Solitária Alexander Gordon Smith

Resenhas - Solitária

Another Words 19/12/2012

Blog Another Words - http://anothersimplewords.blogspot.com.br
Sou muito apaixonada pelas capas dessa série! São lindas, sombrias e representam bem o enredo dos livros, que também são ótimos! Na verdade, quando Solitária foi lançado, ouvi algumas pessoas falando que era um livro muito decepcionante se comparado ao seu antecessor, então fiquei com um receio desgraçado de ler. Mesmo assim, comprei o mais rápido que pude, e aquilo que eu não imaginava que aconteceria, aconteceu: eu adorei.
***CUIDADO: O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS DO VOLUME ANTERIOR.***
Acredito que os que leram Encarcerados também tenham virado a última página sem fôlego. O livro termina durante a realização daquilo que esperamos durante a maior parte da narrativa, em uma cena de ação que tivemos que ficar esperando para saber como terminou... até agora.
Solitária começa exatamente de onde o primeiro volume da série terminou, ou seja, vamos direto saber se Alex e seus companheiros conseguiram fugir da terrível penitenciária de Furnace. Bem, se você prestar atenção no título, na capa e na sinopse desse segundo volume, já dá pra descobrir a resposta. Era óbvio que a coisa não terminaria por aí, o que, sinceramente, acabou sendo ótimo para um melhor entendimento do que realmente acontece no plano de fundo da história.
Como assim? Simples: nesse segundo volume, quem lê acaba conhecendo muito mais do cenário e de como as coisas funcionam nele do que quando leu o primeiro livro. Várias coisas são explicadas, mas sem tirar o mistério de outros pontos que ainda teremos que resolver no futuro da série.
Quem não gostou afirma que o livro, depois da primeira cena de ação, se tornou muito parado e monótono. De fato, quando as coisas se assentam em um primeiro momento, parece que nada voltará a andar. Eu mesma tive a sensação de que ficaria louca como o Alex (não vou dizer o porquê!) se nada importante acontecesse. Porém, com o passar de algumas páginas, o ritmo foi melhorando, e o final foi agitado do jeito que gosto.
Tive a oportunidade de rever antigos personagens e conhecer outros novos. Alex está um pouco mais maduro e sabe mais como agir do que antes. Donovan, meu personagem favorito da série, também reaparece, de uma maneira que me deixou com um aperto no coração, mas que me fez gostar dele ainda mais. A graça do resto dos personagens é que você finalmente consegue entender melhor do porquê de eles serem como são.
A classificação final é ótima, mesmo tendo perdido 0,5 pontos em relação a de Encarcerados. Gostei principalmente por ter conhecido de verdade as entranhas de Furnace e por ter reencontrado alguns personagens. O final não provoca sentimentos muito diferentes do volume anterior, e, apesar de ser angustiante, é bom e dá a entender que muita coisa ainda está prestes a acontecer.

Jorge 16/11/2012

Visceral
Continuação de "Encarcerados" (e segundo livro da Série Fuga de Furnace), Solitária consegue seguir prendendo o leitor e deixando-o ansioso pela continuação e curioso pelo desenrolar da história.

Não me pareceu tão bom quanto o primeiro livro, talvez pelas circunstâncias da história, mas segue sendo uma leitura interessante e cheia de personagens cativantes.

Para quem leu o primeiro, recomendo seguir a série.

PS: Só lamento a fraca divulgação da série. Me parece que só está à venda na rede Saraiva (a Editora Benvirá é vinculada à Saraiva) e mesmo lá é difícil localizá-lo.... está disponível na sessão "infanto-juvenil".
Taty 27/12/2012minha estante
A livraria cultura também vende a serie, comprei o primeiro e segundo livro da serie lá, nem pensei na saraiva

Jorge 28/12/2012minha estante
Que bom que já está na Cultura! Quando procurei - logo após o lançamento -, estranhamente, só havia um livro e uma unidade da Cultura em São Paulo.

