Trilogia da Fundação

Trilogia da Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

Nathiê 08/12/2022

Fundação é um livro do tipo obrigatório. As tramas políticas são de brilhar os olhos. Me peguei sorrindo pelas reviravoltas argumentativas de algumas cenas. Aqui a importância não é dos personagens. É da linha do tempo a partir de um cientista da psico-historia. Gostei muito mesmo do desenrolar das historias. Eu certamente preferia que meu personagem preferido continuasse e que a história fosse sobre ele, mas aí não seria a Fundação. 4,5 estrelas só porque a última trama foi bem abaixo das outras duas perfeitas. Aqui vale um lembrete de que simplesmente não há mulheres na história. Passei pano pela época que o autor escreveu o livro, mas não passou despercebido?.

Caio.doido 08/12/2022

Muito maneiro
Tirei meia estrela pq a história se passa a daqui 60 mil anos no mínimo e as pessoas ainda fumam cigarro e charuto na galáxia toda.
Nathiê 08/12/2022minha estante
Hahahah

Maria Carolina 08/12/2022

Espetacular! Fico chocada como o autor consegue falar de assuntos complexos de forma tão simples e bem construida. O mais interessante pra mim foi entender como a religiao e o poder economico funcionam como ferramenta de manipulação ao longo da história.

Gabs 07/12/2022

Ficção de primeira
Aquela ficção que prende do início ao fim. Apesar das passagens linhas de tempos, as amarrações são bem feitas. Querendo saber o desenrolar no segundo livro.

Sarah.Santos 07/12/2022

“A Maior Ficção de Científica Já Criada”
A história tem como protagonismo a própria Fundação, por assim dizer; um estudioso chamado Hari Seldon e sua psico-história preveem, através de cálculos matemáticos e estudos profundos(Com esta técnica, se previa o futuro de grandes massas), a queda do Império Galáctico - uma instituição que domina milhões de planetas pela galáxia e que se sustentou durante milhares de anos.
É muito difícil falar sobre o livro, justamente por não se prender a um núcleo de personagens, e nem mesmo um só lugar ou planeta. O livro é dividido entre várias partes - cada uma delas narrando, em capítulos curtos, as previsões e consequências mapeadas pela psico-história - super interessante e intenso.
Eu esperava me perder ema algumas partes, mas a narrativa do Asimov é bastante lúcida e simples dentro de tudo que ele propõe. É absurdo pensar que, lá nos anos 50, um cara conseguiu contruir uma história tão inovadora e ao mesmo tempo tão atual, e foi usada como inspiração para varias outras sagas famosas que conhecemos hoje(star wars, e etc).
É muito, muito interessante justamente por lidar com temáticas que atravessaram a História: religião, comércio, todos os tipos de política. Com o passar de muitos anos, acompanhamos essas coisas ditarem o rumo do futuro - em direção ao pandemônio completo ou ao recomeço.
A única critica negativa que tenho sobre o livro é a falta de “profundidade” nos personagens- quando estamos começando a entender e criar empatia por um personagem, do nada o capitulo acaba e avançamos muitos anos a frente com outros personagens novos- mas não tirei estrelas por isso, até porque o foco da história é a FUNDAÇÃO e não um personagem em especifico.
Fundação é um livro incrível e intenso, o livro que literalmente “fundou” um novo gênero criativo(space opera/guerra nas estrelas/etc).

Apolo 02/12/2022

Sci-fi
Uma bela introdução pra ficção científica e uma ÓTIMA história pra quem gosta de política é estratégia

Rub.88 01/12/2022

Crise Seldon
"O conceito básico de poder é a capacidade de influenciar os outros para que façam o que você quer. Basicamente, há três maneiras de se fazer isto: uma delas é ameaçá-los com porretes; a segunda é recompensá-los com cenouras; e a terceira é atraí-los ou cooptá-los para que queiram o mesmo que você. Se você conseguir atrair os outros, de modo que queiram o que você quer, vai gastar muito menos em cenouras e muito menos em porretes." Essa citação é atribuída Joseph Nye, cientista político norte-americano.
Hari Seldon que é um psico-historiador, prevê o esfacelamento da ordem galáctica e uma era de caos e barbárie se estabeleceria durante mais de mil anos. E como plano para o ressurgimento depois da inevitável queda armou um esquema para conseguir um planeta próprio só com estudiosos que preservariam o conhecimento humana, o que ajudaria em muito a volta da civilização ordeira. E isso levaria gerações. A coisa é que cada geração passaria por problemas de sua época que colocaria em risco o curso do plano inicial de Hari Seldon. Plano esse que ninguém sabe qual ao certo, pois o conhecimento total do possível futuro poderia colocar em risco o mesmo. Cada etapa do fortalecimento da Fundação pelos mundos, primeiro próximos os mais próximos e ameaçadores, depende da crença que só os sacerdotes formandos pela Fundação tem a capacidade de manusear as tecnologias atômicas. Os passos para empurrar esses conhecimentos seletivos nos planetas, através de missionários, sofrem recusas e são contra a lei em alguns mundos. Os políticos e comerciantes da Fundação vão driblando e passando na conversa os governantes desses lugares atrasados para que abracem sua ciência e religião. Presentinhos e demonstrações de poder tecnológico. Restos do antigo império ainda funcionam precariamente, mas é só dar uma olhada nos apetrechos novos que fazem a cobiça falar mais alto. E quase como trocar espelhos por ouro. Tem também as disputas internas na pelo comando da Fundação e a mudança de diretrizes. A troca gradual do temor religioso e supersticioso pela velha permuta e interdependência econômica.

