Trilogia da Fundação

Trilogia da Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

Andrea.Cardoso 31/03/2024

Começando mais uma série
Fundação entrou na minha lista depois que tive contato com Duna, já que as duas obras apresentam algumas similaridades. E agora, finalmente, iniciei mais uma série. Confesso que no início do livro, eu tinha expectativas muito diferentes do que acabou se desenrolando. O que mais me surpreendeu nessa obra foram os pulos temporais e as mudanças constantes de personagens. Pra mim, pelo menos nesse primeiro livro, o personagem principal é a Fundação em si, já que temos muitos personagens sendo apresentados e que duram relativamente pouco tempo na narrativa. Talvez isso tenha me impedido um pouco de conseguir me conectar com a história e com os personagens, e por isso eu acabei não amando o livro.

Pra mim, de longe o personagem mais cativante é o Salvor Hardin, e a parte dele foi a que mais me interessou. Já a parte com o Hober Mallow eu já não tava tão interessada assim, e confesso que tive que pesquisar o nome do personagem porque já não lembrava mais.

O livro termina sem terminar, e acho que o ideal seria engatar direto a sequência, mas não sou muito fã de dar cabo de uma série tão rápido, então vou dar um tempo entre essa leitura e a sequência.

Jussara 25/03/2024

Não tenho muito a acrescentar ao que já foi dito sobre essa trilogia, é tudo isso que falam.
É uma obra muito bem escrita e cheia de reviravoltas sensacionais.
O que me incomodou foi que em três livros existem apenas três mulheres que apresentaram alguma relevância pra história, agora vou assistir a série, porque segundo o que ouvi falar consertou essa falha.

Alexx 14/03/2024

Saga legal
Comecei ler em 2021 ( eu acho) e tinha cansado.relendo percebi que é uma obra muito mais divertida doque eu lembrava. O maior problema dela foi a repetição, que quase enjoava eu comecei ficar cansado lá do meio do terceiro livro,porém valeu muito a experiencia.

natonha 12/03/2024

É um livro interessante mas demorei bastante pra engatar na leitura, principalmente porque aparecem vários personagens ao longo do livro e acaba sendo difícil de memorizar todos. É um universo interessante, estou ansiosa pelos próximos!!

FAbio569 10/03/2024

Fundação
Um amigo me indicou essa trilogia, então farei o mesmo aqui.

A história de fundação já começa eletrizante desde seu inicio e não para, a cada crise que se passa vc fica mais envolvido e querendo saber o que vai acontecer no próximo capitulo, é cada reviravolta e as soluções dada para os problemas são muito bem explicadas e é de cair o queijo.

Indico muito para quem gosta de ficção científica e para quel não gosta também.
Uma pena eu ter escolhido para ler só aos finais de semana.

Izaura Delfino 09/03/2024

Para quem ler esperando algo do ritmo da série, desista. Até você se adaptar com a divisão da história e os pulos temporais, a história se enrola. No mais, achei bem construído, e com personagens interessantes que eu gostaria de ter visto bem mais!

Renata_ Pandora 07/03/2024

Finalmente li esse clássico! Apesar de "Fundação", do Isaac Asimov, não poder ser chamado de emocionante, para mim foi um livro muito interessante. Na história, é narrada a criação da Fundação, uma instituição destinada a minimizar o impacto de uma grande era negra da cultura a que o Império Galáctico fatalmente enfrentará. Essa grande crise foi "profetizada", na verdade calculada pelo psico-historiador Hari Seldon, uma espécie de super-estatístico que, através de sua ciência, pôde prever com uma precisão assustadora o futuro da espécie humana, calculando inclusive variáveis psicológicas (daí o nome psico-historiador) na equação. Eu disse que o livro não é emocionante porque ele não se prende a personagens centrais; ao contrário, ele mostra três grandes momentos da Fundação, literalmente firmando suas bases para os próximos livros da trilogia. Certamente vou ler os seguintes, tirei uma estrela porque ele não faz uso de descrições comp eu esperava.

Raphaella.Saintclair 01/03/2024

Fiquei na dúvida de que nota dar para A fundação, eu gostei muito e quero dar continuidade, assim é um pouco difícil ,acho que não consegui absorver tudo que o livro tentou passar.

Natasha.Kethelen 29/02/2024

Surpreendente
Eu não dava nada para esse livro, mas o autor escreveu uma obra realista. Na minha interpretação ele se baseou bem nas épocas feudais. A cada capítulo tinha um acontecimento que nem esperava. Várias reviravoltas.
Só no final da leitura que descobri que é uma saga, pretendo continuar futuramente.
Danton.Gomes 12/03/2024minha estante
Se você curtir história tem um livro sobre império romano q ele copia o enredo kkk

Kallessa 20/02/2024

Incrível
Sou suspeita nesse âmbito porque amo uma ficção científica, especialmente quando essa ficção vem acompanhada de conceitos políticos e um plano muito viajado criado pela psico história.
Fiquei feliz por ter acertado a localização da segunda fundação. Me diverti nos 3 livros. Foi incrível! Obrigada por esse livro incrível ??

Isabella2101 20/02/2024

Esse cara é genial
Tá, admito que sou muito fã de ficção científica, mas fiquei apaixonada pelo Isaac Asimov, essa leitura tive acesso pelo Kindle e foi através dela que abandonei meu preconceito com a tecnologia, rs! Amei amei e amei, espero ler os demais e sempre digo que quero um box de presente!

Carolina1393 14/02/2024

?Star Wars politico?
Foi assim que foi descrito esse livro para mim. Um livro com muitas reviravoltas e questionamentos a serem feitos o tempo inteiro. Muito bom para ler e entrar no mundo com os diversos personagens ao decorrer da história.

Jordan 14/02/2024

Ambicioso
É uma obra introdutória a algo muito maior. O escopo da obra é simplesmente imenso, altamente criativo porém fundamentalmente simples:

O império galáctico está sucumbindo e a missão da "humanidade" é preservar o conhecimento para recriar um maior e melhor para que não haja outra queda.

Livro bem interessante e deixa ao leitor a sensação de quero mais.
Fabio909 14/02/2024minha estante
Jordan, você leu o "prelúdio a Fundação" ? História anterior a esse livro.

Jordan 14/02/2024minha estante
Não li, mas vou ler também em breve ??

Vitor Iury Neves 13/02/2024

A Fundação: Uma saga épica sobre o futuro da humanidade
A Fundação, de Isaac Asimov, é uma série de livros de ficção científica que narra a história da ascensão e queda de um império galáctico. A história começa com a queda do Império Galáctico, um evento previsto pelo matemático Hari Seldon. Para garantir a sobrevivência do conhecimento humano e evitar uma era de trevas, Seldon cria a Fundação, um grupo de cientistas e intelectuais encarregados de preservar o conhecimento e reconstruir a civilização.

A Fundação se estabelece no planeta Terminus, onde os cientistas se dedicam a estudar e catalogar o conhecimento do Império. Ao longo da série, acompanhamos a jornada da Fundação enquanto ela enfrenta diversos desafios, desde conflitos com reinos bárbaros até a ascensão de novos imperadores.

"A Fundação" é uma obra complexa e rica em detalhes. Asimov tece uma narrativa envolvente que explora temas como o poder da ciência, a importância da educação e o papel da inteligência artificial no futuro da humanidade. A história também é uma reflexão sobre a natureza cíclica da história e a inevitabilidade da queda dos impérios.

Asimov utiliza a série para explorar temas como a história, a política, a religião e a ciência. A Fundação é uma obra complexa e fascinante que nos leva a questionar o futuro da humanidade e o papel da ciência na sociedade.