O Poder do Hábito

O Poder do Hábito Charles Duhigg

Resenhas - O Poder do Hábito

Adilson22 06/05/2020

Livro muito instrutivo e de fácil aplicação na vida real. Recomendo.
Baianoð´ð´ 18/09/2020minha estante
Alguém me explica como que faz para ler o livro

Baianoð´ð´ 18/09/2020minha estante
??????

Adilson22 18/09/2020minha estante
Como assim?

Kleber Rafael 20/02/2018

A leitura desse livro foi ótima, no início aparenta ser um livro muito técnico e cansativo, porém no decorrer da leitura ele se torna muito interessante, repleto de exemplos reais e entrevistas com um ótimo embasamento cientifico. Achei muito legal a parte do livro que comenta sobre os hábitos que tornaram Michael Phelps um campeão olímpico. Um livro de autoconhecimento para conhecermos melhor como funciona nossos hábitos e propõe mudanças em nossas rotinas para criarmos hábitos saudáveis. Um ponto negativo é parte das notas que ficou extensa e cansativa. Enfim um excelente livro com leitura recomendada.
Junior.Silva 11/03/2018minha estante
Vc leu as notas ? Kk

Kleber Rafael 12/03/2018minha estante
Comecei ler as notas, mas não desisti no caminho.... Desnecessários essas notas...

Kleber Rafael 12/03/2018minha estante
ops... mas desisti* rsrsrs

Estefanía 26/01/2019

Interessante
Uma boa introdução à psicologia dos hábitos. Abordagem simplista, resumida e superficial mas dá uma introdução coerente e com pesquisas e exemplos realistas. Não é um manual para mudar de vida mas intriga a iniciar um novo caminho.
Davi.Rezende 28/01/2019minha estante
Resumido? O livro peca pela repetição e prolixidade.

Estefanía 31/01/2019minha estante
Hummmm... Não diria que peca. Mas poderia ser melhor. :)

Tamiozzo 21/05/2021

Fiquei surpreso!
Comprei o livro achando que seria mais uma daquelas obras clichês de auto-ajuda e acabei me surpreendendo com o livro. Não tem nada de auto-ajuda nele (ainda bem)! O livro trata dos hábitos de uma forma bem técnica, utilizando de termos, estudos e pesquisas científicas para explicar como os hábitos funcionam neurologicamente.
Iracy 21/05/2021minha estante
Há pronto!já quero ler esse tb kk

Tamiozzo 21/05/2021minha estante
Recomendo.

capitu.bretas 23/05/2021

O livro em si se torna um hábito
O livro repete tantas vezes

DEIXA > ROTINA > RECOMPENSA

que logo isso entra no seu cérebro como uma fórmula matemática.
O livro acerta em oferecer histórias diferentes, de pessoas diferentes, em idades diferentes e em momentos de vida diferentes.
Às vezes eu pensava " não aguento mais, estou entediada" então vinha uma história na qual eu poderia me identificar e o livro se tornava agradável novamente.
Kira 23/05/2021minha estante
Eu adoro livro de auto ajuda mas isso de ficarem repetindo cansa mesmo e parece que todo livro de auto ajuda é assim.
O último que eu li fiquei assim "meu querido eu já entendi por que vc tá repetindo?" Hahaha

capitu.bretas 23/05/2021minha estante
Como é uma "fórmula" curtinha, não é tão incomodo.
Mas concordo com vc sobre livros de auto ajuda ? são bastante prolixos, fazem livros de 200 páginas que poderia ter apenas 30

Marina 04/04/2021

Esse livro é realmente um achado. Esperava um mero guia de auto-ajuda para mudar hábitos, mas ele vai além, conseguindo ensinar de forma bastante simples como funcionam os hábitos pessoais, empresariais e comunitários e como as pessoas, empresas e comunidades mudaram drasticamente ao perceber como usar o poder do hábito ao seu favor.

Para ensinar isso, o livro traz exemplos de casos reais que nos ajudam a entender aquilo que o autor quer explicar. É muito simples compreender o loop do hábito (Deixa - Rotina - Recompensa) ao ver como um viciado lidou com sua doença ou como uma pessoa parou de roer unhas, tudo apenas com a força de vontade.
Também somos apresentados a diversos casos de empresas que se reergueram ao analisar os hábitos dos funcionários e direcioná-los em benefício próprio. Além disso, comprovamos como os hábitos sociais podem gerar manifestações gigantescas.