belinha 30/11/2022

Fantástico!
A cada página, Fundação te ensina que nada é o que parece ser. Aquele é o protagonista? Não, não é. Esse é o objetivo da história? Nada, claro que não. Além de todas as surpresas, a forma como os desafios individuais ou pontuais se encaixam em uma trama que perpassa gerações é super atraente. Principalmente, o que mais surpreende na leitura é o enredo político. Tive a experiência de ler Duna e Fundação no mesmo ano e, para mim, Fundação é arrebatador.

Amanda Gaspari 29/11/2022

Achei o começo bem interessante, as intrigas políticas, mas ai no decorrer do livro fica meio igual, e os personagens são tantos, não tem como se apegar em nenhum. Vc tb fica sem saber que momento do tempo vc está, de repente da um salto no tempo, e vc fica perdido. Mas a idéia é muito boa, e mostra que mesmo com o passar do tempo a sociedade continua a mesma com suas intrigas, suas maquinações por poder. Bem elaborada esta parte.

Nicolas 29/11/2022

O BOM DOUTOR
Não tenho reclamações com esse primeiro volume de fundação. É um scifi totalmente politico tal como duna, mas a narrativa é como se fossem varias shorts stories que acabam se ligando sequencialmente, o negocio nunca para de pegar fogo e os jogos e viradas politicas são mt boas.

França 27/11/2022

Ótima leitura
A história, cenários e hipóteses criadas por Asimov, somadas à sua escrita, formam juntos uma experiência divertida, fluida, intrigante e fascinante. Não dá vontade de parar de ler. Mal posso esperar para ler o resto da saga.

Dwarcy 26/11/2022

Fundação, de Isaac Asimov, se equipara a Duna, de Frank Herbert, quanto a complexidade do mundo pós apocalíptico/sociedade galactica somado a todas as intrigas políticas e interesses pessoais.

ótimo livro, animadissima para ler a continuação

Esdlas 25/11/2022

Vai te levar onde você nunca pensou que chegaria.
O livro 1 - Fundação, é uma aula de estratégia e inteligência.
O livro 2 - Fundação e Império, vai te mostrar que as coisas sempre se encaixam. Mesmo quando não parecem pertencer ao mesmo quebra cabeças.
O livro 3 - Segunda Fundação, é a cereja do bolo. Ele vai te fazer duvidar até da sua capacidade de questionar e entender as coisas. Te levando a um final, um final que vai explodir sua cabeça.

Juan 21/11/2022

Em poucas palavras, Asimov mistura de forma brilhante política, economia geografia e história (espaço e tempo) através da ficção científica aplicada numa escala intergaláctica. Um gênio.

Sandro.Menoncin 21/11/2022

Fundação
A muito tempo eu queria ler Fundação e não sei porque demorei tanto para ler, com uma escrita muito fluida o livro é muito rápido de se ler, a história de como a fundação é criada por Hari Seldon e seus seguidores através de todos os cálculos da psico-história e o planejamento de todas as crises pelas quais ela vai passar fazem com que você não queira parar de ler para saber o que vai acontecer e como tudo isso será resolvido, mesmo com os saltos temporais entre essas crises que me fizeram ficar um pouco perdido no início de cada novo ciclo mas fazem todo o sentido para o dinamismo e fluxo do livro, e essas crises são resolvidas de maneira brilhante e com muitos planejamentos por personagens que são muito carismáticos e te fazem torcer por eles, já vou iniciar o segundo livro pois estou muito curioso para ver o que acontece.
Carol 21/11/2022minha estante
Amor que bom que você gostou ainda mais pq já tinha comprado os outro né cheirinho uhulll tô muito feliz por ti ????