dos melhores ou um dos piores que já li. a escrita do autor é cativante, eu queria devorar o livro, não conseguia tirar os olhos das páginas. alguns pontos durante a leitura me incomodaram muito, algumas cenas e falas, mas no geral a história é incrível, os personagens são profundos, em um momento odeio eles mas no outro eu entendo suas atitudes e os respeito, eu dificilmente tenho verdadeira vontade de reler um livro, mas esse eu quero pois sinto que tem coisas que não prestei atenção suficiente, enfim, Haruki murakami é um gênio.

Hamilton* 13/02/2022

Esse é um livro triste e melódico, o tipo de livro que ressoa por dentro. O titulo ser uma música combina tanto quanto tudo. E a história ser mais ''fechada'' quanto as outras duas do Murakami, também a torna diferente, e até agora a que mais gostei.

Miss Depressed 13/02/2022

Linear, melancólico e musical
Um romance de formação sensível, ambientado no final da década de 60, período extremamente rígido para um adolescente japonês como Toru. O personagem traz sensibilidade e verdade ao relatar as coisas e pessoas que atravessam a vida e assim como mágica passam deixando marcas profundas na memória, tratando assim a vida e morte como algo menos antagônico e mais complementar. Os personagens são complexos, como devem ser, e o autor faz críticas ao elitismo academicista, assim como as narrativas vazias que esses lugares por vezes abarcam. Além disso, devo ressaltar a presença forte da musicalidade durante a narrativa, e uma escrita leve e poética mesmo tratando de assuntos de extrema melancolia ou banalidade.

amandoca 06/02/2022

achei que seria melhor, mas ainda sim é bem bom e agradável de ler. estou um pouco ansiosa para ler os outros livros do autor

Marcus 05/02/2022

"I once had a girl // Or should I say she once had me"
Não me lembro da última vez que fiquei tão dividido durante e após uma leitura como com "Norwegian Wood". Quando o livro começa, o protagonista com 38 anos, ao ouvir a música que dá nome à história tocando no avião, começa a se lembrar de uma parte de sua vida marcada por ela, das pessoas que estavam com ele, dos conflitos que tinha e das coisas que sentia, e da distância que ele se encontra daquele seu passado e de tudo que permaneceu por lá. Esse início já me deixou muito interessado, sabendo que seria um romance de formação. Conforme a história avança e o narrador compartilha suas memórias, o livro se desenvolve de duas formas: uma muito mal executada e confusa e outra brilhante e sensível.

Toru, vivendo em Tóquio com seus 19 anos, lida com o luto após perder seu melhor amigo pouco mais de um ano antes, enquanto também vê seus últimos anos da adolescência perdidos. É uma pena que como uma história o livro seja uma bagunça; os personagens não passam de conceitos criados para representar aquela parte da vida do protagonista e os diálogos pareçam mais monólogos do que conversas reais. Ainda assim, o livro captura de um jeito muito cuidadoso os sentimentos e conflitos da transição de um adolescente para um adulto: ao mesmo tempo que ama seu passado, apesar de inalcançável e cada vez mais doloroso, marcado pela morte e a saudade, também se encontra atraído pelo futuro e a vida, começa a se apegar também a ele apesar de não poder fazê-lo sem deixar o outro para trás, refugia-se em um estilo de vida que gostaria mas não realmente se identifica, se decepciona consigo mesmo e se sente sozinho, enquanto tudo que gostaria por perto lhe escapa, ao mesmo tempo que é puxado pelas responsabilidades e inevitabilidades de envelhecer, buscando na sua nova vida um sentimento que não sabe bem onde ou se irá algum dia encontrar.

Julis 03/02/2022

Murakami meu cristal, pede o mundo e eu te dou
Meu segundo contato com o autor e sem dúvidas virou meu favorito.
Eu acho muito difícil a escrita do Murakami não ser auto biográfica, porque, ele tem uma profundidade em tudo que fala, na descrição das situações, dos personagens.
Esse livro trata principalmente sobre suicídio, e como as consequências pra quem fica e precisa lidar com a continuidade da vida.
Eu adorei, as referências te faz querer buscar os livros, ouvir as músicas.
Único ponto que eu não gostava muito, era que o Toru precisava transar com todo mundo rs.
Enfim, super recomendo.
Sem dúvidas o Murakami faz a gente refletir, sobre como as vezes somos egoístas e só conseguimos nos preocupar com nossos próprios sentimentos.

ingritten 01/02/2022

Bizarro e lindo
Adoro livros que se foquem mais na psique dos personagens do que em acontecimentos, prefiro mais eles do que os livros que tratem de uma trama complexa.

Norwegian Wood me proporcionou exatamente isso, juntamente com personagens totalmente odiavéis e de índole duvidosa. Tratando da vida e da morte, do encontro e da despedida de forma tão junta, acaba sendo um livro bizarro e bem fácil de não gostar. Mas eu realmente gosto de livros que chocam sem se esforçar para isso.

NegrALANE 26/01/2022

O livro é interessante, cheio de referências e de tirar o ar em um número gigantesco de momentos.

Trata também do suicídio e das consequências que ele trás para as vidas das pessoas que perdem alguém. Transmite perfeitamente bem a falta de ânimo diante da vida quando se passa por uma perda dolorosa nesse nível.

