O Poder do Hábito

O Poder do Hábito Charles Duhigg

Resenhas - O Poder do Hábito

Estefanía 26/01/2019

Interessante
Uma boa introdução à psicologia dos hábitos. Abordagem simplista, resumida e superficial mas dá uma introdução coerente e com pesquisas e exemplos realistas. Não é um manual para mudar de vida mas intriga a iniciar um novo caminho.
Davi.Rezende 28/01/2019minha estante
Resumido? O livro peca pela repetição e prolixidade.

Estefanía 31/01/2019minha estante
Hummmm... Não diria que peca. Mas poderia ser melhor. :)

Tamiozzo 21/05/2021

Fiquei surpreso!
Comprei o livro achando que seria mais uma daquelas obras clichês de auto-ajuda e acabei me surpreendendo com o livro. Não tem nada de auto-ajuda nele (ainda bem)! O livro trata dos hábitos de uma forma bem técnica, utilizando de termos, estudos e pesquisas científicas para explicar como os hábitos funcionam neurologicamente.
Iracy 21/05/2021minha estante
Há pronto!já quero ler esse tb kk

Tamiozzo 21/05/2021minha estante
Recomendo.

capitu.bretas 23/05/2021

O livro em si se torna um hábito
O livro repete tantas vezes

DEIXA > ROTINA > RECOMPENSA

que logo isso entra no seu cérebro como uma fórmula matemática.
O livro acerta em oferecer histórias diferentes, de pessoas diferentes, em idades diferentes e em momentos de vida diferentes.
Às vezes eu pensava " não aguento mais, estou entediada" então vinha uma história na qual eu poderia me identificar e o livro se tornava agradável novamente.
Kira 23/05/2021minha estante
Eu adoro livro de auto ajuda mas isso de ficarem repetindo cansa mesmo e parece que todo livro de auto ajuda é assim.
O último que eu li fiquei assim "meu querido eu já entendi por que vc tá repetindo?" Hahaha

capitu.bretas 23/05/2021minha estante
Como é uma "fórmula" curtinha, não é tão incomodo.
Mas concordo com vc sobre livros de auto ajuda ? são bastante prolixos, fazem livros de 200 páginas que poderia ter apenas 30

Silas16 30/09/2022

Essencial pra correção de mentalidade!
Das 3 lições que aprendi nesse livro, a melhor com certeza foi melhorar e aprender a construir uma fé e confiança conscientemente, se você deseja mudar para melhor, o que é mais necessária é uma fé inabalável, o hábito de crer em si próprio.

A segunda lição foi a lei do esforço quanto mais faço menos difícil é futuramente, já juntando com conhecimentos de hábitos atômicos, os hábitos são como juros compostos, não é sobre somar, é sobre porcentagem, foque em melhorar 1% e veja que no final do ano, você não melhorou 365%, a cada 1% acrescentados, os próximos 1% são maiores, tem mais qualidade, e tem toda uma explicação dos padrões neurológicos, como em 21 dias você pode gravar um no cérebro, e como quebrar padrões deles.

A terceira nem tem muito a ver com o livro mas é sobre organização, pode não parecer, mas assim como o ambiente te muda, você muda o ambiente, então uma organização é chave pra mudanças, não se misture com energias negativas, isso vai subtrair suas escassas energias positivas se já tiver em falta.
miks647 30/09/2022minha estante
slk cria disse tudo viu

Silas16 30/09/2022minha estante
KAKAKAKAKAKAKAKAKAKAK lacrei cria

Sálvia 08/05/2022

“O Poder do Hábito” [Charles Duhigg]
Charles Duhigg um repórter dos Estados Unidos, que trabalha para empresa da The New York Times, originou esta obra divina. Sério, ao meu ver todos os aspectos e pesquisas que ele ressaltou foram de altíssima importância. Enfatizando relatos desde de testes experimentais com ratos e o funcionamento de seus cérebros, até um assassino que sofria de terrores noturnos e matou sua própria esposa involuntariamente. Impressionante como os hábitos possuem um poderoso grau de importância na vida de quaisquer indivíduo, pois dependendo de serem bons ou ruins, é possível mudar.

