Trilogia da Fundação

Trilogia da Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

@tigloko 08/01/2023

"A violência é o último refúgio do incompetente"
Sempre fico impressionado com o uso de política, economia, religião nos livros do autor. Só que aqui parece estar condensado o que tem de melhor. Como acompanhamos centenas de anos através da história, vemos o uso desses aspectos como instrumentos para controlar as massas. Tudo para proteger a Fundação, local para preservar o conhecimento humano, em especial o conhecimento cientifico, proposto por Seldon ao Império Galáctico para minimizar (não extinguir) a queda inevitável. Simplesmente fiquei fascinado em como ele usou religião e comercio nesse livro. É genial. Se minha cabeça já explodiu aqui, imagina nos próximos.

A frase principal do livro ("A violência é o último refúgio do incompetente") descreve perfeitamente como os personagens tentam ultrapassar as crises previstas por Seldon. Já que a todo momento na história temos eles articulando para evitar os conflitos por meio de estratégias políticas. E aí que entra o atrativo dos livros do autor. Se fosse escrito por outro menos habilidoso, seria uma leitura cansativa, parada, sem nada acontecer. Mas Asimov é mestre em envolver nos diálogos e prender nas tramas políticas. Tudo isso transportado para o cenário da ficção-cientifica, que só potencializa a grandeza da história tanto em escala quanto em desenvolvimento do universo em si.

Fiquei um pouco decepcionado por não ter muito de Hari Seldon nesse primeiro livro. Sei que existem os prelúdios, mas por se tratar do primeiro volume esperava conhecer mais do criador da psico-história. Quem sabe nos próximos. No geral os personagens não são interessantes. Apesar de Salvor Hardin e Hober Mallow terem papel fundamental (no mesmo nível de Seldon ou até mais) ao longo dos séculos para aguentarem a crise, são personagens esquecíveis.

Outro ponto que me incomodou foi que, apesar de gostar da ideia se passarem várias décadas durante o livro já que esse é a grande atrativo dessa serie, em algumas partes na metade tiveram saltos repentinos na história. Não tendo o devido tempo para se situar no que estava acontecendo. Somente na metade, depois o livro segue em um ritmo mais ordenado.

Mas sem dúvida é um livro divertidíssimo. Não poderia ter começado de forma melhor essa saga. Ansioso para o que vem a seguir.

Jessica 07/01/2023

Gostei
Não é o meu estilo favorito. Mas gostei da escrita e de quanto Asimov é sucinto com as descrições, tem nada de encheção de linguiça. Pretendo ler a primeira trilogia completa.

Thomas.Jordao 07/01/2023

Eu ia escrever apenas "não tenho palavras para descrever essa obra". E realmente não tenho. Mas depois pensei que ficaria triste ao ler isso daqui a dez anos. Que o meu eu de dez anos pra frente gostaria de ler sobre o que o Thominhas aqui de trás pensou e sentiu ao ler essa trilogia que marcará minha vida. O primeiro livro se aproxima ao que estamos mais acostumados, com intrigas políticas, histórias de aspecto global, é um livro introdutório, vemos as principais teorias e leis do livro que irão ser o fio condutor de toda obra. É interessante como que os personagens importantes de verdade para a trilogia como um todo são poucos, dá pra contar em duas mãos. Algo que Saramago também faz, o Isaac faz com maestria, algo que eu amo, que é dar enfoque não a indivíduos, e sim a histórias, enredos, sociedade, psicologia, divagações, filosofia. Asimov trata de quintilhoes, não de alguns. Isso me fascinou no primeiro livro, assim como todo o pano de fundo, a lore, a ficção científica criada. Depois de vc estar ambientado, entendendo parte da narrativa, o segundo livro ainda se mantém em certo aspecto, só que com o escopo aumentado. Não estamos falando de um mundo, ou alguns, estamos falando de galáxias. O segundo livro vem com um mistério muito forte, acrescentando aos mistérios já impostos do primeiro livro, e um plot Twist inacreditável. Sério. Eu não esperava, foi um choque. No terceiro livro, a conversa vira filósofica, há pensamentos à lá Victor Hugo, Isaac mostra seu outro lado, mais abstrato ainda, algo que já vinha sendo inserido no segundo livro, essas "viagens" que eu tanto amo na literatura. E o mais impressionante é a ligação das divagações com a própria história. Parece que ele teve esses pensamentos filosóficos, esses existencialismos, e criou toda uma história gigantesca só pra servir como exemplo. Isso é genial. No terceiro livro, existem 4000000000 plot twists. Você começa a ficar acostumado com eles. Tudo é duvidoso, tudo tem diversas interpretações. Você aprende que tudo na vida são probabilidades, e que até o 1% pode ocorrer. Mesmo sabendo disso, se acostumando com isso, ainda assim foi impossível pra mim prever qualquer coisa que aconteceu. E olha que o isaac provoca. Quem for ler, entenderá. É fenomenal o que o terceiro livro fez comigo, assim como toda a trilogia. Quando descobri que existem outros livros sobre essa ficção, fiquei ansioso por ler toda sua obra. É impressionante como ele conseguiu me capturar, embora o enredo tenha acabado, estou fissurado por toda essa galáxia que ele construiu no pano de fundo. E todos seus personagens não-humanos.

