Fundação

Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

Rozana 18/06/2023

50 anos em 5. Digo, 30000 anos em 1000
Seldon cria um plano para minimixar os efeitos da decadência do imperio e que não leve mais que mil anos (em vez de 30 mil) para que um segundo imperio se erga e se estabelece. O liberto contra como as crises previstas nos primeiros 200 anos foram contidas.

Nayany 14/06/2023minha estante
Só para incentivar um pouco, vc vai adorar Limites da Fundação. ?

Brujo 14/06/2023minha estante
Não tenho dúvida, Nayany! ?

Jak Diniz 14/06/2023minha estante
É incrível a sua paixão por Sci-fi, Ogro... Ler as suas resenhas são verdadeiras imersões nos livros citados com tantos detalhes, tanto intusiasmo e o indiscutível conhecimento que vc vem adquirindo nessa temática. Obrigada por dividir tudo isso com a gente. E que venham mais edições de livros maravilhosos para te dar de presente ?

Brujo 14/06/2023minha estante
Ai ai, Jaque! Você é demais! ??

bardo 14/06/2023minha estante
Curioso sobre quais serão suas impressões com as sequências e prequels. Aliás viu a série?

Brujo 14/06/2023minha estante
Ainda não vi a série, Rogério. Tô com um baita medo de me decepcionar...

Jeferson 14/06/2023minha estante
Brujo, cuidado que a série tem spoilers das prequels.

Brujo 14/06/2023minha estante
Opa, mais um motivo pra adiar então, Jeferson! ? Obrigado!!

Juliana-- 14/06/2023minha estante
Bela Resenha! Bela Trilha!

Obrigado, Juliana!!!?

bardo 14/06/2023minha estante
Opa eu esqueci desse detalhe, por mais que tenham algumas mudanças, pontos importantes estão lá. Mas tão logo leia os quatro livros que faltam, acho que vale a pena sim, pelo menos para conhecer. E já já vai sair a nova temporada.

Regis 15/06/2023minha estante
Maravilhosa resenha, Brujo. Parabéns! ????

Carla.Floores 15/06/2023minha estante
Não vejo a hora de clicar nesses "spoiler". Dedo chega a coçá

Brujo 15/06/2023minha estante
Me convenceu, Rogério! Assim que terminar de ler os quatro livros eu vou pra série !

Obrigado, Regis!!! ?

Brujo 15/06/2023minha estante
Hehe... Jajá você termina, Carla ! Vou querer ler a sua resenha também!

Wercton 06/12/2023minha estante
Pude finalmente matar linha curiosidade e ler essa resenha com spoiler ^^ texto sensacional, Brujo, passou muito da empolgação e experiência que foi ler esses três primeiros livros da saga.

Brujo 06/12/2023minha estante
Obrigado, Wercton!!!

Alexsander21 13/06/2023

Primeiro Livro da Trilogia
Eu li "O fim da eternidade" e gostei muito da forma como o Issac Asimov escreve, é uma reviravolta atrás da outra. A leitura flui é ficamos sempre querendo mais. Estou empolgado para ler o segundo livro e depois o terceiro desta excelente trilogia. Recomendo fortemente!

Ve Domingues 11/06/2023

Uma saga que vale a pena ser lida. Me encantei por essa história e quase não larguei o livro. A leitura é muito fluida e instigante.

MarijosA 11/06/2023

#4
Essa leitura foi super interessante, nunca tinha lido os clássicos de sci-fi, ainda não me acostumo tanto com os pulos temporais nesse tipo de obra, quando por fim me apeguei a alguém acabou essa parte da história kkk mas mesmo assim foi uma leitura incrível.

skuser02844 29/05/2023

Leia, pelo amor de Seldon.
Não posso começar de melhor forma essa resenha que não seja enaltecendo essa obra apoteótica !!!
Fundação vai muito além de uma narrativa de ficção científica, ela remonta a própria criação da sociedade como conhecemos hoje em dia.
Passamos pela concepção da criação da fundação, da necessidade de ampliação, da criação de mitos religiosos para domesticação das massas, do próprio comércio em si.
Com uma escrita fácil, e de leitura extremamente rápida, Asimov consegue nos cativar e nos instigar com suas sacadas geniais, sempre nos fazendo esperar pelas soluções que os personagens nos apresentaram.
Com toda certeza irei ler o restante da trilogia.

