Preces e Mentiras

Preces e Mentiras Sherri Wood Emmons

Resenhas - Preces e Mentiras

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Caroline 04/07/2013

Esse livro é muito bom, e simples de ler , muito bem feito. Pra falar serio comprei o livro pela capa porque a menina parece comigo, bem, depois que li nem tanto, porque altamente sofredora. Mas a autora descreve todos fatos na pele da Britany o que foi fantástico porque escondeu perfeitamente os segredos dele e para com ela, a pessoa sente tudo na pele dela, cara muito emocionante, é muito espontâneo, quando me via ja tava em altas gargalhadas, depois me acabando em lagrimas. Perfeito, amei esse livro, e super indico.

Jaqueline 17/06/2013

Preces e Mentiras é a primeira obra de ficção da Sherri Wood Emmons, e eu me vi presa em sua narrativa.

Sherri neste livro conta a história de Bethany e Reana, primas que se conhecem e a partir de então se veem longe da solidão. Pois Bethany é a filha mais nova de quatro irmãs, e já Reana é a filha única de Jolene, e esta não gosta nadinha da filha, pois preferia ter tido um filho ao invés dela.

A mãe de Bethany, Helen, não gostava de retornar ao vale onde passou parte de sua infância, pois lhe trazia lembranças ruins, mas seus familiares continuavam lá, e tinha também a amizade de Bethany e Reana, então era quase que impossível sair de vez do vale.

Conforme Bethany vai crescendo ela vê que a vida no vale não é tão simples quanto parece, nas cabanas perto do rio que guardam muito da história de sua família, também gera muitas fofocas escandalosas, e as pessoas mais próximas guardam segredos inimagináveis.

De início a gente acha que o problema maior do livro será com a Tracy, a irmã malvada de Bethany, mas aos poucos você vai chegar a se perguntar; será mesmo que a vilã nessa história é a Tracy?

Preces e mentiras é um romance cativante, e ao mesmo tempo assombroso, pois os eventos que acontecem muitas vezes são tão chocantes que você tem que parar pra respirar um pouco, ou segue vorazmente pra tentar entender o porquê daquele acontecimento.

Gostei muito desse livro, pois a autora consegue prender o leitor sem muito esforço, e eu me vi sem querer ir dormir a noite, querendo saber como aquilo ia se resolver. Sentir muita raiva da Reana, mais até do que da Tracy, mas depois a gente para e vê que ela é o reflexo da criação que teve, então não devemos culpa-la por seus atos. Não queria que a Reana se transformasse daquele jeito, com 11 anos já se comportando como adulta, mas a vida tem dessas coisas mesmo, infelizmente.

Marcos 07/06/2013

Confia a resenha em vídeo que fiz para este livro: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2013/06/resenha-falada-preces-e-mentiras-de.html

Rosana 04/06/2013

Preces e mentiras
Olá, a resenha de hoje é de uma história envolvente, emocionante e cheia de fatos inusitados.

Preces e mentiras é uma história emocionante, que descreve ,em detalhes, o desenrolar dos acontecimentos em torno de uma amizade entre duas crianças ( Reana Mae e Bethany) que é o foco principal da trama. Os personagens, ricamente, construídos pela autora , fazem a singularidade da obra, tornando-a emocionante e envolvente.

A família de Bethany, de Indianápolis, passa os verões no Vale de Coal River em West Virginia.

Em um desses verões, Bethany, de 7 anos, conhece a priminha Reana Mae, de seis, moradora do Vale.

Reana Mae, filha única, mora com a mãe que a rejeita. É uma criança insegura e instável; tem uma vida solitária. Ao conhecer a prima, encontra nela a segurança de que precisa, fazendo dela amiga inseparável e confidente.

Bethany é ingênua, de boa fé e bem educada. Acredita na amiguinha e a defende sempre que Tracy, a irmã ( portadora de distúrbio de personalidade), lhe faz alguma maldade.