Rene Brito 07/01/2023

Mais político impossível
Não se engane, Fundação é um livro estreitamente político, nele podemos observar as estratégias adotadas pelos personagens para manobra e controle das massas, podemos facilmente ver a nossa história moderna retratada em Fundação.

Ler este livro com o olhar crítico e histórico nos leva a reflexões importantes sobre a nossa sociedade moderna e como somos influenciados pelas pessoas que nos governam.

Recomendo muito a leitura!

Gustavo 06/01/2023

A violência é último recurso dos incompetentes
"- Já sabe o que Salvor Hardin disse a respeito da moral?"

Seldon é o personagem mais emblemático desse primeiro livro, mas Hardin é extraordinário. Sem dúvidas o meu personagem preferido do livro.
A 2° crise Seldon é a parte mais empolgante do livro e, sendo assim, vou lembrar do incidente em Askone para o resto da vida.

Essa parte de Anacreon é tão massa que o capítulo seguinte é um balde de água fria. No entanto, acho que Mallow deixa as coisas interessantes novamente.
Recomendaria o livro para todos que gostam de tramas políticas e império galático. Um clássico!!

Ansioso pelos próximos

Thais.Souza1 06/01/2023

Estava gostando muito da história, na parte um e dois, quando estava começando a engrenar, estava pegando o jeito da história, curtir as artimanhas políticas da fundação e império, mudava para 50 anos depois e já era outros personagens. Dessa parte não gostei muito, queria poder conhecer e ficar mais com alguns personagens que gostei, saber mais de algumas histórias, no caso de algumas épocas da história. Mas foi bom, é um livro fluido, rápido de ler e não é difícil como eu imaginei que seria

Japam Martins 05/01/2023

Bom, mas então....
No todo é um livro muito interessante, principalmente na espécie de crítica a religião, mas também foi bem masante e me perdi um pouco. Até agora foi o que menos gostei de issac asimov, talvez só seja questão de me acostumar a forma que a fundação foi escrita

Rafa 30/12/2022

O início de uma jornada política de 1000 anos...
"Mas seja qual for o curso tortuoso que sua história possa vir a tomar, sempre avisem seus descendentes que o caminho já foi traçado e que, ao final, surgirá um império novo e maior!".
Fundação conta, ao longo de suas páginas, a história de 3 líderes que - cada um a sua maneira - desempenham um papel fundamental na queda e na busca pela ascensão do Império Galáctico. Com um equilíbrio perfeito entre ciência matemática, psicologia de massas e política, Asimov nos imerge nessa jornada espacial. O único ponto negativo que incomodou significativamente a leitura foi a ausência quase total de mulheres na trama. Pouquíssimas vezes alguma figura feminina é citada e menos vezes ainda tem papel relevante (nenhuma vez, para falar a verdade), o que representa uma datação clara da história. Apesar disso, é possível compreender o contexto em que o livro foi escrita: lançado em 1942, não poderia ser diferente. Em suma, a leitura é fluida pela grande variedade de acontecimentos e recomendada a todos os fãs de ficção científica!

Rafaela 28/12/2022

Uma obra além de seu tempo...
Gostei muito do livro, Asimov escreve bem, e apesar de ter sido escrito em 1940/1950, podemos perceber muitos elementos da atualidade. Eu adoro coisas que discutam sob uma perspectiva sci-fi, sobretudo livros e filmes e este livro é ótimo. Podemos confundir fácilmente porque o livro não segue exatamente uma ordem e os personagens podem mudar de um capítulo para o outro. Chegando mais para o final, eu me perdi um pouco, porque mudou muito bruscamente de personagens e eu não tava esperando aquilo, ficou algo no ar o que havia acontecido com os personagens antigos. De qualquer maneira, aproveitei bastante. Acabei não começando a leitura pelas obras que antecederam, mas quero ler estas outras e as posteriores em breve. Aprovadíssimo!

William.Almeida 20/12/2022

Por que não descobri esse tesouro antes?
Só conheci a obra por indicação de uma amiga (só amigo mesmo para indicar coisa tão boa). A leitura foi super fluída, daquelas em que é difícil desgrudar do livro. A escrita direta é recheada de crítica social, política e até geopolítica.
Enfim, virou a minha saga preferida, superando a inacabada guerra dos tronos!

Paula1735 15/12/2022

Que universo espetacular!
Um universo bem construído, contado de maneira diferente, na qual o enredo importa bem mais do que os personagens.
Adorei a escrita de Isaac Asimov, impressionante

Carlos_Junior 15/12/2022

foi uma boa leitura...
foi uma boa leitura, cada capitulo conta uma historia diferente na linha do tempo da fundaçao. as historias sao interessantes, se trata de estrategia politica, para quem gosta de livros assim é uma boa recomendaçao. ja estou com o segundo livro "fundaçao e imperio", espero que tenha mais açao.

LelahP 11/12/2022

São histórias muito boas, diferente do que estou acostumada a ler, mas valeu muito. Gostei demais e agora estou me sentindo vazia por não ter mais páginas para ler hahaha não sei se estou errada, mas existe uma "continuação" dessa saga no livro Eu, Robô, já até comprei ele. Me lembrou Star Wars.

Slovenio Kiev 09/12/2022

A minha Trilogia favorita
Sem dúvidas essa foi a melhor coisa que li até hoje. A história é repleta de diálogos afiados, mistérios, soluções para os mistérios, um vilão que quando revelado fez minha cabeça explodir e um final (mas que final!) impressionante.