Trilogia da Fundação

Trilogia da Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

ViviMota222 05/11/2023

Um mês para terminar essa leitura
Heri Seldon, com sua psicohistória preveu a queda do Império Galáctico, um império que domina vários planetas pelo universo, para isso, ele criou a Fundação, uma organização científica dedicada a criar uma Enciclopédia Galáctica para dar auxílio quando a queda chegar e diminuir os anos de miséria que virão antes de um governo unificado.

Essa história não acompanha uma só pessoa, mas a Fundação, cada parte em anos e planetas diferentes, e mostrando várias pessoas, por isso, cada início de uma nova parte era difícil de engatar na leitura, pois muda muito rápido. A escrita de Asimov não é lá das mais fáceis na minha opinião, e o livro não fluiu muito para mim, apesar de me interessar na política, tinha hora que eu cansava, tive que reler e reler várias partes para entender algumas coisas, mas um conselho? Tente não levar um mês para ler esse livro como eu, se não você esquece as coisas muito rápido.

Só sei que EU não irei continuar, não foi um livro ruim, apenas me cansou, então não vou me forçar para ler o resto^?_?^

Jessica891 03/11/2023

Leitura instigante
As obras de Isaac Asimov sempre me surpreendendo. Foi uma leitura que demorei um pouco para pegar o gosto, mas conforme fui avançando, mais foi me prendendo.
Para os amantes de ficção científica eu recomendo muito.

Natália Camila 02/11/2023minha estante
Assisti a série e agora quero ler os livros.

Giov________i 02/11/2023

GENIAL E ATEMPORAL
Cara, é simplesmente incrível como esse livro tem me marcado e me inspirado. Foram dois anos quase ininterruptos de dedicação para, não só lê-lo, mas para pesquisar temas que corroboram com o tema principal que tenho para mim sobre o que trata-se essa trilogia: a psico-história, a predeterminação do comportamento humano e a história clínica.

Por mais fantasioso e mágico seja seu enredo, sua abordagem e filosofia abordam questões tão relevantes e contemporâneas para um livro que foi escrito a quase um século atrás. Todas as ciências, não só as físicas, mas sociais, políticas e comportamentais se demonstram tão relevantes que me fez um pontapé para me servir de inspiração para estudar essas ciências.

Para toda e qualquer pessoa que cruzar meu caminho, antes de qualquer apresentação formal, irei exclamar: Leiam Fundação de Isaac Asimov!

Fairy Dream 28/10/2023

Tranquilamente um dos melhores livros que já li na vida.
Eu acredito que, assim como muita gente, eu tenha feito o caminho inverso. Por um acaso, tive acesso às obras posteriores que se influenciaram na escrita de Asimov antes de entrar em contato com os livros e contos do Bom Doutor. Então, foi uma sensação muito divertida e animadora reconhecer logo nas primeiras páginas referências de muitas obras posteriores.
Mesmo como suas naves, planetas distantes e armas desintegradoras, é uma história essencialmente política, então eu recomendo mesmo para quem não é tão chegado em ficção científica. A escrita é simples e cativante, você se apega às personagens, torce, escolhe lados, se empolga com a genialidade dos jogos políticos. Sinceramente, digno de todo prestígio.

Tiago 23/10/2023

Acredito que é a melhor Ficção social que irei ler.
Esse livro é um grande passeio por uma linha temporal da humanidade e sua colonização intergaláctica, é sobre poder, sobre guerra, sobre influência comportamental em resumo é uma belíssima ficção científica voltada para uma ciência social, eu recomendaria você ler o livro só pelo plan de fundo que Asimov criou nesse livro.
Mas eu vou ti recomendar esse livro pelo fato que cada ano que se passa a humanidade se parece mais com o pensamento de Asimov, esse livro se torna mais atual, a rede de influencia que uma organização pode ter impacto na humanidade de forma sutil e dissimulada, como as grandes massas podem ser influenciada por pessoas que simplesmente tem um conhecimento social e alguma habilidade pode moldar comportamentos, esse livro nos mostra uma única verdade aquele que detém conhecimento detém o poder. É maravilhoso é assustador por ser tão atemporal, o livro com certeza irá surpreender no seu final.

Eu acabei essa leitura com um grande ensinamento, você não carrega a verdade por entender sobre um assunto, mas aquele que permanece na sua verdade não é influenciado pelos outros, precisa haver um equilíbrio, altere seus caminhos, mas jamais altere seu destino.

Tiago.Guedes 20/10/2023

Política futuristica
Esta obra prima de Asimov é um monumento à imaginação e ao poder da mente humana. É uma jornada que empolga, inspira e faz o leitor questionar o próprio papel na construção do futuro. "A Fundação" é mais do que uma simples história de ficção científica; é uma exploração profunda da natureza humana, do poder da ciência e da necessidade de olhar adiante, para um futuro que só podemos começar a compreender. Leitura obrigatória para todos os amantes da ficção científica e para aqueles que buscam uma narrativa empolgante e intelectualmente estimulante.
Claudia.livros 20/10/2023minha estante
Quero muito ler a trilogia

Tiago.Guedes 20/10/2023minha estante
É bem bacana, apesar do começo ser cansativo.