Para a mãe de Bethany, as viagens para o Vale lhe trazem indesejadas lembranças de sua infância pobre e infeliz . Ela consegue se superar, tornando-se mãe sensata e amorosa.

Quando as primas se encontram, brincam com boneca, caminham pela trilha aberta na floresta até o rio, nadam, trocam segredinhos e dormem juntas. Quando se afastam, após o verão, trocam correspondência. Bethany fica sabendo que o tio de Reana Mae, Caleb, que havia desaparecido por conflitos familiares estava de volta. Foi bom,tornou-se amigo e protetor e companheiro dedicado, porém, a seduziu.

De volta ao Vale, Bethany percebe que Reana Mae está muito feliz, mas esquiva e tentando evitá-la. Descobre, por acaso, na mata, o segredo de Reana Mae, lendo o diário deixado no esconderijo secreto. A vida naquela pequena comunidade não era simples como ela imaginava. Com o tempo, outros segredos no histórico familiar seriam revelados.

Bethany, até então, muito ingênua, cheia de fé por acreditar muito em Deus, descobre que coisas ruins acontecem, inesperadamente, e que não consegue entender. A fé fica abalada, bem como sua ligação com a prima que ela pensava que era para sempre.

E as maldades de Tracy? O tempo se encarregou de desvendar os segredos, que às vezes por omissão, acaba em tragédia.

Preces e mentiras nos ensina, enfim, que o amor e o perdão são caminhos que conduzem à superação de conflitos e permitem que a vida siga em frente.

A capa é muito coerente com a história , a diagramação e o papel agradáveis a leitura e o texto muito bem revisado.

Resenha publicad no Livrólogos . Visitem o blog :)

Tami 29/05/2013

Segredos e segredos
Resenha publicada em: http://gavetaabandonada.blogspot.com.br/2013/05/resenha-preces-e-mentiras.html
Proibida reprodução total ou parcial sem autorização.

Adoro livros que me façam refletir e que tenham como fundo a mente das pessoas, seus sentimentos mais escondidos e histórias que as vezes ficamos sabendo por aí mas que sempre torcemos para que estejam bem longe da gente. Preces e mentiras foi um livro que comecei sem grandes expectativas e que se mostrou uma leitura muito interessante.

Bethany tem 7 anos e é a mais nova entre quatro irmãs. Ela sempre foi infernizada por Tracy, e nunca entendeu o porque a irmã é tão má com ela. Mas nada se compara ao quanto Tracy incomoda Reana Mae, sua prima de 6 anos. Reana mora no pequeno vilarejo de Coal River, um local pacato onde todo mundo se conhece e, como toda cidade pequena, todos sabem sobre a vida de todos. Bethany e Reana logo se tornam boas amigas e começam a compartilhar suas vidas e experiências. A medida que vão crescendo, as meninas percebem que a vida que parecia tranquila nessa pequena comunidade esconde muitos segredos e revelações que podem acabar com reputações - e vidas.

"Todo mundo sabia quando o Bobby Lee estava chegando em casa. Gente por todo o Vale de Coal River ouvia o ronco de sua motocicleta na estrada de cascalho antes de ele traçar a última curva, fazendo uma manobra tão fechada que a lateral do seu corpo quase tocava o chão. Às vezes, ele desaparecia por semanas. Outras, por apenas alguns dias. Mas seu ritual da volta para casa não mudava nunca." (pág. 12, primeiro parágrafo)

A história é contada por Bethany, que hoje já é adulta. Ela conta sobre a sua vida e a de seus conhecidos durante sua infância e adolescência. São histórias simples e complexas, algumas um pouco previsíveis, mas todas bem possíveis de acontecer. Não são todos os autores que conseguem nos ambientar tão bem dentro de um local "familiar" como essa comunidade e nos fazer sentir parte deles.

