Preces e Mentiras

Resenhas - Preces e Mentiras

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Suelen.Ferreira 17/03/2021

RESENHA
A história se passa a partir das décadas de 60 e 70, sendo ela contada por uma da personagens centrais, Bethany Marie. Todo verão a família de Bethy viajava para Coal River Valley, onde Reana morava, a partir dai elas criam uma amizade muito profunda, se tornando além de primas, como irmãs mesmo.

Bethany era a mais nova entre as quatro irmãs, Melinda, Nancy e Tracy, os pais Helen e Jimmy sempre fazia o possível para criarem as filhas no caminho "correto". Enquanto Bethany vivia naquele mundo muito certinho onde os pais sempre a criaram da melhor forma possível, sendo cariosos e dedicados, Reane Mae já sofria nas mãos da mãe Jolene que a maltratava e o pai Bob Lee que mais passava tempo fora de casa trabalhando do que sendo presente.

Aos poucos vamos descobrindo mais sobre a história das pessoas que moravam no vale, personagens esses muito bem construídos, onde a autora tornou até aquele personagem "mal" em alguém que merecia nossa empatia e atenção, um exemplo seria uma das irmãs da Bathany, Tracy, onde ela tinha uma relação extremamente difícil com todos e principalmente com a Reana, e mais pro final do livro descobrimos melhor o porque desse comportamento da Tracy e de outros membros da família também.

Ao decorrer do livro, muitas mentiras e segredos que rodeiam essa família são descobertos. Mesmo sendo alguns muito pesado, a autora soube muito bem abordar cada um deles, principalmente por serem contatos com o jeito mais doce da Bethany, acontecimentos que vão sendo expostos e afetando a infância, adolescência e começo da vida adulta dessas duas meninas.

É uma história muito cativante que não faz você querer parar de ler até saber o que vai acontecer, Sherri Wood Emmons soube escrever tão bem que de alguma forma nos faz sentir parte da história, criando um vínculo com cada personagem e sentindo o impacto dos acontecimentos como se fossem reais mesmo, pra mim foi uma leitura "forte" mas muito bem desenvolvida e que me fez ficar apegada do início ao fim, nos faz até refletir mais sobre a vida e que ela nem sempre é as mil maravilhas e que cada família tem seus problemas pra lidar, que nenhuma é perfeita!

site: https://www.instagram.com/p/CJ6Pz2fJ-o3/?utm_source=ig_web_copy_link

Ani Rovere 13/04/2015

O que não falamos...
Quando comecei a ler Preces e Mentiras acreditei ser apenas mais uma daquelas histórias problemáticas sobre relacionamentos familiares. Só parecia. No 1º capítulo e nos demais que li avidamente, tomei socos no estômago e na mente. O livro é sobre mentiras e omissões, negligência e falta de escolha, ou melhor, o que não falamos, não percebemos, deixamos para lá. Acompanhando a narração pelos olhos da menina Bethany, de apenas 6 anos, e as férias de verão com seus parentes, é fácil se colocar nas situações e decisões que desencadeiam a história, porque apesar dos fatos serem ficcionais, sabemos que nada ali é inverossímil ( principalmente para quem lida com crianças como eu). Difícil voltar a ter o mesmo olhar de antes. Impossível deixar de se preocupar.
Recomendo muito a leitura a pais e professores.

Brilho 09/11/2012

Preces e Mentiras
Em Preces e Mentiras conhecemos Bethy e Reana duas meninas de 7 e 6 anos que só se vêem durante o verão quando a família de Bethy vai para o Vale, além de primas elas se aproximam pelas circunstâncias e se tornam grandes amigas.
Reana é uma menina desprezada pela mãe e pelo pai que raramente para em casa. Ela é negligenciada por eles o que é bem triste (sempre é) e Bethy e sua mãe Helen fazem o que podem pra ajudar.
" Juntas, nós duas estabelecemos uma irmandade de forasteiras que não se encaixavam em lugar algum, o que nos ajudou a seguir em frente por um bom tempo."

É muito bonito ver a amizade das duas elas estão sempre juntas, e quando Bethy volta pra casa as duas sempre trocam cartas, uma sempre em contato com a outra. Mas como tudo na vida, nada é um conto de fadas . Os problemas são muitos e a distancia acaba pesando na amizade uma percebe que a outra cresceu muito em quanto não se viam e o silencio acaba crescendo entre as duas.