Mateus Almeida 13/02/2013minha estante
Realmente a divulgação está precária li o primeiro livro e só agora fui saber que o segundo foi trduzido

Janise Martins 27/04/2020

Solitária
“Maravilha. Morte por dilaceramento por trás, morte por afogamento à frente”.
A escrita de Alexander G. Smith permanece a mesma do primeiro livro, ou seja, clara, objetiva e fluida. Onde a leitura também é feita de forma rápida e a história continua tensa, um thriller de segurar o fôlego, com “seres” estranhos e terríveis, com homens “modificados” e sanguinários.
Eu particularmente não consigo ler esse tipo de livro sem dar umas paradas, igual a quando estou assistindo filme de terror e tenho que: ir no banheiro, beber água, ver o que está passando no outro canal, abaixar o volume todo... hehehehehe… muita coisa pra cabeça e coração! É um livro que a gente diz: CA RA CA!!!!!
E parto do seguinte princípio, por pior que tenha sido ( e foi), Alex continua vivo, porque é ele quem está narrando, mas é difícil acreditar como ele consegue estar vivo. Como? Ele passa pelo horror. E as coisas sinistras vão sendo desvendados aos poucos e nosso coração vai se apertando...
Muitos momentos de beber água, ir ao banheiro… respirar (Ô mulher fraca!!).
Mesmo com todo horror que Alex passa em Furnace ele mantém um senso de humor de dar inveja, acho que ele precisa disso para não perder a razão ou, toda ela. Cria vínculos de amizade como extensão do próprio ser. Amizade, humor para manter a sanidade. Alex é inteligente, sensato, perseverante, um líder. Mas não podemos esquecer que é apenas um adolescente, mas acredito que diante das circunstâncias não há outra opção a não ser amadurecer. Mas acontece que lá no fundo ele se sente um covarde.
Aquela máxima de que tudo sempre pode piorar, funciona perfeitamente aqui.
Bjoo

site: https://janiselendo.blogspot.com/2016/01/solitaria.html

Caverna 09/04/2019

Após Alex, Zê, Gary e Toby conseguirem encontrar uma fuga da prisão Furnace em Encarcerados, a fagulha de esperança dentro deles desmorona radicalmente. Sabe a expectativa em ler um livro e acabar se decepcionando? Pois então, eles se sentiram da mesma forma, e nós sabemos que não é um sentimento pequeno esse hahaha. Alex e Zê caíram não só num rio parecido com esgoto, como também num emaranhado de monstros. Bom, eles até tinham aspectos humanos, mas as garras e deformidades, e principalmente a fome, a vontade de trucidá-los, os deixavam completamente desumanos.

Quanto mais Alex corre, mais ele se dá conta de onde foi parar. Ele não fugiu da prisão. Ele se encontrava nas profundidades, quase soterrado. Podia existir um inferno abaixo de Furnace? A resposta era essa. Sim.

Ali, era onde “viviam” os homens de terno preto e o diretor grotesco, que não demoraram a encontrá-los. Como punição, embora surpreso por Alex ser o primeiro a desafiar as regras e encontrar uma fuga, o diretor os manda para a solitária por um mês. Durante esse tempo, eles recebem comida a cada dois dias, e confrontam os piores inimigos existentes: a própria mente. O que um mês faria à cabeça deles dentro de um buraco, sem comunicação, no escuro? Com fome, sede, dor, alucinações.

Alex não achava que fosse sobreviver, senão por três razões: A primeira era Zê. Eles não haviam lutado tanto para nada. E, além disso, após alguns dias, descobriram uma forma de conversar ao bater a grade no ritmo das letras. Essa parte eu não engoli muito, pois eles conseguiam formular algumas frases grandes, e devia demorar uma vida toda para conectar o barulho com as palavras, mas enfim.

A segunda era Donovan. Ah, Donovan! Que personagem mais incrível, meu favorito de todos os tempos, que dor o futuro que destinaram a ele. Alex não sabia se Donovan ainda estava vivo após a explosão, mas em seus pensamentos, pelo menos, ele estava sempre presente. A alucinação mais constante. A que lhe dava força para seguir em frente e não se render.

A terceira era Simon. Ele o salvara dos ratos, como o diretor os chamava, e tinha planos reservados para Alex ajudá-lo. Simon é um personagem novo que me conquistou logo de cara. Bondoso, guerreiro, honesto. Eu torcia tanto quanto Alex para voltar a vê-lo.

Embora não seja o melhor da série, esse volume cumpre justamente o que promete: Aflição, claustrofobia, agonia. Mesmo olhando ao redor no quarto, eu me sentia presa ao buraco, naquela imensa escuridão, vendo o quanto a mente é capaz de ser nossa arma de destruição.