Cada capítulo demonstra como os hábitos funcionam de maneiras diferentes, pois não tem como alterar um hábito de uma só maneira, diferente disso existem várias formas. Qualquer hábito pode ser remodelado, ou substituído, talvez possa ser originado de outro hábito, e também, caso pareça difícil, é possível “sanduichar” ( ou seja, utilizar o sistema do sanduíche em que iria implementar um novo entre dois muito comuns).

Ele também segue em diversas ilustrações o método que os pesquisadores do MIT no 1° capítulo descobriram (o Loop Neurológico), que se caracteriza por um deixa-rotina-recompensa:

Modelo se apresenta em:
• Identificar sua rotina
• Experimentar com recompensas
• Isolar a deixa
• Obter um plano

1° Passo: Para mudar um comportamento, é necessário conhecer sua rotina, o que o leva para aquele hábito, o que causa você esse anseio?

2° Passo: Para isso é preciso experimentar as recompensas, por que elas partem por satisfazer um anseio. Imagine ser uma cientista estagiária experimentando os sistemas neurológicos do seu cérebro. Talvez isso facilite.

“ O objetivo é testar hipóteses
diferentes para determinar qual anseio está impulsionando sua
rotina. A sua vontade é do cookie em si, ou de fazer uma pausa no
trabalho? Se é o cookie, é só porque você está com fome? (E nesse
caso a maçã deveria servir tão bem quanto.) Ou é porque você quer
a dose de energia que o cookie proporciona? (E então o café deveria
bastar.) Ou você está indo à cafeteria como desculpa para
socializar, e o cookie é só uma desculpa conveniente? (Se for, andar
até a mesa de alguém e bater papo por alguns minutos deve
satisfazer o impulso.)
Enquanto testa quatro ou cinco recompensas diferentes, você
pode usar um velho truque para procurar padrões: depois de cada
atividade, anote num pedaço de papel as primeiras três coisas que
vierem à sua mente quando você voltar para sua mesa. Podem ser
emoções, pensamentos aleatórios, reflexões sobre como você está
se sentindo, ou apenas as primeiras três palavras que surgirem na
sua cabeça”

3° Passo: Para identificar uma deixa em meio ao ruído, podemos identificar de antemão categorias
de comportamentos para examiná-los e enxergar os padrões.

- Experimentos mostraram que quase todas as deixas habituais se
encaixam em uma entre cinco categorias:
Lugar
Hora
Estado emocional
Outras pessoas
Ação imediatamente anterior

“Por isso, se está tentando descobrir a deixa para o hábito “ir à
cafeteria e comprar um cookie de chocolate”, você anota cinco
coisas no instante em que o impulso surge (estas são minhas notas
reais de quando eu estava tentando diagnosticar meu hábito):”

Onde você está? (sentado na minha mesa)
Que horas são? (3h36 da tarde)
Qual é seu estado emocional? (entediado)
Quem mais está por perto? (ninguém)
Qual foi a ação anterior ao impulso? (respondi um e-mail)

No dia seguinte:
Onde você está? (voltando da copiadora)
Que horas são? (3h18 da tarde)
Qual é seu estado emocional? (feliz)
Quem mais está por perto? (o Jim, da seção de Esportes)
Qual foi a ação anterior ao impulso? (tirei uma cópia)

No terceiro dia:
Onde você está? (sala de reuniões)
Que horas são? (3h41 da tarde)
Qual é seu estado emocional? (cansado, empolgado com o
projeto no qual estou trabalhando)
Quem mais está por perto? (editores que estão vindo para
esta reunião)
Qual foi a ação anterior ao impulso? (sentei porque a reunião
está prestes a começar)

”Depois de três dias, ficou bastante claro qual era a deixa que
estava deflagrando meu hábito de comer cookies — eu sentia um
impulso de fazer um lanche numa certa hora do dia. Eu já tinha
descoberto, no segundo passo, que não era a fome que estava
movendo meu comportamento. A recompensa que eu estava
buscando era uma distração temporária — do tipo que alguém
obtém batendo papo com um amigo. E o hábito, eu agora sabia, era
despertado entre três e quatro horas.”