"A garotinha tímida que eu tinha amado e com a qual tinha compartilhado tantos segredos teria ido embora antes que eu voltasse para o Vale de Coal River. No lugar dela estaria uma mocinha bonita e com segredos que ela não dividiu comigo - nem com ninguém - por um bom tempo."

Bom o livro é narrado pela Bethy que passa muitos intervalos sem aparecer no Vale então nós acabamos descobrindo os segredos junto dela. O livro cresce ao decorrer da leitura e você se vê dentro de segredos e mentiras familiares, que envolvem muitas pessoas. Nós vemos duas meninas se tornarem adolescentes uma pura e a outra prematuramente adulta. É uma história comovente e muito forte. Então se você quer ser surpreendido leia esse livro. Ele mostra o amor verdadeiro familiar aquele que hoje em dia não se vê mais, aquele que perdoa e que cuida dos seus.
Eu queria poder falar mais da trama, mas tenho medo de falar demais e estragar as revelações.

Nielle 14/07/2020

Preces e mentiras
Uma história um tanto chocante, de duas famílias cheia de segredos. Um livro que realmente nos impulsiona a ir até o final. Vale muito a pena a leitura.

Lariss 03/03/2015

Fantástico.
"Às vezes eu a odiava, mas a maior parte do tempo eu a amava."
Essa história, contada de uma maneira simples cativa e desperta o interesse de qualquer leitor. Posso dizer que chorei na maior parte do livro, pois coloca uma visão muito realista de acontecimentos comuns na vida de muitas pessoas.

Yanca Caroline 09/02/2013

Preces & Mentiras
Um dos melhores livros que já li!
Este enredo possui personagens maravilhosamente construídos, com situações muito fáceis de se identificar.
É uma história que não tem nada de surreal, que apenas narra pela própria personagem Bethany, uma vida que infelizmente é vivida por muitas pessoas, não sei se realmente consigo identificar um vilão nesta história, pois até mesmo aqueles que deveriam ser os vilões conseguiram ser compreendidos pelo leitor, mais nada que justifique os atos de alguns personagens.

Tatianees 06/12/2023

Excelente
Gostei muito dessa leitura. O livro é narrado em primeira pessoa, de uma forma bem simples, super fluída.
Começa com uma menina de onze anos, Bethany, contando sobre sua família. Todo ano ela, os pais e as irmãs passam as férias no interior, lugar onde os pais foram criados e onde quase toda a família reside.
Ela se dá melhor com a prima, Reana, do que com as próprias irmãs.
Reana é uma criança feia e rejeitada pelos pais problematicos.
Bethany e sua mãe, Helen, fazem de tudo para que Reana se sinta amada.
Por outro lado, Tracy, irmã de Bethany, é o sangue ruim da família e adora transformar a vida de Reana e Bethy em um inferno.
Essa é uma história sobre família e amizade. Tem algumas partes bem pesadas envolvendo relacionamento sexual de um jovem com uma criança. Mas também tem muitas passagens que aquecem o coração, com demonstrações de amor e carinho entre membros de uma grande família. Algo que nos deixa pensando: será que eu agiria da mesma forma? Será que perdoaria certas atitudes? Teria forças para manter a família unida mesmo com muitos problemas?

Parte do final me surpreendeu, não esperava o desfecho que teve, mas gostei.

Nil 23/05/2021

Surpresas o tempo todo
Tudo que há em torno da história da família Wylie acaba nos envolvendo do começo ao fim. Temos grandes reviravoltas durante a leitura, sempre acontece alguma coisa. Mas, apesar disso, a explicação para o sangue ruim deixou meio a desejar. O final ficou um pouco corrido na tentativa de fechar todo o enredo. No final das contas a gente nem sabe se a Tracy agia daquela maneira por maldade ou não. Assim como Jolene e Reana Mae. Toda a narrativa é feita pela Bethany, que inicia no livro com 6 anos e vai até seus 14 ou 15. Somente após vem o epílogo para contar o depois de tudo.

Rezendduda 25/06/2021

Um livro de impacto
Comecei a ler achando que seria uma leitura leve, mas o livro trás vários assuntos impactantes e te faz refletir, a escrita da Sherri Wood Emmons está impecável do começo ao fim, vários sentimentos vêm à tona durante a leitura, ficava agoniada pra saber mais e mais sobre as personagens e a desenvoltura da história.