A história não passa toda na solitária. Sempre que Alex e Zê saem, é certo ter muita ação e correria, o que dá espírito ao livro, mas ainda assim, muitas ocorrências são previsíveis, e comparado ao primeiro, não teve uma desenvoltura muito boa. O que nos mantêm viciados é a escrita excelente do autor, sempre nos impulsionando e transmitindo exatamente o que o personagem está sentindo.

site: https://caverna-literaria.blogspot.com/2019/04/solitaria.html

Bruna Cândido 29/06/2021

Lendo esse livro eu adquiri claustrofobia
Tem um ritmo e desenvolvimento bem parecido com o primeiro. Achei tão bom quanto e super divertido!
Pra quem gosta de games, a vibe da penitenciária lembra MUITO um estilo Outlast, bem medonho e sinistro.
Pra mim é um livro infantojuvenil INDISPENSÁVEL! Queria muito ter lido esse livro nos meus 12/13 anos.
Recomendo! Ansiosa para ler o próximo.

Taiza.Souza 13/04/2022

Se o primeiro livro, esse é melhor ainda
Que história!!! Amei o nível de detalhes, as reviravoltas, os personagens diferentes, tudo? leiam!! Tô curiosa para ler o próximo livro

Marian 14/11/2013

Ele só quer sobreviver!
Se você achou que a penitenciária de Furnace era um inferno, então prepare-se para a solitária. Depois de uma fuga mal sucedida, Alex terá de enfrentar a solitária, que nada mais é do que um buraco com apenas uma porta. Ninguém sobreviveu por mais de quatro dias ali. Será que Alex vai aguentar a terrível jornada que o espera? Será que conseguirá se ver livre das alucinações que habitam o buraco?
Aterrorizante! Solitária vem com mais adrenalina que o primeiro livro e com um final de tirar o fôlego.
Muito Bom! =)

Jaíne 07/03/2016

De volta a Furnace...
Há um bom tempo, um amigo meu me emprestou um livro, um livro com uma capa que retratava um homem com uma máscara de gás sob o título Encarcerados.
Foi assim que conheci a saga Fuga de Furnace. Lembro-me de ter terminado a leitura desse livro e ido pesquisar sobre sua continuação, que na época ainda não tinha sido lançada por aqui.
E agora, tive a oportunidade, um bom tempo depois, de retomar a leitura.
Em Solitária, só pelo título do livro em si, já bateu aquela decepçãozinha: Então a fuga deles deu errado e eles não conseguiram fugir de Furnace, já que no final do primeiro livro, dá-se a entender que os personagens conseguiram fugir de lá.
Como já disse, não conseguiram. E nesse volume vão sofrer as consequências de tentarem fugir da prisão. Solitária. O título já entrega onde essa parte da história será narrada. E se você acha que a parte da prisão em que os meninos estavam no primeiro livro era difícil, nesse volume, você verá que em Furnace ainda há lugares bem piores.
O personagem principal, que narra toda a história em primeira pessoa, é Alex Sawyer. E o que eu posso dizer que é o legal desse personagem e da história em si é que ninguém ali é um exemplo de boa pessoa. Nosso personagem principal mesmo, Alex, antes de ser julgado e condenado pela morte de seu melhor amigo (nesse caso, injustamente), era um ladrãozinho.
Mas mesmo sabendo do passado dos presidiários de Furnace, você se pega com pena da situação em que eles se encontram e torce o livro inteiro para que eles deem um jeito de fugir.
A história é dividida em capítulos curtos e envolventes. Você quer saber o que vai vir depois. Principalmente quando o livro acaba, novamente naquela frase... CONTINUA.
Se você é chegado em histórias de prisioneiros, histórias contendo torturas e histórias contendo pessoas usando a ciência para o mal, achou a saga certa.
Leia. Provavelmente você irá gostar!