4° passo: “Uma vez que descobriu qual é o loop do seu hábito — você identificou a recompensa que está movendo seu comportamento, a deixa que o deflagra e a rotina em si —, você pode começar a alterar o comportamento. Pode mudar para uma rotina melhor, planejando-se para a deixa e escolhendo um comportamento que ofereça a recompensa pela qual você está ansiando. É de um plano que você precisa.”

Para desenvolver um hábito não é simples, leva um tempo que será gasto com experimentos, fracassos, tentativas, frustações, conquistas e por fim, terá resultados garantidos no decorrer da prática.

Eu acredito no poder dos hábitos, eu observo um controle que quero aprender e me esforçar, e sei que irei fracassar, ou desgostar, mas tentativas são muito importantes, acreditar é muito importante, mas deixar de tentar e acreditar é perda de tempo.
Larissa 08/05/2022minha estante
Excelente resenha. Estou na luta de parar de ser compulsiva no celular. Estou trocando o hábito pela leitura. Vamo que vamo

Sálvia 08/05/2022minha estante
Obrigada!!

amanda.wolf 29/12/2020

O Poder do Hábito - Resenha
Se você espera um livro repleto de dados científicos, artigos e exemplos reais do dia a dia, está na leitura certa. Em alguns momentos poderá achar "pesado" mas é enriquecedora a forma em que as situações são apresentadas ao leitor.
As vezes temos a impressão de que algum hábito presente em nossa rotina é ruim, mas ao decorrer da leitura entendemos que nenhum hábito é dessa forma, e sim que não é adequado para determinada pessoa.
Ao final, você saberá exatamente como poderá mudar e remodelar o seu hábito analisando as categorias corretas.
Pedro 19/01/2021minha estante
Quero ler esse!

amanda.wolf 19/01/2021minha estante
é ótimo! recomendo demaiss

rachel 18/02/2021

"Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios". Confesso que ao ler, pela primeira vez, esse subtítulo, logo imaginei que esse seria mais um livro coach, mas como dizem "não julguem um livro pela capa". Bem, segui essa máxima e deixei meus estereótipos de lado, e posso dizer, com absoluta certeza, que me surpreendi e expectativas que nem haviam sido criadas foram superadas. O teor científico e a análise abrangente do hábito, que não fica restrita à esfera individual, são os diferenciais que permitem uma melhor leitura e interesse pelos conteúdos. Confesso que a ruptura das "histórias" em um mesmo capítulo, embora traga uma dinamicidade pro texto e amplifique a compreensão do tópico com vários exemplos, torna a leitura, as vezes, um pouco cansativa. Entretanto, acredito que tenha sido um bom exercício para meu foco kkkk. No geral, é um livro que traz reflexões muito interessantes e que acredito que uma única leitura não seja suficiente pra absorver toda a magnitude que o autor traz para o hábito e seu funcionamento.
Wesley Rocha 21/02/2021minha estante
Meu sonho é um dia fazer uma resenha tão boa quanto a sua kkkk

rachel 23/03/2021minha estante
haha obrigadaaa, o difícil é ter inspiração e motivação pra fazer de todos os livros kkkkkkk

Julianna 19/08/2020

O poder do hábito
Gostei da obra, e eu, que fiz faculdade de administração, indico a todos os professores e estudantes este livro.