O livro traz muitas reflexões sobre quem é bom ou mau na história, até que ponto os segredos que prometemos guardar podem influenciar no futuro do outro e várias outras coisas importantes. Bethany e Reana são crianças mas não são infantis como alguns personagens adolescentes (e adultos) de outros livros. Em todos os momentos consegui entender a reação delas em relação aos fatos que estavam acontecendo e a dificuldade entre saber quando ser criança ou adulto. Ambas foram muito verossímeis para mim, e trazem lições sobre amizade que só quem tem uma amiga nesse nível de intimidade e compreensão pode entender.

A história não possui grandes suspenses, investigações e coisas do tipo, mas simplesmente não conseguia largar a leitura. É uma narrativa contada com uma linguagem boa e com descrições na quantidade certa, sem muita enrolação e sem ir tão direto ao ponto. Trata de alguns assuntos mais pesados e delicados que podem afastar leitores mais jovens ou sensíveis, como os excessos de álcool, abuso infantil, pais abusivos, entre outros.

Nas páginas finais o livro traz duas coisas interessantes: uma entrevista com a autora e perguntas para discussão. Esse último item me lembrou algumas edições de livros que são feitos especialmente para professores, e que gostava muito de ter em casa. A entrevista ajuda a entender um pouco mais sobre como o livro foi feito e em que foi baseado (itens que sempre gosto de saber) e as perguntas nos ajudam a refletir sobre alguns dos assuntos abordados.

Resumindo, recomendo demais a leitura. Se você gosta de uma história densa, com assuntos polêmicos e dessa ideia de tentar entender as motivações de cada pessoa, esse livro é para você.

"Mas, daquele dia em diante, Reana e eu ficamos ligadas de uma maneira única. A história dela e a minha se trançaram juntas de tal forma que, às vezes, eu me sentia como se estivesse assistindo a tudo de fora, como se ela é que estivesse vivendo minha vida. Às vezes, eu a odiava por isso. Mas, na maior parte do tempo, eu a amava." (pág. 18)

ricardo_22 20/05/2013

Resenha para o blog Over Shock
Preces e Mentiras, Sherri Wood Emmons, tradução de Ana Paula Corradini, 1ª edição, Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito, 2012, 360 páginas.

A instituição família tem papel fundamental na educação moral e psicológica de uma criança e adolescente, mas todos sabem que cada família possui suas determinadas características; suas determinadas histórias. São as histórias marcantes de uma família que constroem, direta ou indiretamente, o futuro de uma pessoa, e isso acaba sendo o fio condutor de Preces e Mentiras, obra de estreia da escritora Sherri Wood Emmons.
Narrado sob o ponto de vista de Bethany, uma garota de sete anos que com o passar dos anos vai amadurecendo e conhecendo a vida como ela realmente é, Preces e Mentiras conta como Bethany, ao conhecer sua prima Reana Mae, encontra a libertação de uma solidão que a acompanhava – ao mesmo tempo em que conhece verdadeiramente as pessoas que sempre estiveram a sua volta.
As férias da família de Bethany tinha sempre um destino certo: a cidade de Reana e dos demais familiares. Isso era motivo de felicidade para as garotas, que podiam estar juntas e compartilhar suas alegrias e angústias, porém aos poucos a protagonista percebe que sua família possui segredos inimagináveis e situações constrangedoras. E a única chance disso não destruir vidas é se a fé e os segredos se mantiverem intactos.

“Minha pele sentia o ar frio e úmido, e parei por um instante para aproveitar a estranha sensação de estar sozinha à noite. Todo mundo que eu conhecia, todo mundo que sabia quem eu era estava dormindo. Eu me senti como se fosse a única pessoa acordada no mundo todo” (pág. 40).