E tudo isso é apresentado com dados científicos e por meio de diversos estudos. É bem difícil não concordar e não ficar maravilhado com as descobertas.

O livro é muito interessante e educativo. No fim, você consegue entender melhor como funciona o cérebro humano e o próprio autor te dá dicas de como mudar seus próprios hábitos (aqui entra a parte da auto-ajuda, da sensação de poder e autocontrole. O melhor é que as dicas parecem dar certo, tô analisando hábitos meus que gostaria de mudar e agora sinto que posso hahaha). É impossível não aprender MUITO com essa leitura, principalmente sobre psicologia e sociologia. Meus históricos de leitura estão cheios de informações que quero guardar.
Recomendo demais!

?Toda a nossa vida?, nos disse William James, ?na
medida em que tem forma definida, não passa de uma massa de
hábitos ? práticos, emocionais e intelectuais ? sistematicamente
organizados para nossa felicidade ou nosso sofrimento e nos
conduzindo irresistivelmente rumo ao nosso destino, qualquer que
seja ele?.

Se você acredita que pode mudar ? se faz disso um hábito
?, a mudança se torna real. Este é o verdadeiro poder do hábito: a
revelação de que seus hábitos são o que você escolhe que eles
sejam. Uma vez que essa escolha ocorre ? e torna-se automática
?, ela não apenas é real, como começa a parecer inevitável, a coisa,
como escreveu James, que nos conduz ?irresistivelmente rumo ao
nosso destino, qualquer que seja ele?.
Lane 21/05/2021minha estante
Você fez uma sintetização perfeita do livro! Ele realmente entrega argumentos bem embasados, não dá para dizer que é raso. Além de que é super interessante!

Marina 21/05/2021minha estante
Lembro que, na época que eu tava lendo, relacionava tudo com esse livro hahahahaah. O impacto foi forte

Rodrigo 22/08/2019

Recomendo muito
Muitos hábitos podem ser mudados, a partir do momento que nos tornamos conscientes sobre o loop que nos leva a praticá-lo.
Uma ótima leitura, para melhorar rotinas pessoais e profissionais.
Dinah.Sinder 03/09/2019minha estante
Bom dia Rodrigo.Estou achando o livro científico demais.? assinante o final?

Rodrigo 17/09/2019minha estante
Desculpe, só vi agora. Terminou o livro? Não é científico, mas ajuda a entender como podemos com apenas uma mudança não tão radical, transformar nossas escolhas.

Clara 04/07/2021

Aos que buscam dicas para melhorar o estilo de vida, leiam esse livro. O poder do hábito é fantástico ao demonstrar, através de testes clínicos e embasamento científico, como nós nos comportamos ao executarmos as tarefas corriqueiras do nosso dia.
Quando você acorda, qual a primeira coisa que você faz (além de abrir o olho, é claro, rs)? Com qual frequência você mexe no celular durante o expediente de trabalho? Você sempre compra determinados produtos de uma mesma marca? Como determinada loja sabe que eu quero comprar um fogão ao invés de roupas?
Os autores trazem técnicas interessantes para entendermos como nosso cérebro funciona no desenvolvimento de novos hábitos e na manutenção ou descontrução de velhos hábitos. Mostra também como podemos nos conhecer melhor e tomar as rédeas da nossa vida através de simples mudanças que fazemos em nosso ambiente.
Se você quer entender o que fazemos, quando fazemos e porquê fazemos, leia este livro.

Me segue no Instagram: @me.livreime
Cami 04/07/2021minha estante
Dei de presente e desde então fiquei louca pra ler. ?

Clara 04/07/2021minha estante
Deu um ótimo presente.

diego.defreitas 07/07/2020

Resumidamente a Bíblia do Hábito, acredito que todos que querem entender como mudar e como tirar um mal hábito enraizado é o que indico.
Ari_Nay 24/08/2020minha estante
Curiosa sobre esse livro, tenho... Com seu comentário fiquei mais curiosa ainda...

diego.defreitas 24/08/2020minha estante
É um dos melhores que eu já li. Você vai gostar muito.