Contém vários cases interessantes , uns de sucesso e outros de fracassos, nos quais tentaram implantar novos hábitos na sociedade e em suas vidas.

Vários estudos também estão explícitos , explicando o que nos leva às deixas, rotinas e recompensas.

Foi uma leitura boa, me fez refletir sobre alguns hábitos meus e pretendo seguir seus ensinamentos.
Jardelsouzaa 02/08/2022minha estante
Pra mim, estudante de nutrição, esse livro é essencial, pois, fazer com que os pacientes sigam uma dieta é como adquirir um novo hábito. Assim, ensinando os mecanismos do loop do hábito, podemos mudar e salvar vidas.

Julianna 04/08/2022minha estante
Também :)

Ana 13/01/2021

Gostei muito!
Esse livro traz uma pesquisa envolta do poder que os hábitos possuem em nossa vida, tanto para o bem quanto para o mal. Quando li, fiquei super empolgada e consegui compreender a ciência por trás dos maus costumes em minha vida. Recomendo essa leitura que muito tem a acrescentar na vida "docês".

1. "Quando o caráter é belo, somos belos. Essa é a beleza da simplicidade." (destaque ou posição 88-92)

2. "A maioria das escolhas que fazemos a cada dia pode parecer fruto de decisões tomadas com bastante consideração, porém não é. Elas são hábitos. E embora cada hábito signifique relativamente pouco por si só, ao longo do tempo, as refeições que pedimos, o que dizemos a nossos filhos toda noite, se poupamos ou gastamos dinheiro, com que frequência fazemos exercícios, e o modo como organizamos nossos pensamentos e rotinas de trabalho têm impactos enormes na nossa saúde, produtividade, segurança financeira e felicidade." (destaque ou posição 385-388)

3. "Os hábitos nunca desaparecem de fato. Estão codificados nas estruturas do nosso cérebro, e essa é uma enorme vantagem para nós, pois seria terrível se tivéssemos que reaprender a dirigir depois de cada viagem de férias. O problema é que nosso cérebro não sabe a diferença entre os hábitos ruins e os bons, e por isso, se você tem um hábito ruim, ele está sempre ali à espreita, esperando as deixas e recompensas certas.” (destaque ou posição 1293-1296)

4. "Quando as pessoas se juntam a grupos em que a mudança parece possível, o potencial para que ela ocorra se torna mais real. Para a maior parte das pessoas que conseguem pôr sua vida em ordem não há momentos cruciais de desastres que mudam tudo. Há apenas comunidades — às vezes de uma única outra pessoa — que tornam possível acreditar na mudança." (destaque ou posição 1366-1369)

5. "Um vício físico em nicotina, por exemplo, dura apenas enquanto a substância química está na corrente sanguínea do fumante — cerca de cem horas depois do último cigarro. Muitos dos desejos persistentes que consideramos como acessos de vício em nicotina na verdade são hábitos comportamentais afirmando-se — ansiamos por um cigarro no café da manhã um mês depois não porque precisamos dele fisicamente, mas porque lembramos a sensação agradável que ele costumava proporcionar toda manhã." (destaque ou posição 1437-1439)

6. "Os hábitos angulares dão início a um processo que, ao longo do tempo, transforma tudo. Os hábitos angulares dizem que o sucesso não depende de acertar cada mínimo detalhe, mas, em vez disso, baseia-se em identificar umas poucas prioridades centrais e transformá-las em poderosas alavancas." (destaque ou posição 1557-1558)

7. "Estudos documentaram que famílias com o hábito de jantar juntas parecem educar crianças com melhor aptidão para as lições de casa, melhores notas, maior controle emocional e mais confiança. Arrumar a cama toda manhã é correlacionado com uma produtividade melhor, uma maior sensação de bem-estar, e maior aptidão para se manter dentro do orçamento. Não que uma refeição em família ou uma cama arrumada cause melhores notas ou menos despesas supérfluas. Mas, de algum modo, essas mudanças iniciais deflagram reações em cadeia que ajudam outros bons hábitos a se firmarem." (destaque ou posição 1875-1875)