Fala de saúde mental. Fala de música, literatura. Fala de Tóquio, Nara e outras paisagens japonesas. Tem um fundo político, sem dúvida melhor aproveitado pra que  conhece a história recente do Japão. Fala sobre amor verdadeiro e compaixão. Tem personagens diferentes e complexos. Tenho especial afeto por Midori.

Foi dolorosamente bom conhecer essa história.

26/01/2022

?Havia algo de estranho no fato de Naoko fazer 20 anos. Tanto eu como ela achávamos que na verdade seria mais correto continuarmos indo e vindo sempre entre os 18 e 19 anos. Depois de 18 viria 19, mas depois de 19 voltaríamos a 18, o que faria mais sentido. Mas ela completou 20 anos. E no outono, o mesmo aconteceria comigo. Só os mortos permaneciam eternamente com 17 anos.?

Eu passei meses enrolando pra ler esse livro mas finalmente li. ?Norwegian Wood? é daqueles livros que não possui exatamente uma história, é apenas o leitor acompanhando a transição de Watanabe de adolescente para adulto. A obra possui uma atmosfera melancólica tanto pela história que conta quanto pelo contexto histórico (que descobri devido à página da Wikipédia sobre o livro). É um ótimo livro que mostra Watanabe sendo confrontado com a solidão de crescer e ver as pessoas se deteriorando e partindo de sua vida

Certo, então se é um livro ótimo por que só 3.5 estrelas? Bem, acho que todos que conhecem o Murakami devem estar familiarizados com o excesso de detalhes quanto à sexualidade em suas obras e ?Norwegian Wood? não é exceção. São muitas cenas e comentários desnecessários (principalmente a cena no último capítulo e a contada por Reiko). Além disso, temos o problema da personagem feminina mais uma vez.

Enfim, é uma boa obra que eu recomendaria pra quem consegue ultrapassar os detalhes sexuais excessivos e se interessa por livros sobre a transição pra fase adulta.

fyveer 25/01/2022

Norwegian Wood, Haruki Murakami
Gostaria muito de fazer uma resenha boa, daquelas em que você lê e se sente super empolgado em ler o livro, mas não consigo pensar nem por onde começar a falar dessa obra.

Murakami é um dos autores que eu ouvia falar e pensava em como o livro deveria ser chato, pois o nome dele só saia da boca de pessoas do tipo
que liam os clássicos e exalavam poesia ? daí já se imagina a chatisse. Mas me surpreendi, sério!

A escrita dele é fabulosa, mostra personagens desinteressados no amor, mas que querem mais do que tudo se embebedar na paixão. Watanabe é um protagonista muito complexo, a existência dele é triste e ele sabe muito bem disso. No livro ele menciona a família dele poucas vezes, acho que a única constante na vida dele foi Naoko.

Naoko me encantou, mas o relacionamento dela com Watanabe nunca foi o meu ideal ? sempre pensei nela como um daqueles pontinhos estranhos que estão na narrativa só para nos fazer pensar um pouco na vida. Midori me conquistou na mesma hora, ela é cheia de vida mesmo em meio a morte.

Achei o final satisfatório, esperava justamente aquilo e fiquei feliz. A vida não é perfeita, você fica com aquilo que recebe e tenta fazer o melhor. Os personagens pararam naquele momento e só o que nos resta é imaginar se deu tudo certo para cada um deles.
Dani 29/01/2022minha estante
Ainda não li nada do autor. Ouvi numa resenha que ele sempre escolhe uma música como "trilha da história". Nesse livro, o autor já deixou claro no título que é uma música dos Beatles. Aí, cada vez que vejo alguém lendo, a música me vem na cabeça ? !

amichellemota21 25/01/2022

Escrevi isso assim que acabei de ler
Fazia muito tempo que eu não lia um livro tão rápido aaaaa tô feliz
Esse livro é muito bom!!! Fiz até uma playlist com as músicas e os artistas citados (sem contar a lista imensa de outras referências culturais que também fiz). Inclusive, fiquei com muita vontade de ler O Grande Gatsby, já que é o favorito do Toru e é mencionado inúmeras vezes.
Num apanhado geral, essa leitura foi enriquecedora pra mim. A discussão sobre a morte ser parte da vida foi o ponto mais forte e com certeza vou levar na minha memória. De volta às referências culturais: já tenho anotados vários livros pra ler e filmes pra ver que foram citados nesse livro. Sobre as músicas: era tão bom ler o nome de uma música ou um artista que eu conhecia! Me senti uma pessoa sabida kkkkkk mas também amei conhecer outros artistas que talvez nunca teria ouvido falar.
Amei acompanhar esse par de anos na vida do Toru e também dos outros personagens. Até os chatos são cativantes (tô olhando pra você, Nagasawa), e agora entendo porquê as pessoas falam tão bem do Murakami; ele escreve de um jeito tão natural, mas com pitadas de poesia na medida certa. Me senti como uma amiga próxima do Toru pra quem ele contou sobre suas peculiares experiências do 'coming-of-age' (provavelmente depois de ouvir Norwegian Wood tocando em algum lugar).
Reiko, Naoko e Midori são com certeza as mais marcantes pra mim, amo muito as três. Também não vou esquecer do lendário Nazista e suas anedotas; a paz mundial depende disso.