A velha mania de julgar um livro pela capa fez uma nova vítima, que aguardou ansiosamente pela oportunidade de leitura e no fim se decepcionou com uma história previsível, ainda que bem escrita. Wood Emmons soube escolher um tema que tivesse uma infinidade de situações para explorar, e as explorou, porém pecou com o desenvolvimento, que pouco agrada. Por sorte a escrita tem a capacidade de envolver e não ficamos presos em uma leitura totalmente arrastada.
Ainda assim, o início possui poucos acontecimentos marcantes, já que tem a intenção de apresentar os personagens que conduzirão a história até o seu desfecho. Isso, obviamente, é natural que aconteça, mas com a apresentação de tais personagens percebemos que eles não passam de estereótipos batidos, como, por exemplo, a garota má; a mulher esquentada e que não deve servir de exemplo; a mulher bondosa; a garota rebelde e/ou solitária; entre outros. A personalidade de tais personagens, que existem em qualquer pequena comunidade e principalmente em uma família, mostra outro ponto negativo: as já citadas situações previsíveis.
Conforme conhecemos as personagens que fazem parte da vida de Bethany, podemos apostar em suas futuras ações e isso, na maioria das vezes, de fato acontece. Para não dizer que não houve surpresas, em apenas um momento Tracy, a irmã insuportável de Bethany, causa surpresas com suas atitudes e sua revolta, mas acaba sendo insuficiente.

Mais em: http://www.blogovershock.com.br/2013/05/resenha-153-preces-e-mentiras.html

Endry 03/05/2013

Confesso que quando recebi este livro de parceria, fiquei meio receosa quanto à leitura. Lembro que alguns dias depois, vi um comentário de uma amiga, que também é blogueira, no facebook, elogiando este livro. Ela (desculpe, mas não lembro quem foi) fez uma observação sobre o receio dela ao ler o livro, coisa que também sentia e acabei ficando curiosa com a história.

Sherri escreve muito bem, é uma leitura fluída, às vezes leve e em outras bem intensa. Eu gostei muito da narrativa e da forma como a Sherri narra os fatos, pensamentos e constrói os personagens principais e secundários. Ela revela o tanto importante para compreendermos os personagens e a situação, porém nada que entregue as revelações que inciam aos poucos do meio para o final do livro.

Preciso dizer que me vi muito na Bethany, em seu jeito por vezes ingênuo, mas sempre pronta para ajudar. Quando cresce, Bethany continua tentando ajudar a prima Reana Mae, que tem, desde sempre, uma vida difícil. Porém, no crescimento de ambas, muitos percalços aparecem pelo caminho. Tenho que dizer que adorei o fato de elas trocarem cartas por um tempo e conhecer um pouco da visão da Reana Mae, mesmo que superficial. O foco da história é justamente após este período, quando ocorre um distanciamento pela presença de outro personagem bem intrigante e que dá um certo mistério também à história. Os pais de Reana são negligentes, sua mãe só pensa em sexo e roupas curtas e seu pai em andar de moto por aí. É tocante a dedicação da mãe da Bethany com a Reana e sua mãe, apesar de toda visão religiosa e ética dela. As outras irmãs de Bethany, que são três, tem posturas diversas, porém todas com uma postura de exclusão. As duas irmãs mais velha (Bethany é a caçula) são indiferentes, pois estão numa fase de pensar em namoricos e aparência. Já sua irmã do meio é terrivelmente cruel. Daquelas que fazem maldade mesmo. Bethany sempre tentou protegê-la, porém sem muito sucesso. O livro é repleto de momentos angustiantes do meio para o final e ficamos muito curiosos com o que vai acontecer no final e que explicação a autora dá. Ela se saiu muito bem!

A diagramação, como sempre, da Novo Conceito é muito boa. Os inícios de capítulos são simples, porém suas folhas amareladas com margem, fonte e espaçamentos ideais me ganham! Os capítulos até que são grandes, porém são instigantes e fluem muito bem. Eu li o livro em uma noite nas férias, em menos de 4 horas. O que é ótimo, considerando as 360 páginas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6