The Crucible

Resenhas - As Bruxas de Salém

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Camila Da Rós 21/08/2022

Uau!!
Tinha várias expectativas para esse livro e felizmente elas foram atendidas. Ele é bem curtinho, mas traz uma trama muito boa e profunda. Fiquei o livro inteiro morrendo de curiosidade para ver o que iria acontecer e me divertindo muito com os personagens surtando junto comigo. Foi uma ótima experiência!!

maria 08/07/2022

Não serviu pra mim
Eu realmente li só por causa do desafio da Rory Gilmore, não é o meu tipo de leitura. É um livro facilmente esquecível, pelo menos para mim. Talvez seja por ter muitos personagens e livros de época também não fazem o meu estilo. Não consegui perceber as metáforas da história até ler o fim do livro.

let.warnette 07/07/2022

li pelo desafio da rory gilmore, já conhecia o título mas nunca tinha procurado sobre.
achei bem interessante, a história é legal e por ser em formato de peça é rápido de ler.
achei bem confuso em alguns pontos, parece que a história começa no meio, não tem nenhum tipo de apresentação dos personagens, mas dá para acompanhar.
sou apaixonada por histórias de bruxaria

vivs7 04/06/2022

bem profundo, chocante pensar que é real e não ficção. dá até certa agonia pensar nisso, mas é a verdade. é assustador.

Delavi 30/03/2022

Não me julguem, please!
Eu realmente entendi o que esse livro quis transmitir, entendi a importância de lermos sobre isso e compreender cada vez mais as situações enfrentadas por uma sociedade cheia de falhas e defeitos e por uma justiça fraca e cega. Mas confesso pra vocês que apesar de compreender, esse livro não me prendeu a história, faltou mais detalhes, mais desenvolvimento, entre outras características que torna um livro no mínimo "Bom", mas vou dar 3 estrelas só pelo conteúdo. (e sim, eu entendo que é uma peça de teatro, mas essa é a minha opinião gatinhas e gatões)

Julio.Argibay 23/03/2022

Religião x sociedade
As bruxas de Salém é uma peça do autor estadunidense Arthur Miller, baseado em fatos reais. Ele tinha um posicionamento político de esquerda. Essa obra serviu como uma alegoria para que ele denunciasse as perseguições as quais ele próprio sofreu. Depois desta contextualização histórica, vamos a obra: um grupo de jovens, vão a floresta perto do lugarejo onde moram e fazem alguns rituais pagãos. Os objetivos, de certa maneira foram até infantis: segurar namorados, pequenas vinganças pessoais, etc e tal. Esses rituais eram realizados com a ajuda de uma jovem negra, intendida nestes tipos de coisas, segunda ela própria. Porém, num dia qualquer, elas são descobertas pelo chefe religioso local que acusam-nas de feitiçaria. Detalhe, a pena para esses delitos poderia ser até a forca, na época. Isto por se tratar de uma comunidade isolada, puritana e despirocada do interior dos Estados Unidos, no século XVII. Como consequência desta descoberta, para se livrarem das punições, as jovens simulam estados febris, desmaios, problemas psicológicos. Elas afirmaram que estas moléstias eram resultado de forças demoníacas, ocorridas pelo desejo de certas pessoas da própria comunidade.  Assim, uma coalizão entre as meliantes, a religião, a justiça e o Estado causou danos irreparáveis a muitos famílias do local. Inicialmente, eram pessoas já vulneráveis, idosos, moradores de ruas, etc. Depois, a coisa ficou mais séria. As mentiras atingiram pessoas respeitáveis na comunidade. Devido a estas acusações, dezenas de pessoas inocentes foram presas e até mortas na forca, acusadas de serem bruxas e estarem possuídas, isto tudo por causa da leviandade das jovens.  Esta história serve como uma alegoria, utilizada pelo autor, em contrapartida ás perseguições políticas sofridas pelos simpatizantes comunistas nos EUA, na década de 50. Considerações pessoais - achei uma estória, apesar de curta,  incrível, com personagens densos, bem construídos e críveis. Além de uma estória comovente e aterradora. Já o filme é tão bom quanto o livro. Até quando o ser humano pode chegar, quando é acuado?

Madu 07/02/2022

Really good book that shows how religious beliefs can mess with politics. This book was really good and surprising.

Luiz.Fernando 04/02/2022

Uma peça de teatro que retrata o acontecimento real do julgamento das bruxas de Salém.

A peça é muito bem feita e a leitura é bastante fluida. No final, fica um sentimento de choque e raiva pelo sistema jurídico injusto e tendencioso presente naquela pequena aldeia da Nova Inglaterra do final do século XVII. Tantas pessoas mortas por mentiras de um grupo de garotas que pegas dançando numa floresta à noite, inventam que estavam possuídas pelo demônio, a mando de certas bruxas. (Daí começa a caça)

StephStay 01/02/2022

As Bruxas de Salém
Sempre tive uma vontade enorme de entender essa história,o mundo sombrio de Sabrina foi o que me fez ficar tão curiosa,resolvi ler e adorei. Tá uma raivinha os acontecimentos,mas vale muito a pena ler!

Nernwie 15/01/2022

As famosas bruxas de Salém
Não vou mentir, o que me convenceu a começar a leitura foi o formato do livro. Eu sempre amei peças teatrais e queria ler algo mais curtinho, enfim, uma leitura de uma noite. Mas me surpreendi muito, porque eu amei a leitura!! Entregou muito mais do que eu esperava.
Ver o jogo de quem engana melhor, quem tem mais credibilidade e cara de pau para mentir e prejudicar o outro? Parafraseando Taylor Swift: ?eles estão queimando todas as bruxas, mesmo que você não seja uma?. Sua única chance de sobreviver é perdendo seu nome.
A história fica ainda mais genial quando você descobre a intenção do autor e vê que o terror do século XVII (XX) foram as terríveis bruxas (comunistas). Ou seja, genial! Agora quero muito ver o filme para complementar a leitura.

Thassia 03/01/2022

Pouco mudou...
Aborda a realidade jurídica atual, sob o olhar do evento histórico nele narrado e toda a ineficiência de um sistema que se fecha no véu da religião e de ideologias contra o povo para perseguir seus opositores e marginalizados. Um soco no estômago, porém é uma leitura necessária aos que - assim como eu - gostam de se revoltar e fazer paralelos combo cotidiano que vivemos. Se eu pudesse descrever o final com uma reação seria: ?

Gi Valério 31/12/2021

Leitura rápida e fluída, ainda chocada com a perversidade dessas meninas e o quanto o preconceito pode levar ao ápice da crueldade!

yas 16/12/2021

Leitura rápida, flui bem e dá um nó na garganta. Foi interessante ver como a história se desenvolvia, ver as manipulações e a revolta ao ver os personagens tão cegos.

Apesar de ficar fascinada em alguns momentos com a genialidade malvada de Abigail, fiquei entristecida e revoltada sempre que lembrava que não era só um conto, mas a retratação de algo real.

1 | 2 | 3 | 4 | 5