Fabio Souto 20/08/2019

Simplesmente Chato.
Infelizmente eu me dei conta que estava sofrendo "por página". Livro prolixo, a história até começa bem, mas não se desenvolve. Fiquei decepcionado!
Rodrigo 22/08/2019minha estante
Acho que você não entendeu o propósito do livro.

Fabio Souto 25/08/2019minha estante
Eu entendi, só achei chato. Como comentado pelos colegas aqui, o livro poderia ter 50 páginas, se o autor fosse mais direto ao ponto. Achei chato.

Ana 13/01/2021

Gostei muito!
Esse livro traz uma pesquisa envolta do poder que os hábitos possuem em nossa vida, tanto para o bem quanto para o mal. Quando li, fiquei super empolgada e consegui compreender a ciência por trás dos maus costumes em minha vida. Recomendo essa leitura que muito tem a acrescentar na vida "docês".

1. "Quando o caráter é belo, somos belos. Essa é a beleza da simplicidade." (destaque ou posição 88-92)

2. "A maioria das escolhas que fazemos a cada dia pode parecer fruto de decisões tomadas com bastante consideração, porém não é. Elas são hábitos. E embora cada hábito signifique relativamente pouco por si só, ao longo do tempo, as refeições que pedimos, o que dizemos a nossos filhos toda noite, se poupamos ou gastamos dinheiro, com que frequência fazemos exercícios, e o modo como organizamos nossos pensamentos e rotinas de trabalho têm impactos enormes na nossa saúde, produtividade, segurança financeira e felicidade." (destaque ou posição 385-388)

3. "Os hábitos nunca desaparecem de fato. Estão codificados nas estruturas do nosso cérebro, e essa é uma enorme vantagem para nós, pois seria terrível se tivéssemos que reaprender a dirigir depois de cada viagem de férias. O problema é que nosso cérebro não sabe a diferença entre os hábitos ruins e os bons, e por isso, se você tem um hábito ruim, ele está sempre ali à espreita, esperando as deixas e recompensas certas.” (destaque ou posição 1293-1296)

4. "Quando as pessoas se juntam a grupos em que a mudança parece possível, o potencial para que ela ocorra se torna mais real. Para a maior parte das pessoas que conseguem pôr sua vida em ordem não há momentos cruciais de desastres que mudam tudo. Há apenas comunidades — às vezes de uma única outra pessoa — que tornam possível acreditar na mudança." (destaque ou posição 1366-1369)

5. "Um vício físico em nicotina, por exemplo, dura apenas enquanto a substância química está na corrente sanguínea do fumante — cerca de cem horas depois do último cigarro. Muitos dos desejos persistentes que consideramos como acessos de vício em nicotina na verdade são hábitos comportamentais afirmando-se — ansiamos por um cigarro no café da manhã um mês depois não porque precisamos dele fisicamente, mas porque lembramos a sensação agradável que ele costumava proporcionar toda manhã." (destaque ou posição 1437-1439)

6. "Os hábitos angulares dão início a um processo que, ao longo do tempo, transforma tudo. Os hábitos angulares dizem que o sucesso não depende de acertar cada mínimo detalhe, mas, em vez disso, baseia-se em identificar umas poucas prioridades centrais e transformá-las em poderosas alavancas." (destaque ou posição 1557-1558)

7. "Estudos documentaram que famílias com o hábito de jantar juntas parecem educar crianças com melhor aptidão para as lições de casa, melhores notas, maior controle emocional e mais confiança. Arrumar a cama toda manhã é correlacionado com uma produtividade melhor, uma maior sensação de bem-estar, e maior aptidão para se manter dentro do orçamento. Não que uma refeição em família ou uma cama arrumada cause melhores notas ou menos despesas supérfluas. Mas, de algum modo, essas mudanças iniciais deflagram reações em cadeia que ajudam outros bons hábitos a se firmarem." (destaque ou posição 1875-1875)

8. "A autodisciplina tem um efeito maior no desempenho acadêmico do que o talento intelectual.” (destaque ou posição 1912-1913)

9. "[...] a força de vontade é uma habilidade que se pode aprender, algo que pode ser ensinado assim como as crianças aprendem matemática e a dizer “obrigado”. (destaque ou posição 1954-1956)

10. "Força de vontade não é só uma habilidade. É um músculo, como os músculos dos seus braços ou pernas, e ela fica cansada quando faz mais esforço, por isso sobra menos força para outras coisas.” (destaque ou posição 1995-1996)