E para ter acesso a essa e outras resenhas, acessem:

site: mundodasresenhas.com.br

Robson 26/11/2013

Cativante, assustador e impossivel de não amar!
Certos livros possuem o poder de fazer com você se torne o personagem, de fazer com que você sinta e pense tudo que ele pensa. É como se o livro saltasse das folhas de papel e você não mais vivesse neste mundo preto e branco chamado Terra, mas sim no mundo criado por uma pessoa semelhante a você. Há inúmeros livros com essa qualidade mundo a fora, mas hoje vamos conversar sobre apenas um: Solitária – Fuga de Furnace #2.
“Aquele espaço era um tipo totalmente diferente de tortura, infinitamente mais lenta e mais aterrorizante. O buraco não precisava de monstros para realizar seu trabalho sujo; ali não havia utilidade para a brutalidade dos ternos-preto e de seus cães de olhos prateados, ou Ofegantes com seringas imundas.
Não, tudo que era necessário ali era eu – e meu incomparável pânico. Por que sozinho, no silêncio da escuridão impenetrável, sabia que meus pensamentos me enlouqueceriam. Minha própria mente me mataria.”
Em “Encarcerados” fui apresentado a uma narrativa extremamente bem construída e explicativa, isso sem contar a tensão e emoção passadas através dela. Em “Solitária” essa narrativa volta ainda melhor, com uma estruturação que chega a surpreender facilmente até o crítico mais chato do universo combinada com a tensão psicológica de Alex e todos aqueles que o rodeiam. Tudo aquilo foi apresentado no primeiro, o horror, a tensão e até mesmo a ditadura presente na prisão, voltou de maneira mais intensa e bem elaborada.
Alexander deixa um pouco de lado a parte explicativa (muito bem utilizada no primeiro livro) neste segundo livro, dando mais abertura para que o lado emocional e racional de Alex sejam mais explorados. Isso acaba tornando o livro um pouco mais obscuro, possibilitando a formação de teorias sobre o que pode vir a seguir. Alexander constantemente nos submete ao processo de enlouquecimento de Alex, através de suas reflexões sobre tudo aquilo que ocorre ao seu redor e a tentativa incessante de fuga. Eu admiro o autor por ter esse poder, o poder de nos conectar com seu personagem e nos proporcionar uma visão profunda do que está ocorrendo com ele e através disto, sentir o que o personagem está sentindo.
“Quando vocês está apavorado - e com isso quero dizer realmente apavorado, não apenas com medo por ter escutado um ruído à noite ou de encarar alguém com o dobro do seu tamanho que quer joga-lo no chão -, parece que a própria escuridão corre em suas veias. É como se uma água escura tão fria quanto o gelo se infiltrasse em seu corpo. Onde antes costumavam estar seu sangue e sua essência, extraindo todos os outros sentimentos de você, enquanto o consome dos pés à cabeça. Você fica oco por dentro.”
Os personagens apresentam uma grande evolução, se tornando mais fortes e destemidos, além de apresentarem um resquício de melancolia. É possível notar o mínio desenvolvimento de cada um, o pouco que eles aprendem com as situações nas quais são submetidos. Desde o inicio da série Alex tem se mostrado um dos melhores protagonistas que eu já tive a oportunidade de ler, o garoto sabe bem quais seus objetivos, é leal e não apresenta nenhuma frescura.
Posso dizer, sem medo, que Alexander Gordon Smith não tem um pingo de dó de Alex. Está ficando cada vez mais óbvio que o personagem está tendo seu psicológico deteriorado e mesmo assim continua lutando para que possa ajudar seus amigos e a si mesmo. Isso acaba ajudando um pouco Alex a enxergar o que realmente está ocorrendo a sua volta e até mesmo a criar novas soluções para o seu problema.
Uma coisa que eu sinto em informar-lhes: Não se apegue aos personagens. Alexander é um assassino de carteirinha, daqueles que matam sem dó e principalmente quando você está começando a se apaixonar pelo tal personagem. Tive meu coração destruído em vários momentos ao ler “Solitária” e por isso acabei ficando um pouco abalado (sim, a loucura de Alex contagia), mas fui forte, fiquei de luto e segui em frente junto com Alex.
Mais uma vez a adrenalina tomou conta de mim do começo ao fim, mas no final tudo se tornou mais intenso e assustador. Eu fiquei sem reações ao ler as cenas finais de “Solitária”, eu estava com medo de que aquilo que aparentava estar acontecendo, de fato estivesse. Eu realmente não sei, mas Alexander gosta de brincar com os sentimentos de seus leitores e mais uma vez deixou um cliffhanger de deixar qualquer um de cabelo em pé e capaz de fazer qualquer coisa para ter o próximo livro em mãos. O que será que vai acontecer com Alex? Qual vai ser a próxima vitima de Furnace? Essas são algumas perguntas que ficaram no ar após o final inesperado de “Solitária”.
“Assim como o tempo perdera o significado, a realidade e a sanidade também. E, quando tudo o mais é arrancado de você, é você que passa a não ter mais significado. Você simplesmente deixa de existir.”