8. "A autodisciplina tem um efeito maior no desempenho acadêmico do que o talento intelectual.” (destaque ou posição 1912-1913)

9. "[...] a força de vontade é uma habilidade que se pode aprender, algo que pode ser ensinado assim como as crianças aprendem matemática e a dizer “obrigado”. (destaque ou posição 1954-1956)

10. "Força de vontade não é só uma habilidade. É um músculo, como os músculos dos seus braços ou pernas, e ela fica cansada quando faz mais esforço, por isso sobra menos força para outras coisas.” (destaque ou posição 1995-1996)

11. "“Quando você aprende a se obrigar a praticar durante uma hora ou correr 15 voltas, começa a construir força de autocontrole. Um menino de 5 anos capaz de seguir a bola durante dez minutos se torna um aluno de sexta série que pode começar a lição de casa na hora certa.” (destaque ou posição 3140-3143)

12. "Há um instinto natural embutido na amizade, uma simpatia que nos torna dispostos a lutar por alguém de quem gostamos quando esse alguém é tratado injustamente. Estudos mostram que as pessoas não têm dificuldade de ignorar ofensas feitas a estranhos, porém quando um amigo é insultado, nosso senso de revolta é suficiente para superar a inércia que geralmente dificulta a organização de protestos." (destaque ou posição 3855-3856)

13. "Quando você entende que os hábitos podem ser reconstruídos, o poder do hábito torna-se mais fácil de controlar, e a única opção que resta é pôr as mãos à obra." (destaque ou posição 3856-3858)

14. “Toda a nossa vida”, nos disse William James no prólogo, “na medida em que tem forma definida, não passa de uma massa de hábitos — práticos, emocionais e intelectuais — sistematicamente organizados para nossa felicidade ou nosso sofrimento e nos conduzindo irresistivelmente rumo ao nosso destino, qualquer que seja ele”. (destaque ou posição 3883-3884)

15. "Se você acredita que pode mudar — se faz disso um hábito —, a mudança se torna real. Este é o verdadeiro poder do hábito: a revelação de que seus hábitos são o que você escolhe que eles sejam." (destaque ou posição 3883-3884)
NatyNatalia 13/01/2021minha estante
Sou muito apaixonada!

Ana 14/01/2021minha estante
Eu também!

bellabuffon 12/03/2023

Curiosidades
Demorei um ano e meio pra conseguir acabar esse livro porque ele é extenso de forma que não te convida a continuar velozmente. Mas cada conto achei super interessante. Li aos poucos e foi legal. Não me ajudou muito na vida mas gostei de ler as historinhas. E fiquei chocada quando eu tava em 75% do livro e ele acabou, pq o resto é tudo notas e referências bibliográficas kkkk
Grueysse 12/03/2023minha estante
Simmm li hábitos atômicos e foi do msm jeito com as notas e referências kkkkkk

Paula 12/03/2023minha estante
No seu dia a dia a partir de agora vc se lembrará sempre dessa leitura!?