11. "“Quando você aprende a se obrigar a praticar durante uma hora ou correr 15 voltas, começa a construir força de autocontrole. Um menino de 5 anos capaz de seguir a bola durante dez minutos se torna um aluno de sexta série que pode começar a lição de casa na hora certa.” (destaque ou posição 3140-3143)

12. "Há um instinto natural embutido na amizade, uma simpatia que nos torna dispostos a lutar por alguém de quem gostamos quando esse alguém é tratado injustamente. Estudos mostram que as pessoas não têm dificuldade de ignorar ofensas feitas a estranhos, porém quando um amigo é insultado, nosso senso de revolta é suficiente para superar a inércia que geralmente dificulta a organização de protestos." (destaque ou posição 3855-3856)

13. "Quando você entende que os hábitos podem ser reconstruídos, o poder do hábito torna-se mais fácil de controlar, e a única opção que resta é pôr as mãos à obra." (destaque ou posição 3856-3858)

14. “Toda a nossa vida”, nos disse William James no prólogo, “na medida em que tem forma definida, não passa de uma massa de hábitos — práticos, emocionais e intelectuais — sistematicamente organizados para nossa felicidade ou nosso sofrimento e nos conduzindo irresistivelmente rumo ao nosso destino, qualquer que seja ele”. (destaque ou posição 3883-3884)

15. "Se você acredita que pode mudar — se faz disso um hábito —, a mudança se torna real. Este é o verdadeiro poder do hábito: a revelação de que seus hábitos são o que você escolhe que eles sejam." (destaque ou posição 3883-3884)
NatyNatalia 13/01/2021minha estante
Sou muito apaixonada!

Ana 14/01/2021minha estante
Eu também!

rachel 18/02/2021

"Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios". Confesso que ao ler, pela primeira vez, esse subtítulo, logo imaginei que esse seria mais um livro coach, mas como dizem "não julguem um livro pela capa". Bem, segui essa máxima e deixei meus estereótipos de lado, e posso dizer, com absoluta certeza, que me surpreendi e expectativas que nem haviam sido criadas foram superadas. O teor científico e a análise abrangente do hábito, que não fica restrita à esfera individual, são os diferenciais que permitem uma melhor leitura e interesse pelos conteúdos. Confesso que a ruptura das "histórias" em um mesmo capítulo, embora traga uma dinamicidade pro texto e amplifique a compreensão do tópico com vários exemplos, torna a leitura, as vezes, um pouco cansativa. Entretanto, acredito que tenha sido um bom exercício para meu foco kkkk. No geral, é um livro que traz reflexões muito interessantes e que acredito que uma única leitura não seja suficiente pra absorver toda a magnitude que o autor traz para o hábito e seu funcionamento.
Wesley Rocha 21/02/2021minha estante
Meu sonho é um dia fazer uma resenha tão boa quanto a sua kkkk

rachel 23/03/2021minha estante
haha obrigadaaa, o difícil é ter inspiração e motivação pra fazer de todos os livros kkkkkkk

Aline Barros 04/04/2020

null
Um bom livro, mas a leitura na metade se tornou cansativa para mim. Não é um livro de auto ajuda, mas o sistema que nos ensina a criar novos hábitos é bem explicativo
Kelly 12/04/2020minha estante
Achei a ideia genial do livro. Mas vim procurar nos comentários algumas pessoas que também achavam o livro cansativo! Pelo visto não sou a única

Aline Barros 12/04/2020minha estante
A ideia é muito boa mesmo, mas a leitura fica cansativa na metade

Hellen.Zanetti 11/09/2021

Leiam no momento ideal...
Como eu já disse, não era o momento certo para mim. Apesar de ser baseado em pesquisas científicas, não satisfez as minhas expectativas. Já fazia um bom tempo que queria ler este livro, porém, não foi no momento certo, ou, a fantasia viralizou meus devaneios...
Eduardo 11/09/2021minha estante
estou lendo ele e tbm não tá me satisfazendo. é tão repetitivo que chega a ser irritante. já entendi q o hábito é poderoso e é o q nos torna ativos, mas o autor continua batendo nessa mesma tecla o livro todo... aff

Hellen.Zanetti 11/09/2021minha estante
Resumindo... não recomendamos ?