E agora Robs, eu ainda não li o primeiro, devo ler a série?
Isso é pergunta que se faça? Vá ler a série logo!
Se você já leu o primeiro e estava com duvidas quanto dar continuidade à série, eu sugiro que você dê um jeitinho de ler logo, pois esse segundo livro é ainda melhor do que o primeiro!

site: http://www.perdidoempalavras.com/2013/11/resenha-solitaria.html

gabriel 04/02/2016

Alex tentou escapar. Ele tinha um plano Perfeito. Estava Quase Livre. Chegou a sentir o ar fresco em seu rosto.
Alex, foi preso injustamente, na penitenciaria Furnance. A prisão mais segura dos Estados Unidos, e até agora nenhum dos presos conseguiu fugir de lá. Bom, mais isso está prestes a mudar, ou não, já que no livro anterior, Alex, montou um plano para fugir, que tinha tudo para dar certo e, agora poderemos saber o que aconteceu com ele e seus amigos.

O plano de Alex, consistia em explodir uma fenda de um túnel, que ficava em cima de um possível rio? Mas, até ele conseguir os materiais necessários para fazer tal proeza, não foi fácil, ainda mais que na hora H, um dos presos delatou sua fuga, tornando a mesma quase impossível, só que ele, Zé e Gary, foram os únicos que conseguiram chegar ao rio - Toby, infelizmente morreu.

Só que o sonho de ser livre acabou se tornando um pesadelo, ao se deparem com vários tuneis de pedras na completa escuridão. Mas será que haveria uma luz no final desses tuneis? Hahahaha.

Receio que não. É claro, isso não vai desanimar eles de continuarem a procurar uma saída por lá, mas as coisas meio que se complicam quando eles começam a serem perseguidos, no momento eles pensarão ser os Ofegantes, só que depois, nós iremos saber que esses "tuneis" são habitados por ratos - não são ratos de esgoto, são outra coisa...

No final dessa perseguição nos iremos ter os três garotos sendo pegos pelo diretor, e levados de volta para Furnance, mas como já é nos dito no titulo do livro, eles irão agora para a Solitária, um buraco no chão, onde eles irão passar alguns dias, mais isso só para o Alex e o Zé, porque o Gary, vai ser levado para outro local.

Os primeiros dias na solitária, serão agonizantes, e não demora muito para Alex, começar a ter alucinações, mas em pouco tempo, ele vai descobrir um jeito de se comunicar com Zé, que está no buraco ao lado. Já sobre o Zé, não iremos saber muito sobre como ele vai se manter lúcido, mas adianto que ele vai ter um pouco mais de destaque nesse volume.

É claro que o livro não irá passar todo na solitária, pois teremos a adição de um novo personagem, Simon, um dos experimentos do diretor que não deu certo, e antes de ser morto, conseguiu fugir. Ele irá proporcionar a Alex e Zé, a liberdade da cela, mas com uma condição, Alex montar um novo plano para todos eles saírem de Furnance. E agora só resta saber se Alex, vai conseguir fugir.

"Quando terminei o primeiro volume, já fui correndo ler a continuação, e o autor soube manter o mesmo ritmo do anterior, se bem, que eu posso falar que esse foi melhor, porque agora saberemos um pouco mais sobre o que realmente acontece dentro de Furnance, e adianto que não é nada bonito, mas outra vez ele termina o livro na melhor parte e, só nos resta torcer para o plano de Alex, ter dado certo essa vez."

site: http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/2016/01/resenha-solitaria-fuga-de-furnace-2.html

gabs.0 07/12/2023

Solitária
Muito bom esse livro tbm, mto agonizante, me peguei em diversos momentos me colocando no lugar do Alex e pensando oq eu iria fazer se fosse eu que estivesse ali

Bruno 22/09/2013

Inferior ao primeiro, mas ainda sim muito bom!
Solitária começa com uma confissão de Alex que instiga o leitor a se interessar pela sequencia. E o decorrer dos capítulos é eletrizante. Até que chega uma certa parte que o autor descreve o lado psicológico abalado de Alex. Nessa parte o livro perde um pouco da tensão, mas são capítulos necessário para entra de cabeça na atmosfera de Furnace. Solitária com certeza tem um final que faz o leito ansiar pelo terceiro livro, sentença de morte. E eu já o quero ler.