Isabela Di Ãngelo 14/11/2021

Mudar é possível?
Esse livro mostra que mudar apesar de possível é desconfortável.
O hábito seja bom ,mas principalmente os ruins, é uma coisa com a qual já temos costume. Que muitas vezes produzem uma recompensa rápida mesmo sendo em algumas vezes danozas a longo prazo.
Alguns hábitos são tão ligados a nossa rotina que o executamos em nem pensar. É parabéns para o nosso cérebro, era esse seu objetivo.
E isso não é algo ruim. Nosso cérebro sabe que precisamos economizar energia em algumas situações para ter um maior desempenho nas outras. Então você não pensa mas em como dar um nó no tênis. Você faz isso no piloto automático.
O problema é que para mudar você vai ter que pensar sobre a mudança antes de colocar a mudança em ação. E nas primeiras tentativas a mudança vai ser terrivelmente desconfortável.
O livro tem uma linguagem simples e explica de forma brilhante vários aspectos os hábitos.
Mais nesse resenha. Não vou focar nisso, vou dar destaque a como a obra conversou com o momento que estou vivendo.
Eu já pesei 122 quilos. Fiz uma cirurgia e mudei minha vida. Só que nos últimos anos voltei a engordar. O livro fala sobre isso, sobre como alguns hábitos ruins podem voltar em momentos de estresse.
Pensar sobre isso me ajudou muito com minha compulsão alimentar. Eu odeio fazer exercícios, mas estou fazendo já que sei que em algum momento vai virar um hábito. Se eu falho em algo um dia. Tento de novo no próximo.
Me agarro as minhas pequenas vitórias. Terno que é explicado no livro.
O livro me ajudou muito. Recomendo a leitura.
Recomendo que mudem mesmo que no início seja difícil.

Resenha dedicada a Bea ?
Bea 14/11/2021minha estante
Que resenha maravilhosa, amei! Obrigada linda ??

Isabela Di Ãngelo 14/11/2021minha estante
Você que é maravilhosa ?

Aline Barros 04/04/2020

null
Um bom livro, mas a leitura na metade se tornou cansativa para mim. Não é um livro de auto ajuda, mas o sistema que nos ensina a criar novos hábitos é bem explicativo
Kelly 12/04/2020minha estante
Achei a ideia genial do livro. Mas vim procurar nos comentários algumas pessoas que também achavam o livro cansativo! Pelo visto não sou a única

Aline Barros 12/04/2020minha estante
A ideia é muito boa mesmo, mas a leitura fica cansativa na metade

Mello 05/04/2020

Muita enrolação
Achei o livro bem fraco com relação a parte prática sobre como desenvolver e modificar hábitos. O livro inteiro é um compilado de pessoas que tiveram sucessos e fracassos por conta de um determinado hábito. Me pareceu uma tentativa de fazer o leitor engolir que o hábito é uma coisa muito simplória comparado com o que realmente é. Somente o último parágrafo tem alguma dica de como atuar efetivamente e enteder um hábito.
Eduardo.Medeiros 08/04/2020minha estante
Tinha curiosidade para ler esse, mas já passou. Li um outro título do mesmo autor " Mais rápido e Melhor" e seu comentário também cabe para ele. Muita enrolação e historinha.

Mello 08/04/2020minha estante
Bom saber. Eu acabo não prestando atenção no autor, só na sinopse e no título. Vou ficar atenta para evitar o Duhigg.

Suzana 06/11/2021

Necessário porém cansativo
Não tenho certeza se eu fui a única, mas imaginar que esse livro teria +400 pág era um pouco assustador. Então, saber que 30% disso são notas de fonte de pesquisa foi um alívio! Acho que se eu tivesse que ler mais 100 pág não ia conseguir terminar o livro esse ano.

O livro é muito interessante, conta as descobertas científicas por meio de histórias e isso meio que nos incentiva a continuar a leitura. O jeito que o autor escreveu foi muito criativo, já que ele faz com que a gente queira saber o que vai acontecer no final da história e a qual conclusão vamos chegar no fim do capítulo.

Apesar de interesse e necessário ele é muito cansativo. Essa contação de histórias e explicações acabam se tornando maçantes e acho muito difícil alguém ler esse livro de uma só vez. Por isso aconselho que se for começar a ler esse livro, comece no início do ano, pra ter tempo de terminar ?.
sophia1454 15/11/2021minha estante
Ainda faltam 171 páginas para eu terminar, mas saber da parte das notas é realmente um alívio. É minha motivação para terminar.

Suzana 15/11/2021minha estante
Simmmm! Saber das notas é um alívio ?