Patricia.Fernanda 30/05/2021

Envolvente e familiar
Desde o começo da leitura me senti presa na narrativa, o cenário, os personagens, as personalidades e expressões foram muito bem trabalhadas ao meu ver, e isso me cativou tanto, nossa!
A maneira como esse romance de construção foi feito é realmente muito bacana, todo o contexto da história parece nos trazer muito uma sensação de compreensão, acho que essa sensação não se deve somente ao fato da história ter seu tema central focado nas relações em âmbito familiar, mas também porque as características familiares fornecidas na narrativa são de certa forma um pouco comuns, e isso nos traz familiarização, todas as situações são interligadas, de todas as gerações citadas dessa família, dessa maneira as "reviravoltas" não são fantasiosas, e todas elas fazem sentido. Aliás, o termo "sangue ruim" incrementa mais ainda nessa sensação familiar que o livro passa, principalmente por ser um termo muito utilizado por pessoas mais antigas para justificar doenças mentais que não tinham conhecimento, ou a própria maldade humana.
Há diversas problemáticas ótimas para debater através do livro, como por exemplo a ignorância quanto à problemas mentais e pedofilia, o livro é realmente pesado em algumas partes, contudo, esse fator enriqueceu no que tange o assunto desenvolvimento dos personagens, foi interessante ver a maneira como reagiram diante de tais situações, realmente incrivel a maneira humana e natural que a autora conseguiu passar, mesmo se tratando de assuntos tão complexos. Enfim, devorei o livro rapidamente, me envolvi imensamente com nessa história.

RUDY 03/04/2013

RESUMO SINÓPTICO:
Bethany tinha 7 anos, vivia com uma família estruturada e evangélica, uma boa família. Tinha tres irmãs e sofria demais com a implicância e com as maldades de Tracy, irmã com cara de anjo e atitudes de demônio.

Reana Mae tinha 6 anos, uma família totalmente desestruturada onde o pai era ausente e a mãe negligente e violenta (absurdo, né?).

Ambas tornam-se amigas inseparáveis e tentam superar a solidão que vivem, mesmo rodeadas de tantas pessoas, através de uma amizade fortificada na infância. A inocência infantil fica para trás e passam para a vida adulta. Após 30 anos se reencontram e começam a reviver o passado através da narrativa de Bethany, que descobre segredos não revelados anteriormente, mentiras encobertas e acobertadas por palavras de fé, mas acima de tudo, uma amizade leal e amor verdadeiro.

ANALISE COMPLETA, VISITE O BLOG:

Michelle 03/12/2022minha estante
que imteressante

Samantha @degraudeletras 12/04/2013

Word in My Bag - http://wordinmybag.blogspot.com.br/
Primeiro romance de ficção da autora Sherri Wood Emmons, Preces e Mentiras traz uma história reflexiva sobre as diferentes relações familiares e de amizade sob o olhar religioso e interiorano, de West Virginia, da década de 70.

“A Bíblia diz que os pecados dos pais são carregados pelos filhos até a décima sétima geração. Mas eu acredito que são as filhas que suportam o peso dos pecados da maioria das famílias.”
Pág.: 9

Título: Preces e Mentiras
Autor: Sherri Wood Emmons
Editora: Novo Conceito
N° de páginas: 360
Nota: 3/5

Um livro que te conduz de maneira ímpar, a narrativa simples e envolvente de Bethany, uma menina de 7 ~15 anos, contando a história de sua prima Reana Mae, que mora no interior de onde a mãe de Bethy veio.

“Minha vida inteira, tive três irmãs – três estranhas com as quais convivi, mas que nunca realmente conheci. Sentada na lama, naquele dia quente e úmido, encontrei minha irmã verdadeira. Eu tinha 7 anos, e Reana Mae 6, e eu jamais poderia saber como nossas vidas ficariam entrelaçadas no futuro. Mas, daquele dia em diante, Reana e eu ficamos ligadas de uma maneira única. A história dela e a minha se trançaram juntas de tal forma que, às vezes, eu me sentia como se estivesse assistindo a tudo de fora, como se ela é que estivesse vivendo a minha. Às vezes, eu a odiava por isso. Mas, na maior parte do tempo, eu a amava.”
Pág.: 17

Jolene, mãe de Reana Mae, é uma mulher muito bonita e que chama a atenção de todos. Audaciosa, sempre buscava encurtar mais 3 dedos a barra da sua saia (o que era visto como coisa de mulher da vida, já que estamos num interior muito religioso em plena década de 70). Nunca gostou muito da filha, pois queria ter tido um menino para agradar ao marido, Bobby Lee, ele, por sua vez, mal parava em casa, trabalhava viajando e não tinha muito tempo para a filha, trazia presentes quando voltava de viagem, mas nunca foi capaz de protegê-la das agressões físicas que Jolene infligia na garota. Bethany e sua mãe eram um escape para Reana Mae.