Melancia 18/10/2023

O vidente com livro caro.
Livruzinho velho caro. Mas depois de 2 anos, consegui.
A constante mudança de tempo e protagonista me irritou um pouco no começo, mas depois que me acostumei, achei um dos diferenciais mais interessantes do livro.
As diferentes situações, com as diferentes entraves foram incríveis de ler, eu podia sentir minha adrenalina pulsando junto com a deles.
Impossível não fazer um paralelo entre a distopia e o mundo atual, eles soam assustadoramente verídicos juntos.
Depois de descobrir que as pessoas acham esse livro mais fraco comparado aos outros.... Não vejo a hora de vender o meu rim para conseguir o resto.

Ps: cadê o Lee Pace???? Eu procurei ele o livro todo, para descobrir que o gostoso é só da série?

Felipe 17/10/2023

Fundação é o primeiro livro da aclamada série de ficção científica que leva o mesmo nome, escrita pelo autor Isaac Asimov. A obra narra a história da Fundação, uma organização criada pelo matemático Hari Seldon, que previu o colapso do Império Galáctico e a subsequente era de trevas que duraria milhares de anos. A Fundação tem como objetivo preservar o conhecimento humano e acelerar o surgimento de um novo império, baseado na ciência da psico-história, que estuda as tendências coletivas da humanidade.

O livro é dividido em cinco partes, cada uma focando em um período diferente da história da Fundação, desde sua fundação até sua ascensão como potência galáctica. Em cada parte, o leitor acompanha os desafios enfrentados pelos líderes e membros da Fundação, que precisam lidar com as ameaças externas e internas que colocam em risco o plano de Seldon.

Um dos pontos positivos do livro é a criação de mundo, que apresenta um cenário rico e complexo, com diversas civilizações, culturas e tecnologias. Asimov consegue construir um universo crível e fascinante, que desperta a curiosidade e a imaginação do leitor. Outro ponto positivo é a escrita fluida e envolvente do autor, que mantém o ritmo e o interesse da narrativa, mesmo abordando temas como política, economia e religião.

Um ponto negativo do livro é a rápida resolução dos conflitos, que muitas vezes se baseia em soluções mirabolantes e improváveis, que dependem da genialidade e da sorte de um personagem. Além disso, todos os capítulos seguem o mesmo rumo, onde um único homem muito inteligente consegue resolver todos os problemas e salvar o dia, sem enfrentar muitas dificuldades ou consequências. Isso torna a história previsível e pouco surpreendente, além de reduzir a profundidade e a diversidade dos personagens.

Fundação é um clássico da ficção científica, que influenciou muitos autores e obras posteriores. Apesar de alguns defeitos, é uma leitura obrigatória para os fãs do gênero, que podem se deleitar com a visão de Asimov sobre o futuro da humanidade.

Louise.Rosado 16/10/2023

Surpreendida positivamente!
Eu adoro ficção científica, e acho que esse é o livro mais diferente de todos do gênero.
Não tem ET nem nada de tipo, simplesmente seres humanos sendo seres humanos. É muito interessante ver a história se repetindo, em um contexto "futurista".
O livro conta a história da Fundação, uma organização CIENTÍFICA criada com o objetivo de diminuir o tempo de barbárie que a galáxia seria colocada, preservando o conhecimento humano dentro da Fundação. Durante a leitura, os homens responsáveis pela Fundação criam imagens diferente para esta, em certos momentos com teor religioso, em outros sendo puramente econômico, em outros momentos as duas coisas de misturam.
É bem interessante a ideia de uma religião científica, onde os dogmas envolvem a preservação do conhecimento científico mantido por uma minoria, para controle populacional e preservação da Fundação e seu objetivo maior.
É um livro bem diferente e com uma escrita bem legal, bem fluida e bem simples.

Leitor iniciante 09/10/2023

Um livro sobre política
Sempre tive medo de começar a ler a trilogia principal de fundação, então iniciei a leitura pelos prequel origem e prelúdio e foi uma escolha certeira conhecer como foi criada a fundação e a personalidades da figura revolucionária Hari Seldon, me trouxe uma bagagem riquíssima para entender a política e o que houve com a galáxia no futuro.
Sobre o livro fundação não tenho nada a falar além de perfeição, quando fui embarcando na leitura, me senti como mais um personagem escrito pelo bom doutor.

milenavifer 08/10/2023

Gostei muito
Esse é um sci-fi político. Não indico essa edição, apesar de muito linda, é muito pesada. O box com os 3 livros é melhor.

moacircaetano 07/10/2023

Espetacular ficção científica. Como sempre, os livros de Asimov tratam menos da ficção em si que dos conflitos e idiossincrasias humanas.
Super recomendo.

Marcos 04/10/2023

Star Wars para Adultos!

A fama do bom doutor não é atoa, se você está a procura de ficção científica, política, viagem no tempo, reviravoltas, personagens odiosos, este é um livro excelente, a escrita do autor é muito rica, fazendo um livro desse tema ter uma leitura fluída, que te instiga a querer saber o que acontece a seguir, está é sem dúvidas uma ótima porta de entrada para Isaac Asimov e para quem quer ler ficção científica.

Jaqueline 02/10/2023

Magnífico
Eu custo acreditar que todo esse universo saiu da cabeça de uma única pessoa. Quão inteligente foi Issac Asimov. A nós só resta contemplar sua obra.
O livro tem plots incríveis. Eu até descobri um, mas o outro fundiu minha cabeça. A única parte complexa do livro são os termos cientificos, o resto é fenomenal.