Delírios e Livros 07/12/2015

Sob o céu está o inferno.
Sob inferno, a penitenciária de Furnace.

No final do primeiro livro Alex enfim consegue realizar a sua fuga. Mas será que ele realmente fugiu?
Nesse livro as coisas já começam na correria. Após a explosão e queda no rio, Alex se vê um lugar abaixo de Furnace sendo perseguido pelos cães. A escuridão nesse novo lugar é absoluta e ao que parece não existe saída.
Em pouco tempo Alex começa a perceber que afinal de contas talvez a penitenciária não fosse tão ruim. Sem dúvidas é melhor do que um conjunto de túneis escuros, barulhos sinistros e da falta de esperança do labirinto em que eles se enfiaram. Se o Furnace está abaixo do inferno, o que estaria abaixo de Furnace?

Não sabíamos aonde ele daria. Tampouco nos importava. Qualquer lugar que não fosse Furnace estaria ótimo para nós.
Pelo menos, pensávamos assim.
(…)
Morreria ali, eu sabia disso. E de repente aquela situação não parecia mais preferível à vida em Furnace.

Mesmo assim Alex tenta se esforçar ao máximo para conseguir encontrar uma saída daquele pesadelo, tentando manter em mente a possibilidade de ver a luz do sol novamente. Mas isso não vai ser fácil, porque ao que parece eles não são os únicos naquela escuridão.

Eis, porém, um fato engraçado sobre a dor: quanto mais familiar ela se torna, mais fácil ignorá-la.
(…)
Era verdade. O diretor da prisão podia ter nos trancafiado em Furnace, mas fui eu que providenciei nossa execução. Porque aquilo não era de modo algum uma saída. Era uma tumba.

Porém, por sorte ou não, sua fuga não dura muito tempo. Sua captura foi inevitável.
E agora Alex terá de enfrentar um novo nível do pesadelo: a solitária. O buraco. O pesadelo do qual Donavan o havia alertado. Onde depois que se entra, há poucas chances de sobrevivência. E acaba que ele e Zê vão parar lá, com poucas possibilidades de realmente sobreviver. Será que eles conseguirão passar por mais essa provação? E será que eles realmente estão sozinhos? Pois ao que parece o mundo no subterrâneo vai muito além de Furnace. E os horizontes deles acabam se expandindo quando começam a descobrir que existem mais segredos ali embaixo do que eles poderiam imaginar. E existem muito mais habitantes também. Uma guerra está acontecendo, e agora Alex terá de tomar uma posição e criar um novo plano de fuga.

A mente humana é algo poderoso em algumas ocasiões, porém, em outras, é de uma fragilidade infinita – basta um único momento de genuíno terror para abrir nela um vácuo, como sempre apenas uma sombra, um espectro da pessoa que foi antes.

O livro mais uma vez já começa em um ritmo alucinante. A fuga está em pleno andamento e o mundo no subterrâneo se expandindo. Segredos começam a ser revelados e outras perguntas surgirão. A narrativa continua sendo empolgante, não te deixando parar enquanto não terminar o livro. A receita do livro é simplesmente perfeita. E como não poderia deixar de ser, o final desse livro também te leva ao desespero de ler o próximo.
Sendo assim, ele seguirá o anterior na minha lista de favoritos e já começo a entrar em pânico por ter somente mais um livro traduzido para ler. É hora de começar aumentar a pressão sobre a Benvirá, eu necessito de mais livros!
Recomendo mais esse livro sem restrições! Boa leitura!

Porque sozinho, no silêncio da escuridão impenetrável, sabia que meus pensamentos me enlouqueceriam. Minha própria mente me mataria.

Resenha de Patrícia Paiva

site: www.delirioselivros.com.br

Patricia 17/10/2015

Recomendo mais esse livro sem restrições! Boa leitura!

site: http://ciadoleitor.blogspot.com.br

Samuel Simões 28/08/2015

Interessante em alguns momentos,mas previsível ..
Devo começar mencionando que eu tinha abandonado está serie a muito tempo,mais ou menos uns dois anos..e voltei a reler ..a historia em si eu tinha bem fresca na memoria e gostei ate da trama do segundo livro..mas o maior problema é que o livro é bem previsível principalmente no final ..3 estrelas!