"- Escute aqui, Bobby, porque só vou falar uma vez. Eu nunca mais vou fazer isso de novo. Eu te dei uma filha, e ela vai ter que servir.
Enquanto isso, Loreen ficou na varanda com a menina pequenina já esquecida por seus pais e gritando para o mundo no qual havia nascido".
Pág.: 23

O livro tem uma narrativa um pouco arrastada, mas creio que isso serviu como ferramenta para levar o leitor ainda mais para dentro da história, uma vez que se trata de uma cultura um pouco diferente da nossa, onde uma criança de outra época nos traz uma história triste e envolvente. É na metade do livro, mais ou menos, que surge o grande plote da história, após várias páginas de descrição de rotina e pequenos acontecimentos, enfim, Preces e Mentiras mostra para que foi escrito... Romper barreiras sociais em meio a uma sociedade de influência religiosa muito forte.

Apesar de ter uma ótima proposta e uma boa escrita, Sherri pecou um pouco ao dar comentários tão auspiciosos e maduros a uma menina que tem entre sete e doze anos de idade. Ao notar que sua tia estava com o queixo rígido por estar começando a ficar com raiva, ou analisar um móvel e dizer que ele é de mogno ou ter consciência da gravidade de certos problemas é algo bastante incomum para uma criança.

Endara 18/12/2022

Segredos de família !
A história fala sobre segredos de família e como muitas vezes é mais "fácil" esconder, ignorar e deixar passar do que bater de frente.
Achei a escrita boa, tranquila, sem dificuldades.
Os personagens muito bons,bem escritos e todos com uma complexidade bem construída.
Achei que pela época que passava a história muitas coisas faziam sentido para está família, bem como o hábito de "passar pano" e deixar o segredo de família, dentro da família.
Me encomendou um pouco que o abuso sofrido por uma das personagens soou como um "relacionamento" e não o que de fato era, mas entendi se tratar de algo "comum" para a época tratada no livro.
Gostei bastante, vale a pena a leitura!

Paulo.Felipe 22/05/2020

Emocionante, envolvente e dramático.
Bethany e sua família passa seus verões em Coast River com os seus outros familiares e tem uma relação única e diferente com sua prima, Reana Mae. O livro se passa na década de 60 e acompanha o crescimento dessas duas meninas a dualidade de suas respectivas criações, Bethany com 7 anos e Reana com 6 anos de idade se desenvolvem completamente diferentes devido as formas que são criadas por seus pais. Bethany tem uma familia mais estruturada, centrada e religiosa, com muito amor e carinho de seus pais (principalmente de sua mãe,Helen, um dos personagens mais doce do livro); Reana tem uma mãe desleixada que mais se importa com sigo própria do que com a própria filha e com o passar dos anos e conflitos entre seus pais ela acaba se tornando responsável por sua casa com apenas 11 anos devido ao abandono do pai e da desistência da vida de sua mãe.

Fora as férias as primas continuam conversando por cartas, a mãe de Reana engravida do pai e perde o bebê e culpa o seu cunhado do acidente que a fez perder. O desenrolar dessa história resulta no abandono do pai e do alcoolismo de sua mãe e do amadurecimento precoce da garota. O cunhado que mora com Reana acaba abusando da menina (o que parece um relacionamento no livro pois ela deixa no livro como consensual, porém a menina tinha apenas 11 anos e ele 18).

Após isso, a família manda a garota morar com Bethany, no entando a prima já não é mais a mesma ela estava diferente não só fisicamente mas também sua personalidade era outra, era mais sensual uma pessoal que tinha certeza de suas atitudes, mas ela tinha apenas 11 anos, como era possível? Bethany questiona a mudança e sente falta se sua antiga prima, porém, nada mais estava como era antes.

Reana esperava seu principe encantado voltar (seu tio na verdade) e durante esse tempo sua relação com sua prima Tracy, irma de Bethany ficava cada vez mais tensa. A história desenrola e acontece várias mortes, acidentes, e vemos como a história dessa famílias é realmente complexa e conturbada.

A cada capítulo você tem mais vontade de ler o próximo e saber o que vai acontecer com as meninas, no entanto, muitas coisas são apenas jogadas e não tem um fechamento no livro e a autora segue direto. O final é um pouco forçado e aberto demais porém não tira o encantamento de todo o livro e da história envolvente que é acompanhar o crescimento das meninas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6