Trilogia da Fundação

Resenhas - Fundação

Raiane166 13/02/2023

E a saga continua...
Asimov não decepciona.
Lendo em ordem cronológica, a Fundação retoma alguns pontos importantes de Prelúdio e Origens da Fundação e ainda deixa outros em aberto, atiçando ainda mais a curiosidade.
Mal vejo a hora de ler a continuação.

Matheus656 10/02/2023

Gostei bastante do livro, tanto harbor mallow e salvor Hardin são personagens q gostei muito e a maneira que casa um resolveu a crise em seu tempo

ShadowRazer 10/02/2023

De 1951 até os dias de hoje, uma obra prima.
A narrativa de "Fundação" é envolvente e rica em detalhes, e Asimov faz um excelente trabalho ao criar um universo complexo e coerente. A história é contada em flashbacks, o que adiciona profundidade e contexto à trama principal. Além disso, o livro apresenta personagens bem desenvolvidos e interessantes, e o autor aborda questões filosóficas e sociológicas de maneira significativa e provocante.

No entanto, algumas críticas podem ser feitas ao livro. Em alguns momentos, a narrativa pode ser um pouco lenta e a linguagem técnica pode ser desafiadora para alguns leitores. Além disso, algumas das soluções apresentadas para os problemas enfrentados pelos personagens podem parecer um pouco convenientes.

Em geral, "Fundação" é um livro incrível e uma leitura obrigatória para fãs de ficção científica. Asimov é um mestre da narrativa e sua capacidade de criar um universo coerente e completo é impressionante. Se você está procurando uma história envolvente e cheia de aventura e drama, "Fundação" é uma escolha perfeita.

ga.galvao 09/02/2023

Seu Próximo Livro 5 Estrelas
É incrível como a historia é contada com saltos temporais percebidos de forma leve e que se trata da historia de todo um contexto vivido por diferentes personagens com objetivos semelhantes e atuações geniais.

Cada situação de dificuldade é contornada de formas pouco previsiveis e surpreendentes.

Os dialogos são profundos e objetivos.

É uma obra prima, estou ansioso para ler as sequencias...

Kristian.Pacheco 07/02/2023

Sempre quis ler as obras do Asimov, e não tinha maneira melhor de começar do que com a trilogia da Fundação.
O primeiro livro está no meu top 3 de melhores histórias. Não se deve apegar aos personagens, pois a história dá vários saltos no tempo de décadas, portanto o foco é a humanidade em si, de forma história, social e filosófica.
Apesar disso, todos os personagens principais de cada período são extremamente cativantes e bem desenvolvidos. O final é surpreendente e encerra este arco sem deixar aparas

Felipe.Blacklight 06/02/2023

?Que viage é essa, véi!?
Vamos para última resenha que eu tinha em atraso.
Este não foi o primeiro livro de Asimov que tive a experiência de ler, mas sem dúvidas cada obra do autor tem um quê de: uau, como ele pensou nisso?
Ler fundação é realmente entrar em uma viagem na qual sua mente vai ficar às vezes extasiada. Você vai entrar no Cruzado Intergaláctico I. A. e se perguntar ?Que viage é essa, véi??!.
Uma coisa que me incomoda um pouco, confesso, é a visão do narrador sobre religião, fato que não sei, sinceramente, se reflete a visão pessoal do autor. Mas ainda assim é um livro bom, bem escrito, bem pensado. Uma obra para ler a continuação.

Melina.Michel 03/02/2023

Fundação
Gostei bastante! Tem uma linguagem um pouco diferente dos livros que estava lendo, mas é super interessante e rápido de ler quando engata na leitura!
Me lembrou bastante de Star Wars, com um universo intergaláctico, impérios e disputas! Uma boa leitura de ficção!

Dhienyfer 02/02/2023

Um grande jogo de poder
Um sci-fi de respeito gostei muito desse livro, não é uma leitura de difícil entendimento, otimos personagens de alguma forma eles vão cativar você. Cada parte uma reviravolta o jogo de poder na política deixa o leitor ligado na leitura.
Com certeza vou finalizar essa trilogia.

Adalgiza 02/02/2023

O Universo dentro de uma caixinha
Extremamente complicado de se ler, porém muito interessante, o livro te faz pensar fora da caixa, visualizando diversas possibilidades, dentro de um mesmo contexto.
Indico o livro para aqueles que tem a mente aberta, para o inesperado, para quem gosta de pensar e não se importa com a rotatividade de personagens, não tenha medo de voltar algumas páginas para se situar no tempo e espaço, a leitura exige muita atenção.
Gostei apesar de não ser meu estilo de leitura.

Rodrigo 01/02/2023

Que livro meus amigos, QUE LIVRO!
Este é o segundo livro do Asimov que eu leio, e assim como o outro leva 5 estrelas.
Melhor, Sci-fi que li até o momento, o livro é Sensacional, possui ótimos personagens, ótimas viradas de mesa, tudo nesse livro é bom. O Prefeito Hardin e o Cormerciante Mallow estão em meu coração. Esses personagens são os mais sagazes que eu já vi em um livro, as jogadas que eles fizeram para de livrarem de armadilhas, foram geniais.
A escrita do Asimov é mais fluida que vi até agora entre os autores de Sci-fi. Nos livros existem vários equipamentos super tecnológicos, mas a forma como epe descreve e explica o funcionamento são muitos fáceis de entender, e tornam a experiência da leitura única.
O ponto negativo para muitos desse livro são os saltos temporais, mas para mim n foi um problema, a forma como o Asimov fez tudo acontecer me caiu super bem.
E é isso, não é atoa que a triologia Fundação é considerada a maior saga por muitos.

Gavi 31/01/2023

Sensacional
Um tipo de Game of thrones interestelar, uma construção política maravilhosa, com personagens brilhantes e ardilosos, mal posso esperar para ler a continuação

Mike Willian 30/01/2023

Complicado
Não é um livro ruim. Só é complicado.
Por ser um livro que avança demais na história, os personagens entram e saem de cena o tempo todo, não havendo muita possibilidade de criar vínculo algum. Mas dá pra compreender, afinal, o objetivo principal não é o individuo, mas sim, a história.
O livro é extremamente politico, tem muitas sacadas interessantes, mas foi uma leitura complicadinha pra mim que sou extremante leigo e nem um pouco estrategista.
No mais, a leitura flui muito que bem, sem grandes percalços e emoções que pelo que entendi, é a maneira marcante como Asimov conduz mesmo as suas narrativas.
Não adorei, nem detestei, só não achei que é uma história pra mim que sou bem ruinzinho quando a questão principal de uma obra, é politica e estratégia.

Gabriel.Sansigolo 30/01/2023

Fundação da Ficção Científica
Fundação é a Ficção Científica mais importante da história, o título faz jus à obra. Asimov brilha ao colocar a própria fundação como personagem principal de sua trilogia, alem de narrar, por séculos, a ruína do Império Galáctico.