Leonardo.Campos 26/05/2023

O início de uma saga
Fundação é a maior obra de scifi de todos os tempos. Em seu livro 1, a trama política ganha forma e prepara terreno para os próximos livros...

Didis 25/05/2023

Então...
Eu não sei se eu gostei ou não.

O livro foi bem confuso pra mim,tiveram partes que eu lia muito rápido outras que a história ficava arrastada mas no final me deu curiosidade pra ler o segundo livro

Luiza 22/05/2023

Ainda não sei se gostei do livro mesmo. Acho que minhas preferências de estilo de escrita quando novos universos são apresentados é de caráter mais detalhista. Quando finalmente entendi o que estava acontecendo e quais recursos eram usados pra, por exemplo, indicar um lapso temporal o livro já estava no final. Ainda incerta se vou seguir com os próximos livros ou se troco de saga, mas ainda me sinto feliz de ter tentado este.

Devoradora de livros 18/05/2023

Não sei se gostei
Eu estava com uma.baita curiosidade a respeito dessa saga, comecei a ler sem ver muitas resenhas, spoilers e só fui... História curta, muitos personagens, peguei ele para ler porque estava numa ressaca literária, e acho que isso atrapalhou a experiência. Fui até o fim, mas foi meio cansativo. Entendi os rumos da história, mas tudo mudava rápido, junto com os personagens. Eu vou reler ele em outra oportunidade, acho que no momento certo vou gostar!

Clakson 17/05/2023

Metódico
Fundação é uma obra de ficção científica que se passa num cenário galático de um império em decadência em busca pela preservação do conhecimento científico através de uma ciência denominada Psicohistoria.
A ideia seria calcular o futuro da humanidade através de estatística e comportamento humano a longo prazo numa escala maciça, já que a matéria prima pra isso seria a própria civilização humana espalhada por todo esse universo. E então criar uma estrutura para reunir e preservar todo o conhecimento adquirido denominado Fundação.
O roteiro é marcado por intriga política, personagens muito bem desenvolvidos e reflexões profundas sobre o comportamento humano... O que me fez gastar bastante tempo pra terminar ele.
Esse é o tipo de livro que você lê já pensando no porquê ainda não fizeram uma série dele.
Um clássico instigante, duradouro e atemporal!
GiSB 08/06/2023minha estante
Clakson, boa noite. Você comentou que o livro seria interessante que se fizesse uma série sobre ele. Pois te informo que há. Foi feito pela Apple TV, caso eu não esteja enganado. Vi a série e por conta dela me interessei em ler a saga fundação.

Clakson 10/06/2023minha estante
Obrigado @skuser02844
Agora preciso assistir urgente!

Fabio.Fatori 16/05/2023

Primeiro do Mestre da FC
Esse foi meu primeiro contato com as obras de ficção científica do Isaac Asimov, leitura fácil e história envolvente, os saltos temporais e as mudanças de personagens nos faz a cada momento ter que se adaptar com personagens novos, que em si não mudam muito o perfil. Ótimo livro com várias revira voltas e plot Twists.

Manuh 16/05/2023

Por ser o primeiro livro de uma trilogia muitos assuntos ficam em aberto e muito coisa parece n fazer sentido, mas eles são explicados nos próximos livros. Gosto de livro que fala de política, então não achei nada cansativo, só um pouco maçante pois tem muitos detalhes e muitos planetas.

Nina 16/05/2023

Muitos aprendizados sobre sociedade, destino e a importância de indivíduos
Asimov provavelmente conhecia de filosofia, ele deve ter lido Platão.

O livro é muito rico quando se trata de trazer à tona o que de fato nós podemos fazer através do nosso livre arbítrio, como indivíduos com força de vontade e clareza de propósito são decisivos para que um caminho, "um destino", um norte se cumpra, o quanto é importante ter uma meta final mas não se prender a ela para viver o presente, pois é no presente que as coisas se desenrolam, o quanto como humanidade somos previsíveis em nossas motivações e ações.

Livro de fato excelente.
Redondo, profundo, bem amarrado e com muita realidade por trás de fatos ficcionais.